Amp’s/DAC’s - Qual Comprar?

1) Modelos que lhe chamaram a atenção antes de colocar a questão:

iFi Zen DAC



2) Qual o orçamento disponível? Aceita comprar em loja on-line?

Pelos 150€ e mesmo esse valor tem de ser bem justificavel em melhoria de som(se valer a pena posso aumentar uns euros ou diminuir).

3) Deseja um pré-amplificador, Amplificador, DAC, Placa de som para PC ou uma solução com tudo integrado?

DAC


4) Em que condições/situações vai utilizar o AMP/DAC?

Varios: TV para coluna activa,
portatil para coluna activa/headphones
Portatil para amplificador A/V e colunas monitor (questão extra: em filmes sendo os dados enfiados por hdmi o processamento digital para analogico é feito no A/V suponho? E a musica -foobar2000- na placa de som do pc pelo que terei vantagem mesmo no caso de estar ligado ao amplificador A/V correcto?)
smarthphone para phones ou coluna activa.
é interessante a portabilidade e alimentação por usb do modelo em questão pois tenciono transporta-lo.

5) Qual a utilização que vai dar ao AMP/DAC?

70% Musica, 29% filmes, 1% jogos


6) Quais as entradas/saidas que vai utilizar?

Entradas: USB, Mini-Jack e optica ( a tv nova hisense só tem saida optica :P )
Saídas: Mini-Jack e RCA


7) Quais os géneros musicais ou assinatura sonora que prefere?

De tudo um pouco: Rock, Classica, jazz, Blues, vocal, heavy, instrumental.

8) Vai ouvir ficheiros áudio em HD (taxa de amostragem superior a 48kHz)?

Sim, frequentemente.

O que é a taxa de amostragem?
Gostava de ir acima dos 44kHz que a minha placa de som permite...96kHz de maximo, não sinto necessidade de ir/investir acima desses valores.Mas estou aberto a opiniões. Uso flac quase sempre, mesmo no tlm.


9) Quais os auscultadores e fonte que serão utilizados com o AMP/DAC?

AKG Y50+ TLM xiaomi redmi 9
Onkyo AV TX SR608 + headphones ou com colunas(monitor audio silver Rx2+Monitor audio bronze+sub kef)
Coluna activa Audio Pro Addon C10
usb integrado no DAC

10) Já teve algum AMP/DAC? Se sim, quais os modelos que teve? O que gostaria de ver melhorado em relação aos modelos que teve?
Nunca tive DAC

11) Em que ordem coloca os seguintes critérios?

[2 ] - Portabilidade
[3 ] - Qualidade de construção
[4 ] - Acessórios
[4 ] - Garantia
[ 0] - Autonomia de bateria
[ 1] - Som
[3 ] - Funcionalidade


12) Outros apontamentos relevantes que considere importantes:
Existe um modelo que tem bluetooh..será que vale a pena? Não quero trocar comodidade por qualidade de som..
Obrigado desde já por opiniões.
 
Entretanto já vi que o modelo que referenciei,não tem entrada optica, estava enganado a esse respeito, tenho uma tv que irritantemente não tem saida de som "normal" 3,5, nem rca, apenas bluetooth que falha muito, e cabo optico, e sim hdmi arc mas tenho tido dificuldades para ligar a coluna C10 á tv e esperava ter um upgrade de som com um DAC que tambem me permitisse ligar a coluna á tv
 
Nesses valores, não tenho qualquer dúvida em recomendar aquela que foi a minha escolha: SMSL Sanskrit 10th SK10 MKII - custa metade desse orçamento, e a performance é brutal para o preço.

Posso dizer que tive cá o Shiit Modi 3, e preferi ficar com o SMSL

Acho que melhor do que isto, só indo para coisas de várias centenas de euros.
 
Pessoal,

Estou para comprar uns AKG K702 para serem usados para filmes e para música.
A acompanhar terá de vir um DAC/AMP. Mas aí é que as dúvidas são maiores...
Sou um audiophile analfabeto que nunca passou da 1.ª classe (incompleta)... Andei a pesquisar sobre o assunto mas, perante a imensa oferta, variedade e total inexperiência, é-me difícil chegar a conclusões.

