AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series) - Diário de bordo

Eu tenho um 7600 que em idle anda pelos 50ºc e a rodar cinebench não passa dos 68ºc (30 minutos) com PBO e CO, no entanto eu estabeleci uma fan curve da pump na bios (DC mode). É errado ter uma curva na pump ao inves de estar sempre no maximo?
 
Então não devo em preocupar em trocar de cooler?

Obrigado pelas respostas!

Eu trocava o cooler.

Adquiri recentemente um 7800x3d +strix B650E-E + gskill 6000cl30 que constam no qvl da board e tenho o seguinte problema..

Ao usar as memórias em expo I, a gráfica por vezes ficar presa a pcie 1.1 ou por vezes a 3.0...

Já instalei várias bios e o problema persiste...

A malta que confirme com o cpuz se ficam presos exporadicamente ao pcie1.1 quando fazem reboots ou cold starts, pois parece um problema já bastante comum, pelo que vejo pela Internet

Opiniões?

Não uses perfis EXPO.
Insere os timings manualmente.
 
Eu trocava o cooler.



Não uses perfis EXPO.
Insere os timings manualmente.
Mesmo metendo os timings manualmente acontece a mesma, já andei a queimar as pestanas pela Internet e tem a ver com o Vsoc, fica instável com um certo Vsoc.. No meu caso acima de 1.20v acontece exporadicamente.
 
O b650 ou 7800x3d aguenta 4 ddr5 6000mhz , tenho actualmente 2x8gb será aguenta 4x8gb, vamos ver velocidade e desempenho oferecido ?

ps: bem deume ddr5 3600 com 4x8gb, tenho vender o meu kit 2x8gb e devolver outro. ate proxima aventura.
 
Última edição:
Aproveitei a black friday em Portugal e junto com o tax free para pegar o 7800X3D por equivalente à 350 dólares (dado que paguei e recebi o tax free em cartão com saldo em dólar) ou 1800 reais.

A primeira coisa que impressionou é o consumo muito baixo em stock, apenas 72w no cinebench R23, que o torna mais eficiente que o 7700X (à mesma potencia o 7700X faz menos).

Ativei foi PBO com +50 boost override, mas não faz diferença, fica em 5050 mhz de máximo, pensava que os 3D desta geração já dava para fazer overclock. O que ainda não perdi muito tempo é com curve optimizer, mas botei -10 em todos os cores e funciona perfeitamente e como não faz mais clock que isso, imagino que deve dar para sakar uns -20 a -30 o que deve dar 5050 mhz all core fácil.

Com as bios nova, já consigo DDR5-6000 estáveis, embora com o 3D cache, a ram tem muita pouca influencia e nem vou preocupar em "upgrades".

Temperaturas, bom chega aos 88-90 graus em gaming a ar, tal como o 7700X, aquece mais em jogos do que em all core load, mas nada de especial.

Agora a board aplica é 1.28V no vSoC, ver o quanto isso pode baixar só por segurança, embora o limite absoluto é 1.3V
 
Pois imagino que os non-favored cores devem dar -30 e os favored -15 a -20. Em todos os ryzen que tive, os 2 melhores cores pedem mais voltagem.

Pah... ainda joguei pouco, apesar do Diablo 4 parecer mais "suave" por assim dizer.

Valeu a pena porque no final gastei "apenas" 400 reais (já vendi o 7700X por 1400) e ainda com o jogo Avatar no valor de 300 reais.
Pensava que seria capaz de vender mais caro, mas o mercado de usados no Brasil está quase destruído pela facilidade de importar (embora o governo tá fechando a porta) e o socket AM4 ainda atende muito bem para 99% dos BR
 
Back
Topo