AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series) - Diário de bordo

Eu sei, também por isso nem me dei ao trabalho de ver o máximo que dá.

Só estou partilhando a minha experiencia do CO.
 
O meu primeiro 7700X tambem tive sorte e conseguia -30 estável sem qualquer stress. Neste segundo, já só consigo com -10 nos favored cores.
 
Mais facilmente crasha em idle/light tasks que em cinebench ou gaming. Quando acontecer, é passar no event viewer que vai indicar a razão do crash e o core/thread que o causou.
 
Sim, checar os 2 melhores cores e estes o CO tem que ser menos agressivo, já que eles que dão maior boost e com isso precisam de mais "sumo"
 
Nesta fase, está estável com os seguintes settings e temp. máxima de 75ºC:

PBO enabled
Boost override: +200 mhz
CO: -10 all cores
PPT - 150W
TDC - 120A
EDC - 170A

Já tentei -20 CO e dá BSOD.
 

O buildzoid testou Corsair com chips Samsung e obteve resultados bem interessantes e com timmings bem agressivos. Me deu uma animada aqui, dado que tenho Samsung chips.

Os timmings secundarios parecem OK, os primários que não consigo usar abaixo do EXPO (36-36-36), nem sequer passa do training...

Desconfio que seja da BIOS, porque um gajo comentou no vídeo que com as BIOS novas da Gigabyte, o povo está deixando de conseguir 6000 MT/s e também deixei de ter 6000 estáveis com as BIOS mais recentes (tenho crashes em jogos), apenas 5600/5800.

Deixei 1 hora de testmen5 rodando e sem erros, agora é ver o teste em real life stuff.

Mas com bons ganhos, pelo menos teóricos, se ficar tudo OK, ai vejo uns jogos e afins se fez diferença, no AIDA 64:
5600 @ 36-36-36-96 (secundários AUTO) vs 5800 @ 36-36-36-80 (secundários do vídeo)
latencia: 77ns para 67ns
read: 53 GB/s -> 63 GB/s
write: 75 GB/s -> 88 GB/s
copy: 57 GB/s -> 63 GB/s

E ao responder lá ao pessoal do vídeo, apareceu gente também interessada por ter comprado os kits CPU+RAM da Micro Center :D
 
Desconfio que seja da BIOS, porque um gajo comentou no vídeo que com as BIOS novas da Gigabyte, o povo está deixando de conseguir 6000 MT/s e também deixei de ter 6000 estáveis com as BIOS mais recentes (tenho crashes em jogos), apenas 5600/5800.

Já viste se a voltagem do SOC baixou muito com a nova bios, será disso?
Depois da AMD limitar a voltagem do SOC a 1.3V, será que deixa de ser "garantido" que este soc faça 6000MT/s com o perfil EXPO testado pelo fabricante das RAMs?
 
Última edição:
Sim, nem chega perto dos 95 graus de "corte".

Também limitei a 90w e com CO entre -12 e -8.

Normalmente o maior aquecimento é precisamente a jogar, porque tem consumos de 50-60w, mas é apenas em poucos cores e aí é muito consumo por core e tenho picos de 90 graus. Full load, por exemplo R23 tem temperaturas menores, visto que o consumo por core é menor e dissipa melhor o calor e fica no máximo em 80s baixos.
 
Back
Topo