Amp’s/DAC’s - Qual Comprar?

Ele como nao mencionou.. pode querer um dia utilizar e assim já fica servido.
Acho que 1500€ é desnecessário para Dac/Amp. Eu com esse orçamento comprarva um RME ADI-2 e gastava o resto em headphones que é o que realmente faz a diferença.

Se quiser mesmo gastar a sério é uma boa opção o RME ADI-2 mas para os phones que tem e sem saber se é um caminho pelo qual quero enveredar torço logo o nariz.

De resto:

Topping D30 e jds amp.

Um mais para o DAC um menos para o amp, que não gostei nada, isto se estiveres a falar do atom.
 
Welp, acabei por fazer upgrade: como aconselhado comprei um dx7s para dac e um mjolnir 2 para preamp, ainda só tive esta semana para os ouvir mas diferença é enorme, obrigado pessoal :)
 
Preciso de comprar um conversor de digital para analógico.

A minha TV é uma Samsung RU7105, que apenas tem saída audio digital óptica. Tenho umas colunas Harman Kardon soundsticks II que apenas se ligam via 3.5mm jack.

Pelo que percebi preciso de comprar um DAC, e então agora surge-me uma dúvida. Visto que a TV possui HDMI ARC, o que seria melhor? Um conversor que receba HDMI e faça output de 3.5mm ou um que receba TOSLINK e faça ouput de RCA/3.5mm?

Confesso que sou um pouco leigo nestes assuntos. Objectivo é, obviamente, não perder qualidade de som e ter um setup minimalista visto querer aproveitar estas colunas enquanto não compro uma soundbar.

Algo importante é de que gostava de continuar a controlar o som via comando da TV.
 
Boas,

Deixo aqui este link do site que considero mais fiável e sério no que diz respeito a reviews de DACs (e não só): https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?reviews/

Nestas coisas do audio, a sugestão, as expectativas e o wishfull thinking tem um peso enorme, e a subjectividade daí resultante pode distorcer um veredicto final. Este site faz testes profundos (não subjectivos) aos equipamentos, e consegue desmistificar muita coisa. Demora algum tempo até começarmos a perceber quais as características que realmente fazem a diferença, mas com tempo dá para perceber bem que há muito gato por lebre aí a ser vendido, que há também coisas caras que valem o que pedem por elas, e outras baratíssimas que têm uma performance bem aceitável.
 
Deixo aqui este link do site que considero mais fiável e sério no que diz respeito a reviews de DACs (e não só): https://www.audiosciencereview.com/forum/index.php?reviews/
Não é. O Amir é uma pessoa execrável e de "science" esse site tem pouco. Qualquer DAC moderno tem excelente performance, as diferenças nas medições geralmente são muito abaixo do audível (que é cerca de -60 dB abaixo do sinal). Para utilização numa TV, qualquer um serve.
@OubeLa uma simples pesquisa por DAC na Amazon espanhola deu-me aparelhos com ARC e Toslink por pouco mais de 20€. Eu pessoalmente experimentava um desses antes de ir para coisas mais caras. Mas isto para TV e porque 20€ não me fazem grande mossa...
 
@Wildstar fiquei agora confuso.

Achas que as diferenças medidas são abaixo do audível, e que por isso qualquer DAC serve, ou as diferenças medidas são irrelevantes e que há outras coisas que fazem um DAC melhor do que outro?
 
Achas que as diferenças medidas são abaixo do audível, e que por isso qualquer DAC serve, ou as diferenças medidas são irrelevantes e que há outras coisas que fazem um DAC melhor do que outro?
As diferenças medidas não são irrelevantes se forem em pontos cruciais. Mas estes testes não medem o som de um aparelho, apenas uma das suas facetas.

Harmónicos de distorção e/ou ruído 60 dB abaixo dum sinal monotónico não são audíveis. Vá lá, considere-se -70 dB para ser mais seguro. Qualquer DAC decente desde há 20 anos que faz melhor que isso.
Só que um sinal monotónico não existe fisicamente, e muito menos em música. Um sistema pode ser excelente a reproduzir uma onda de 1 kHz e falhar quando em combinação com outros sinais e com transientes à mistura. E isto não é mensurável com os testes usuais, que só se fazem por serem simples. Durante mais de 100 anos de gravação e reprodução do som que se tenta criar testes melhores, mas nunca pegaram porque requerem metodologias muito complicadas e difíceis de implementar correctamente.

