Amen = Problemas

nunoms

Power Member
Viva,

Tenho um servidor dedicado na Amen. E tinha o Plesk 7.5.6 e mandei-os actualizar para a versão 8.

Acontece que actualizaram e agora não consigo aceder ao plesk.

Disseram:"O update está feito mas devido ao facto de o idioma Português não ser suportado, o update corrompeu a licença, sendo que estamos a tentar verificar com a Parallels a melhor forma de resolver esta questão."

Depois ainda disseram:"O servidor vai ter de ser reinstalado para que seja atribuída nova licença ao Plesk, visto que a que tem está bloqueada à versão antiga, a nova instalação já vem por defeito com o Plesk 8.6."


Isto é normal acontecer ou eles são incompetentes?

O que faço agora?
 
As licenças do Parallels Plesk podem ser alteradas sem qualquer necessidade de reinstalação. Logo, essa não será a razão da reinstalação. Provavelmente será necessária uma nova licença, tendo em conta a alteração da "major version".

Um update de 7.5 para 8.6 (atenção que a ultima versão é já a 9.2) é algo complexa, e muito susceptível a falhas. O Plesk não é propriamente um software "problem-free" quando chega a updates, pelo que é provável que algo não tenha corrido bem devido ao próprio software, e não a falta de competência de quem o fez. Sendo esse o caso, também é possível que seja necessária a intervenção da Parallels, sendo que, esse tipo de intervenções geralmente é algo demorado. Regra geral, surgem problemas, mas são passíveis de resolver sem grandes dificuldades (mas por vezes exigem muito trabalho repetitivo).

Se tiveres poucos sites, faz um backup dos dados e procede à reinstalação. Se tiveres muitos, então deverás considerar a correcção, e aguardar pela intervenção da Parallels. Tenta ver com eles a possibilidade de te reinstalarem um servidor paralelo com o 8.6 e tentarem uma migração através do "Migration Manager", já que este não exige o devido funcionamento do Plesk no servidor de origem, apenas a instalação de um agente. Assim ficarias com um servidor "clean".
 
Eu diria que tens um problema nas mãos. Tenta junto do fornecedor que te façam um backup ou que installem o Plesk numa nova máquina para poderes migrar os sites.

Numa migração recente da 8.4 para a 9 (versão actual) do plesk windows só foi necessário pedir para a Parallels actualizar a chave antes do upgrade.

Não vou dizer que o que aconteceu parte da incompetencia ou não do staff deles, pois desconheço como o processo decorreu. Quando pediste o upgrade não te deram garantias que os dados não se perderiam?

Já agora, tens todos os sites offline ou está a funcionar?

Saudações e boa sorte nisso...
 
Eles disseram que normalmente correm bem os upgrades.
Tenho os sites e emails a funcionar, mas não consigo entrar no plesk.

Achas que eles iriam aceitar instalar nova máquina para migrar os sites?
 
Tudo depende da forma como foi efectuado o acordo de upgrade. Pagaste? Deram-te ou exigiste garantias?

Se nada foi acordado, no final tudo depende da boa vontade em assumir o problema e resolver a situação. Não perdes nada em pedir....

Saudações
 
Nesse caso é responsabiliza-los e pedir-lhes para resolverem o problema sem perda de dados. Pelo que dizes o serviço está pago e garantiram-te que não haveria problemas, por isso...

Saudações
 
Ligaram-me hoje que vão configurar um novo servidor e passar tudo para lá. Não têm acesso ao plesk quero ver como vão fazer...

Tudo à mão um a um?????
 
Última edição:
O acesso ao Plesk é dispensável para utilizar a ferramenta de migração do Plesk, que consegue migrar todos os dados e definições de forma quase automática. Provavelmente irão fazer isso, o que me parece uma atitude correcta dentro dos possíveis. Peca talvez pelo tempo, mas tendo e conta que todos os restantes serviços estavam funcionais, nem parece ser demasiado grave.
 
Back
Topo