Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

asenhora da amd, em entrevista á cnbc, afirmou que a amd tem uma estratégia a longo prazo, resta saber se para o pessoal do gaming e afins isso significará boas noticias também ou é apenas conversa para consumo, no entanto ela disse também que a procura é mais baixa que o esperado e por isso creio que não haverá a descida de preços que muita gente (eu incluido) ansiava
Vamos ver se sempre anunciam a gama 3D em Janeiro.
 
Vamos ver se sempre anunciam a gama 3D em Janeiro.
o que em certa medida continuando um pouco o tema e insistindo nessa tecla apenas uma vez mais, eu estou apreensivo quando existe declarações da chefe a dizer medidas e estratégia a longo prazo, pergunto eu, será que isso significa que não votaram a ter erros como por exemplo nos gpus na linha das rx 5700 xt e em certa medida com as vegas 56 e 64? a ver vamos como disse o cego
 
A conversa do longo prazo sempre existiu na narrativa da Lisa Su, eu não especularia nada daí. Está apenas a constatar o óbvio, na engenharia dos semicondutores tens de projectar e desenhar um produto que só vai ser apresentado passados alguns anos.
 
Para gaming, que é onde a cache L3 extra dos 3d faz a diferença, não faz sentido lançarem ryzen com mais do que uma CCD. Vais ter cpus com mais cores e mais caros, mas mais lentos que os mais baratos que usem só uma CCD já que não levam com a penalização da latência.
 
Um 8core 3D desta geração deve aguentar uns belos anos sem ser um bottleneck significativo. Tamb deve ser o primeiro cpu a conseguir alimentar a 4090. Sairá em janeiro?

Não percebo porque não aproveitam para lançar já e aproveitar as vendas do natal.
 
Como demonstrado no vídeo anterior, estão com alguma dificuldade nas vendas. Não faz grande sentido estar a lançar já um produto quando as vendas não estão a ser nada de especial.

Enquanto o preço da plataforma em si for não alto, a média gama vai estar meio entalada..
 
Um 8core 3D desta geração deve aguentar uns belos anos sem ser um bottleneck significativo. Tamb deve ser o primeiro cpu a conseguir alimentar a 4090. Sairá em janeiro?

Não percebo porque não aproveitam para lançar já e aproveitar as vendas do natal.

É mais rentável aproveitar os bons CCDs para os Epyc do que andar a produzir novos Ryzen.

Os Epyc escoam tudo e com margens mais altas.
 
Estaria muito interessado em ver a performance gaming e os consumos destes processadores 3d mas se só sair para meio do ano não sei se espero tanto tempo para comprar PC todo novo... o 3d anterior tinha/tem bons consumos, será que estes novos também vão apostar nisso?
 
🤔

@Nemesis11

https%3A%2F%2Fbucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2Feaa52427-cc67-4b56-a3a2-f785a18669e2_2667x1500.png

https%3A%2F%2Fbucketeer-e05bbc84-baa3-437e-9518-adb32be77984.s3.amazonaws.com%2Fpublic%2Fimages%2F4d68c679-0b75-49a4-9e21-5c29fe2a754c_1400x758.png

AMD generally supports CXL 1.1 but supports CXL 2.0 for Type 3 memory devices. We exclusively detailed this feature support level here.

Type 3 is what the ecosystem wanted.
Kevin Lepak, Genoa Server SOC Chief Architect
Genoa was delayed 2 quarters to add this feature, and we believe that was the correct decision.
https://www.semianalysis.com/p/amd-genoa-detailed-architecture-makes
 
Uma board E-ATX Dual Socket da Gigabyte:
musbZ3N.png


f2BqF9t.jpg

https://www.gigabyte.com/Enterprise/Server-Motherboard/MZ73-LM0-rev-1x

Mesmo em E-ATX, já quase toda a área é ocupada pelos CPU Sockets e pelos DIMMs. :D

EDIT:
Ainda não li o artigo, mas se a AMD se dispos a atrasar o lançamento de um Epyc em 6 meses, apenas por causa dessa feature, isso significa o seguinte:
  • A concorrência por parte da Intel está mesmo muito fraca, mas ainda bem para a Intel. Se o Epyc tem saído há 6 meses atrás, a Intel andava 9 meses a concorrer com um produto 2 gerações e um pouco atrás da AMD. Pelo menos agora há alguma coisa no horizonte (Sapphire Rapids). Raios, a AMD não está no mercado >2 Sockets, mas nesse mercado o ultimo processador da Intel é um Skylake. Uma arquitectura que fez agora 7 anos.
  • Mais que um cliente muito importante (quase de certeza Clouds), dá muita importância a essa feature, o que não me admira, porque sempre que vejo artigos sobre CXL, normalmente, estão ligado a memória RAM. Parece ser esse o grande interesse, por agora, para CXL.
    Já apareceram múltiplos protótipos de de placas CXL para colocar RAM, mas já há quem esteja a planear chassis, com conecções externas, para colocar 12 e 16 TB de RAM. Uma espécie de SAN/NAS para RAM.
    yDNnwOh.png


    cgofMmX.png
Uma coisa estranha é ter visto que a AMD pretende trazer CXL para o mercado consumidor e não percebo bem com que objectivo. É certo que ele pode ser usado com muito mais que RAM, mas no mercado consumidor, não percebo bem onde pode ser útil.
 
Última edição:
Back
Topo