1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Amilo Si 1520 - A aquecer ... MUITO!!!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por NelsonUM, 21 de Maio de 2007. (Respostas: 16; Visualizações: 1656)

  1. Boa noite!

    Adquiri á cerca de 2 meses um Fujitsu-Siemens Amilo Si1520. Estou muito contente com o portátil e as performances não me desiludiram, contudo anda a aquecer demais.
    Depois de uns tempos ligados, fica mesmo muito quente e há poucos dias instalei o Speedfan e na leitura das temperaturas, o disco anda entre os 50º e 60ºC e um dos sensores chega a ultrapassar os 65ºC. Durante o funcionamento não sinto o barulho das ventoinhas. Apenas oiço (e vejo) a da placa gráfica qd carrego algum jogo.
    Isto não deve ser muito normal!!!
    Poderá algum software desligar as ventoinhas? Alguém daqui tem um portátil igual que me possa dizer alguma coisa?

    Abraço

    Nelson Cerqueira
     
    Última edição: 22 de Maio de 2007
  2. Mitch

    Mitch Banido

    esse portátil só deverá ter uma ventoinha, e não é na placa gráfica (nem sequer tem gráfica dedicada)
     
  3. Será essa então a q liga! Pensei que fosse da placa gráfica por só ligar qd corro jogos! Mas será normal só ligar nestes casos?
     
  4. Mitch

    Mitch Banido

    ela deve ligar quando o portátil aquece mais, o que é normal quando corres jogos / aplicações pesadas. esse é o funcionamento normal.
     
  5. DreamOn

    DreamOn Folding Member

    Só "liga" nos jogos porque é quando a utilização do cpu sobe.
    O efeito seria igual se tivesses a correr uma aplicação que puxasse pelo cpu.
     
  6. Mas então a temperatura do disco rondar os 50ºC não é problema? É normal num portátil?
     
  7. Mitch

    Mitch Banido

    o fujitsu não tem software de gestão de energia? se calhar andas sempre com isso a bombar o máximo e por isso aquece muito (então em dias de calor é fantástico).
    os discos de portátil podem aquecer bastante consoante a sua utilização e a temperatura ambiente.

    o meu portátil (também um 12") costuma estar pelos 38º no processador (a 600MHz, voltagem reduzida), mas com estes dias mais quentes sobe para os 44/45º em idle... se usar programas mais exigentes sobe bem para os 50 e tal graus ou 60 (onde entra a ventoinha em funcionamento).

    também tens de considerar que nem todas as leituras de temperatura são correctas, por vezes tenho avisos a dizer "o seu disco duro passou a temperatura de 55º" e ele está frio... :D
     
  8. O q é mais engraçado é q o portátil tem uma tecla específica para o controle da ventoinha, para acelerar ou diminuir a velocidade, para poupar energia, mas não me parece estar a funcionar! Por isso penso que seja problema a nível da ventoinha!
     
  9. balute

    balute Power Member

    O CPU pode trabalhar até 75ºC, é normal, desde que em idle fique abaixo de 55.

    O disco a 60º é que já é preocupante, convinha não passar dos 50/55º... tenta activar o "spin down" ou diminuir a voltagem do CPU, com o Notebook Hardware Control. Tenho o meu T7200 a 1.025V e aquece menos 15% que em default, em full load.
     
  10. Como tinha isto cheio de bicharada, resolvi reinstalar o sistema operativo. Agora, logo q ligo o pc, a ventoinha tb liga e funciona até ao iniciar do windows. Depois desliga e só liga s correr uma aplicação mais pesada q puxe pelo cpu. Contudo, o disco esse continua quente. Haverá alguma maneira de fazer a ventoinha ligar de outro modo, de maneira a arrefecer o disco?
     
  11. Mitch

    Mitch Banido

    a ventoinha não arrefece o disco... só serve para arrefecer o cooler do processador
    o disco tem o calor concentrado na sua caixa, não vai baixar muito a temperatura por arrefeceres o cpu.
    a única maneira de aquecer menos é usar menos o disco.
     
  12. Retirei a protecção inferior do portátil e a ventoinha possui uma espécie de condutas de arrefecimento para o disco. Já q ele aquece tanto, mesmo c pouco uso, sempre seria uma boa ajuda a ventoinha estar mais tempo em funcionamento.
     
    Última edição: 23 de Maio de 2007
  13. Boa noite.
    Tenho andado a pesquisar pela net justamente por este mesmo problema. Tb sou dona de um Amilo SI1520 e o meu tb aquece demasiado. A zona da direita do touchpad fica mesmo quente, tornando-se incómodo o uso contínuo do computador. Tb gosto de "inventar" um bocadinho nestas coisas de informática, por isso se alguém souber de algum software ou alguma solução para por as ventoinhas a funcionar, tb agradecia. (Já tentei o SpeedFan e o NHC. O primeiro n m detecta a ventoinha e o segundo diz-me q o "ACPI is not enabled in this system")
    [​IMG]

    Beijos

    Isabel Monteiro
     
  14. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Olá!

    Experimenta ir à BIOS e activar o ACPI, se existir essa opção. *
     

  15. Tb já tentei, mas na BIOS não há nenhuma opção para isso.
    Mas obrigada na mesma.
     
  16. setekh

    setekh Power Member

    como já disse noutra thread, se o portátil aquece assim tanto, a solução passa frequentemente por comprar 1 notebook cooler ;)
     

Partilhar esta Página