Para som de televisão e com as colunas referidas, não acho que diferenças no DAC sejam audíveis. E nem sequer é necessário amplificador.

Agora, se estivermos a falar de um bom sistema de alta-fidelidade e/ou auscultadores (e gravações de qualidade!) as diferenças entre DACs podem ser notórias. As causas das diferenças dão pano para mangas. Para mim o que sempre foi fascinante é como circuitos totalmente diferentes conseguem ter um sinal de saída tão semelhante. Mas não igual.

Em todo o caso, o DAC é o componente mais preciso e que menos influência tem no som. É melhor colunas caras e DAC barato do que colunas e DAC medianos. Só se fala muito na Internet de DACs porque há muitos fabricantes a pagar! As colunas são sempre o mais importante, o resto pode ser dos chineses...
 
Solicito a v/ ajuda para o seguinte:

Tenho umas Logitech Z906 no desktop e concederam-me umas Yamaha HS8 - a ideia é colocar as Z906 na sala para TV+Wii e passar a utilizar as HS8 no PC.
Placa de som, uma Xonar D2X com DAC Burr-Brown PCM1796 (penso que seja a Texas Instruments a fabricar), que acho não ser de todo mazinha - pelo menos e quase de certeza claramente superior a muitas onboard's.

Bom, então é o seguinte. As HS8 (ainda estão embaladas) são bi-amplificadas.
Necessito de ligar alguma coisa entre a placa de som e as colunas?
Basta um controlador de volume ou preciso de um DAC (de preferência com saída para auscultadores, embora muito raramente utilize)?

Embora esta não seja propriamente a minha área, (e já constatei que este tipo de aparelhos não abunda nem vinga no nosso país) adoro o aspecto daqueles módulos em alumínio (em cinza) como os da Schiit. É possível adquirir por exemplo um [URL='https://www.amazon.com/Nobsound-Ful...=2025&creative=165953&creativeASIN=B01M4I9EOK[/URL] e ficar para já com as colunas utilizáveis? Ou é melhor pensar de raiz e optar por outra coisa e cablagem específica?

Obrigado desde já.
 
Não é. O Amir é uma pessoa execrável e de "science" esse site tem pouco. Qualquer DAC moderno tem excelente performance, as diferenças nas medições geralmente são muito abaixo do audível (que é cerca de -60 dB abaixo do sinal). Para utilização numa TV, qualquer um serve.

Isto^.

Em todo o caso, o DAC é o componente mais preciso e que menos influência tem no som. É melhor colunas caras e DAC barato do que colunas e DAC medianos. Só se fala muito na Internet de DACs porque há muitos fabricantes a pagar! As colunas são sempre o mais importante, o resto pode ser dos chineses...

Eu não vou tão longe porque DACS têm, ou podem ter, sons que podem ser pouco ou bastante distintos e como tal têm influência, mesmo dentro do mesmo chip. Concordo ainda mais se tiveres apenas a falar de colunas. Quanto ao resto concordo, eu preferia ter boas colunas e amp e dac barato (porque há boas alternativas a bom preço e infelizmente já se generalizou demais que é preciso gastar 500€+ para se ter um DAC capaz), do que tudo mediano.

Solicito a v/ ajuda para o seguinte:

Tenho umas Logitech Z906 no desktop e concederam-me umas Yamaha HS8 - a ideia é colocar as Z906 na sala para TV+Wii e passar a utilizar as HS8 no PC.
Placa de som, uma Xonar D2X com DAC Burr-Brown PCM1796 (penso que seja a Texas Instruments a fabricar), que acho não ser de todo mazinha - pelo menos e quase de certeza claramente superior a muitas onboard's.

