AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series) - Diário de bordo

Só para atualizar, o meu 7700x que não dava boot com IF a 2000, tentei mexer em todas as voltagens que por aqui foram indicando e nunca consegui. Entretanto substituí por outro 7700x e já dá, foi só ativar o perfil EXPO. Ainda está tudo em auto.
 
A min acabou os random reboots depois do update da BIOS. Não testei ainda os timmings que tinha antes.

Tentei foi abaixar o IF para 1.2v em vez de 1.25v, mas estou sem GPU e pode influenciar, tive crashes em 2 jogos (mas correr jogos neste IGP minusculo também não dá ahaha)
 
Eu sei, testei só na curiosidade mesmo. E para 2 CU @ 2.2 ghz rodou diablo 3 a 30 fps @ 1440p, not bad at all.

Claro o 5600G que tive fazia quase 60, mas são 7 CU VEGA.

Mas é bem vindo este iGP, seja para backup, ou como eu agora, vendi o GPU previamente e enquanto não compro, tenho o PC ativo para outras coisas. ou usar a maquina para office stuff.

Um 7600/7700 para office ou dev machine... top
 
Destes novos meninos que pack board/CPU recomendavam para jogar e uso mais normal ? Tenho uma 7900xtx e quero amantizar com um CPU da mesma "linha". Não costumo fazer OC etc ..
 
No mínimo um 7700X ou 7700 com PBO, mas se puder ir pro 7800X3D para puxar o máximo de fps.

board qualquer B650(E) decente já serve bem. Evitar as B650 de entrada, só mid end ou high.

E se comprar, a primeira coisa a fazer depois de ligar é atualizar a bios, ainda antes de instalar o que que seja, até recomendo fazer isso sem discos nem placa gráfica instalada (CPU tem GPU onboard) e claro com energia estável.
 
No mínimo um 7700X ou 7700 com PBO, mas se puder ir pro 7800X3D para puxar o máximo de fps.

board qualquer B650(E) decente já serve bem. Evitar as B650 de entrada, só mid end ou high.

E se comprar, a primeira coisa a fazer depois de ligar é atualizar a bios, ainda antes de instalar o que que seja, até recomendo fazer isso sem discos nem placa gráfica instalada (CPU tem GPU onboard) e claro com energia estável.
Porque esse stress com as boards? :n1qshok: , thanks por as respostas.
 
As boards low end ou tem problemas com memórias (não darem sequer 6000) e/ou mau VRMs.

são boards para usar APUs, 7600 ou 7700 @ 65w
 
Os AM5 já aquecem bastante. Die pequeno + IHS grosso + consumos puxados não há milagre

o 3D ainda pior por causa do silício structural.

É questão de CO + power limit para reduzir um pouco.

Também o 7700X vai a 95 graus e agora nem nos 80 chega com aircooler.
 
Ou tiveste uma sorte gigante ou ainda não tropecaste em nada que cause instabilidade. É difícil conseguir tanto CO com zen4 como era com zen3.

Também andei com o 7700X a -25 por vários dias até ter reboots, crashes aleatórios e ficar entre -12 e -8.
 
Ou tiveste uma sorte gigante ou ainda não tropecaste em nada que cause instabilidade. É difícil conseguir tanto CO com zen4 como era com zen3.

Também andei com o 7700X a -25 por vários dias até ter reboots, crashes aleatórios e ficar entre -12 e -8.
O -30 ainda não é definitivo, pois ainda ando a testar.
Tive -25 e não se queixou de nada, hoje apertei pra -30.. tenho tido pouco tempo, mas tenho que ver nos próximos como se aguenta.
 
Acabei de fazer um Cinebench:



Aparentemente, tudo ok com -30.
Vamos ver no dia a dia...

Não referi anteriormente, mas tenho também o EXPO activado.
 
Cinebench não apanha CO instável. Também consigo rodar R23 -30 a brincar e depois crasha em idle se precisar.

Claro que os ganhos são brutais, eu nem testei, mas com -30 isso deve dar perto de 21000 no R23. da forma que tenho dá uns 18-19k, mais que suficiente para daily. Também limitei a 90w, acima disso o ganho e quase zero, meros 500 pontos para "unlimited" que vai a mais de 120w e 95 graus...

Tem que puxar por coisas que usam e abusam de single thread. Usa e investigue o core cycle, aqui com 10 minutos por core com prime 95 AVX2 detonou rapidamente o meu -25, fiquei quase um dia todo até chegar ao -12 com -8 nos 2 cores mais fortes.
 
Não ligo muito a bench's. Fiz mais por curiosidade pelo chip ser novo.
O que me interessa é ver se fica estável no uso diário.
O seu uso é só direccionado a gaming e a navegar na Internet.
 
Back
Topo