ANACOM determina fim das ofertas que violem neutralidade da rede

Recomendo a toda a gente que puder que participe na consulta pública.

A ANACOM só está a recomendar, não está a obrigar as operadoras a manter os dados incluídos no tarifário +15GB ou +20GB que antes serviam para as apps. Era preciso que obrigassem porque "recomendar" não chega. Cado contrário, a ANACOM está a contribuir para violarem os contratos dos clientes


Comentários, por escrito e em língua portuguesa, até 15.12.2022, para zero-rating@anacom.pt (máximo de 20 MiB por email), incluindo versão expurgada de elementos confidenciais para efeitos de publicação

Já enviei a minha contribuição.
Até mostrei a indignação de o Brasil ser a maior comunidade emigrante e não estar incluído nas chamadas ilimitadas. ( sei que não tem muito a ver, mas tínhamos de iniciar o tema).

Referi que o tráfego oferecido para apps incluindo ver TV seja incluído no pacote do cliente.
 
Será uma alteração ao contrato inicial. Servirá para rescindir? Eu no meu caso quero sair da Vodafone, rede caiu a pique onde moro, incrível. É só aqui mas desde o Verão está impossível.
 
Até ponde acontecer, mas em tarifários específicos, não de uma maneira global, eu termino contrato em Agosto, vou aguardar o que sai da DIGI, a a Nos está fora de questão devido a fraca cobertura e a Meo é simplesmente horrível indoor
 
Igualmente importante, além de acabar com a diferença de plafond entre apps, é acabar com as restrições de idade no acesso aos tarifários. Não sei se é permitido por lei, mas é uma imposição injusta.
 
Igualmente importante, além de acabar com a diferença de plafond entre apps, é acabar com as restrições de idade no acesso aos tarifários. Não sei se é permitido por lei, mas é uma imposição injusta.
Diria que sem a diferença de plafond entre apps passa a ser um tarifário como outro qualquer por isso diria que o tarifário vai mesmo acabar
 
Diria que sem a diferença de plafond entre apps passa a ser um tarifário como outro qualquer por isso diria que o tarifário vai mesmo acabar
Já tenho um report de uma das primeiras reuniões, a intenção será manter os tarifários mas sem os 15GB para aplicações.
Por exemplo um tarifário de de 3GB fica com mais 3GB, totalizando um total de 6GB.
Um tarifário que tenha 10GB vai ficar com 20GB.
Não vão fazer descontos e os 15GB ou apps ilimitadas vão terminar. O valor do tarifário não se vai alterar nem vão fazer mais ofertas, apenas duplicam os dados de acordo com o tarifário original.
É transversal para as 3 operadoras que servem os tarifários Moche, Yorn e WTF.

Espero que não mas pensam em passar tudo a 100% para faturas, pois é mais lucrativo.

Vamos ver o que vai acontecer, isto não é definitivo nem está nada decidido, apenas é o report uma reunião.
 
Já tenho um report de uma das primeiras reuniões, a intenção será manter os tarifários mas sem os 15GB para aplicações.
Por exemplo um tarifário de de 3GB fica com mais 3GB, totalizando um total de 6GB.
Um tarifário que tenha 10GB vai ficar com 20GB.
Não vão fazer descontos e os 15GB ou apps ilimitadas vão terminar. O valor do tarifário não se vai alterar nem vão fazer mais ofertas, apenas duplicam os dados de acordo com o tarifário original.
É transversal para as 3 operadoras que servem os tarifários Moche, Yorn e WTF.

Espero que não mas pensam em passar tudo a 100% para faturas, pois é mais lucrativo.

Vamos ver o que vai acontecer, isto não é definitivo nem está nada decidido, apenas é o report uma reunião.
Quando falas em passar tudo para faturas, queres dizer que vai passar a ser tudo por contratos de fidelização?
 
Nada concertado ...
Acho pior a solução.
Quando falas em passar tudo para faturas, queres dizer que vai passar a ser tudo por contratos de fidelização?
Não, é sem fidelização, os tarifários dos miúdos nunca tiveram qualquer tipo de fidelização. Apenas deixas de ter carregamentos, pagas direto à operadora via fatura.
Se os tarifários já eram semelhantes, se podem padecer das mesmas irregularidades, s solução pode ser semelhante, até para passar no crivo da Anacom.

Então, só que percebi, as apps dos operadores para ver TV, MEO Go, NOS TV, não estão em discussão?
Sim é tudo semelhante.
As aplicações das operadoras deixam de ter a oferta do tráfego (TV, área de cliente, etc)

Que palhaçada, se antes precisavamos de concorrência então agora precisamos ainda mais!
@filipeguedes reunião de quem?
Chama-se ANACOM e Europa... Mesmo se vier outra operadora, até podes pagar menos mas deixas de ter ofertas de apps, podes é ter mais gigas ou mesmo net ilimitada.
Nada de veres netflix ou hbo com oferta de 20gb, sendo o tarifário com 5gb incluídos.

Não posso dar mais detalhes, são apenas documentos que passam por mim.

Atenção que nada está decidido e tudo o que estou a dizer pode não acontecer, é apenas uma reunião com algumas soluções para as operadoras. Não vou dizer qual operadora falo, mas posso dizer que já recebi há pouco outro documento e é mais do mesmo.

Falaram também dos tarifários das escolas, normalmente o contrato (Vodafone, MEO e NOS) tem 12GB, após 12GB ficam com a velocidade capada a 2mbps. A solução para não haver conflitos é cortarem mesmo a net e os pais ou escola que carreguem os cartões com dinheiro.
 
Acho pior a solução.

Se reúnes todos para discutir uma situação especifica a solução apresentada vai ser a melhor para todos e não a que cada um por si decidiria se fosse só a pensar no consumidor.

A origem desses pacotes foi criativa por parte de 1 deles, e durante uns tempos concorriam entre eles por esse mercado mas como deves saber isso deixou de acontecer após uma situação ... E agora ganham todos.
 
Back
Topo