ANACOM - Decisão final sobre alterações à ORCA e ORCE

xe0n

Power Member
Deliberação e alterações às condições da Oferta de circuitos por parte da PT a operadores concorrentes. Nomeadamente melhoramento de prazos para resolução de avarias e fornecimento de circuitos, assim como compensações quando estes não são cumpridos.

http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=346247

Tendo em conta a análise efetuada e considerando que:
(a) O Grupo PT encontra-se sujeito, no que diz respeito à oferta de circuitos alugados, e em consequência da análise do mercado retalhista e dos mercados grossistas dos segmentos terminais e de segmentos de trânsito nas "Rotas NC" de circuitos alugados, entre outras, às obrigações de:
  • Acesso e utilização de recursos de rede específicos.
  • Transparência na publicação de informações, incluindo ofertas de referência.
  • Não discriminação na oferta de acesso e interligação.
  • Orientação dos preços para os custos.
D 1.O prazo máximo de fornecimento de circuitos alugados definido na ORCA, para 95% dos casos e independentemente do seu tipo, é de:
  • 20 dias de calendário, nos circuitos envolvendo apenas centrais do Tipo A tais como definidas na ORCE;
  • 40 dias de calendário, nos restantes casos, sendo aferidos mensalmente para o conjunto dos circuitos fornecidos a um OPS.
D 4.As compensações por incumprimento dos prazos máximos de reparação de avarias definidas na ORCA são as seguintes:
  • 25% × PMC, para um atraso igual ou inferior a 25% do prazo objetivo;
  • 50% × PMC, para um atraso superior a 25% e igual ou inferior a 50%;
  • 75% × PMC, para um atraso superior a 50% e igual ou inferior a 75%;
  • [100% + 2 × (D - 75%)] × PMC, para um atraso superior a 75%;
O que acham? Tarde de mais, ou os operadores podem vir a concorrer novamente no ADSL?
 
Deliberação e alterações às condições da Oferta de circuitos por parte da PT a operadores concorrentes. Nomeadamente melhoramento de prazos para resolução de avarias e fornecimento de circuitos, assim como compensações quando estes não são cumpridos.

http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=346247



O que acham? Tarde de mais, ou os operadores podem vir a concorrer novamente no ADSL?

Isso era bom. Voltava a ter Clix e Vodafone ADSL para escolher e tendo em conta q a VDF faz boas promoções renasciam as esperanças de ter um serviço triplo de boa relação qualidade/preço.

70 canais (agora até devem ser mais) + 24Mb ADSL + Telef ilimitado + box DVR = 36.99€ já era algo muito mais equilibrado que o MEO TOTAL 15 ADSL a 38.99€...
 
Isto já vem tarde... Muito tarde! A Clix e a Vodafone já deixaram de comercializar o seu serviço ADSL devido ao péssimo serviço prestado pela PT e não me acredito que o voltem a comercializar. Até porque a imagem destas duas empresas ficou várias vezes manchada quando a culpa era exclusiva da PT.

No entanto era bom que a Clix e a Vodafone voltassem a comercializar o seu serviço de ADSL, pois quem ganhavam eram os clientes que neste momento estão limitados apenas e só ao Meo.

Mais uma vez ANACOM demonstra que não está altura do sector que regula. Se estas medidas fossem aplicadas alguns anos atrás acredito que a concorrência não teria deixado de comercializar o seu serviço de ADSL. Agora aplica estas as medidas quando já nem há concorrência só podemos considerar isto incompetência, muita incompetência... E ainda por cima toda esta incompetência é paga por todos nós (contribuintes).
 
Eu acho que esta decisão somente chega agora porque o grupo PT deve estar a perder rendimentos em ADSL, perde no aluguer ás operadores concorrentes por estas não comercializarem ADSL e pelos clientes que mudam para fibra ou banda larga movel. A infraestrutura ADSL não dá sinais de evolução, as velocidades mantem-se sem perspectiva de aumentar enquanto outras tecnologias prometem mais.
 
Eu acho que esta decisão somente chega agora porque o grupo PT deve estar a perder rendimentos em ADSL, perde no aluguer ás operadores concorrentes por estas não comercializarem ADSL e pelos clientes que mudam para fibra ou banda larga movel. A infraestrutura ADSL não dá sinais de evolução, as velocidades mantem-se sem perspectiva de aumentar enquanto outras tecnologias prometem mais.

O ADSL deve ser encarado como uma solução de recurso - enquanto a fibra óptica não chega. Mais dia, menos dia, tem de acabar.

Mas pronto. Enquanto não chega a fibrinha verdadeira, da boa, era melhor escolher entre 3 ou 4 operadoras do que escolher somente entre 2.
 
Última edição:
2? Sapo e Meo? LOL!

Neste momento só há mesmo um...
Bah... Eu estava a falar das tecnologias disponíveis que no meu caso são cabo (ZON) e ADSL (MEO/SAPO) assim como da quantidade de operadoras disponíveis.

Se a PT alugasse as linhas adsl, eu teria 4 opções em vez de 2.

