1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

AMD’s Dual-Core Desktop Chip Due in June

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Madril, 11 de Abril de 2005. (Respostas: 36; Visualizações: 2229)

1. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Mais cedo que o esperado.

2. pmfsv

pmfsv Power Member

E os Pentium D precisam de board nova devido a mudanças do pin layout... Os Toledo não. AMD na crista da onda mais uma vez...

3. HiGhVoIcE

HiGhVoIcE Power Member

ainda estou curioso como é que a AMD vai fazer para ter dois nucleos usando o mesmo chipset e a mesma alimentação...será que alguem me consegue explicar?

4. Tafinho

Tafinho Power Member

Clocks mais baixos.

5. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Talvez com um processo de fabrico d 0.65n. E talvez com o uso de low-k dialectrics.

6. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

not exactly...

dual-core 2.4ghz aqui
    2.4ghz, tirando o FX, é de momento a frequencia mais alta para o A64 single-core.
    já vem de muito longe a afirmação que a Amd tem os dual-core preparado desde
    o inicio.
    Ainda para mais, a julgar pela noticia que nem vai ser preciso trocar de board...

daí eu ter dito na outra thread que este A64 dual-core é duma aposta win-win tanto para gamers como para Boincadores ou dvd-rips whatever, pois á partida nos jogos nao perde, e no resto so tem a ganhar

Última edição: 11 de Abril de 2005
  7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Por agora não.

------------------------------

Eles têm Turions a 25 (1.8 ghz) e 35 W (2.0), que são A64 single core, 0.09 nm, com 512 KB, por isso com os dual core não deve haver grande problema.

8. blastarr

blastarr Power Member

É simples, o controlador de memória pode ser partilhado pelos dois cores, ao contrário dos intel, onde ele está na northbridge da motherboard (ele precisa de um update, daí a incompatibilidade com as mobos i915/925).
    Tudo o que é preciso para um athlon64/opteron dual core é um update da bios flashado na eeprom. :)

O consumo de energia de um dual core A64 a 90nm é mais ou menos o mesmo de um single core a 130nm.

9. HiGhVoIcE

HiGhVoIcE Power Member

e como é que é isso se o bicho tem (mais do) dobro de transistors? ou lançaram os processadores antigos já tendo o dual core em vista ou vão ter que fazer uma grande magia...

no entanto, e isto é so uma opinião pessoal, acho que era melhor desenvolver a plataforma por completo, ou seja dual-core + northbridge (+ south). Para mim isto era a oportunidade perfeita de implementarem normas como sata II. etc etc

10. SamuHell

SamuHell Power Member

Se o mais barato custar menos de €250 e fizer um overclock simpático (220x10) a ar, é um investimento interressante. (... oh Zézé, é um spônhamus...)

11. Tafinho

Tafinho Power Member

SATA II não qualquer relação com o CPU. É sempre implementado pela Southbridge.

12. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

pelo mesmo motivo que um F40 feito hoje seria mais rapido que um feito à 10 anos atras... Tecnologias de fabrico, a Amd tem umas quantas na manga, tipo SOI Low K etc..

13. HiGhVoIcE

HiGhVoIcE Power Member

eu sei, apenas não entendeste o meu ponto...com esta transição de single para dual core podia-se aproveitar para a implementação como normas standard de certas tecnologias como a Sata II (isto no caso do desenvolvimento de nova plataforma)

PS - é obvio que depende da disponibilidade dessas tecnologias...

14. Tafinho

Tafinho Power Member

São independentes. Podes ter qualquer uma delas sem ter a outra.

15. Baía

Baía Power Member

e preços dos meninos?

16. SilveRRIng

SilveRRIng Power Member

Do que sei, das tecnologias disponiveis, a AMD apenas não implementou algo semelhante ao HyperThreading da Intel. Deverão haver mais que muitas que desconheço mas possivelmente ou não estão disponiveis (propriedade alheia) ou não valeria a pena (relação die area/performance).

Também estou curioso quanto ao preço dos bichos e também que tipo de classificação irá a AMD usar, se ainda for baseado na performance. Cheira-me a mais um polémico debate de relatividade de "performance ratings"...

17. blastarr

blastarr Power Member

Não têm o dobro dos transístores, o controlador de memória é o mesmo, com este ou aquele pequeno tweak, o bus hypertransport é o mesmo, etc.
    A própria AMD sugeriu em muitos whitepapers que o A64 foi desenhado desde o início para suportar dual core ou multiprocessamento (vejam como o opteron tem já 3 links hypertransport, apesar do mesmo nº de transístores dos A64 FX que só têm um).
    É um pouco a situação dos prescott, todos eles têm o EM64T, mas só recentemente começaram a activá-los, o mesmo se sucedeu com o Hyperthreading nos P4 originais.

P.S.:
    A nvidia vai lançar uma nova versão do Nforce4 para A64 (codename C54G) que é a tradicional Northbridge/Southbridge, incluíndo já gráficos onboard. Pouco mais se sabe acerca de outras features.

Última edição: 12 de Abril de 2005
  18. Elrond

Elrond To fold or to FOLD?

venham...plo menos estes n custam o mesmo q 2 cpus:rolleyes:

19. Morpheus

Morpheus Banido

sim supostamente o seu preço era só mais uns meros 100 € a 150 € de inflação em relação ao preço dos cpu's actuais...

Partilhar esta Página