AMD’s Dual-Core Desktop Chip Due in June

Madril

1st Folding then Sex
AMD’s Dual-Core Desktop Chip Due in June
AMD’s Toledo to Emerge in June, Sources Suggest

With dual-core server chips of Advanced Micro Devices possibly slated to be introduced on the 21st of April, some sources suggest that the first desktop dual-core microprocessors from the company will be on the market by the end of June.

“AMD will announce at an event on April 21 in New York that the first dual-core Opteron processors are available, months ahead of schedule, sources familiar with the situation said. The Sunnyvale, Calif.-based chipmaker also is expected to announce its dual-core chips for personal computers will go on sale in June,” a news-story by CNET News.com claims.

The probable prospective plan of Advanced Micro Devices suggests that AMD will launch AMD Opteron 200- and 800-series dual-core processors at 1.80GHz, 2.0GHz and 2.20GHz in the second quarter of 2005. The operating frequencies of AMD’s desktop dual-core chips are unclear, but usually the company’s desktop processors operate at a bit higher clock-speed compared to the company’s server products.

Both Advanced Micro Devices and its larger rival Intel Corp. are on the forefront to introduce their x86 processors with two computing engines instead of traditional one. But the two companies have slightly different approaches to do this. AMD plans to firstly unveil its server-aimed dual-core Opteron processors and then follow with desktop-oriented dual-core Athlon 64 chip, which is code-named Toledo, in the second half of the year. Intel intends to commercially release its desktop Pentium D and Pentium Extreme Edition chips in May with dual-engine Xeon processor entering the market in early 2006.

AMD’s dual-core processors for desktops and servers are expected to be able to operate within existing Socket 939 and Socket 940 infrastructures provided that the mainboards have BIOS support for them.

Officials for Advanced Micro Devices did not comment on the news-story.



Fonte: XbitLabs



Mais cedo que o esperado.
 
E os Pentium D precisam de board nova devido a mudanças do pin layout... Os Toledo não. AMD na crista da onda mais uma vez...
 
ainda estou curioso como é que a AMD vai fazer para ter dois nucleos usando o mesmo chipset e a mesma alimentação...será que alguem me consegue explicar?
 
HiGhVoIcE disse:
ainda estou curioso como é que a AMD vai fazer para ter dois nucleos usando o mesmo chipset e a mesma alimentação...será que alguem me consegue explicar?


Talvez com um processo de fabrico d 0.65n. E talvez com o uso de low-k dialectrics.
 
Tafinho disse:
Clocks mais baixos.
not exactly...

dual-core 2.4ghz aqui
2.4ghz, tirando o FX, é de momento a frequencia mais alta para o A64 single-core.
já vem de muito longe a afirmação que a Amd tem os dual-core preparado desde
o inicio.
Ainda para mais, a julgar pela noticia que nem vai ser preciso trocar de board...

daí eu ter dito na outra thread que este A64 dual-core é duma aposta win-win tanto para gamers como para Boincadores ou dvd-rips whatever, pois á partida nos jogos nao perde, e no resto so tem a ganhar
screenshot25cg.jpg
 
Última edição:
Winjer disse:
Talvez com um processo de fabrico d 0.65n.

Por agora não.

------------------------------

Eles têm Turions a 25 (1.8 ghz) e 35 W (2.0), que são A64 single core, 0.09 nm, com 512 KB, por isso com os dual core não deve haver grande problema.
 
