Anacom quer tirar assinatura de voz à banda larga

Whooper

Power Member
Anacom quer tirar assinatura de voz à banda larga

O regulador das comunicações lançou hoje uma consulta ao mercado para "saber se existe interesse no aparecimento de uma oferta grossista de ‘naked DSL’", ou seja, em obrigar a Portugal Telecom a lançar uma oferta grossista, que permita aos operadores alternativos oferecer Internet de banda larga sem que os consumidores tenham "que contratar ou manter o serviço fixo de telefone". Esta consulta decorre até 23 de Maio


EMPRESAS Publicado 9 Abril 2007 17:39
Anacom quer tirar assinatura de voz à banda larga
O regulador das comunicações lançou hoje uma consulta ao mercado para "saber se existe interesse no aparecimento de uma oferta grossista de ‘naked DSL’", ou seja, em obrigar a Portugal Telecom a lançar uma oferta grossista, que permita aos operadores alternativos oferecer Internet de banda larga sem que os consumidores tenham "que contratar ou manter o serviço fixo de telefone". Esta consulta decorre até 23 de Maio.
Filipe Paiva Cardoso
[email protected]


Amado da Silva
Presidente da Anacom

O regulador das comunicações lançou hoje uma consulta ao mercado para "saber se existe interesse no aparecimento de uma oferta grossista de ‘naked DSL’", ou seja, em obrigar a Portugal Telecom a lançar uma oferta grossista, que permita aos operadores alternativos oferecer Internet de banda larga sem que os consumidores tenham "que contratar ou manter o serviço fixo de telefone". Esta consulta decorre até 23 de Maio.

A Anacom acredita que esta pode ser uma forma de "redução dos custos totais para o utilizador final no acesso à internet em banda larga", o que, logo, "terá impacto na penetração deste serviço contribuindo para o desenvolvimento do mercado, para a inclusão social e para o bem estar social", aponta o regulador em comunicado hoje divulgado.

Para o organismo liderado por Amado da Silva existem consumidores que ainda não aderiram à banda larga "porque não estão interessados no serviço fixo de telefone e/ou não estão dispostos a pagar a assinatura mensal associada àquele serviço, nomeadamente em zonas onde a oferta do lacete local não esteja coberta".

O comunicado ainda aponta que o "‘naked DSL’ poderá permitir um incremento da concorrência, já que os operadores ficam com maiores alternativas de escolha e flexibilidade no desenvolvimento das suas ofertas retalhistas".

O principal objectivo de uma possível decisão favorável ao "naked DSL" (NDSL) visará, acima de tudo, diz a Anacom, potenciar a penetração de banda larga nas áreas geográficas "fora dos grandes centros metropolitanos e do litoral", já que é nestas áreas onde há menos operadores alternativos com rede própria, o que diminui o potencial de concorrência na zona.

A concretizar-se esta medida implicará que os consumidores que desejem ter banda larga não sejam obrigados a ter uma assinatura de telefone cobrada pela Portugal Telecom pelo serviço fixo telefónico.

Segundo consta no comunicado da Anacom, a disponibilização do NDSL "não suscita à partida questões significativas de índole técnica ou operacional", sugerindo o regulador que esta oferta grossista poderia ser "disponibilizada em conjunto com a oferta ‘Rede ADSL PT’" e que a Portugal Telecom não perderá o direito "à devida remuneração (...)pelos custos do lacete local/linha de assinante".

O NDSL já foi determinado e/ou já está disponível em vários Estados-Membros na sequência de intervenções regulatórias ou da iniciativa dos operadores históricos. É o caso da Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Holanda, Suécia ou Grã-Bretanha.


Fonte: http://www.negocios.pt/default.asp?Session=&CpContentId=293790

Só agora e´que a ANACOM viu isto?
 
Última edição:
Isto é um grande ideia que já deveria ser implantada no mercado nacional à pelo menos 2 anos. É de elogiar este trabalho se chegar ao fim e for aprovado :).

