[HTPC] Amlogic S905/S905X/S912 + Libreelec. [outdated]

@sealight o ideal será instalar o(s) sistema(s) operativo(s) no sdcard e no emmc e ter uma library numa nas ou em dispositivos externos.
essa ideia de "enfiar tudo no mesmo saco" não é prática e irias ter sempre problemas a nivel de espaço.
 
@luissm3 o ideal é ligar sempre por rj45... não sendo mesmo possível podes sempre ir buscar módulos usb como o @fojktapanho disse.
ou seja se tiveres possibilidades vai para s922x e caga no 905d3.
quanto a preços podem sempre arriscar mandar vir um n2 do ameridroid ou então pagar mais uns cobres sem risco de alfandega num distribuidor europeu a khadas não faço ideia se tem ou não distribuidor europeu mas no site devem dizer qualquer coisa.
 
@Hate eu sei, de longe o S922X do ODROID N2 (4 ARM Cortex-A73 e 2 A53). No site Coreano fica por $77 mas deve parar na alfandega. Acho que este site em UK já não deve parar na alfandega, mas fica com portes por 89,56€ . E claro sem HiFi, teria de procurar um módulo usb.
https://www.odroid.co.uk/index.php?route=product/product&path=246_239&product_id=885

No Ameridroid fica por $91,85 já com transporte e incluindo o módulo HiFi usb. Mas deve parar na alfandega.

No meu caso é mesmo impossível utilizar RJ45. O Modem está no escritório, onde é mais útil, ligado via RJ45 ao descktop a duas divisões de distancia.
 
@luissm3 sim eu mandei vir o meu daí (demorou 5 dias) vem do uk portanto não irá parar à alfandega. mandar vir dos usa ou da china fica mais barato mas ha sempre o risco de cair na alfandega e levar com iva e taxa de desenfalgamento.
no site uk com a promo do blackfriday o de 4gb + power supply + microsd + caixa e já com portes fica por 103€ (https://www.odroid.co.uk/index.php?route=product/product&product_id=1001)
é pena não estarem a fazer esta promo com a versão de 2gb.
manda um email à malta da khadas e pergunta lhes se tem distribuidor europeu (ou se enviam para a europa a declarar um valor de 20 dollares ou menos) (os da ameridroid não o fazem eu tentei)
ou em ultimo recurso vai ao site da coreelec e vê quais são as boxes chinesas compativeis com 905d3 e manda vir uma dos sites do costume
 
Última edição:
@luissm3 sim eu mandei vir o meu daí (demorou 5 dias) vem do uk portanto não irá parar à alfandega. mandar vir dos usa ou da china fica mais barato mas ha sempre o risco de cair na alfandega e levar com iva e taxa de desenfalgamento.
no site uk com a promo do blackfriday o de 4gb + power supply + microsd + caixa e já com portes fica por 103€ (https://www.odroid.co.uk/index.php?route=product/product&product_id=1001)
é pena não estarem a fazer esta promo com a versão de 2gb.
manda um email à malta da khadas e pergunta lhes se tem distribuidor europeu (ou se enviam para a europa a declarar um valor de 20 dollares ou menos) (os da ameridroid não o fazem eu tentei)
ou em ultimo recurso vai ao site da coreelec e vê quais são as boxes chinesas com o 905d3 e manda vir uma dos sites do costume
Khadas tem agora Loja na Amazon, podem ver por lá mas atenção que há outros vendedores com Khadas. A Khadas ia fazer promoção Black Friday na Amazon.
 
@sealight o ideal será instalar o(s) sistema(s) operativo(s) no sdcard e no emmc e ter uma library numa nas ou em dispositivos externos.
essa ideia de "enfiar tudo no mesmo saco" não é prática e irias ter sempre problemas a nivel de espaço.
Acabei por comprar então um cartão mais pequeno e vou experimentar quando a box chegar.
Optei pela Beelink GT King a cerca de 98 eur vinda de um armazém em Espanha. Não queria gastar tanto nisto mas as outras opções não eram tão interessantes.
 
