Processador AMD ZEN4 (Ryzen 7000 series)

Fora do mundo gaming e Windows, há aplicações onde o 3DVCache nestes Ryzens fazem maravilhas.

Exemplos:
tpXw4IT.png


C0nqy1u.png


z3AQZRN.png


Somando todos os resultados:
dD0oeAt.png


PKm1Vg5.png


XCwehIX.png

The 7900X3D on average was using just 62% the power of the 7900X while the 7950X3D on average was running at 61% the power of the 7950X.
The reduced power use of the Zen 4 X3D processors also led to lower temperatures for this Corsair water cooled setup.
When taking the geometric mean for this set of Linux workloads that are able to effectively make use of the large 3D V-Cache, the 7950X3D was 18.5% faster than the 7950X! And then making it incredibly compelling is the above metric that it was so much faster while consuming just 61% the power! The Ryzen 9 7950X3D pricing is fair at around 16% higher than the 7950X. The Ryzen 9 7900X3D came out equally well with 14% better performance than the 7900X (or 8% faster than the 7950X in these workloads) while again doing so at much less power.
https://www.phoronix.com/review/amd-7900x3d-7950x3d

Os ganhos não são só em performance.
Acho que estes processadores com 3DVCache vão ser bastante utilizados em Workstations "budget".
 
Há alguma diferença no funcionamento, sem ser estarem a usar chips com uma capacidade maior (24 gbits)?
Não vejo razão nenhuma para funcionarem de forma diferente, nem nenhuma vantagem/desvantagem, além da capacidade.
 
Essa memória assyncronia poderia ter aparecido também nos GPUs.

Teríamos 3060 de 9GB, 3060 ti/3070 de 12GB e 3080 de 15GB e 3080 ti de 18GB, mais que suficiente para future.
 
Venha rápido as board prometidas nos 120 e 130 eur.
Aquelas Asrock B650M-HDV/M.2 já sao mais que suficientes para o comum utilizador Gaming e reduzem bastante o valor inicial da compra do bundle cpu+board+ram ideal seria DDR5 32gb 2x16 por cerca de 100 110 board pelo mesmo valor para se conseguir fazer uma build 7700 com menos de 600€.
Cada mês que passa os preços vão ficando mais apetecíveis.

tambem podiam sacar da cartola um 7600x3D acho que seria o sonho de consumo de qualquer gamer 👀
 
32gb ddr5 por 100? Epa, num mundo perfeito era tudo barato, mas no tempo da ddr4, antes da dd5 ser tema, 32gb por 150€ era bom preço.
Por muito que gostasse de tudo barato, 32gb por 150€ (mais 10 menos 10) por um kit razoável já é excelente.

O 7600x3d penso que seria redundante. Em muitos jogos os 6 cores já se provam insuficientes para a performance de Topo. O objectivo de momento dos x3d é apenas serem os top dog dos jogos, e um 7600x3d seria apenas atirar areia para os olhos da malta.
 
32gb ddr5 por 100? Epa, num mundo perfeito era tudo barato, mas no tempo da ddr4, antes da dd5 ser tema, 32gb por 150€ era bom preço.
Por muito que gostasse de tudo barato, 32gb por 150€ (mais 10 menos 10) por um kit razoável já é excelente.

O 7600x3d penso que seria redundante. Em muitos jogos os 6 cores já se provam insuficientes para a performance de Topo. O objectivo de momento dos x3d é apenas serem os top dog dos jogos, e um 7600x3d seria apenas atirar areia para os olhos da malta.
O problema da amd agora é ter a Intel que deu opção de escolha nas Rams.
Sera que um 5800x vai ser mais futureprof que o 7600/700?
Não sei até que ponto não poderá vir a acontecer os valores que falo, temos visto nos ssd que o preço caiu a pique.
Aumentaram a produção derivado a falta de chips e agora já produzem em excesso para a procura atual,
olha o caso da PlayStation5 não se viam nas prateleiras e de um momento para o outro tão lá e ninguém as pega 😅

Para muitos utilizadores não vejo o porque de darem o salto para am5 quando am4 cumpre muito bem e tem várias opções, e já se sabe quando as vendas começam a ser fracas só existe uma solução, baixar o valor para aumentar as vendas e eliminar o stock, a booommm do mining já foi a devagarinho vamos vendo a estabilizacao do mercado👍
 
No meu caso que tenho de montar uma máquina nova para uso pessoal apenas e só gaming o custo da nova plataforma am5 ou am4 é muito parecido tendo em conta que não tenho nem mobo nem ram para aproveitar..
 
E entre estas 2 board para alojar um 7700x alguém me consegue explicar a mim parece quase tudo o mesmo 😅.

Gigabyte B650M DS3H

Gigabyte B650M GAMING X AX

 
Back
Topo