Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Epa, AdoredTv, Moore's Law Is Dead e afins são um antro de desinformação. Chega ao ponto que mesmo que de tempos a tempos tenham alguma coisa válida nunca se conseguirá separar do lixo à volta.
 
:offtopic: Que giro.

1-630-39e2659b.png


2-630-6c967baa.png

http://www.freepatentsonline.com/10698472.pdf



E onde é que estão os little?
Será baseado nos ZEN?

Na sequência deste, outro

METHOD-OF-TASK-TRANSITION-BETWEEN-HETEROGENOUS-PROCESSORS.png

https://www.freepatentsonline.com/20210173715.pdf

BIG little

A diferença é que este parece ser para um APU?!
 
O AdoredTV fez um vídeo que garante a 100% que existe um Zen 4 com 128 Cores. Pode não ser exactamente o "Genoa" a nível de codename, mas que confiam a 100% na source e que outros leakers já confirmaram que ele existe.
Agora a parte mais engraçada deste leak. Alegadamente, o leak vem da..........Intel. :D Alegadamente, os slides que ele mostra são de uma análise comparativa entre o Saphire Rapids e o Zen 4 128 Cores.
Já sei que o AdoredTV é controverso a nível de leaks, mas aqui fica. O video pelo menos é interessante.


Os principais slides:
Gz9qIqz.png


upF2iuj.png


TS5Slc9.png


Nota: Segundo o vídeo, os valores de die size e TDP não estão totalmente correctos.
 
Atrás de paywall, mas há mais uma fonte a falar do Epyc Zen4 de 128 Cores, com o nome de código "Bergamo".

What is AMD’s Bergamo CPU?​

More than just a 128c monster​


AMD has an upcoming 128 core CPU called Bergamo and what it signifies is more important than that it is. SemiAccurate thinks Bergamo is the first of a new class of CPUs with more to follow.
Lets talk a bit about what Bergamo is before we get in to why, then tackle what it means for the future.
https://semiaccurate.com/2021/07/12/what-is-amds-bergamo-cpu/

Sendo a fonte o Charlie, penso que há uma boa probabilidade de ele ser real.
 

Se calhar seria um desperdício meter iGPUs dentro dos CCDs. Provavelmente passariam o iGPU para o CIOD. Tanto quanto sei, o CCD do Zen4 passa para N5 e o CIOD para N7 porque terminaram as obrigações de produção com a GlobalFoundries e o N7 em 2022 passa a ter muito maior disponibilidade. No entanto, continuam a ter APUs propriamente ditos para o low-end, e esses serão N6.
 
Depende de como irão "colocar" o iGPU, os APU sempre foram dies monolíticos, isso está fora de questão, logo as opções são colocar um die GPU ou colocar tal como dizes no IOD, nesse caso acredito mais numa opção mais à "servidor", dar imagem e pouco mais.
 
Acredito algo como Tiger Lake-H ou o Rocket Lake, que limitaram a 32EU, o GPU ta la mais para dar imagem e pouco mais.

OS APUSs devem vir com 12 EU RDNA2, logo acredito que o GPU do Raphael deve ficar por algo tipo 4-6 EU...

E esta solução, a Intel já usou no passado com o Arrandale/Clarkdale. CCD 32nm dual core e IOD + GPU 45nm:


1626267276006.jpeg
 
Isto apenas coloca mais "pressão" do lado dos fabricantes e retira dos utilizadores, já que a parte sensível (pinos) vai ficar nas motherboards.
 
Tenho ideia de haver x570 abaixo de 200€, mas posso estar errado :)

Por outro lado, poderá isto ajudar o valor do cpu?
Isso é agora. Quando saiu era mais complicado. E quando vejo x570 tem de ser uma que aguente o 5950x sem problema, o que na altura nao havia nada abaixo dos 200€.

Agora a conversa é outra as b550 metem as x570 a um canto.
 
Back
Topo