AMD64 4 cores... 6 a 9 meses de distância !!

O "povão" já descobriu que, mesmo que não se usem os dois cores com uma só aplicação, podes estar a jogar um jogo tipo HL2 num monitor com um dos cores, e a fazer um encoding de divx no outro, com o outro core.

E isto é possível já hoje, desde que tenhas o XP professional, pois o XP home só suporta sistemas uniprocessador.
 
blastarr disse:
O "povão" já descobriu que, mesmo que não se usem os dois cores com uma só aplicação, podes estar a jogar um jogo tipo HL2 num monitor com um dos cores, e a fazer um encoding de divx no outro, com o outro core.

E isto é possível já hoje, desde que tenhas o XP professional, pois o XP home só suporta sistemas uniprocessador.

O Povão tem uma X300 ou uma Fx5300 e o HL2 ja se borra todo.
Para alem de k nem sabem instalar 1 codec quanto mais encodes.

O DC tem uso para algumas pessoas mas não para o povão.
 
Então criticas o preço e posicionamento de mercado pq ?
De repente os Pentium D já são bons, só pq estão num kit da apple e são mais baratos ?
 
blastarr disse:
Há por aqui muito boa gente a comprar single cores FX55 e 4000+ a 700 e 800 euros, achas mal cobrar valores semelhante por dois cores ?

Desde quando é que um novo CPU (forget Celeron) é barato logo no momento da introdução no mercado ?

Desculpa... afinal é tudo rico e eu ainda não tinha dado por isso... :(

Vou perder a vergonha e dizer que tenho um P4 a 2.533 GHz ... não me gozem por favor
 
blastarr disse:
Read the specs:

-300mm e 65nm, SOI ou mesmo SSOI

Provavelmente, não serão mais caros do que os cpu's actualmente no mercado.
Isto decorre do bom ritmo da nova fab36 da AMD, que deve entrar em produção precisamente entre o último trimestre deste ano e o primeiro do próximo.
Coincidências ;)
Só digo uma coisa

VENHAM ELES EM QUANTIDADES ABSURDAS e ABSURDAMENTE barato!!!:007: :007: :007: :007: :001: :001: :001:


só espero que a nova fab36 e estes novos processos de fabrico ajudem a derrubar os preços e espero eu @ oldie style Athlon XP :P
 
É que não é só a fab36 e a actual fab30...
A Chartered Semiconductor de Singapura tb vai ter uma linha de produção de AMD64 no último trimestre deste ano, é a AMD que está a instalá-la.
 
chight disse:
Hmmm quando vi o post pela primeira vez e li "AMD 4 cores" pensei que eles fossem lançar os CPU's à lá Ipod mini: em verde, rosa, silver e azul :D


Priceless :D :x2:
É só que faltava... bem nem digo nada... se a intel se lembra duma dessas :P :lol:
 
A AMD aos poucos e poucos lá vai conseguindo ganhar mercado e de forma sólida.
Quando a AMD disse no final dos XP que os seus processadores iriam ter sempre o melhor desempenho fiquei um pouco ceptico, mas a verdade é que cumpriram. E no geral das apps o A64 ganha.
 
E o mais engraçado é que, aparte as extensões AMD64, SSE2/3 e o controlador de memória integrado, o core do Athlon e Athlon XP está quase sem modificações, (isto segundo as comparações de die-shots que eu vi comentadas) o que só comprova a qualidade desta arquitectura, desde 1998.
 
Esses Quad-Core provavelmente são com zMb cache por core... Não ganhariam mais se fosse 4 vezes zMb de cache partilhados pelos 4 cores?

A performance em tarefas que necessecitem só de 1 processador será maior...
e em multitarefa é alocado mais espaço para o processador k necessite mais dele...

...digo eu...

EDIT: Não digo nada... lol
Visto que a memoria só poderá ser acedida por 1 de cada vez... perdiria performance :S
Tá na hora é deles pensarem em memorias de "multi-acessos" lol

[[]]
 
Última edição:
Não sei como funca isso do crossbar... mas penso que fica-mos na mesma...

Já agora cada processador multicore terá apenas um controlador de memoria partilhado pelos cores ou um controlador em cada core ligados entre si?

A unica maneira de aceder a uma cache partilhada sem causar danos na performance seria po-la a bombar a X vezes o clock dos cores, em que X é o numero de cores... lol
Assim em cada clock dos X cores, acedia-se no maximo X vezes à cache... cada uma delas por cada core...

mas vcs tão a ver memorias a funcar a pelo menos 8.000Mhz (4 cores x 2.000Mhz)? Eu por enquanto não... ;)
 
2007 para Multi cores.

01311sz1i99730004sa.jpg


Mais info -> http://www.extremetech.com/article2/0,1558,1826595,00.asp?kc=ETRSS02129TX1K0000532

Slides -> http://epscontest.com/presentations/05q2_analyst-day.htm?slide=1&a
 
Creio que foi uma má jogada por parte da AMD já anunciar ou pelo menos especular 4 cores. Só vai meter o mercado ainda mais confuso, pois a maioria do pessoal ainda nem sequer tem conhecimento dos 2 cores que mal estão em circulação, como também vai causar alguma hesitação na compra e deixar o investimento para mais tarde. A reacção da Intel não merece comentários. Se se confirmar esse lançamento de 4 cores para dentro de 1 ano, foi uma má jogada na minha opinião.
 
Nessa altura, dual-cores serão o mainstream, não há mal nenhum, pelo contrário, cria a percepção de liderança da AMD a nível tecnológico e tranquiliza os investidores acerca das suas capacidades de inovação/competição com um rival mto maior.

Acho que a AMD aínda vai dar mais dissabores à Intel nos próximos anos.
 
Uma breve introdução de processadores com 4 cores quer dizer que os processadores com 2 cores vão baixar significativamente de preço! Estão a ver um X2 4400+ abaixo dos 250€ daqui a um ano? Pois! A Intel que se cuide!
 
Estou de acordo com evoluam o hardware, mas estão a se esquecer do software.
Como é k os gajos vão conseguir acompanhar esta cavalgada de evoluções atras de evoluções??
 
Back
Topo