É simples, o controlador de memória pode ser partilhado pelos dois cores, ao contrário dos intel, onde ele está na northbridge da motherboard (ele precisa de um update, daí a incompatibilidade com as mobos i915/925).
Tudo o que é preciso para um athlon64/opteron dual core é um update da bios flashado na eeprom. :)

O consumo de energia de um dual core A64 a 90nm é mais ou menos o mesmo de um single core a 130nm.
 
blastarr disse:
É simples, o controlador de memória pode ser partilhado pelos dois cores, ao contrário dos intel, onde ele está na northbridge da motherboard (ele precisa de um update, daí a incompatibilidade com as mobos i915/925).
Tudo o que é preciso para um athlon64/opteron dual core é um update da bios flashado na eeprom. :)

O consumo de energia de um dual core A64 a 90nm é mais ou menos o mesmo de um single core a 130nm.

e como é que é isso se o bicho tem (mais do) dobro de transistors? ou lançaram os processadores antigos já tendo o dual core em vista ou vão ter que fazer uma grande magia...

no entanto, e isto é so uma opinião pessoal, acho que era melhor desenvolver a plataforma por completo, ou seja dual-core + northbridge (+ south). Para mim isto era a oportunidade perfeita de implementarem normas como sata II. etc etc
 
Se o mais barato custar menos de €250 e fizer um overclock simpático (220x10) a ar, é um investimento interressante. (... oh Zézé, é um spônhamus...)
 
HiGhVoIcE disse:
ou seja dual-core + northbridge (+ south). Para mim isto era a oportunidade perfeita de implementarem normas como sata II. etc etc


SATA II não qualquer relação com o CPU. É sempre implementado pela Southbridge.
 
Tafinho disse:
SATA II não qualquer relação com o CPU. É sempre implementado pela Southbridge.

eu sei, apenas não entendeste o meu ponto...com esta transição de single para dual core podia-se aproveitar para a implementação como normas standard de certas tecnologias como a Sata II (isto no caso do desenvolvimento de nova plataforma)

PS - é obvio que depende da disponibilidade dessas tecnologias...
 
HiGhVoIcE disse:
eu sei, apenas não entendeste o meu ponto...com esta transição de single para dual core podia-se aproveitar para a implementação como normas standard de certas tecnologias como a Sata II (isto no caso do desenvolvimento de nova plataforma)


São independentes. Podes ter qualquer uma delas sem ter a outra.
 
HiGhVoIcE disse:
eu sei, apenas não entendeste o meu ponto...com esta transição de single para dual core podia-se aproveitar para a implementação como normas standard de certas tecnologias como a Sata II (isto no caso do desenvolvimento de nova plataforma)

PS - é obvio que depende da disponibilidade dessas tecnologias...
Do que sei, das tecnologias disponiveis, a AMD apenas não implementou algo semelhante ao HyperThreading da Intel. Deverão haver mais que muitas que desconheço mas possivelmente ou não estão disponiveis (propriedade alheia) ou não valeria a pena (relação die area/performance).

Também estou curioso quanto ao preço dos bichos e também que tipo de classificação irá a AMD usar, se ainda for baseado na performance. Cheira-me a mais um polémico debate de relatividade de "performance ratings"...
 
HiGhVoIcE disse:
e como é que é isso se o bicho tem (mais do) dobro de transistors? ou lançaram os processadores antigos já tendo o dual core em vista ou vão ter que fazer uma grande magia...

no entanto, e isto é so uma opinião pessoal, acho que era melhor desenvolver a plataforma por completo, ou seja dual-core + northbridge (+ south). Para mim isto era a oportunidade perfeita de implementarem normas como sata II. etc etc

Não têm o dobro dos transístores, o controlador de memória é o mesmo, com este ou aquele pequeno tweak, o bus hypertransport é o mesmo, etc.
A própria AMD sugeriu em muitos whitepapers que o A64 foi desenhado desde o início para suportar dual core ou multiprocessamento (vejam como o opteron tem já 3 links hypertransport, apesar do mesmo nº de transístores dos A64 FX que só têm um).
É um pouco a situação dos prescott, todos eles têm o EM64T, mas só recentemente começaram a activá-los, o mesmo se sucedeu com o Hyperthreading nos P4 originais.

P.S.:
A nvidia vai lançar uma nova versão do Nforce4 para A64 (codename C54G) que é a tradicional Northbridge/Southbridge, incluíndo já gráficos onboard. Pouco mais se sabe acerca de outras features.
 
Última edição:
Back
Topo