Bom, então é o seguinte. As HS8 (ainda estão embaladas) são bi-amplificadas.
Necessito de ligar alguma coisa entre a placa de som e as colunas?
Basta um controlador de volume ou preciso de um DAC (de preferência com saída para auscultadores, embora muito raramente utilize)?

Embora esta não seja propriamente a minha área, (e já constatei que este tipo de aparelhos não abunda nem vinga no nosso país) adoro o aspecto daqueles módulos em alumínio (em cinza) como os da Schiit. É possível adquirir por exemplo um Nobsound Controller e ficar para já com as colunas utilizáveis? Ou é melhor pensar de raiz e optar por outra coisa e cablagem específica?

Obrigado desde já.

Só eu é que não tenho ofertas dessas.
Presumo que estejas a pensar ligar o D2X 3.5 - 6.3 directamente?
Não precisas de um amplificador mas podes ter um pré-amplificador que é basicamente um controlador. O nobsound é passivo e se gostas de Schiit tens o SYS deles que faz basicamente o mesmo pelo "mesmo preço".

Sugestão já que aprecias Schiit Modi - SYS - Colunas = barato e funciona, bolas até um fulla 2 faz o trabalho, para todos os efeitos. Isto presumindo que queres gastar o menos possível.

Não te digo um audio interface pois tens sempre oportunidade de upgrade unidade a unidade em vez de substiuir o interface todo mas isso é contigo e um focusrite 212 ou Komplete Audio 6 sempre funciona.
 
Só eu é que não tenho ofertas dessas.
Presumo que estejas a pensar ligar o D2X 3.5 - 6.3 directamente?
Não precisas de um amplificador mas podes ter um pré-amplificador que é basicamente um controlador. O nobsound é passivo e se gostas de Schiit tens o SYS deles que faz basicamente o mesmo pelo "mesmo preço".

Sugestão já que aprecias Schiit Modi - SYS - Colunas = barato e funciona, bolas até um fulla 2 faz o trabalho, para todos os efeitos. Isto presumindo que queres gastar o menos possível.

Não te digo um audio interface pois tens sempre oportunidade de upgrade unidade a unidade em vez de substiuir o interface todo mas isso é contigo e um focusrite 212 ou Komplete Audio 6 sempre funciona.

lol, honestamente nem sei se vou ficar com elas, acho-as demasiado grandes (penso que umas HS5 eram suficientes, atendendo ao muito pouco tempo que agora estou em casa, e quando estou é para descarregar fotos, trocar mala e organizar papelada).

Anyway... 3.5 para 6.3 é possível, mas com cabos adaptadores específicos ? Sei que têm entradas XLR (penso ser desperdício para a finalidade, tenho ideia que compensam mais para quem tem mesas de mistura e micros), e estava mais virado em utilizar a entrada TRS com um daqueles cabos a 90º (ligado em RCA no DAC ou controlador).

O Sys não permite utilizar headphones portanto fica logo de parte embora o preço seja muito tentador. Paralelamente estive a ver o Magni 3 mas numa análise rápida a Schiit só existe nos states, não há retalhistas europeus? :facepalm::facepalm:

A ideia era gastar apenas o suficiente em controlador/DAC e cablagem (outra parvoíce, cabos da Monoprice que me parecem ser muito porreiros e custam pouco, pagam uma parvoíce de portes!), e ser prático para não ter que andar sempre a carregar em botões.
Tinha uma vaga ideia de há uns anos a oferta de DAC's ser um 'cadito escassa, mas agora torna-se difícil conseguir filtrar dada a quantidade que há nas mais variadíssimas variedades pelas amazon's, ebay's e *****'s fora... acho piada ao Topping A30, ao Audio technica AT-HA21 e a outros dentro deste estilo. Está um leilão de um Schiit Magni 2 a 25 libras mas, pasme-se, nos States...
 