@luissm3 sim eu mandei vir o meu daí (demorou 5 dias) vem do uk portanto não irá parar à alfandega. mandar vir dos usa ou da china fica mais barato mas ha sempre o risco de cair na alfandega e levar com iva e taxa de desenfalgamento.
no site uk com a promo do blackfriday o de 4gb + power supply + microsd + caixa e já com portes fica por 103€ (https://www.odroid.co.uk/index.php?route=product/product&product_id=1001)
é pena não estarem a fazer esta promo com a versão de 2gb.
manda um email à malta da khadas e pergunta lhes se tem distribuidor europeu (ou se enviam para a europa a declarar um valor de 20 dollares ou menos) (os da ameridroid não o fazem eu tentei)
ou em ultimo recurso vai ao site da coreelec e vê quais são as boxes chinesas compativeis com 905d3 e manda vir uma dos sites do costume

Hate pois, por esses valores, já nos aproximamos de uma Nvidia Shield ou Uboos AM6 que vem com S922X e tem uma excelente captação WiFi, é android puro (que prefiro apesar de não correr Netfix nem HBO, mas a Odroid tb não).

Se não fosse a distancia ao rooter, comprava uma box mesmo barata apenas para instalar CorELEC e fazer umas experiências. É que as minhas TV's (Samsung e LG) são ambas recentes, já tem NETFLIX e Amazon Prime oficias com teclas no comando. Também utilizo o SS IPTV na LG, com excelente qualidade. Ambas correm muitíssimo bem qq ficheiro MKV H265 DTS.
E as duas captam perfeitamente o sinal HiFi, estando uma a 3 divisões do rooter (corresponde a 10m com 3 paredes pelo meio) e outra a 2 divisões (8m e duas paredes). Não sei se uma box das mais baratas consegue safar-se nestas condições.
Já agora, a TV Samsung é apenas FHD, dava jeito que a box corresse ficheiros HEVC 4K sem stuttering.
Até hoje, só vi a minha LG a fazer stuttering algumas vezes nos últimos tempos, mas o problema não está nem na TV nem no sinal. Acontece apenas no canal Parlamento :)

@fojktapanho sim já vi mas os preços tb são muito altos.
 
@luissm3 a vantagem de um é sbc é que não vem com ram e outros componentes martelados ou mediocres daí que seja sempre melhor opção que os uboos e mecools desta vida. alem disso tens uma enorme comunidade que constrói, desenvolve e dá suporte a diversas builds nomeadamente android, androidtv, armbian, manjaro, volumio, ubuntu, coreelec etc etc e isto tanto se aplica ao odroid n2 como ao raspberrypi3b+ ou qualquer sbc.
até o 905x que aqui tenho corre 2160p HDR sem stuttering mas convem ter tudo ligado por rede, transmitir bitrates elevados por wifi é mais complicado mas aí a culpa nunca será do client.
que testes/experiencias queres fazer? se já tens uma smartv que te lê os formatos todos só vejo a necessidade de um client caso tenhas um receiver multicanal e queiras fazer passagem de audio hd. é isso?
barata só estou a ver a mecool m8s pro+ para aí por 25€ mas terias sempre que comprar um módulo usb para o wifi.
 
@Hate, não deixas de ter razão, num sbc não tem as roots manhosas instaladas e poderei instalar o que quiser. Nas TV Box só instalando no cartão de memória. As experiências é mesmo instalar CorELEC ou LibreELEC ou outras distros e testar. Como nunca tive nenhuma Box, é mais curiosidade :) Por vezes utilizo o browser das TVs mas são impossíveis, lentos, não mantém varias paginas abertas, não se pode instalar adblokers... a box dava jeito para poder instalar o browser que quiser.
A minha TV da sala está ligada via cabo óptico ao AV Receiver Yamaha RX-V596RDS. Qualquer ficheiro com DTS é automaticamente descodificado no AV. Tb já testei ligar o portátil via HDMI e o sinal passa para o AV Receiver que descodifica o DTS de igual forma. O único problema nessa TV é ser apenas FHD, que para a distancia a que se encontra do sofá é mais do que suficiente, mas não reproduz ficheiros 4k. Uma BOX com capacidade de reproduzir ficheiros 4K fazendo o downscale para os 1080p da TV dava jeito. Posso utilizar o portátil, que funciona, mas o processador é fraco e engasga :)
Sim eu utilizo apenas o HiFi para IPTV ou consultas esporádicas no browser, eventualmente youtube 1080p sem problemas. Para ficheiros de video MKV, MP4 com bitrate elevado, x265, DTS... ligo os discos diretamente na USB da TV.
A tua não tem processador S922X? Qual é a que referes S905X?
 
