Acabaste por tocar nos mesmos pontos que eu no post anterior (mas de forma resumida):
Claro que sei, por isso é que disse isto. A ligação dedicada CPU <-> RAM seria uma ligação CPU+GPU <-> RAM, com o Fusion... no fundo é a ideia que o timber partilhou também.
Exacto, mais uma razão para a necessidade do tal bus dedicado com uma largura de banda superior, porque ...
Como é que achas que o esquema Turbocache/Hypermemory acede à memória do sistema ?
Achas que possuem controladores das gráficas, além de controlar a memória dedicada, também possuem controladores de memória DDR-2 onboard, é isso ?
Wrong.
Acedem ao controlador de memória do sistema, via PCI-Express e desse bus à Northbridge (no caso da AMD, via controlador de memória integrado na CPU).
Não acredito que a AMD implemente uma solução integrada deste género sem uma ligação dedicada CPU <-> RAM, até porque vêm aí novos tipos de memórias com maior largura de banda e latências mais baixas...
A ideia de ter memória partilhada entre o CPU e a GPU utilizando ambos os mesmo controlador de memória e comunicando entre ambos em algum bus dedicado rápido parece-me interessante.
Chega ao ponto em que naturalmente ambos estarão no mesmo die e no fundo não teremos mais que um "CPU" apesar de este ter pouco a ver com os actuais CPUs
No entanto isto ainda está longe
Claro que sei, por isso é que disse isto. A ligação dedicada CPU <-> RAM seria uma ligação CPU+GPU <-> RAM, com o Fusion... no fundo é a ideia que o timber partilhou também.
Não seria uma solução "inversa" porque aqui o controlador é o mesmo e serve tanto CPU como GPU, o que acaba por ser ainda mais eficiente (nenhum fica em desvantagem em relação ao outro).Ao contrário do que aconteceu com a passagem do controlador de memória para a CPU, a passagem de uma gráfica que já dependia do controlador de memória da primeira para a die da segunda é bem menos interessante.
Muito mais eficiente seria uma solução inversa, como a MS implementou na Xbox 1 (Nvidia) e na Xbox 360 (ATI), onde o controlador de memória partilhada está na GPU, não na CPU.
Em performance gráfica, muito mais do que a latência, o que interessa é a largura de banda em bruto, combinada com esquemas de conservação da mesma, como Z-Buffers, compressão de cor e texturas, etc.
Exacto, mais uma razão para a necessidade do tal bus dedicado com uma largura de banda superior, porque ...
A largura de banda seria mais útil para a parte gráfica do CPU+GPU, a latência seria mais útil para a parte "general purpose".para que o "Fusion" seja verdadeiramente revolucionário, também é preciso contar com evolução neste aspecto.
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