Como a maioria das pessoas tem uma ideia errada acerca da missão da ANACOM, é importante esclarecer que não é uma espécie de Portal da Queixa das comunicações, ou seja, não é sua função resolver ou mediar problemas de utilizadores, aliás, por lei, nem sequer podem resolver directamente os conflitos de consumo com os operadores.
A missão da ANACOM é complexa e vasta, passando por exemplo pela gestão do espectro rádioeléctrico Português, ou seja, tudo o que é frequência de rádio, comercial ou não e até militar, frequência de TV e TDT e comunicações fixas, móveis ou satélite.
Sem a ANACOM, era um caos.
Também o audiotexto e os serviços de valor acrescentado e até a instalação de antenas em edifícios e os cabos que nos trazem os sinais às nossas tomadas, são regulados e aprovados pela ANACOM para que, entre outros pormenores, não interfiram nem prejudiquem o nosso dia-a-dia em aspectos tão diversificados como por exemplo a radiação.
Os planos de numeração fixa e móvel também são atribuídos e geridos pela ANACOM, bem como a homologação e segurança de todos os equipamentos.
Uma função ainda menos conhecida e a da regulação dos serviços postais, tanto dos operadores nacionais como dos internacionais com destino em Portugal
É uma vasta panóplia de funções que nada têm a ver com reclamações sobre velocidades, tarifários, fidelizações, etc.
Já agora, aconselho que, para resolução de problemas, a 1ª linha deve ser sempre a comunicação directa com os operadores. A 2ª são as associações privadas de consumidores como a DECO e plataformas de reclamações como o Portal da Queixa e por último o Provedor do Cliente e a Direcção-Geral do Consumidor. Se nada funcionar e a razão estiver convictamente do lado de quem reclama, os Julgados de Paz, o CNIACC e os Tribunais. Com convictamente, quero dizer que não é o que achamos certo ou justo mas de acordo com os compromissos que assumimos contratualmente, tendo em conta que há ressalvas variadas à qualidade de serviço, como por exemplo o "ATÉ" na velocidade da internet e a Politica de Utilização Responsável.