@luissm3 se a tv não é 4k para que queres reproduzir ficheiros com esta resolução? ainda por cima o tone mapping/conversão de hdr para sdr é bastante fraco em qualquer que seja a box e como dizes ainda te encontras a uma distancia razoável da tv...
esse receiver ja é velhote o ideal era teres um com entradas e saídas hdmi que descodifica-se dtshd e truehd assim sendo terá que ser a tv a fazer a descodificação do áudio e a enviá-la para o receiver por óptico
tenho várias sbcs/boxes, falei da mecool m8s pro+ porque costuma estar barata, o coreelec é 100% compativel e deves ter builds de android boas no freaktab mas é uma questão de pesquisares. porque certamente há mais boxes s905x s912 compativeis e baratas
( https://coreelec.org/ -> download -> 9.2.1 stable -> new install = diz-te todas as que são compativies.
o problema do adblocker resolves com facilidade, basta ligares um pihole ao router e ficas com um adblocker para a rede toda(o desempenho do browser na tv é que é mesmo impossivel de resolver).
 
A minha Box GT-King com SoC S922X chegou esta semana e estou bastante satisfeito.
Só hoje tive mais tempo para a usar e as coisas até correram melhor que esperava.
De início até pensei que não seria preciso usar o CoreElec pois as coisas estavam a correr bem com o Kodi em Android mas depois apercebi-me que o pass through de audio não estava a funcionar a 100% em alguns formatos.
Instalei então o CoreElec num cartão e a experiência é muito boa mesmo. Acabaram os problemas no 5.1, mesmo em 4k ou em ficheiros de audio (tenho alguns flacs a 5.1).
Só não consigo simultaneamente ligar / desligar a box com o comando. Já experimentei algumas configurações e ou uso o botão de power no comando para ligar ou para desligar. Não é grave. Ligo com o comando e desligo na opção de menu do Kodi.
 
Última edição:
A minha Box GT-King com SoC S922X chegou esta semana e estou bastante satisfeito.
Só hoje tive mais tempo para a usar e as coisas até correram melhor que esperava.
De início até pensei que não seria preciso usar o CoreElec pois as coisas estavam a correr bem com o Kodi em Android mas depois apercebi-me que o pass through de audio não estava a funcionar a 100% em alguns formatos.
Instalei então o CoreElec num cartão e a experiência é muito boa mesmo. Acabaram os problemas no 5.1, mesmo em 4k ou em ficheiros de audio (tenho alguns flacs a 5.1).
Só não consigo simultaneamente ligar / desligar a box com o comando. Já experimentei algumas configurações e ou uso o botão de power no comando para ligar ou para desligar. Não é grave. Ligo com o comando e desligo na opção de menu do Kodi.
a minha está sempre ligada a funcionar como seedbox também portanto não faço idéia! mas deves ter que alterar o remote.conf provavelmente. no forum do coreelec deves ter a resposta ou então cria mesmo um tópico.
até agora o que é que estas a achar do processamento de imagem?
quanto às settings de áudio certifica-te ainda que as tens assim: https://kodi.wiki/view/Audio_quickstart_guide para não haver downmix nem upmix (ultima coluna)
 
a minha está sempre ligada a funcionar como seedbox também portanto não faço idéia! mas deves ter que alterar o remote.conf provavelmente. no forum do coreelec deves ter a resposta ou então cria mesmo um tópico.
até agora o que é que estas a achar do processamento de imagem?
quanto às settings de áudio certifica-te ainda que as tens assim: https://kodi.wiki/view/Audio_quickstart_guide para não haver downmix nem upmix (ultima coluna)
Seedbox? No Android ou no Linux do Coreelec? Na partição de Android da Box tenho a App cliente Flud mas ainda não procurei nada para o Linux/CoreElec/Kodi. Se não tiver de fazer boot pelo Android para isso melhor. Que cliente usas?

