Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Dragon Range deve ser os mesmos dies do Raphael, com binning e tal. o Phoenix deve ser o APU monolitico e fala-se em 24 EUs. Mas 128 bits LPDDR5 não vai conseguir alimentar isso, a AMD devia meter um bus de 256 bits para o APU brilhar. Nos AM5 ficava-se pelos 128 bits e EUs desativadas (12 a 16), o que poderia ser uma forma de binning.

O que se sabe de outros rumores que todos os cpus terão APU, mas imagine algo fraquinho com 6-8 EUs no Dragon Range e Raphael, o que faz sentido para portáties com dGPU. É desperdício ver um 6900H com um GPU tão bom só em portáteis com DGPU.

Mas sim, estes ZEN4 vão ser CPUs do aço! Vamos ver como o Raptor Lake vai se portar.
 
Última edição:
Em si, esse slide não diz nada.

Eu não sei o que é considerado "gpus de baixa gama". Se for aquela gama "nVidia MX, 1010 e 1030", o funeral está +/- feito. As marcas de GPUs já pouco apostam nesse mercado e a existencia dessas placas justifica-se mais no uso em processadores sem GPU integrado, em que o uso do GPU não é importante, ou quando se usa múltiplos monitores (+ de 3), ou para fazer "figura" numa folha de especificações (mais no caso das MX).

Se "gpus de baixa gama" for a gama "nVidia 3050 e 3060", a AMD ou quem quer que seja, irá ter que resolver o problema de acesso a mais Bandwidth, por parte do GPU que se encontra integrado no CPU. Não é com 2 canais DDR5 ou 128 bit LPDDR5 que a coisa vai lá.
o Phoenix deve ser o APU monolitico e fala-se em 24 EUs. Mas 128 bits LPDDR5 não vai conseguir alimentar isso, a AMD devia meter um bus de 256 bits para o APU brilhar. Nos AM5 ficava-se pelos 128 bits e EUs desativadas (12 a 16), o que poderia ser uma forma de binning.
Vejo 3 possíveis caminhos:
  • Infinity Cache, ou semelhante, nos APUs.
  • > 256 bit Bus LPDDR5/LPDDR5X em Mobile. Não sei como seria resolvido em Desktop.
  • 1 Chip HBM no package do APU.
Qualquer uma das soluções tem vantagens e desvantagens.
 
Última edição:
Em si, esse slide não diz nada.

Eu não sei o que é considerado "gpus de baixa gama". Se for aquela gama "nVidia MX, 1010 e 1030", o funeral está +/- feito. As marcas de GPUs já pouco apostam nesse mercado e a existencia dessas placas justifica-se mais no uso em processadores sem GPU integrado, em que o uso do GPU não é importante, ou quando se usa múltiplos monitores (+ de 3), ou para fazer "figura" numa folha de especificações (mais no caso das MX).

Se "gpus de baixa gama" for a gama "nVidia 3050 e 3060", a AMD ou quem quer que seja, irá ter que resolver o problema de acesso a mais Bandwidth, por parte do GPU que se encontra integrado no CPU. Não é com 2 canais DDR5 ou 128 bit LPDDR5 que a coisa vai lá.

Vejo 3 possíveis caminhos:
  • Infinity Cache, ou semelhante, nos APUs.
  • > 256 bit Bus LPDDR5/LPDDR5X em Mobile. Não sei como seria resolvido em Desktop.
  • 1 Chip HBM no package do APU.
Qualquer uma das soluções tem vantagens e desvantagens.
Acho que poder de computação com hbm dava 20 a 0 mas ficava muito mais caro... talvez podiam fazer uma versao dos apus top serem com hbm
 
uma rx6600 com 1792 shaders bate confortavelmente a rtx3050. um apu phoenix com os supostos 1536 shaders rdna3 não deverá andar muito longe de uma rtx3050, mesmo com as limitação da ddr5/lpddr5. pelos menos em resoluções mais baixas.
portanto, tudo o que estiver abaixo da rtx3050 deixa de fazer sentido.
 
Se "gpus de baixa gama" for a gama "nVidia 3050 e 3060", a AMD ou quem quer que seja, irá ter que resolver o problema de acesso a mais Bandwidth, por parte do GPU que se encontra integrado no CPU. Não é com 2 canais DDR5 ou 128 bit LPDDR5 que a coisa vai lá.

Vejo 3 possíveis caminhos:
  • Infinity Cache, ou semelhante, nos APUs.
  • > 256 bit Bus LPDDR5/LPDDR5X em Mobile. Não sei como seria resolvido em Desktop.
  • 1 Chip HBM no package do APU.
Qualquer uma das soluções tem vantagens e desvantagens.

os APUs estão presos na questão da BW por custo unicamente.

Qualquer solução que indicas vai encarecer, a mais barata pode ser mesmo os 256 bits, em desktop que não será possível em socket AM5, só se soldar os cpus na board. Só se tivesse alguma maneira de tipo 128 bits externo pros slots e o resto dos 128 bits seria usado com memória dedicada pro IGP no package, o que traz desafios de complexidade do substrato e os custos relacionados e APU em desktop sempre foi algo cost sensitive. Mesmo hoje em dia para tirar o melhor do 5700G por exemplo, tens que investir em RAM B-DIE @ 4000+ mhz, que custam quase o preço do CPU
 
uma rx6600 com 1792 shaders bate confortavelmente a rtx3050. um apu phoenix com os supostos 1536 shaders rdna3 não deverá andar muito longe de uma rtx3050, mesmo com as limitação da ddr5/lpddr5. pelos menos em resoluções mais baixas.
portanto, tudo o que estiver abaixo da rtx3050 deixa de fazer sentido.
Há alguma confirmação que o iGPU no Phoenix é RDNA3? No Zen, as gerações dos iGPUs, costumam andar 1 ou 2 gerações atrás das gerações dos GPUs em gráficas dedicadas.
a mais barata pode ser mesmo os 256 bits, em desktop que não será possível em socket AM5
Não propriamente. Podem sempre colocar a LPDDR no Package do APU. Claro que os controladores de memória e o socket teria que estar pensado para isso e os Slots DIMMs ficariam desactivados ou algo assim.
 
