AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series) - Diário de bordo

JPgod

Moderador
Staff
Fica aqui thread para nossos feedback, partilha da experiencias , benchmarks e resultados e fotos dos vossos Zen4 7000 séries!
 
Aproveitei que um familiar foi para Boston e aproveitei uma promo de uma loja encomendei um 7700X + Gskill Flare X DDR5 6000 CL36 por 368$ já com sales tax.

Ainda sem certeza se irei dar o salto, para já tenciono guardar a memória. Como deve sair o 7700 non-X, mais barato, mais poupado e já com cooler decente ainda ai fico na dúvida e ainda tem os 3D, mas dado o tipo de utilização de jogos desconfio que o ganho para min é pequeno. E como estou sem GPU decente também fica dificil dar o salto assim.

O problema é mesmo as boards. Esta loja em questão não tem nenhuma ITX ou mATX à preço decente, tudo acima de 300$. E era algo que gostaria de comprar no Brasil por causa de garantia, já que historicamente é o componente que mais pode dar avaria. Se fosse comprar fora idealmente em Portugal porque teria 3 anos de garantia (como tem sempre familiar e amigos viajando para PT, um RMA seria viável).

Entretanto eu vou de férias para Boston e NY em Março ai faço a decisão final. Ate lá deve ter mais boards e mais baratas espero.

E claro sempre tem o lado azul :002:
 
A comprar board e tendo em atenção possíveis RMA`s evitava ASUS.
A ultima que comprei à poucas semanas (PRIME Z790) só durou uma semana, e uma Hero VII que tive à uns anos só durou 1 hora.
 
ASUS tou evitando até porque são as caras... Já tive uma que queimou na época dos intel 3000 series.

Alem disso a ASUS Brasil não dá suporte à importados, nem sei se alguma dá. Se bem que não sei como é a nivel de CPUs (3 anos de garantia) e a memória (que tem lifetime warranty)

Gostei foi da MSI B650I e no EUA anda por 240$, porém está tudo sem stock e vi 4 sites diferentes!

EDIT: Parece que a MSI dá 3 anos de garantia nas boards, mas sobre RMA de fora tanto vejo posts bons como ruins...
 
Última edição:
Com os Ryzen tive MSI e uma Gigabyte e sem qualquer problema, agora tenho uma MSI e impecável.

Isso é questão de sorte.
Tive asus z97, nenhum problema durante uns bons anos. firmware/bios sem qualquer problema. Msi z370, sem qualquer problema de hardware, mas a bios era horrivel, mal aguentava com ram single rank acima de 3600mhz e nem sequer dava para subs optimizados, ou seja funcionava bem mas estava limitado praticamente a xmp básico, o pior é que as versões iniciais da bios funcionavam +- bem, bios recentes horríveis e nunca corrigiram.

Asus z690 tuf, excelente a nivel de hardware e firmware. Se bem que também teve umas versões de bios muito más.
 
Última edição:
Boas alguém me explica quais as melhores entre estas 3 para quem não quer ter que fazer overclock?

G.Skill Trident Z5 Neo DDR5-6000 C30 DC - 32GB (AMD EXPO) - CL30-38-38-96, 1.35 V​

G.Skill Ripjaws S5 DDR5-6000 BK C30 DC - 32GB - CL30-40-40-96, 1.35 V​

Corsair Vengeance RGB DDR5-6000 C30 DC - 32GB (AMD EXPO) - CL30-36-36-76, 1.4 V​


Cumps
 
Diria a corsair Vengeance por ter os timmings mais apertados... Tem é ver reviews disso.

Entretanto vendi o 7700X com uns 50% de lucro :002:

Mas ainda tenho o kit DDR5 e o 7950X embora é para despachar para ficar com um 7700/7900 non-X

A board que é realmente o dilema, como queria manter-me no ITX provavelmente só importando e arricando falta de garantia.

Fico é pensando se vale a pena comprar um contact frame para melhor proteção e evitar bending(não sei se ocorre em AM5).
 
Última edição:
CPU seria um 7950X, mas isso é para revenda, não preciso de imenso cpu power. Vai ser para 7700(X) ou 7900(X).

E obviamente não vou usar isso em unlimited power, vai ser undervolted and power limited @ 65W/105W.
 
Boas alguém me explica quais as melhores entre estas 3 para quem não quer ter que fazer overclock?

G.Skill Trident Z5 Neo DDR5-6000 C30 DC - 32GB (AMD EXPO) - CL30-38-38-96, 1.35 V​

G.Skill Ripjaws S5 DDR5-6000 BK C30 DC - 32GB - CL30-40-40-96, 1.35 V​

Corsair Vengeance RGB DDR5-6000 C30 DC - 32GB (AMD EXPO) - CL30-36-36-76, 1.4 V​


Cumps

Arranja-se isso a "bom" preço por cá? Não consigo encontrar...
 
Estou na alemanha e encontro as primeiras a 221 euros
a seguinte a 183 euros
as últimas a 208 euros
Tudo isto num site alemão que tem todas elas.
 
Várias lojas Alemãs limitam o envio. Mas encontras uma ou outra que faz envios para toda a EU.

Podes ir ao Google e pesquisar por comparadores de preços alemães, e carregas logo no 1o resultado sponsored ;)
 
Já comprei boards, yup no plural, uma MSI B650 Edge ITX e uma Gigabyte mATX B650 aorus elite. Preço delas caiu bastante, inclusive a MSI ainda tinha o preço antigo no sistema!

Agora qual que uso… eu comprei uma ASUS AP201 logo mATX.
 
Back
Topo