Após já ter sido o dono de um E11 e de o ter experimentado tanto com IEM's (Phonak PFE) e headphones (Creative Aurvana Live!), queria deixar aqui uma opinião quanto ao uso destes amp's (ainda que provavelmente controversa).
Ouve-se tanta coisa quanto às melhorias que se obtêm com o uso de amplificadores de auscultadores, nomeadamente em IEM's, quem uma pessoa é capaz de ficar imediatamente "pressionada" para comprar um. As melhorias são sempre discutíveis, tal como a sua influência na experiência como um todo. Os Phonak são um bom exemplo de teste, pois sempre foram considerados como sendo uns dos IEM's que mais beneficiam com amplificação. As diferenças com o E11 notam-se. Mas a questão aqui é: compensa assim tanto? O problema nem é tanto o valor do amplificador (no caso do E11), mas mais o aspecto prático. A diferença entre só ter que transportar 1 aparelho e ter que transportar 2 (que nem sequer têm uma forma 100% fiável de andarem juntos) é bastante grande. E depois a questão das pilhas/bateria também pesa muito no assunto.
No caso dos Creative, a amplificação é pouco ou quase nada necessária. Mas mesmo que fosse, será que seriam headphones para transportar na rua com um conjunto mp3+amplificador? Não. São recomendados para usar mais dentro de casa. Comprar um amplificador para ouvir em casa é capaz de fazer mais sentido. Mas mesmo assim, não será que um Classic sem amplificador dedicado consegue guiar os Creative decentemente? A questão é que consegue.
Para terminar, lembrem-se de uma coisa: em gamas mais baixas, o uso de amp's é completamente evitável. Se em headphones isto é verdade, então em IEM's ainda mais é, dada a sua maior eficiência e geralmente impedâncias mais baixas. Posso dizer que passado algum tempo sem ter o E11, não sinto qualquer falta dele. Tanto os Phonak como os Creative tocam maravilhosamente bem da saída de auscultadores do Classic. As melhorias, lá está, existem. Mas será que compensam para as "chatices" que depois se têm? Nas gamas mais altas tanto de headphones como IEM's, é capaz. Quando estamos a tratar de IEM's de gama baixa-média, a minha sincera opinião é que não é o melhor investimento que se pode fazer num sistema portátil.