... ... ...
 
Última edição:
Bah... Eu estava a falar das tecnologias disponíveis que no meu caso são ZON (cabo) e MEO/SAPO (ADSL) e da quantidade de operadoras disponíveis.

Se a PT aluga-se as linhas adsl, eu teria 4 opções em vez 2.

... ... ...

Ah... Sim. Eu estava-me a referir somente ao ADSL.

A PT ainda aluga as linhas, a concorrência é que não está interessada em alugar devido ao que todos sabemos. Com as novas medidas que ANACOM estabeleceu pode ser que surja novamente o interesse da concorrência em voltar a comercializar o seu serviço via ADSL. Até porque a Fibra da concorrência (Clix/Vodafone) ainda é muito "curta". Mas sinceramente não creio que a concorrência volte a comercializar o serviço ADSL. Pois como todos sabemos isto que ANACOM decretou é muito bonito no papel na prática o mais provável é que as coisas se mantenham exactamente na mesma.
 
Ah... Sim. Eu estava-me a referir somente ao ADSL.

A PT ainda aluga as linhas, a concorrência é que não está interessada em alugar devido ao que todos sabemos. Com as novas medidas que ANACOM estabeleceu pode ser que surja novamente o interesse da concorrência em voltar a comercializar o seu serviço via ADSL. Até porque a Fibra da concorrência (Clix/Vodafone) ainda é muito "curta". Mas sinceramente não creio que a concorrência volte a comercializar o serviço ADSL. Pois como todos sabemos isto que ANACOM decretou é muito bonito no papel na prática o mais provável é que as coisas se mantenham exactamente na mesma.

A PT que fique com as linhas ADSL. Como já disse, o serviço ADSL é transitório. Está condenado ao declínio por força da evolução tecnológica.

Quando pensaram:

"Porquê levar somente x% de lucro quando podemos levar z%?" pensaram mal. Provavelmente incentivaram a concorrência a alargar a rede de fibra óptica a algumas das zonas onde antes só prestavam o serviço ADSL através das linhas PT.

Depois, quem só tem ADSL deixa-se estar, enquanto que aqueles q têm oportunidade de mudar de ADSL para a fibra não pensam nem 1 quanto mais 2 vezes.
 
Última edição:
Esqueci-me de referir uma das deliberações mais importante:

D 30. Deve a PTC reduzir, na ORCA, o preço de toda e qualquer componente do tarifário (incluindo circuitos CAM) dos circuitos de 2 Mbps, 34 Mbps e 155 Mbps
respetivamente em 35%, 40% e 45%.

Isto, está claro, após concluir que:
De acordo com os dados mais recentes relativos ao custeio de circuitos alugados25
existe
margem para redução dos preços dos circuitos alugados tradicionais, em qualquer capacidade
e para qualquer distância [...] Sem prejuízo, observa-se que quanto maior é a
capacidade e a distância, em geral maior é a margem

AQUI
 
Última edição:
Então mas tudo o que fala ai é relativa à Oferta de Referência de Circuitos Alugados e Oferta de Referência de Circuitos Ethernet... não faz referência nenhuma à ORLA, que é o que diz respeito a tecnologias como o ADSL
 
Onde leste que as linhas adsl não era um circuito alugado?

As linhas ADSL são consideradas um circuito. Se são alugadas não percebo o porquê de não serem consideradas um circuito alugado.

De lembrar que estas novas medidas são dirigidas para as empresas que alugam o serviço à PT e não propriamente para o consumidor/cliente final.
 
Estás a confundir os ORCA com os ORLA...

Um circuito alugado corresponde a uma ligação física permanente e transparente entre dois pontos distintos, para transporte de tráfego de voz e/ou de dados, suportada em tecnologia analógica ou digital, com capacidade de transmissão simétrica e dedicada.

Se conseguires isto em ADSL, então podes considerar ADSL um circuito.
 
Última edição:
teorias á parte a PT é um monopólio com fortes raizes em todos os partidos politicos ou seja fazem o que querem e o povo que se aguente concorrência qualidade .., portugal dos pequeninhos ...
 
O ADSL deve ser encarado como uma solução de recurso - enquanto a fibra óptica não chega. Mais dia, menos dia, tem de acabar.

Mas pronto. Enquanto não chega a fibrinha verdadeira, da boa, era melhor escolher entre 3 ou 4 operadoras do que escolher somente entre 2.

Tarifário mais barato Sapo ADSL = 21 euros (12Mb)

Tarifário mais barato Sapo Fibra = 31 euros (30Mb)

A fibra é 50% mais cara que o ADSL, pelo que tenho um bocado de dificuldade em entender essa definição de recurso.
 
Tarifário mais barato Sapo ADSL = 21 euros (12Mb)

Tarifário mais barato Sapo Fibra = 31 euros (30Mb)

A fibra é 50% mais cara que o ADSL, pelo que tenho um bocado de dificuldade em entender essa definição de recurso.

A fibra da vodafone fica a 19.99€ ate ao final do ano e depois 30.99€ (50Mb).
 
Back
Topo