Anacom: Tarifários da Meo, Nos e Vodafone violam regras da internet aberta

O pessoal que não sabe isto dos descontos, ou vai para Vodafone e paga os 28,90€ pelos 2 anos e depois sai. Ou vai para o da NOS que paga 30€.

ussIvw1.png


Bem longe dos preços que pagas se fores Suíço ;)
 
Mas isso é recente. Sabes bem que ainda há pouco tempo esses 3P de tabela estavam na casa dos ~40/50€ na NOS e Meo (possuem 2/3 do mercado). Foram obrigados abaixar devido ao crescimento da Vodafone.

Mas mesmo aí basta adicionar a box e já vai nos 35.49€. Isso de estar longe é relativo. Estamos a fazer um comparativo direto sem converter para a realidade económica do país.

Por exemplo, o custo que as empresas têm na manutenção e etc que foi o teu argumento na Suíça também é mais elevado do que cá. O próprio país tem menos população. Logo, menos potenciais clientes. Etc. Se fizemos um comparativo de certo não seriamos nós que saímos a ganhar :)
 
Última edição:
Para mim este é o efeito NOWO, foi a primeira operadora a ter esta abordagem comercial modelar, em que o consumidor acrescenta a um pacote base de Internet que inclui televisão analógica (e digital agora).

Já os preços, acredito que a Vodafone contribua para a sua redução por parte da NOS e MEO.
 
Então comparando a nossa realidade com a Francesa, se pagam 20€ de telemóveis com 40Gb e tráfego, nós devíamos pagar 5€ pelo mesmo tarifário?

Não se pode fazer ajustes diretos.

Claro que qualquer País da Europa com ordenados muito superiores aos nossos, provavelmente os preços nem sequer os chateiam. Nós é que temos de fazer contas.
 
Então comparando a nossa realidade com a Francesa, se pagam 20€ de telemóveis com 40Gb e tráfego, nós devíamos pagar 5€ pelo mesmo tarifário?

Não se pode fazer ajustes diretos.

Claro que qualquer País da Europa com ordenados muito superiores aos nossos, provavelmente os preços nem sequer os chateiam. Nós é que temos de fazer contas.

Devíamos pegar na pior das hipóteses os tais 20€ por 40Gb, porque a realidade económica (custos laborais) compensa o facto do mercado ser mais pequeno. Agora termos ofertas comerciais de 500Mb a pagar mais de 20€ (preço tabela obviamente) é chulice que é aceite pelos portugueses que acham que é sinal de riqueza pagar 80€ por mês em telecomunicações.
 
Pago 16€ por 5Gb mais as apps gratuitas e não e nada negociado.

Não sei qual a empresa que oferece esse tarifário na França, mas quase que aposto que deve ter mais clientes que as 3 operadoras Portuguesas juntas. É que nem se pode comparar o lucro que fazem, mesmo que paguem ordenados superiores.
 
Pago 16€ por 5Gb mais as apps gratuitas e não e nada negociado.

Não sei qual a empresa que oferece esse tarifário na França, mas quase que aposto que deve ter mais clientes que as 3 operadoras Portuguesas juntas. É que nem se pode comparar o lucro que fazem, mesmo que paguem ordenados superiores.

Mas sabes que ter esses clientes todos também requer bastante investimento. E depois os custos na França não são iguais a Portugal.

Só em funcionários eles ganham no MÍNIMO ~1500€. Não é como aqui que as operadoras têm a maior parte dos funcionários (call center, técnicos, comerciais, etc.. "o peixe miúdo") a pouco mais do SM que é 580€. Na França por cada funcionário pagam quase o TRIPLO! E isto no mínimo... O salário médio na França ronda os 2000/2500€.

Há muitos factores para além da densidade populacional. A realidade económica do país é o principal factor. Prova disso é a Suíça que tem 1 Gbps simétrico e tráfego ilimitado nos telemóveis a preços MUITO acessíveis para a realidade económica deles. E nós aqui? Vamos com 1000/200 Mb em apenas 2 operadores sendo um deles minoritário (a Vodafone) e já nem falo no serviço móvel que é uma desgraça. Limites de tráfego ridículos e preços absurdos.
 
