Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Isso é agora. Quando saiu era mais complicado. E quando vejo x570 tem de ser uma que aguente o 5950x sem problema, o que na altura nao havia nada abaixo dos 200€.

Agora a conversa é outra as b550 metem as x570 a um canto.
Metem como? A performance é similar nas a x570 tem mais performance. Já agora os Zen4 vão dar em x570 é isso?
 
Mas se a x570 era suposto ser high end, acho normal que não fosse o mais barato.

As b550 metem muitas x570 a um canto, true. Mas o high end continua a ser x570, penso eu de que. :)

A grande vantagem é que as B550 trouxeram muito boas boards e funcionalidades até então das x570 a um mercado mais simpático para o bolso :)
 
X570 é o high-end em teoria.
Na pratica, uma grande (a maior) parte das B550 são melhores boards que as "equivalentes" X570, dentro das gamas de cada marca.
 
Porque saíram praticamente 1 ano mais tarde.
Em vez de saírem como as alternativas low cost das X570, como teria certamente acontecido se saíssem ao mesmo tempo, os fabricantes em geral capricharam na qualidade e extras e fizeram delas as "novas" boards para AM4, para concorrerem mais directamente com as novidades da Intel (Z490).
 
Última edição:
O chipset não devia ditar a qualidade da board, apenas deve servir como opcoes para mais ou menos I/O que é o que difere essencialmente ambos os chipsets.

Prefiro de longe uma B550 decente do que pagar mais caro pela complexidade natural do extra IO do X570, que nao irei usar.

E o B550 oferece um I/O bem competente que atende 99% dos utilizadores, dual nvme + satas, lanes para outros devices de boa mesmo...

o X570 veio demasiado "a frente" ao fornecer full pcie 4.0 sem necessidade e acaba por ser nicho precisar de sei la 3 ou 4 nvme, 2 graficas, 6 satas, etc.
 
Bom tecnicamente o X570 nem sequer é um chipset, até porque é uma excepção à regra, os chipsets são fonrcidos pela ASmedia, mas dado que não havia nenhum disponível para o lançamento a AMD recorreu ao mesmo IOD que usa nos CPU Ryzen.

Aparentemente a Intel está a deparar-se com o mesmo problema nos Alder Lake e com o PCI-e 5.
 
Estou a ver que a Gigabyte não pagou o "resgate".....

Já apareceram mais coisas. TDPs com indicação da IO Die do Epyc Zen 4:
Htb6mAC.jpg


Layout com 24 DIMMs DDR5:
dKXiALb.jpg
 
Estava a reparar numa coisa. Na listagem está uma versão de 96 Cores, com 280W TDP total, em que o TDP da IO Die é de 126W.
Isto dá 154W de TDP para os 96 Cores e dividindo, dá um rácio de 1,6W por Core. :n1qshok: Pena não ter os Clocks, mas seja como for, é impressionante.
 
Oh, claro. E o mais provável é que não seja compatível. Ou melhor, convém assumir que não é. Se for, melhor 😊

Mas será sempre uma possibilidade, quem sabe, haver adaptadores para am5, who knows.

Mas o suposto TDP do suposto 6950x prevê um pequeno monstro a produzir calor
 

AMD AM5 platform for “Raphael” leaks confirming PCIe Gen4 support, dual channel DDR5 memory


AMD-AM5-Raphael-Platform.jpg


Yesterday Intel confirmed its upcoming 12th Gen Core Series codenamed “Alder Lake” will be the first to support PCIe Gen5. Meanwhile, AMD’s Raphael Ryzen CPU Series which are now expected in 2022, will not support this standard, a leaked diagram confirms. The origin of this diagram is likely from the Gigabyte/AMD hack, TechPowerUP appears to have gained access to those files.

The AMD AM5 chipset is to offer 16+4+4 PCIe Gen4 lanes, ensuring that high-end graphics, high-speed NVMe drive, and USB4 devices can be connected simultaneously. Additionally, the 600-series AM5 chipset is to offer 4 lanes.

AMD AM5 CPUs are to support dual-channel DDR5 memory. This particular diagram does not state the maximum speed of the supported memory.

https://videocardz.com/newz/amd-am5...ng-pcie-gen4-support-dual-channel-ddr5-memory
 
Back
Topo