1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

ANACOM - Decisão final sobre alterações à ORCA e ORCE

Discussão em 'ISPs' iniciada por xe0n, 24 de Julho de 2012. (Respostas: 25; Visualizações: 2134)

1. xe0n

xe0n Power Member

Deliberação e alterações às condições da Oferta de circuitos por parte da PT a operadores concorrentes. Nomeadamente melhoramento de prazos para resolução de avarias e fornecimento de circuitos, assim como compensações quando estes não são cumpridos.

http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=346247

O que acham? Tarde de mais, ou os operadores podem vir a concorrer novamente no ADSL?

2. ProOnHotStuff

ProOnHotStuff Banido

Isso era bom. Voltava a ter Clix e Vodafone ADSL para escolher e tendo em conta q a VDF faz boas promoções renasciam as esperanças de ter um serviço triplo de boa relação qualidade/preço.

70 canais (agora até devem ser mais) + 24Mb ADSL + Telef ilimitado + box DVR = 36.99€ já era algo muito mais equilibrado que o MEO TOTAL 15 ADSL a 38.99€...

3. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Isto já vem tarde... Muito tarde! A Clix e a Vodafone já deixaram de comercializar o seu serviço ADSL devido ao péssimo serviço prestado pela PT e não me acredito que o voltem a comercializar. Até porque a imagem destas duas empresas ficou várias vezes manchada quando a culpa era exclusiva da PT.

No entanto era bom que a Clix e a Vodafone voltassem a comercializar o seu serviço de ADSL, pois quem ganhavam eram os clientes que neste momento estão limitados apenas e só ao Meo.

Mais uma vez ANACOM demonstra que não está altura do sector que regula. Se estas medidas fossem aplicadas alguns anos atrás acredito que a concorrência não teria deixado de comercializar o seu serviço de ADSL. Agora aplica estas as medidas quando já nem há concorrência só podemos considerar isto incompetência, muita incompetência... E ainda por cima toda esta incompetência é paga por todos nós (contribuintes).

4. carlitos

carlitos Power Member

Eu acho que esta decisão somente chega agora porque o grupo PT deve estar a perder rendimentos em ADSL, perde no aluguer ás operadores concorrentes por estas não comercializarem ADSL e pelos clientes que mudam para fibra ou banda larga movel. A infraestrutura ADSL não dá sinais de evolução, as velocidades mantem-se sem perspectiva de aumentar enquanto outras tecnologias prometem mais.

5. ProOnHotStuff

ProOnHotStuff Banido

O ADSL deve ser encarado como uma solução de recurso - enquanto a fibra óptica não chega. Mais dia, menos dia, tem de acabar.

Mas pronto. Enquanto não chega a fibrinha verdadeira, da boa, era melhor escolher entre 3 ou 4 operadoras do que escolher somente entre 2.

Última edição: 24 de Julho de 2012
  6. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

2? Sapo e Meo? LOL!

Neste momento só há mesmo um...

7. ProOnHotStuff

ProOnHotStuff Banido

Bah... Eu estava a falar das tecnologias disponíveis que no meu caso são cabo (ZON) e ADSL (MEO/SAPO) assim como da quantidade de operadoras disponíveis.

Se a PT alugasse as linhas adsl, eu teria 4 opções em vez de 2.

... ... ...

Última edição: 25 de Julho de 2012
  8. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Ah... Sim. Eu estava-me a referir somente ao ADSL.

A PT ainda aluga as linhas, a concorrência é que não está interessada em alugar devido ao que todos sabemos. Com as novas medidas que ANACOM estabeleceu pode ser que surja novamente o interesse da concorrência em voltar a comercializar o seu serviço via ADSL. Até porque a Fibra da concorrência (Clix/Vodafone) ainda é muito "curta". Mas sinceramente não creio que a concorrência volte a comercializar o serviço ADSL. Pois como todos sabemos isto que ANACOM decretou é muito bonito no papel na prática o mais provável é que as coisas se mantenham exactamente na mesma.

9. ProOnHotStuff

ProOnHotStuff Banido

A PT que fique com as linhas ADSL. Como já disse, o serviço ADSL é transitório. Está condenado ao declínio por força da evolução tecnológica.

Quando pensaram:

"Porquê levar somente x% de lucro quando podemos levar z%?" pensaram mal. Provavelmente incentivaram a concorrência a alargar a rede de fibra óptica a algumas das zonas onde antes só prestavam o serviço ADSL através das linhas PT.

Depois, quem só tem ADSL deixa-se estar, enquanto que aqueles q têm oportunidade de mudar de ADSL para a fibra não pensam nem 1 quanto mais 2 vezes.

10. xe0n

xe0n Power Member

Esqueci-me de referir uma das deliberações mais importante:

Isto, está claro, após concluir que:
    AQUI

11. marcelo_ribeiro

marcelo_ribeiro Power Member

Então mas tudo o que fala ai é relativa à Oferta de Referência de Circuitos Alugados e Oferta de Referência de Circuitos Ethernet... não faz referência nenhuma à ORLA, que é o que diz respeito a tecnologias como o ADSL

12. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

As linhas de cobre, vulgo ADSL, não fazem parte dos circuitos alugados?

13. marcelo_ribeiro

Acesso ADSL não é considerado circuito alugado. Circuitos alugados é outra coisa, mais voltado para o mercado empresarial.

14. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Onde leste que as linhas adsl não era um circuito alugado?

As linhas ADSL são consideradas um circuito. Se são alugadas não percebo o porquê de não serem consideradas um circuito alugado.

De lembrar que estas novas medidas são dirigidas para as empresas que alugam o serviço à PT e não propriamente para o consumidor/cliente final.

15. marcelo_ribeiro

Estás a confundir os ORCA com os ORLA...

Se conseguires isto em ADSL, então podes considerar ADSL um circuito.

16. RuiSousa881

RuiSousa881 Suspenso

Sim tens razão. Então estas novas medidas em nada afectam o serviço prestado pela PT à concorrência via ADSL.

17. mr_zener

mr_zener Power Member

para isso terão que alterar a ORLA e o wholesale adsl.pt

18. ricardo brito

ricardo brito Power Member

teorias á parte a PT é um monopólio com fortes raizes em todos os partidos politicos ou seja fazem o que querem e o povo que se aguente concorrência qualidade .., portugal dos pequeninhos ...

19. tripas

tripas To fold or to FOLD?

Tarifário mais barato Sapo ADSL = 21 euros (12Mb)

Tarifário mais barato Sapo Fibra = 31 euros (30Mb)

A fibra é 50% mais cara que o ADSL, pelo que tenho um bocado de dificuldade em entender essa definição de recurso.

20. WhySarX

WhySarX Power Member

A fibra da vodafone fica a 19.99€ ate ao final do ano e depois 30.99€ (50Mb).

Partilhar esta Página