Pelo que requeiro a ajuda dos entendidos. O que recomendam?

Ifi Zen, Fiio K5 pro, soundblasterx G6? Outro?
Também aqui li dos Schiit, mas na Amazon europa não há registo, pelo menos de stock.

A soundblasterx G6 está por 75 euros em B stock. É um preço tentador, considerando que, ao que parece, tem algumas potencialidades interessantes para filmes. Nos reviews que li, a diferença em termos de qualidade de som em música em plain mode é muito pouca comparativamente ao K5 pro e ao Zen.
 
Pessoal,

Estou para comprar uns AKG K702 para serem usados para filmes e para música.
A acompanhar terá de vir um DAC/AMP. Mas aí é que as dúvidas são maiores...
Sou um audiophile analfabeto que nunca passou da 1.ª classe (incompleta)... Andei a pesquisar sobre o assunto mas, perante a imensa oferta, variedade e total inexperiência, é-me difícil chegar a conclusões.

Pelo que requeiro a ajuda dos entendidos. O que recomendam?

Ifi Zen, Fiio K5 pro, soundblasterx G6? Outro?
Também aqui li dos Schiit, mas na Amazon europa não há registo, pelo menos de stock.

A soundblasterx G6 está por 75 euros em B stock. É um preço tentador, considerando que, ao que parece, tem algumas potencialidades interessantes para filmes. Nos reviews que li, a diferença em termos de qualidade de som em música em plain mode é muito pouca comparativamente ao K5 pro e ao Zen.

A G6 tem a vantagem do preço/qualidade, que é muito bom mas é inferior a outros produtos mas esses também vêm com um valor acrescido. Eu, nos meus primeiros passos, também com algo mais barato e depois fui mudando. Eu conheço bem a G6 e cumpre mas, imo, não impressiona mas, como disse, tem o factor preço/qualidade a seu favor e de uma forma muito favorável...eu já comprei (bem mais caro) e não necessariamente melhor.

Pessoalmente? Ia provavelmente para o Zen porque a Ifi, até ver, nunca me desiludiu mas, claro está, provavelmente se comprares uma G6 poderás vender sem perder muito €, se quiseres experimentar algo mais tarde.

Acabo por dizer que aprendi que é sempre melhor comprar DAC+AMP do que um AIO mas os tempos mudaram com isto da corona e já se torna mais complicado.
 
Pessoalmente? Ia provavelmente para o Zen porque a Ifi, até ver, nunca me desiludiu mas, claro está, provavelmente se comprares uma G6 poderás vender sem perder muito €, se quiseres experimentar algo mais tarde.

O Ifi Zen tem a pequena desvantagem de que para libertar toda a qualidade necessita de uma fonte externa com filtros. O que acrescenta mais 30 ou 40 euros ao preço. Mas não seria por aí que deixaria de o comprar, se compensar.

A minha dúvida vem mais por causa deste rapaz:

Diz ele que, embora o Ifi Zen e o Fiio K5 pro tenham melhor qualidade de som do que o G6, a diferença é muito pequena. Diz também que o pessoal quando quer comprar um DAC, deve-se preocupar mais com as ligações que vai precisar e menos com a suposta diferença de qualidade entre Dacs, pois esta é pequena.
Pergunto eu na minha ingénua ignorância: isto é assim? A diferença de qualidade de som audível é pequena?

Já agora, os supostos melhoramentos que a SoundblasterX G6 traz para os filmes são reais? Ou artificialização a coisa?
 
Diz ele que, embora o Ifi Zen e o Fiio K5 pro tenham melhor qualidade de som do que o G6, a diferença é muito pequena. Diz também que o pessoal quando quer comprar um DAC, deve-se preocupar mais com as ligações que vai precisar e menos com a suposta diferença de qualidade entre Dacs, pois esta é pequena.
Pergunto eu na minha ingénua ignorância: isto é assim? A diferença de qualidade de som audível é pequena?