Isto vai aumentar a concorrência muito mas muito. :002:
 
Esta era fácil. A adesão do telefone da PT para ter internet era massador. Necessário mudar à posteriori de operador, ou pagar um balúrdio para a instalação apartir das operadoras não-PT (vejam os preços actuais praticados pela clix).
Já estou a ver as taxas exorbitantes para montar a linha telefónica. :P
 
(...)Os interessados dispõem do prazo de 30 dias úteis para se pronunciarem, terminando, portanto, a recepção de comentários a 23 de Maio de 2007 e devendo os mesmos ser enviados, preferencialmente por correio electrónico, para o endereço
mail_vermelho4.gif
[email protected]. (...)

fonte:http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=239223

xutem comentários para lá... ;)
Concordo 200% com esta modalidade de prestação de serviços
 
fonte:http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=239223

xutem comentários para lá... ;)
Concordo 200% com esta modalidade de prestação de serviços

És operador? Estás a incentivar outros a praticarem spam?

Que eu saiba é uma consulta a operadores!

lol... É mesmo isso xuta para lá comentários, depois se fores acusado de spam, não te esqueças que se está a falar da ANACOM! Eles acham-te.... lol

Cumps,
 
No meu caso faço a maior parte, se não a totalidade das chamadas a partir do tlm, não tendo a necessidade de ter telefone fixo sem ser pela ADSL, isto seria exelente. Axo que n devo ser o unico nesta situação e isto era uma muito boa solução para quem assim como eu so precisa de serviço de dados!
 
Também gostava de ver uma opção destas com o cabo. Internet por cabo sem TV.

Mas para o ADSL faz mais sentido, é verdade.
 
Eu também só tenho a linha telefónica por causa do ADSL e como estou numa zona que não tenho opções, estou preso à PT (Sapo).

Portanto uma situação destas vinha mesmo a calhar!!!
 
se é só para operadores acho mal! o consumidor deveria ter uma palavra a dizer sobre o assunto. :(

Que diferença é que a tua opinião faz? A anacom quer saber se os revendedores desse serviço estão interessados em faze-lo... É isso que eles querem faze-lo, acho pena e mal que só agora é que se esteja a fazer isso.
 
ha vantagens para os operadores? se eles não se pronunciaram é porque não devem achar muito bom a implementação deste sistema em portugal... digo eu...
 
Eu concordo com ANACOM ao lançar esta consulta aos operadores e interessados, no entanto com o NDSL os utilizadores deixavam de pagar assinatura telefonica, mas viam as actuais mensalidades acrescidas por um valor, por exemplo ao Sapo ADSL 8Mb 35.58 seria adicionado +5€ (apenas um exemplo do valor) para prescindir do serviço telefónico da PT.
 
Isto não tem ponta por onde se lhe pegue. É que realmente não faz sentido nenhum.

Na ONI já me disseram na cara que o telefone é um serviço secundário, que a mensalidade que estava a pagar só dizia respeito a internet. - O que pode não corresponder inteiramente à verdade, claro.

E, tendo a ANACOM já garantido à PT que não vai perder o valor do aluguer acham que servirá de alguma coisa?
Faz algum sentido numa altura em que o serviço fixo de telefone é considerado menor, tendo em conta a oferta existente, que se vá retirar a mensalidade da internet e se mantenha a do telefone?

T R E T A!

O que a ANACOM deveria estar a fazer é arranjar forma de criar uma empresa sem fins lucrativos gestora de toda a infraestrutura do cobre (Cliente - Central) em que todos os operadores pagassem uma taxa fixa e universal e em que o valor da instalação da linha (sem fidelização) fosse aceitável ( ou nulo, que é o que faz mais sentido )
É que, em termos de concorrência não faz sentido que quem aluga o miserável lacete local possa comercializar serviços sobre esse mesmo lacete. Existem clientes de 1ª e de 2ª.

Acabar-se-ia com a assinatura de telefone da PT e promovia-se a concorrência.
Mas isso não deve interessar a certos poderes instalados.

Ricardo Gonçalves
 
(...) Faz algum sentido numa altura em que o serviço fixo de telefone é considerado menor, tendo em conta a oferta existente, que se vá retirar a mensalidade da internet e se mantenha a do telefone? (...)

Ricardo Gonçalves

Penso que te equivocaste, o que vão suprimir é o serviço telefone como obrigação para quem quer ADSL.
Ou seja, vão tentar implantar ADSL "stand-alone" , sem SFT.

Cumps
 
isto parece muita areia pra camioneta da ANACOM. Mas se a camioneta chegar ao destino será uma excelente noticia. São 150€ que me ficam no bolso por ano ao não pagar por um serviço que nao uso.
Mas pelas anteriores decisões da ANACOM so la para 2050 é que deveremos ver algum fumo branco... (espero bem que não)
 
Back
Topo