Obrigado pelos settings de Audio, já tinha tudo assim excepto os 7.1 - tinha 5.1 pois o meu sistema de som é 5.1 mas de facto faz sentido deixar o coreelec passar os 7.1 canais e depois o amplificador trata do resto.

Ainda não posso dizer muito do processamento de imagem pois tenho passado mais tempo a ouvir música que ver vídeos mas do pouco que vi pareceu-me bastante bem - tudo depende da fonte, claro.
 
Seedbox? No Android ou no Linux do Coreelec? Na partição de Android da Box tenho a App cliente Flud mas ainda não procurei nada para o Linux/CoreElec/Kodi. Se não tiver de fazer boot pelo Android para isso melhor. Que cliente usas?

Obrigado pelos settings de Audio, já tinha tudo assim excepto os 7.1 - tinha 5.1 pois o meu sistema de som é 5.1 mas de facto faz sentido deixar o coreelec passar os 7.1 canais e depois o amplificador trata do resto.

Ainda não posso dizer muito do processamento de imagem pois tenho passado mais tempo a ouvir música que ver vídeos mas do pouco que vi pareceu-me bastante bem - tudo depende da fonte, claro.
exacto deixa-o passar os canais todos para o receiver e a partir daí ele que trate do resto.
estou com um odroid n2 a correr coreelec(linux), não tenho nada em dualboot neste momento. mas ja testei androidtv e umas distros linux para brincar com o desempenho do bicho
Quanto á seedbox, basta instalares os pacotes do transmission no coreleec (já estão no repositório) ligar um disco à board e está feito depois acedes pelo browser!
quanto às fontes no áudio só utilizo flacs e no video mkvs sem compressão
 
A minha Box GT-King com SoC S922X chegou esta semana e estou bastante satisfeito.
Só hoje tive mais tempo para a usar e as coisas até correram melhor que esperava.
De início até pensei que não seria preciso usar o CoreElec pois as coisas estavam a correr bem com o Kodi em Android mas depois apercebi-me que o pass through de audio não estava a funcionar a 100% em alguns formatos.
Instalei então o CoreElec num cartão e a experiência é muito boa mesmo. Acabaram os problemas no 5.1, mesmo em 4k ou em ficheiros de audio (tenho alguns flacs a 5.1).
Só não consigo simultaneamente ligar / desligar a box com o comando. Já experimentei algumas configurações e ou uso o botão de power no comando para ligar ou para desligar. Não é grave. Ligo com o comando e desligo na opção de menu do Kodi.
Já experimentaste isto:
https://discourse.coreelec.org/t/coreelec-bl301-wake-up-feature-inject-bl301/6321
 
Antes de mais fojktapanho obrigado pela resposta, vou testar com o Coreelec e depois reporto se conseguir por a funcionar os Tunners.

Boa Noite Amigo,

Na realidade, Já tinha a GTC freesat , serve perfeitamente para o que se distinta .... mas como tal quando vi a possibilidade de meter um linux outras portas se abririam em termos de funcionalidades da caixa,
Resumindo tudo funciona menos os dvbs o que fica um sabor amargo pois box como a MECOOL KI PRO com o mesmo SoC tem suporte do coreelec e libreelec.


Finalizando.
Tentei de tudo ... extrair .dtb da rom original editar as existentes com partes da original .... etc....

Obrigado a todos se conheceram for de dar a volta sem ser com tunners externos deiam uma dica.
 
Back
Topo