Já agora, os supostos melhoramentos que a SoundblasterX G6 traz para os filmes são reais? Ou artificialização a coisa?

Não tenho tempo para ver o vídeo mas não é errado de todo, se não tiveres as ligações todas que necessitas acaba por ser uma má compra, qualquer que escolhas.

Depende da cadeia que está a ser utilizada, por exemplo, se estiveres a comparar esses AIO com uns HD600 terás resultados diferentes do que se estiveres a utilizar uns AKG 240. Há produtos que te vão demonstrar maior ou menor diferença. Por exemplo, embora o marketing esteja lá que "funciona de IEM's a HP que puxam mais" os G6 tanto soam "grainy" (de forma não límpida), como com um palco que não me agrada, tanto com os meus Zenith como com os meus HD600, que são produtos bem diferentes.

G6 vai colorir o som, sem ser de forma propriamente negativa. É um bom produto, principalmente para jogar FPS, devido a essa coloração ou alteração da equalização para filmes já não será tanto a minha praia mas pode ser o que aprecias.

Não podes também ignorar as features de cada produto, DSD, MQA, se pode-se usar como Pre-amp, entre outras centenas de características contribuem para o valor final de um produto.
 
Por exemplo, embora o marketing esteja lá que "funciona de IEM's a HP que puxam mais" os G6 tanto soam "grainy" (de forma não límpida), como com um palco que não me agrada, tanto com os meus Zenith como com os meus HD600, que são produtos bem diferentes.

Se bem percebi, estás a dizer que a G6, acima de determinada potência, começa a mostrar os defeitos, certo?

Já agora, em termos de headphones, estava a pensar nos AKG K702. Pelo que li, estes são reconhecidos como muito neutros e com excelente soundstage e precisão. Confesso desde já que não sei na prática o que isto quer dizer... Mas na minha ignorância, estou na ideia que se não gostar do som neutro destes K702, posso sempre pronunciá-lo um pouco mais através de EQ. Mas para isso teria o Dac/amp que ter essa possibilidade/driver. A G6 tem, mas as outras opções (Ifi Zen, K5,...) não sei.
Dito isto, vi que os Philips Fidelio X2HR estão por cerca de 95 euros na Amazon. E que estes têm um excelente rating e que não perdem muito ligados directamente a um PC/phone, pela baixa impedância. Ao contrário dos AKG.

Enfim, existe uma multiplicidade de opções também para headphones. E preços interessantes, quando comparado com os de há uns anos nos mesmo modelos. O AKG K702 está por 130 euros. Mesmo o K712, por 230 euros, não está afastado como opção.

O que escolher (sobretudo para filmes)?
 
Última edição:
Se bem percebi, estás a dizer que a G6, acima de determinada potência, começa a mostrar os defeitos, certo?

Já agora, em termos de headphones, estava a pensar nos AKG K702. Pelo que li, estes são reconhecidos como muito neutros e com excelente soundstage e precisão. Confesso desde já que não sei na prática o que isto quer dizer... Mas na minha ignorância, estou na ideia que se não gostar do som neutro destes K702, posso sempre pronunciá-lo um pouco mais através de EQ. Mas para isso teria o Dac/amp que ter essa possibilidade/driver. A G6 tem, mas as outras opções (Ifi Zen, K5,...) não sei.
Dito isto, vi que os Philips Fidelio X2HR estão por cerca de 95 euros na Amazon. E que estes têm um excelente rating e que não perdem muito ligados directamente a um PC/phone, pela baixa impedância. Ao contrário dos AKG.

Enfim, existe uma multiplicidade de opções também para headphones. E preços interessantes, quando comparado com os de há uns anos nos mesmo modelos. O AKG K702 está por 130 euros. Mesmo o K712, por 230 euros, não está afastado como opção.

O que escolher (sobretudo para filmes)?

Não. Estou a dizer que qualquer produto que tu gostes com produto A não quer dizer que vás gostar com produto B e é essa cadeira - fonte - dac - pré-amp - amp - headphones/colunas que tem muito que se lhe diga (ou pouco para quem não liga muito e/ou não quer complicar).

