Discussão ANACOM - Serviço de Televisão por Subscrição - 3.º trimestre de 2013

Preocupações pelo dinheiro que sai do bolso. Eles são tão obrigados a fornecer o serviço como eu paga-lo. Eles não garantem nada (Mbps) e eu também não (€€€). É pena que assim seja, mas a culpa é de quem regula o sector. A inclusão de um SLA (por mais baixo que fosse) obrigatório começa cada vez mais a fazer sentido.
 
Essa é boa, então agora só pagava as coisas que me apetecia pagar. Se querias garantias, assinavas um contrato com garantias. Não podes assinar um contrato sem garantias e depois queixares-te que não garantem nada, mas que raio de ideia é essa?
 
Queria ver a legitimidade da empresa em tentar cobrar um serviço que não consegue fornecer. Há dúvidas de qual seria a sentença proferida em tribunal? Isto se chegasse a tanto sequer. Porque a maior parte dos casos não enveredam pela via judicial, porque o ISP sabe se perder o caso arca com todos os custos processais.

O facto de não haver garantias não invalida que não haja responsabilidades. A responsabilidade do meu pagamento é tão importante como a da prestação do serviço.
 
Última edição:
Como disse muito dificilmente um caso destes chega a tribunal. Normalmente acaba de duas maneiras: A dívida é prescrita ou o cliente com medo paga.

Mas gosto de ler aqui argumentos do tipo "não há garantias". Como se uma empresa com aval para prestar um serviço a nível nacional não tivesse responsabilidades para com o cidadão e cliente bem como respeitar os direitos do consumidor. Só faltou ler aqui que o ISP pode cortar o serviço e o cliente é obrigado a pagar-lo. Afinal não há garantias...
 
Ou para conteúdo multimédia por ex upload vídeos HD para Youtube, stream Twitch etc.
E esperem mais um ano ou dois quando a resolução 4K começar a ser comum depois vão ver quanto tempo têm de esperar para fazer upload dum simples vídeo de 15 minutos com os fantásticos 3 ou 5 MB de upload.
Isso é um sonho. Com 512kbts de upload é que vias o que é uma tortura :(. Quando comecei a meocloud demorei alguns dias até fazer o upload de uns 3 ou 4 gb dos ficheiros, fotos e vídeos mais importantes para mim. Se podiam ser menos dias? Podiam...mas tinha que desligar a cloud nas horas em que usamos pc's porque com ela a fazer up nem o facebook abria :).
 
Como disse muito dificilmente um caso destes chega a tribunal. Normalmente acaba de duas maneiras: A dívida é prescrita ou o cliente com medo paga.

Mas gosto de ler aqui argumentos do tipo "não há garantias". Como se uma empresa com aval para prestar um serviço a nível nacional não tivesse responsabilidades para com o cidadão e cliente bem como respeitar os direitos do consumidor. Só faltou ler aqui que o ISP pode cortar o serviço e o cliente é obrigado a pagar-lo. Afinal não há garantias...
Talvez seja porque estás a falar de alhos enquanto outros falam de bugalhos.
É claro que o ISP te tem de prestar um serviço de acesso à internet, como aliás está no contrato. Mas não deixa de ser um serviço best effort, como deve estar no contrato "o cliente sabe que o serviço se destina a servir um grande número de clientes, bla bla, e não é possivel garantir bla bla". O nível de serviço é inferior ao do menor nível de SLA, tal como o preço, e como tal não tem as garantias de um SLA. Há quem ache que tem direito a 100 Mbps 24/7, mas isso não é best effort, esse tipo de garantia requer um SLA e preço correspondente. O serviço só custa 20 ou 30€ por mês precisamente por ser apenas best effort.
E daí que é preciso ter em conta que forçar um SLA mínimo legal pode implicar subida de preço.

Eu pessoalmente sou a favor é que se proíba o marketing enganoso e se descreva exactamente ao cliente que nível de serviço está a contratar, em termos acessíveis a leigos e sem encapotamento legalês (eg. "você vai ter uma linha de 100 Mbps mas partilhada com X outros clientes, com limite de 500GB e P2P sem prioridade"). Aí iriam naturalmente surgir produtos com níveis de serviço maiores, mas mais caros, para quem precisasse deles.
 
Última edição:
Entende que o facto de não haver SLA não dá a liberdade de prestar um serviço ao cliente "sem garantias". Aliás a própria empresa para poder prestar o serviço tem que mostrar garantias. Se não nem recebe autorização para o fazer. Obviamente que ninguém está à espera de ter a qualidade de uma ligação dedicada numa ligação residencial. Mas existe um contrato celebrado por ambas as partes onde as mesmas se comprometem a cumprir. Se o serviço não se aproximar daquilo que foi celebrado no contrato o cliente não só tem o direito de não pagar bem como rescindir sem penalizações e/ou contrapartidas.
 