Última edição:
O que acontece é que 95% dos portugueses nao quer pagar mais de 10-15€ de telemovel.

O mercado ajustasse num todo à realidade do país.

Se ha 5% que nao se importava de pagar os 20€ da franca nao compensa aos operadores fazer o investimento na rede, nao ha dinheiro.... Quanto maior o investimento na rede menor o preco que fica o gb à operadora.

Parece contraditorio mas funciona assim...
 
Mas sabes que ter esses clientes todos também requer bastante investimento. E depois os custos na França não são iguais a Portugal.

Só em funcionários eles ganham no MÍNIMO ~1500€. Não é como aqui que as operadoras têm a maior parte dos funcionários (call center, técnicos, comerciais, etc.. "o peixe miúdo") a pouco mais do SM que é 580€. Na França por cada funcionário pagam quase o TRIPLO! E isto no mínimo... O salário médio na França ronda os 2000/2500€.

Há muitos factores para além da densidade populacional. A realidade económica do país é o principal factor. Prova disso é a Suíça que tem 1 Gbps simétrico e tráfego ilimitado nos telemóveis a preços MUITO acessíveis para a realidade económica deles. E nós aqui? Vamos com 1000/200 Mb em apenas 2 operadores sendo um deles minoritário (a Vodafone) e já nem falo no serviço móvel que é uma desgraça. Limites de tráfego ridículos e preços absurdos.

Tu sabes que muitos call centers franceses são...em Portugal, certo?

Se fores de Lisboa ou arredores passeia pelo parque das nações, ali para os lados do edifício da NOS ;)

Mas sim, há mais gente que call centers e esse ganham mais.

Tu cá tens um operador dominante e outro com descendências do dominante.

Tinhas a Optimus que tentava agitar as águas, tarefa que agora é da Vodafone e Nowo.

O que tens é um mercado com pouco poder de compra e altamente estagnado, isso a junta a investimento avultados na modernização da linha e claro, todos querem belos lucros.

Os preços na França começaram a descer com a Free, com a Numericable (sabem de quem? ;)) pois antes a France Telecom e a SFR também mandavam e os preços também eram caros, embora em % e em comparação connosco, não.

Mas a França tem outra densidade populacional e permite mais operadoras e que cada possa ter ofertas, aliás, a oferta de MVO é elevada, cá...

dm222, em Portugal, toda a gente quer ter serviços de 200€ (4 ou 5P) e pagar 20€.

Algures no meio deveria ser o valor corrrecto.
 
A Vodafone já reagiu à decisão da Anacom que determinou pelo fim dos tarifários zero rating (pacotes específicos para utilização de aplicações) de internet móvel por considerar que os mesmos ferem o principio de neutralidade da rede e que, em “alguns casos” não permite a sua utilização em situação de roaming com as mesmas condições como em Portugal ferindo o princípio do roam like at home. “Relativamente ao princípio do ‘roam like at home’, a Vodafone não terá de fazer qualquer ajuste aos seus procedimentos, uma vez que os mesmos já estão de acordo com as boas práticas exigidas pelo Regulador”, reagiu fonte oficial da operadora liderada por Mário Vaz. O mesmo não sucede com a decisão do regulador no que toca a pacotes que apresentam condições especificas para utilização de aplicações, mais procurados pelos segmentos mais jovens. Para a Vodafone esta decisão do regulador vai prejudicar os clientes. “No que diz respeito aos tarifários com pacotes de dados específicos para utilização de apps – ofertas ‘zero-rating’ – o Regulador entende que, de acordo com o regulamento sobre neutralidade de rede, os operadores terão de passar a barrar a utilização desses pacotes específicos para Apps, sempre que o cliente fique impedido de utilizar o pacote de dados genérico (por exemplo, pelo facto de o ter esgotado e não ter saldo para renovação do mesmo)”, refere a Vodafone. “Teremos, assim, de fazer esta adaptação nos nossos tarifários pré-pagos, apesar de considerarmos que a mesma será prejudicial para os clientes, que hoje conseguem utilizar na integra os pacotes de dados incluídos nos seus tarifários”, considera. A NOS não quis comentar a decisão do regulador. Até ao momento não foi possível obter um comentário do Meo/Altice Portugal.
 
