Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Acho que nunca tinha visto um Closed Loop para processadores de servidores. Mais interessante é que também não tem bomba. Funciona como os Heat Pipes.
KE97iJl.jpg


2N4by2e.jpg


7uSrb7D.jpg


https://www.servethehome.com/aic-pump-less-two-phase-cooling-and-amd-genoa-edge-at-sc22/
 
Sempre imaginei que isso poderia existir no mercado, Algo que fosse por heatpipe, mas separ o evaporador do cooler.

Server tem um form factor favorável à isto, fica encaixado por cima do CPU e pronto e apanha o airflow das fans da caixa como se sabe.

Em desktops este cooler não funcionaria e nem deve ser compatível com quase nada... Só vejo isso funcionando com radiador montado no topo e claro com tubos flexiveis, assumindo que seja necessário o evaporador está por baixo e o condensador por cima.

Já uma placa gráfica acho que funcionaria com tubos sólidos, com este formato, o radiador ficava virado para cima do PCB, paralelo à board numa instalação tradional. Dependendo da caixa poderia ter 2 fans a fazer outtake, claro que implicava ter AIO no CPU e uma caixa mais larga, embora com a largura das gráficas de hoje...
 
Última edição:
Também tenho um 2600k xD tou a pensar no 7700x ou ver se espero pelos 3XD se não demorarem muito... se realmente fosse em Janeiro era capaz de esperar mas não sei se anunciam algo tão cedo ou não...
Dependendo das notícias que sairem entretanto ou não dos 3XD e da performance das gráficas da AMD que saiem em Dezembro logo decido quando compro o PC novo.
 
Estava curioso se com as reduções nos preços começava a compensar o 7600x, mas tendo em conta que esses preços são semelhantes aos nossos, já vi que para quem só quer jogar, ainda dificilmente se justifica.
 
Já se começa a ver preços jeitosos de CPUs, mas quando pega o pacote completo de memória e board, o caldo fica entornado.

A microcenter lá do EUA que oferece um kit 32GB DDR5-6000 + 50$ de desconto na motherboard, mas quando a opção ITX mais barata deles é de 280$ ficamos por aqui... A minha B550 itx custava 170-180$ no EUA quando a comprei.
 
Sim, mas estamos a falar de uma diferença de menos de 15% em 1440p e muito pequena em 4k. Diria que são casos de uso muito específicos e alguns que se calhar não se enquadram em budgets de mid-range ou entrada de gama.

Mas posso estar a ver a coisa mal.
 
Eu atirava-me mais depressa para o melhor da geração, 5950X, a questão é que o CPU ainda continua caro, ao nível dos novos 7xxx.
Talvez compense gastar mais um pouco numa MB AM5 X670-E é DDR5, para futuros upgrades, do que comprar um sistema AM4 sem evolução. Estou atento à democratização da nova plataforma.
 
só me faz confusão os kits ddr5.. qual é a vantagem para a maioria ser tudo 32gb?

Até andava a olhar para o 7600x para actualizar o meu 8700 (uso actual, 90% gaming), mas este tema das rams fazem me confusao..
quase mais compensa o 5800x3d + ddr4.. :s

Update.. Acabei de olhar pera o preço das boards.. LOLOL no minino.. uma B650 minimanmnte decente.. > 300€ tudo doido..
 
Última edição:
Sinceramente os ganhos são muito pequenos e alem disso depende do que fazem e o resto do hardware.

É que ainda por cima as reviews é todas com 4090 agora, mas será que alguém que tem algo tipo RTX 3060-70 vai notar a diferença??

não é como surgiu os zen, onde eu passei de um 4790k para um 3600 e a diferença era absurda. E a outra maquina saiu um i7 875k para um 2200G e nem preciso dizer o quão o 2200G limpa o chão à este i7 com muito menos consumo.
 
@neme
Uma board E-ATX Dual Socket da Gigabyte:
musbZ3N.png


f2BqF9t.jpg

https://www.gigabyte.com/Enterprise/Server-Motherboard/MZ73-LM0-rev-1x

Mesmo em E-ATX, já quase toda a área é ocupada pelos CPU Sockets e pelos DIMMs. :D

EDIT:

Ainda não li o artigo, mas se a AMD se dispos a atrasar o lançamento de um Epyc em 6 meses, apenas por causa dessa feature, isso significa o seguinte:
  • A concorrência por parte da Intel está mesmo muito fraca, mas ainda bem para a Intel. Se o Epyc tem saído há 6 meses atrás, a Intel andava 9 meses a concorrer com um produto 2 gerações e um pouco atrás da AMD. Pelo menos agora há alguma coisa no horizonte (Sapphire Rapids). Raios, a AMD não está no mercado >2 Sockets, mas nesse mercado o ultimo processador da Intel é um Skylake. Uma arquitectura que fez agora 7 anos.
  • Mais que um cliente muito importante (quase de certeza Clouds), dá muita importância a essa feature, o que não me admira, porque sempre que vejo artigos sobre CXL, normalmente, estão ligado a memória RAM. Parece ser esse o grande interesse, por agora, para CXL.
    Já apareceram múltiplos protótipos de de placas CXL para colocar RAM, mas já há quem esteja a planear chassis, com conecções externas, para colocar 12 e 16 TB de RAM. Uma espécie de SAN/NAS para RAM.
    yDNnwOh.png


    cgofMmX.png
Uma coisa estranha é ter visto que a AMD pretende trazer CXL para o mercado consumidor e não percebo bem com que objectivo. É certo que ele pode ser usado com muito mais que RAM, mas no mercado consumidor, não percebo bem onde pode ser útil.

Essa é para meninos... para "homes" é esta

Gigabyte AMD EPYC 9004 “Genoa” Systems at SC22​


Gigabyte-G493-ZB0-AMD-EPYC-Genoa-GPU-Server-at-SC22-1.jpg

Inside there is a dual-socket AMD EPYC 9004 Genoa motherboard. This is notable because it is a 24 DIMM per CPU or 2DPC dual-socket design. As such, there are 48 DDR5 DIMM slots in the server. That is an absolutely massive number rivaling the sheer number of DIMM slots found in current generation 4-socket 3rd Generation Intel Xeon Scalable Cooper Lake systems.
Gigabyte-G493-ZB0-AMD-EPYC-Genoa-GPU-Server-at-SC22-Memory-Slots.jpg

https://www.servethehome.com/gigaby...genoa-gpu-server-at-sc22-ampere-altra-nvidia/

:n1qshok: :berlusca:
 
Atenção que as b550 aumentaram um pouco o preço, não justificando os 7600x, mas as b650 não custam 300€, custam 230€. E a ram já se compra algo decente a 250€ com 6000 cl32 32gb.
Ou seja 300€ do 7600X + 230 MB + 250 ram.

O 5800x3d são 400€ + 150mb + 150ram, ligeiramente melhor, mas o am5 ganha no future proof
 
Back
Topo