é para isso que existem as notas de credito, enquanto não se tem o serviço minimo prestado pagamos o que só estamos a ter, é um facto que temos que ser nos a fazer isso, mas em tudo na vida ninguem faz nada por nós .

se os isp não fizesse o que o contrato diz, metiam 1 ou 2 mb de internet e os 4 canais e pagávamos e calávamos
 
ninguém está à espera de ter a qualidade de uma ligação dedicada numa ligação residencial.
Claramente és novo no Zwame!
Até houve uma altura onde estavam todos a medir comprimento de pénis fazer speedtests a toda a hora e quando aquilo dava meia dúzia de Mbps abaixo do ""contratado"" era a revolta; o ISP era chulo, ladrão, etc. etc.



Mas digam-me lá onde é que no contrato está garantida alguma coisa. "Tem de mostrar garantias", quais? Onde está isso escrito? Onde está isso regulamentado? Não digo que não esteja, mas queria ver exactamente o que diz. Porque senão estamos aqui a discutir achismos.
 
Última edição:
por acaso tem, na CV tem, tem a dizer os minimos que se tem que garantir ao utilizador, e agora?
se tu queres ir com essa tudo bem, mas no dia que o teu isp só te fornecer mais de mais de 1 mb por mais de 2 horas, não venhas reclamar
 
E agora o quê, tens aí um contrato da CV que possas mostrar? Eu pedi explicitamente que me dissessem o que está lá escrito, é assim tão dificil de encontrar?
Quem conta um conto acrescenta um ponto e a certa altura têm todos "certezas" de coisas sem fundamento.

E já tive vários ISPs, todos tiveram as suas falhas, mas as coisas sempre se resolveram e nunca senti necessidade de ir para a internet dizer mal deles. Se calhar tive sorte, mas claramente faço parte da maioria.
 
Claramente és novo no Zwame!
Até houve uma altura onde estavam todos a medir comprimento de pénis fazer speedtests a toda a hora e quando aquilo dava meia dúzia de Mbps abaixo do ""contratado"" era a revolta; o ISP era chulo, ladrão, etc. etc.



Mas digam-me lá onde é que no contrato está garantida alguma coisa. "Tem de mostrar garantias", quais? Onde está isso escrito? Onde está isso regulamentado? Não digo que não esteja, mas queria ver exactamente o que diz. Porque senão estamos aqui a discutir achismos.

O que os outros dizem a mim não me diz nada.

O próprio contrato que tu assinas é uma garantia (é um contrato legal que tem que respeitar a legislação portuguesa e todos os direitos do consumidor (qualquer clausula que vá contra a estes dois princípios é inválida)).

E essas garantias que falei tinham a ver com as condições necessárias para prestar o serviço. Não penses que te deixam abrir um ISP assim à sorte. Tens que provar que tens garantias para forneceres os serviços que prometes se não não tens licença para comercializares o serviço.

O grande problema é não haver regulamentação a sério. Isto parece realmente uma selva. Por isso não me espantei nada quando falaste na falta de garantias. Fiquei sim espantado quando respondeste que o "cliente não pode deixar de pagar" quando o serviço não lhe é fornecido conforme o contratado. Mas isso é o típico Português. Por norma tem medo da própria justiça e a palavra "tribunal" por si só é suficiente para o meter a tremer (mesmo quando tem razão).
 
Última edição pelo moderador:
E agora o quê, tens aí um contrato da CV que possas mostrar? Eu pedi explicitamente que me dissessem o que está lá escrito, é assim tão dificil de encontrar?
Quem conta um conto acrescenta um ponto e a certa altura têm todos "certezas" de coisas sem fundamento.

E já tive vários ISPs, todos tiveram as suas falhas, mas as coisas sempre se resolveram e nunca senti necessidade de ir para a internet dizer mal deles. Se calhar tive sorte, mas claramente faço parte da maioria.

não seja por isso tens aqui http://www.cabovisao.pt/resources/geral/condicoes-de-oferta-dos-servicos.pdf pagina 18, as velocidades que eles são obrigados no minimo a fornecer para dar garantia de um serviço.

e eu te pergunto quando um isp te deixar um dia com 1 mb/s e com os 4 canais, o que vais fazer? calar e comer ou reclamar?
 
Back
Topo