Claro que tem distribuição na Europa, é só procurares por "schiit eu"

O Magni 3 é uma excelente opção, pois como amp de phones é também muito porreiro. Fica em 125€ + portes

Da experiência que tenho, comprar coisas da Schiit nos leilões raramente compensa, pois o preço final é muito parecido com o pvp.
 
lol, honestamente nem sei se vou ficar com elas, acho-as demasiado grandes (penso que umas HS5 eram suficientes, atendendo ao muito pouco tempo que agora estou em casa, e quando estou é para descarregar fotos, trocar mala e organizar papelada).

Anyway... 3.5 para 6.3 é possível, mas com cabos adaptadores específicos ? Sei que têm entradas XLR (penso ser desperdício para a finalidade, tenho ideia que compensam mais para quem tem mesas de mistura e micros), e estava mais virado em utilizar a entrada TRS com um daqueles cabos a 90º (ligado em RCA no DAC ou controlador).

O Sys não permite utilizar headphones portanto fica logo de parte embora o preço seja muito tentador. Paralelamente estive a ver o Magni 3 mas numa análise rápida a Schiit só existe nos states, não há retalhistas europeus? :facepalm::facepalm:

A ideia era gastar apenas o suficiente em controlador/DAC e cablagem (outra parvoíce, cabos da Monoprice que me parecem ser muito porreiros e custam pouco, pagam uma parvoíce de portes!), e ser prático para não ter que andar sempre a carregar em botões.
Tinha uma vaga ideia de há uns anos a oferta de DAC's ser um 'cadito escassa, mas agora torna-se difícil conseguir filtrar dada a quantidade que há nas mais variadíssimas variedades pelas amazon's, ebay's e *****'s fora... acho piada ao Topping A30, ao Audio technica AT-HA21 e a outros dentro deste estilo. Está um leilão de um Schiit Magni 2 a 25 libras mas, pasme-se, nos States...

Se não vais ficar com elas é melhor outra solução mas tens sempre o fulla 2 para desenrascar e sim 3.5 para 6.3, qualquer cabo que não esteja estragado, só para teres uma noção. Acho que comprar cabos XLR é um investimento extra desnecessário nesse momento.

Não me apercebi que também querias entrada para headphones, então aí o caso muda de figura. O magni 2 era bastante bom e o 3 melhor ficou (embora eu prefira o Vali). Eu também não entendo a política da Monoprice.

Podes sempre usar o hifishark e ter noção do mercado de usados.

Importante é saberes 1º se queres ficar com as colunas ou não e a partir daí encontrar-se a melhor solução. Assim é só atirar para o ar e até pode ser contraproductivo.
 
Alguém já tem um Fiio K3? Ando há tanto tempo à procura de um DAC/AMP de 100/150€ que seja melhor que o audio do meu portátil. O portátil é um Clevo P751TM1 com um ESS SABRE HiFi Audio DAC (não sei qual o chip especifico).
Se alguém tem um e é do Porto, era porreiro pode experimentar :)
 
Alguém já tem um Fiio K3? Ando há tanto tempo à procura de um DAC/AMP de 100/150€ que seja melhor que o audio do meu portátil. O portátil é um Clevo P751TM1 com um ESS SABRE HiFi Audio DAC (não sei qual o chip especifico).
Se alguém tem um e é do Porto, era porreiro pode experimentar :)

Não tenho esse.
Tenho um AudioQuest DragonFly Black e custou-me 93€ e posso dizer que é uma melhoria bem grande em comparação à placa on-board dos PCs.
 
Boas, um amplificador bom e barato com 250 a 500 w rms reais... Alguém tem uma dica para me dar? Mas eu quero rms reais medidos com um multímetro, não como um chinoca SKyTEC 1500w que adquiri á pouco, que o meu bom e velho Pioneer A 400 de 50+50w caga e mija no chinoca.
 
Para esses valores de amplificação já estamos a apontar para um pequeno PA. Se for esse o caso, diria para olhar para amplificadores da Behringer, JBsystems, Fame ou outras marcas desse estilo. Para colunas de casa, não tenho conhecimento.
 
Boas. O 3.5mm da minha motherboard decidiu dar o berro e agora faz um clipping estranho com o baixo. O 3.5mm da caixa é um bocado manhoso. Alguma recomendação para desenrascar por enquanto <30 euros?
 
Back
Topo