[HTPC] Amlogic S905/S905X/S912 + Libreelec. [outdated]

Obrigado pelas recomendações.

Em relação aos SBC recomendas algum em particular? O odroid n2 é muito falado mas não é fácil de comprar nos sítios habituais e mesmo o preço para mim não é apelativo...
 
@volcom64 compra-se bem no uk mas concordo, é um bocado puxadote.
só experimentei sbc's com s905x s912 e s922x RK3328 e intel.
o que difere é o processamento de imagem, porque de resto em termos de velocidade e navegação vai quase tudo dar ao mesmo
dos acima referidos o s922x ja esta num patamar "hi-fi"
o intel não lhe fica atrás
o s905x e o s912 já são bem mais fraquitos, a nivel de processamento e fazem outputs incorrectos de luminosidade e contraste em 4K (por agora)
rk3328 é superior a estes dois ultimos mas ainda está em fase alpha, pelo menos até sair o novo kodi.
quanto ao s905x2 pode ser que alguem te dê feedback...
recomendo qualquer sbc que seja compatível e desenvolvido pela equipa do coreelec ou do libreelec por exemplo khadas, odroid, pine, lepotato.
se não fores exigente escolhe o mais barato e não te chateies mais, se fores mais exigente poupa 80/90€ e vai buscar um s922x
ps: basta um sbc/box de 2gb não desperdices dinheiro em extra ram o coreelec no maximo consome 600/700mb de ram a correr 4k.
 
Bem, acabei de descobrir um novo mundo. Existem SBC's que permitem fazer algumas brincadeiras bem engraçadas. Sempre estive muito preso a arduinos e RPi's mas agora fiquei com muita vontade de fazer aqui um upgrade...

ps: basta um sbc/box de 2gb não desperdices dinheiro em extra ram o coreelec no maximo consome 600/700mb de ram a correr 4k.

Com esta frase convenceste-me. Acho que vale a pena comprar uma box de 20€ para perceber até onde pode ir. Depois logo penso em realmente fazer um investimento mais a sério nesta área, aliando a alguma domótica que tenho por aqui.

Vou esperar pela sexta feira negra para ver se isto ainda desce mais qualquer coisa.
 
@ffjoao duvido muito que exista à venda em Portugal, só mesmo nos distribuidores europeus da marca que estão designados no site da própria.
o preço mais baixo é mandar vir da própria marca 60 Dollares (2Gb) + Portes correndo sempre o risco de o pacote cair na alfandega

@ffjoao o site da hardkernel tem os links para os distribuidores europeus todos e sim os portes é que tramam tudo, simulei a compra num distribuidor francês salvo erro e o bundle com caixa board e fonte de alimentação dava certa de 85€ ainda assim vou aguardar pela khadasvim3 para ver se os preços de uma ou de outra baixam.

Boas,
Passados alguns meses decidi-me pelo RPi4 de 2GB, já deu para encostar o velhinho htpc intel dual core...
Cumps...
 
Sim é só para Kodi, para o uso que lhe dou até ver tudo ok, no fórum Libreelec existe alguns relatos de problemas, mas como é recente ainda tem muita margem de progressão...
 
Aproveito para complementar um pouco a informação. Em boxes/SBC S922x ou S905x2 já é possível manter android e CoreELEC em simultâneo na memória interna. É um procedimento criado pela equipa CoreELEC mas que só é oficialmente suportado na VIM3/VIM3L. Corre sem problemas na minha GT-KING.
 
Aproveito para complementar um pouco a informação. Em boxes/SBC S922x ou S905x2 já é possível manter android e CoreELEC em simultâneo na memória interna. É um procedimento criado pela equipa CoreELEC mas que só é oficialmente suportado na VIM3/VIM3L. Corre sem problemas na minha GT-KING.

Boas, existe alguma diferença significativa em o Coreelec estar instalado na memória interna ou num cartão micro SD?
 
Boas, existe alguma diferença significativa em o Coreelec estar instalado na memória interna ou num cartão micro SD?
Tudo depende da emmc e do cartão micro SD. Na VIM1 e 2 notei diferença porque a emmc é rápida e de boa qualidade. Na GT King já não senti grande diferença, sinceramente. A grande vantagem para mim é libertar cartões SD e poder utilizar o arranque a partir de SD para testes e da memória interna para uso diário.
 
Eu não o tenho com caixa, fiz apenas uma base em madeira para o fixar e coloquei-lhe uns dissipadores de alumínio e o máximo que o vi foi a 61ºC e o normal dele são 52ºC, comparando com uma caixa chinoca da Mecool que aqui tenho parece gelado...:D
 
Esta pode ser uma boa opção para instalar o CoreELEC ou é overkill? Anda nos 52€
No meu caso necessito de uma que tenha boa captação via wireless.