Em termos práticos a G6 vai proporcionar-te aquilo que queres mas ninguém te pode garantir que o produto final (o som que vais ouvir) te irá impressionar. Isto é algo que, infelizmente, só mesmo experimentando.

Quer dizer que as pessoas em geral (ou as medições, dependendo do contexto) acham que o som em termos de frequências é bastante equilibrado (o que muitas vezes não é verdade), ou seja, não sentes que as vozes estão demasiado sobrepostas a certos instrumentos, como exemplo. Tem haver com a expansão do som, como se fosse a diferença entre estares num quarto com 2 m2 e dentro de um com 50 m2 e com precisão é quão bem consegues localizar cada instrumento/cantor/elemento da banda.

Acho que não deves começar a gastar muito €, começa pela tua ideia inicial e depois se não te sentires satisfeito vais mudando. Imo os K712 são bastante bons e prefiro aos x2hr ou podes comprar os Sennheiser HD650, usados, pelo mesmo preço (provavelmente até menos).
 
Precisava de uma ajuda para um amplificador bastante peculiar, onde se calhar possivelmente nem sequer existe mas vale a pena tentar.

Tenho umas Aiwa SX-WNS555 que não troco o som delas nem por nada, mas tive a remodelar o meu quarto e tenho agora que meter a aparelhagem aka o que faz de amplificador debaixo da secretária onde não me deixa muito espaço para meter os pés. Daí vir perguntar se havia algum amplificador que substituísse aquela aparelhagem toda com algo mais pequeno e simples.

O problema: esta já tem mais de 20 anos e usa umas ligações que não percebo muito bem o que é bem aquilo, apenas me lembro de ler algo que era bidireccional (?). Existe alguma coisa que me consiga safar sem perder qualquer tipo qualidade ou que custe uma fortuna, ou mais vale esquecer a ideia?
 
Nao estou a ver bem que tipos de cabos sao esses que tens nas colunas, o cabo azul ainda percebo mas o preto nao estou a ver....
de qualquer maneira existem muitos tipos de amplificadores estereo de qualidade e nao custam assim tanto...
deixo aqui exemplos
ammoon S.M.S.L Pro
Amplificador Audio Estéreo
SMSL SA-98E

Mas esses cabos que tens nas colunas como ligam no amplificador? Consegues colocar uma imagem da parte de tras do amplificador?
 
Precisava de uma ajuda para um amplificador bastante peculiar, onde se calhar possivelmente nem sequer existe mas vale a pena tentar.

Tenho umas Aiwa SX-WNS555 que não troco o som delas nem por nada, mas tive a remodelar o meu quarto e tenho agora que meter a aparelhagem aka o que faz de amplificador debaixo da secretária onde não me deixa muito espaço para meter os pés. Daí vir perguntar se havia algum amplificador que substituísse aquela aparelhagem toda com algo mais pequeno e simples.

O problema: esta já tem mais de 20 anos e usa umas ligações que não percebo muito bem o que é bem aquilo, apenas me lembro de ler algo que era bidireccional (?). Existe alguma coisa que me consiga safar sem perder qualquer tipo qualidade ou que custe uma fortuna, ou mais vale esquecer a ideia?

Não são apenas RCA's? Assim parecem.



Nao estou a ver bem que tipos de cabos sao esses que tens nas colunas, o cabo azul ainda percebo mas o preto nao estou a ver....

Old school colunas com subwoofer incorporado mas com ligações separadas para frequencias baixas e altas, presumo eu.
 
A parte de trás da aparelhagem. Cada coluna trás 2 fios descarnados mais 1 fio azul.

e11152f17a324be066ce399d17868b6d.jpg


3c2bec595a6e33050c060e5783f7c8b4.jpg
Se calhar culpa minha que não referi o orçamento, mas nunca pensei que algo simples ainda que bom já fosse para os 3 dígitos. Estava a contar com algo perto dos 50€, máximo dos máximos 60-65€. Mas saindo dos orçamentos, existe sequer amplificador para o que pretendo? Por acaso lembrei-me durante a noite de já ter perguntado isto há uns valentes anos e tinham-me dito que era muito difícil de arranjar algo tão peculiar.
 
