Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Alegadamente, SKUs, Specs, preços:
dTiP7mP.png

A ser assim a cache mantem-se inalterada em relação aos actuais, certo?

Edit: Respondo a mim proprio:
"All Ryzen 7000 CPUs have higher L2 cache (1MB vs 0.5MB) but the L3 cache is the same. This means that each part has increased cache size compared to its predecessor."
 
Última edição:
Faz sentido para ter um 8 cores competitivo, o 5800X veio bastante caro quando saiu.

o 7800X deve ficar reservado para ou uma versão mais "apimentada" com 125W com binning agressivo e/ou para a versão 3D.
 
7700X antes do 7800X? Tenho as minhas dúvidas.
É capaz de fazer mais sentido do que parece à primeira vista. :)

Para o 7600X e 7900X, eles podem aproveitar dies que tenham defeitos até 2 Cores e que não sejam muito eficientes (Relação Clock/TDP). No 7700X, podem usar dies que não sejam muito eficientes. Mesmo no 7950X, se tiver TDP de 170W, talvez não precisem de usar dies muito eficientes. Depende do TDP da IO die, que ainda não se sabe qual é.
Isto é, pelo menos naqueles 3 SKUs, talvez usem dies que não serão utilizados no Epyc. O Epyc terá sempre prioridade sobre o Ryzen. O chamado "refugo". :D

Veremos se serão mesmo estes os SKUs, Specs, Preços. :)
 
Tenho 3 perguntas/duvidas sobre esta geração AM5.
(Penso que pode ajudar a caracterizar a nova geração, para quem nao está a par dos desenvolvimentos como eu).

Queria saber se o 7700X (8/16) é um bom patamar para quem não quer gastar mais ?

Em relação ao USB4 vs Thunderbolt 4 nesta geração AM5, qual devo procurar?

Ethernet 2,5 Gbits nestas MB AM5, é importante/desejável procurar um controlador intel ou as outras marcas tambem sao aceitáveis?

(Nota: Tenho um skylake i5-6600K (4 cores) OC 4.5GHz, que ficou lento com as mitigações dos exploits.)
 
Queria saber se o 7700X (8/16) é um bom patamar para quem não quer gastar mais ?
Não há reviews, preços oficiais, SKUs oficiais, benchmarks e depende do uso que irás dar.
Em relação ao USB4 vs Thunderbolt 4 nesta geração AM5, qual devo procurar?
Não percebo bem a pergunta. USB4 deve ser ser transversal a quase todas as boards. Depois é ver qual tem mais ou menos portas. Thunderbolt 4 é capaz de não aparecer em muitas boards e as que terão, serão de uma gama mais cara. Acho que a Asrock X670E Taichi tem TB4 e há algumas X670 da Gigabyte que têm o header na board, onde se poderá ligar uma placa TB4 Pci-Ex, provavelmente comprada à parte.
thernet 2,5 Gbits nestas MB AM5, é importante/desejável procurar um controlador intel ou as outras marcas tambem sao aceitáveis?
A nível de rede, seja Wired ou Wireless (Com excepção de WWAN), seja no mercado consumidor ou empresarial, a minha lista de prioridades é sempre:
  1. Intel
  2. Broadcom
  3. Outras marcas
É apenas uma opinião pessoal. :)
 
@Nemesis11
Obrigado pela resposta, era uma opinião pessoal que queria.

Sobre o cpu, procuro o mais rapido e melhor possivel, mas com boa relação preço, velocidade, consumo, temperatura, ruido (sem usar water cooling) e que contudo possa servir nos proximos 3 anos.
Não preciso, não quero ter (nem pagar), os mais caros, mais rapidos, mais quentes e com maior consumo, como os topo da gama.
Sou aficionado por informatica, como muitos por aqui.
A motivação é aprender e tentar acompanhar algum do desenvolvimento IT, algumas coisas experimento por curiosidade outras para poder usar.
Corro windows e linux, com dual boot, WSL2 no win e uso algumas maquinas virtuais (nao 24/7).
Os meus interesses são sistemas, redes, segurança, programação, eletronica, microcontroladores e muitos outros.
Costumo compilar alguns projectos opensource e com regularidade o openwrt, às xs faço pequenas alteraçoes (para o meu uso).
O PC nao é para jogos, há mais de dois anos que não corro um jogo.
Antes já só jogava as series battlefield e fallout, gostava de voltar a jogar pontualmente, mas não vai ser para já.
O resto é o normal.

Sobre o USB4 vs TB4, pela tua resposta vejo que o TB vai encarecer e não justifico pagar mais para o ter.
Contudo quero USB4, USB3.2 gen2x2 e gen2.

Sobre ethernet 2.5Gbit, vou procurar Intel nas B650E.
Nao uso wifi no desktop que quero atualizar, mas para os outros laptops/desktop, comprei umas AX210 da intel (20 eurs cada), bom e barato. O iperf3 fez para o router 1,75Gbits (no canal 100 que aqui está praticamente desocupado), no canal 36 mais ocupado fez 1.3Gbits.