Ahahah
Sempre mas sempre a dar a volta! Estes gajos são mesmo criativos.
O pessoal pensa que eles vão aumentar os plafonds e eles respondem que vão barrar o acesso a essas apps quando o tráfego geral acabar... pois mas o que a ANACOM pretende é mesmo acabar com a distinção de tráfego geral e tráfego de apps.

Constantemente a tentar dar a volta à situação. O normal.
 
No fim, teremos pacotes de dados ou maiores ou quasi ilimitados pelo mesmo valor.

Mas até lá os operadores vão tentar espremer mais um pouco a teta do pacote de dados.

Ainda é uma boa fonte de rendimento.
 
Bem então pelo o que se lê aqui quem vai ficar prejudicado é o cliente...

Eu tenho neste momento 3 cartões WTF associados à fatura, cada um com 1 Gb, com as tais app de zero-rating e ainda com o 5 Gb de Spotify. Até agora sempre me chegou bem este tarifário, mas a verdade é que devo gastar quase 10 Gb mensais nessas app todas, e tenho o hábito de nunca desligar os dados do tlm.
Com o fim destes tarifários, o justo seria um aumento significativo do tráfego global, mas já estou a ver que vão pedir um rim, para eu poder ter mais do que 5 Gb...

Enfim, ainda à pouco tempo estive fora durante uns meses na Polónia (um pais que não dava nada por ele ) e lá tinha um cartão com 12 Gb por 7,80 € e sem qualquer tipo de fidelização.

Já estou a ver que o melhor a fazer é aderir a um tarifário fraquinho só para fazer chamadas e sms, e aderir ao Kanguru XL (Ilimitado*) por 15 euros, visto que o meu tlm é dual SIM. Só não queria era ficar outra vez dois anos agarrado á NOS
 
Diria que nem todos os países têm uma operadora chamada Free.
Vejam o que pagava dantes de essa operadora que revolucionou por completo o mercado francês.
 
Ahahah
Sempre mas sempre a dar a volta! Estes gajos são mesmo criativos.
O pessoal pensa que eles vão aumentar os plafonds e eles respondem que vão barrar o acesso a essas apps quando o tráfego geral acabar... pois mas o que a ANACOM pretende é mesmo acabar com a distinção de tráfego geral e tráfego de apps.

Constantemente a tentar dar a volta à situação. O normal.

Errado, a ANACOM não está a pedir o fim do tratamento diferente de trafego de certas apps, porque o zero-rating permite. O que a ANACOM está a pedir é que estas condições se estendam a quando estás em Roaming (que na Vodafone está até atingires uma PUR) e que quando não tens acesso ao dados moveis em geral, também nao podes ter acesso as aplicações zero-rating, e a VDF diz que dó precisa mudar isso.

Estou a ver que vai acabar o prazo e pouco ou nada vai acabar
 
Errado, a ANACOM não está a pedir o fim do tratamento diferente de trafego de certas apps, porque o zero-rating permite. O que a ANACOM está a pedir é que estas condições se estendam a quando estás em Roaming (que na Vodafone está até atingires uma PUR) e que quando não tens acesso ao dados moveis em geral, também nao podes ter acesso as aplicações zero-rating, e a VDF diz que dó precisa mudar isso.

Estou a ver que vai acabar o prazo e pouco ou nada vai acabar
Refere-se então que o assunto da ANACOM diz respeito apenas a Roaming?!!
 
o unico motivo pelo qual as operadoras fazem este tipo de tarifarios com dados apenas para apps, é para evitar que as pessoas cancelem o seu serviço de net fixa.
se subirem muito os plafonds é isso que vai começar a acontecer...

a alternativa é impedir thethering ou colocar limite (não sei se é possivel tecnicamente), mas mesmo as que não permitem thethering como a lycamobile ha várias formas de ultrapassar isso, pelo menos actualmente.
 
As declarações do tipo da Vodafone são deploráveis, completamente fake e sem o mínimo de lógica.
Em vez destas tretas, o regulador deveria acabar de vez com zero-rating que vai contra o espírito das diretivas europeias sobre neutralidade da net.
Se querem oferecer tráfego, porreiro!, mas é para EU utilizar como e onde quiser e não naquilo que o OPERADOR acha que devo usar.
 
Back
Topo