Última edição:
Pela falta de respostas parece que estou a pedir mesmo o impossível. Também já perdi umas horas a googlar e não consegui encontrar nem um que se pareça com a parte de trás da aparelhagem, ou neste caso que tenhas as ligações necessárias. Vi algo para os fios descarnados mas nada para os RCA's. Possivelmente não existe mesmo nada do que desejo. Pena.
 
Fica um conselho, não gastes $$$ nisso. Essas ligações das colunas já não se usam e os amplificadores para as mesmas já não se fabricam, o que significa que isso morre ai.
Vai juntando $$$ e depois quando decidires, podes comprar uma coisa mais interessante.
Para exemplo há uns meses atrás um amigo meu queria melhorar o som da TV e de vez em quando ouvir umas musicas, mas também não queria gastar muito $$$.
minha sugestão:
Colunas Edifier R1280DB (apanhamos um desconto na altura, ficou por 98€).
São colunas autoalimentada (portanto não precisas de um amplificador) tem entrada ótica que da para ligar a TV e entrada RCA onde ligou um tablet (sem falar que tem tambem Bluetooth que da para ligar ao telemóvel)
A festa ficou por menos de 100 euros e deu perfeitamente para o que queria.....
Vai pensando....
 
Era mais por uma questão de comodidade também. Ter logo um pequeno amplificador á minha frente onde posso o desligar/ligar ou aumentar/diminuir o volume, neste momento era bastante prático. Visto que tenho que usar o comando da aparelhagem e este já viu dias melhores, e um novo ou universal são caritos.

Ainda que a principal razão porque não mudo é que estas colunas são boas demais para as deixar de usar assim. Para ter algo na mesma potência e qualidade, tinha que ir muito além 150€. E quando se está habituado a um certo nível de som, é difícil ir para baixo disso.
 
Acho que não deves começar a gastar muito €, começa pela tua ideia inicial e depois se não te sentires satisfeito vais mudando. Imo os K712 são bastante bons e prefiro aos x2hr ou podes comprar os Sennheiser HD650, usados, pelo mesmo preço (provavelmente até menos).

Andei a pesquisar um pouco mais e parece-me que, pelas descrições que li, os AKG K712 são os que, provavelmente, serão mais ao mesmo gosto. Os K702 talvez sejam demasiado neutros e puristas. Os K712 parecem ter a combinação certa para serem bons com qualquer tipo de utilização. E isto é-me importante porque não me interessa seguir o rumo de alguns colegas aqui do fórum e que têm uma bela colecção de headphones... Quero uns que sejam muito bons em termos de qualidade de som, essencialmente para filmes e depois para música (clássica, jaz, techno, etc), e duráveis. Não me interessa ter uns para jazz, outros para clássica, outros para....

Como estes K712 já custam mais 100 euros do que os K702 que inicialmente me pareciam os ideais, provavelmente, para compensar, sigo para a G6...

Depois, no futuro, talvez uns headphone BT para complementar.
 
Pessoal precisava da vossa ajuda.
Quanto mais leio sobre o assunto, menos entendo.
Estou a ponderar comprar umas Klipsch R-51M, e pelo que entendo preciso de uma amplificador para utilizar as mesmas.

Tenho PS4 e tv com Arc e HDMI Arc.
Queria que o amplificador tivesse também Bluetooth para ligar telemóvel por exemplo.

Será que existe algo por volta dos 100€ que seja de boa qualidade?

Preciso de mais algo já que também quero ligar na tv? Desculpe a azelhice, mas já andei a ler e não me entendo.

Obrigado desde já.
 
Simples talvez consigas um par de colunas ativas (com amp.) já com bluetooth
mas pelo orçamento talvez nos usados

Colunas mais amplificador não queria ultrapassar os 260/270€.
As R-51PM já são ativas e com Bluetooth mas ultrapassam o valor quase em 100€.
Consigo arranjar as R-51M por cerca de 165€, o resto seria para o amplificador.
Mas em última hipótese, será essa que me deste.
 
Back
Topo