1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Motherboard AmigaOS 4.1 for Sam440ep

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Pentrite, 24 de Setembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 2732)

1. Pentrite

Pentrite Banido

AmigaOS, o sistema operativo que se recusa a morrer, acaba de ser lançado para a plataforma Sam440ep, baseada em PPC. POdem ler mais aqui.

2. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Boas... podias dizer se é um free OS? tipo o Linux? Gostei muito das imagens do OS... é leve no sistema?

Cumps

3. 1NOM155

1NOM155 Power Member

hehe felizmente que n morre. é bem seguro e mais estavel q bosta de win. pena é o preço, por causa disso contento-me com o OS3.1 e ja gozo ...

o OS 4.X (4.0 / 4.1) é pago, mas vale apena, é um sistema fiavel, programavel e ainda corre, algumas, aplicações de sistemas anteriores, OS3.X (3.1 / 3.5 / 3.9) mais compativel com os programas da versao 3.9, podemos tambem correr os jogos antigos tipo turrican, etc, os classicos.

a nivel de hardware requer PowerPC (PPC) para correr, vê mais info em www.amiga.org.

Última edição: 24 de Setembro de 2008
  4. FedoraCore6

FedoraCore6 Power Member

Sim e mais estavel e o que podes fazer com esse OS ?
    De certo nao fazes muito, digo isto sem conhecimento de causa por isso esclareçam-me sff :007:

5. Pentrite

Pentrite Banido

Não é grátis, custa cerca de 125€ e só corre nessa board Sam440ep, corre nos AmigaOne e nos Amigas antigos equipados com acelerador PPC. É suposto ser um dos OS mais leves e rápidos.

6. 1NOM155

1NOM155 Power Member

bom para trabalhos de video e audio, digamos que pudemos dar graças ao q temos por causa dos amigas.

videotoaster é um exemplo, para boa edição de video.

7. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

"Babylon 5"... foram precisos uns quantos 1200 com acelaradoras com co-processador matematico...

:001: afinal ainda há amigos dos Amiga's !!!!!!

E tambem podemos dar graças aos AMIGA's pelas lanpartys, que surgiram pelos mesmos grupos que faziam as partys de Amiga.

Posso dizer, tal como muito que os tiveram, que as saudades de um sistema grafico de janelas que corria, naquele tempo (eu tinha um 8088 a 9.57Mhz!!!!!!, grande bomba!!!) mais depressa num 1200 que hoje em dia o vizta num quad core..... enfim.... estou triste... acabei de me lembrar na regressão que sofremos graças ao bill.....
    Já agora, para quem não sabe.... na altura não havia multi-tasking nos PC's corria-se uma coisa de cada vez, e para surpresa, o AMIGA já tinha multi-tasking!!!

Tal como eu estava a dizer, um SO capaz de correr em sistemas fracos, dai a grande popularidade, parecia que tinhamos um super computador!!! (se calhar até era :D)

Estavel?? hahahahahahah claro, o SO estava na bios!!!!! o resto era janelas...chamava-se na altura "kickstart", quando se ligava podia-se entrar nma bios do 1200, e até tinha rato na bios!!!! Pena mesmo, quando a popularidade do Amiga subiu, o preço tambem, e nessa altura apareceram os 486DX a 33Mhz (era o que eu tinha) com placas graficas com 2 Mb!!! os amigas foram ficado para trás, sobretudo devido ao preço do hardware e ao fraco e lento desenvolvimento do mesmo...

NOTA: na altura, um Amiga 1200 corria o MacOS !!! sem emulação!!!! .... mas afinal estes tambem eram baseados no mesmo tipo de arquitetura e principios de funcionamento.

Na altura o aspecto do SO era muito radical, ainda hoje em dia já pareça normal, mas tem-se mantido basicamente no mesmo desde então, o windows ainda ia na versão 3.1 .

Não querendo dar mais seca a quem veio ler este topico, apenas queria acrescentar, que os maiores programadores do mundo hoje em dia, foram eles mesmo utilizadores dos Amiga's, não querendo nem sequer falar das empresas que faziam jogos, que iam buscar os programadores ás partys de demos dos amigas. Naquela altura havia a modalidade de 1K, 4K, por ai fora...
    Nas modalidades de 4Kb foi quando vi pela promeira vez, 3D, som, texto, animação video, tudo numa DEMO de apenas 4KiloBytes!!!!!!!!!!!!! e a DEMO fazia boot, não precisava de arrancar o workbench (ambiente grafico)!!!.

Foi o berço dos computadores de hoje que utilizam um GPU, que na altura o amiga já tinha, tambem já utilizavam um processador para o som, e por ai fora... MUITO a frente do seu tempo.

É com pena e desgosto que vemos até que ponto chegou o Amiga... mas com alegria vemos que se recusa a morrer, um verdadeiro sistema muito evoluido para o seu tempo.

NOTA: desculpem pelo tamanho do texto, mas, eu podia ficar aqui a tarde toda, e mesmo assim ficavam coisas surpreendentes por dizer sobre o AMIGA.

Cumprimentos
    Judas

Última edição: 26 de Setembro de 2008
  8. Luz Branca

Luz Branca Power Member

9. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

Esqueci-me se falar sobre os programadores do linux original, liderados pela equipa do linuz troval, que foram todos eles em tempos utilizadores do amiga. Aliás, as primeiras versões do Linux corriam nos Amiga's.

10. V3ctor

V3ctor Moderador
    Staff Member

Então é um OS super rápido por 125€, que apenas funciona numa motherboard "Amiga" que pareceu-me ter visto que custa 600$... é isso?

Este SO então é compatível com Photoshops e afins? Ou seja, é um sistema para trabalho?

11. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

O Hardware dos Amiga's está ultrapassado á muito... mesmo com este novo lançamento de motherboards, as capacidades do hardware são evidentes.... algo limitadas... mas apesar do hardware ser fraco, o software é muito rapido e estavel.

Compatibilidade com software PC..... era bom... ficava lento e cheio de bugs.....

12. timber

timber Zwame Advisor

Se realmente querem que isso não morra lancem isso em x86

Se a ideia for matar isso... uum... estão no bom caminho com os PPCs

13. Inacio77

Inacio77 Power Member

Boas recordações me trazem os Amigas.
    Eram maquinas fantásticas para a sua altura.

14. Judas

Judas Moderador
    Staff Member

É pena os inteligentes donos da Amiga na altura não se terem apercebido disso.... até os Mac já largaram os PPC...... os MAC!!!!!

15. iOwA

iOwA Power Member

Se calhar dá-lhes, neste momento, muito trabalho mudar de uma plataforma para outra. Se calhar nao têm recursos que chegue.

16. 1NOM155

1NOM155 Power Member

ainda á versoes de linux que correm, o caso de debian 3.1, num cpu MC68K @ 7,14hz, claro que fica com um aspecto inferior se correr num PPC 240hz. ou num G3/4.

17. jae686

jae686 Power Member

Too Little, To Late ?

18. madafakapc

madafakapc Power Member

Ganda maquina esses Amigas, aqui ainda mora um Amiga 500 que era uma bomba!!! A 7 ou 8 Mhz era uma bomba nos jogos!:003:

19. Boobaloo

Boobaloo Power Member

Eu de vez em quando ainda jogo o Turrican :P...e também tenho saudades dos RPG classicos (ah o Death Knights of Krynn...) e do Monkey Island...
    Grande computador.

Partilhar esta Página