Magicsee N5 Plus Android 9.0 TV Box 8K HDR Ultra-HD Video with Amlogic S905X3 4GB RAM 64GB ROM Dual-band WiFi USB 3.0 4TB HDD / SSD Hard Drive Expansion
 
Esta pode ser uma boa opção para instalar o CoreELEC ou é overkill? Anda nos 52€
No meu caso necessito de uma que tenha boa captação via wireless.

Magicsee N5 Plus Android 9.0 TV Box 8K HDR Ultra-HD Video with Amlogic S905X3 4GB RAM 64GB ROM Dual-band WiFi USB 3.0 4TB HDD / SSD Hard Drive Expansion
Neste momento, com S905X3, só é suportada a VIM3L. Está previsto suporte mas não no momento.
 
Boas.
Por experiência própria não vale a pena instalar o Coreelec na memoria interna por três razoes:
1 - Ficas sempre com a hipótese de teres o Android instalado na box para qualquer eventualidade (se quiseres instalar algum programa especifico, navegar na net, etc).
2 - Como o Coreelec será especificamente para correr o Kodi num cartão de memoria (e desde que não seja um cartão dos mais "foleiros") não sentiras grande diferença no desempenho.
3 - Se a coisa correr mal, ficas com uma caixinha que só vai servir para pisa-papeis ;)
Esse azarento sou eu... Faz me debrucei algumas vezes sobre a box em questão mas não encontro solução... E está ali no canto a servir de pisa papéis.
 
Tudo depende da emmc e do cartão micro SD. Na VIM1 e 2 notei diferença porque a emmc é rápida e de boa qualidade. Na GT King já não senti grande diferença, sinceramente. A grande vantagem para mim é libertar cartões SD e poder utilizar o arranque a partir de SD para testes e da memória interna para uso diário.
E podemos também usar o mesmo cartão SD quando arrancamos o OS nativo da box a partir da emmc? (para guardar ficheiros, por exemplo).
A GT King é uma boa opção? Não há nada semelhante mais barato?
Infelizmente a GT Mini 2 é ainda difícil de encontrar, especialmente na europa.
 
E para complementar ainda mais a informação, a Beelink associou-se à equipa CoreELEC e estão a ser lançadas versões da King com CoreELEC:
https://www.cnx-software.com/2019/1...o-android-9-0-tv-boxes-coreelec-microsd-card/

@sealight há várias opções numa gama mais barata mas sempre de difícil aconselhamento porque nunca se sabe o que vai sair. A opção natural são as SBC, componentes de qualidade e de recuperação fácil caso alguma coisa corra mal. A N2 não tem o WiFi incorporado mas a grande maioria dos módulos WiFi/bluetooth são compatíveis. Depois há as vim3 e 3L que são excelentes opções também. São a primeira divisão deste tipo de sistema.
As boxes chinesas são mais inconstantes mas há muita escolha na gama das S905X2 que são boas opções.
A GT-King e GT-King pro são muito fortes se não estivermos dependentes do android original.
Quanto ao cartão SD a resposta é não, pelo menos diretamente. Nem tal é conveniente. Pelo contrário, partilhar a emmc num sistema dual boot com a nova ferramenta ceemmc (não suportada oficialmente pela a equipa sem ser nas vim3) é uma excelente opção.a minha King está assim.
 
Última edição:
E podemos também usar o mesmo cartão SD quando arrancamos o OS nativo da box a partir da emmc? (para guardar ficheiros, por exemplo).
A GT King é uma boa opção? Não há nada semelhante mais barato?

Alguém me pode ajudar com esta questão por favor? É que se o mesmo cartão puder ser usado para boot com Coreelec e para armazenar conteúdos visíveis tanto para o Coreelec como para o OS nativo da box então vale a pena comprar um de grandes dimensões, caso contrário não compensa e mais vale comprar um pequeno.
 
Quanto ao cartão SD a resposta é não, pelo menos diretamente. Nem tal é conveniente. Pelo contrário, partilhar a emmc num sistema dual boot com a nova ferramenta ceemmc (não suportada oficialmente pela a equipa sem ser nas vim3) é uma excelente opção.a minha King está assim.
O problema é que a emmc é pequena para armazenamento. O ideal seria um SD card grande capaz de armazenar ficheiros media e servir também para boot com Coreelec. Estás a dizer que isso não é possível?
 
O problema é que a emmc é pequena para armazenamento. O ideal seria um SD card grande capaz de armazenar ficheiros media e servir também para boot com Coreelec. Estás a dizer que isso não é possível?
Estou a dizer que pode não ser direto. Mais, há boxes que suportam até 32gb de cartão SD, a partir daí é lotaria. Para armazenamento externo, o lógico é usar um disco. Os SD são limitados e de longevidade mais que duvidosa.
 
Back
Topo