Uma ultima pergunta sobre a marca da MB.
Tenho comprado sempre intel para OC e motherboards Asus.
Não penso fazer OC para uso diario nestas ultimas gerações, intel ou AMD.
No caso da AMD o socket e a motherboard têm mais longevidade.

Tendo em conta principalmente a qualidade/fiabilidade/bugs, mas tb a longevidade das atualizações (BIOS) para suportar novos cpus, qual a tua preferencia pessoal dos fabricates de motherboards (ATX) para AMD?
 
Tendo em conta principalmente a qualidade/fiabilidade/bugs, mas tb a longevidade das atualizações (BIOS) para suportar novos cpus, qual a tua preferencia pessoal dos fabricates de motherboards (ATX) para AMD?

Não sou a pessoa para quem a pergunta era dirigida mas digo-te desde já que isso nunca é algo escrito em cimento antes de sairem. Tens fabricantes que acertam numa geração de chipset e metem agua na geração seguinte, espera ate sairem as motherboards e as respectivas reviews.
 
Sobre o cpu, procuro o mais rapido e melhor possivel, mas com boa relação preço, velocidade, consumo, temperatura, ruido (sem usar water cooling) e que contudo possa servir nos proximos 3 anos.
Não preciso, não quero ter (nem pagar), os mais caros, mais rapidos, mais quentes e com maior consumo, como os topo da gama.
Olharia também para Intel. Apesar de poder não ser tão competitiva a nível de TDPs, temperaturas, longevidade dos sockets, na ultima geração, tinha boas propostas média/baixa gama, a nível de preço/performance. Já a AMD, deixou as gamas mais baixas um pouco "abandonadas".

Para a utilização que fazes, talvez a quantidade de RAM seja importante e dependendo da trajectória de preços de DDR5, pode fazer sentido comprar uma plataforma que use DDR4 (AM5 não suporta DDR4).
Sobre o USB4 vs TB4, pela tua resposta vejo que o TB vai encarecer e não justifico pagar mais para o ter.
As Gigabytes com headers TB4 são todas X670, mas nem todas são X670E, por isso pode haver alguma que não tenha um preço demasiado elevado.
Ter os headers não é ter TB4, porque precisa de uma placa Pci-Ex, mas também pode ter a vantagem de se poder comprar mais tarde.
Contudo quero USB4, USB3.2 gen2x2 e gen2.
USB4 deve ser +/- comum. Depois é ver a quantidade de portas USB, que geração são e que conector têm (USB-A ou USB-C), em cada motherboard.
Sobre ethernet 2.5Gbit, vou procurar Intel nas B650E.
Nao uso wifi no desktop que quero atualizar, mas para os outros laptops/desktop, comprei umas AX210 da intel (20 eurs cada), bom e barato. O iperf3 fez para o router 1,75Gbits (no canal 100 que aqui está praticamente desocupado), no canal 36 mais ocupado fez 1.3Gbits.
Se usas outros Sistemas Operativos que não Windows é uma óptima razão para comprar Intel, seja Wired ou Wireless. Em Linux, outras marcas, até podes não ter problemas ou complicações, especialmente com versões que não sejam recentes, mas se um dia usares outros SOs, como BSDs, etc, vais querer ter LANs Intel. :)
Uma ultima pergunta sobre a marca da MB.
Tenho comprado sempre intel para OC e motherboards Asus.
Não penso fazer OC para uso diario nestas ultimas gerações, intel ou AMD.
No caso da AMD o socket e a motherboard têm mais longevidade.

Tendo em conta principalmente a qualidade/fiabilidade/bugs, mas tb a longevidade das atualizações (BIOS) para suportar novos cpus, qual a tua preferencia pessoal dos fabricates de motherboards (ATX) para AMD?
É como o @nullus disse. Das 4 grandes marcas de motherboards, numa geração podem ter algumas propostas excelentes e na geração seguinte, não serem interessantes ou terem problemas. É na altura pesquisar pelos preços, reviews e especialmente pelo feedback que pessoas que tenham as boards, dão.
 
Obrigado a ambos pelas respostas.
Não fazia ideia dessa situação nas motherboards.
Vou tb comparar intel e AMD quando sairem, mas já fico com uma melhor ideia do que procurar.
O preço da DDR5 tb pode ser uma condicionante, espero que baixe mais, mas tem de se ver na altura.
 
7800x será 3d cache ? Eu vou aguardar até DDR5 ser preço aceitável. Actualmente tenho 32gb cl16 3200 OC 3600.
 
Última edição:
Se 6000 for o sweet spot nem é preciso memórias muito XPTO, já que não falta kits acima disso, provavelmente pode-se poupar algum com kits de 5600 que se sabe que faz 6000 fáceis.

Acima disso provavelmente só memórias a 7000-8000 deve compensar, mas ainda é algo cedo pros kits atuais.
 
Back
Topo