A rdna2 e zen4 usam processos de fabrico diferentes. Tendo em conta que a AMD prioriza os custos de produção, duvido que portem a rdna2 para os 5nm também.
 
A AMD, nos APUs 4000 (Zen 2) e 5000 (Zen 3), usa Vega, produzidos a TSMC 7 nm, quando a Vega, inicialmente, nem sequer era produzida na TSMC e não era a 7 nm.
Ao mesmo tempo, tem aquele APU na consola da Valve, com Zen 2 + RDNA e os 6000 (Zen 3) que usa RDNA.
Não digo que o Phoenix (Zen 4) não use RDNA3, mas pelo historial, parece mais provável que use RDNA ou RDNA2. :)
 
a vega actual "descende" da vega7 que era uma actualização da vega para uso profissional e data centers, acho eu. e não tinham mais nenhuma arquitectura disponível sequer.

edit: posso estar errado, mas é o que me lembro assim de repente
 
estou a lembrar-me agora que a amd lançou a radeon vii à pressa porque houve atrasos com as rdna. muitos bugs de hardware remendados com software, mas não sei se isto é verdade.
somando ao facto de a rdna usar mais transistores e ocupar mais espaço e a amd querer manter os chips pequenos por questões económicas, manteve-se a vega.
 
a vega actual "descende" da vega7 que era uma actualização da vega para uso profissional e data centers, acho eu. e não tinham mais nenhuma arquitectura disponível sequer.
Tiveste no mercado consumidor as Radeon RX Vega 56/64 (Vega10), produzidas a GF 14 nm e depois a Radeon VII (Vega20), já produzidas a TSMC 7 nm.
Está confirmado, via drivers open source, que há um APU que faz uso da RDNA3.


A conclusão sobre qual o APU é de quem fez o post (ver o seguimento desse post).
Óptimo. Agora, se ele tiver mesmo 24 CUs RDNA3, vamos ver como é que a AMD vai "alimentar" o bicho a nível de memória. :)
 
Pois em relação a isso é que tenho algumas dúvidas...

Os rumores em relação ao APU parecem coincidir pelo menos nos 16 CU, sendo que alguns apontam um maximo de 20 ou 24 CU.

Com o slide de ontem a apresentar um outro APU acima do Phoenix, o tal Dragon Range, não sei até que ponto a AMD tenha segmentado a linha de APU.
Seria estranho, mas ...
 
Com o slide de ontem a apresentar um outro APU acima do Phoenix, o tal Dragon Range, não sei até que ponto a AMD tenha segmentado a linha de APU.
Seria estranho, mas ...
É mais estranho que isso. O slide só se refere ao mercado Gaming. No slide estão 2 APUs, referindo-se apenas a esse mercado. O slide nem toca naquela gama 15/28 W e não sei se um dos dois, com gráficas "grandes", será adequado para esse mercado, onde esses processadores são muitas vezes usados em Portáteis Semi-Profissionais/Profissionais.

Anyway.......Voltando aos Desktops.

 
FCLK igual aos zen3 é um pouco decepcionante se for confirmado, de qualquer das formas a Lisa Su acho que já está confirmada como presença na Keynote da AMD na Computex dia 23 de Maio, pelo que em principio devemos ter informação mais detalhada dos zen4 diretamente da própria fonte.
 
Mesmo em zen 3 + 1800 é facilmente atingindo mesmo em chips menos bons. Eu com 1933 estou estável, com 2000 tenho boot mas com wheas. Tenho que mexer no vdd, iod e procodc mas dá.
Eles devem dar essa indicação é para não haver queixas de pessoal que não consiga mesmo mais que 1600 e desse modo "protegerem-se" porque out of the box + de 1600 é realmente um bocado tricky porque tem que se andar a testar voltagens e outros aspectos da bios.
 
Se 1800 for garantido a 100%, então muitos chips vai dar 2000+ fáceis. Hoje já muitos cpus conseguem 2000+ tranquilo.

Se bem que o base FCLK será de 1400 para 5600 em 1:2 mode. com 1800 chega a 7200, provavelmente será o sweet spot, tal como 3600 foi o sweet spot do zen2/3

Talvez com o tempo e sorte possa ter chips que façam 2000 o que daria DDR5-8000.

Só espero que exista um modo de 1:3 que ai possa com DDR5 avançadas esticar tipo aos 10800 com os mesmos 1800 sem perder latência. Com 1:4 que será ruim igual ao zen2/3 em Gear 2 que só acima dos 5000 que vale a pena.
 
Última edição:
Pois, realmente com as velocidades de DDR5 nunca podia ser 1:1, pergunto-me como fica a latência nesse caso, que já não é um dos pontos fortes de zen.
Já a performance em 1:2 em ddr4 não é nada de horrível, mas a latência sofre bastante.
 
Back
Topo