[Análise] ATI VS NVIDIA -image quality

God_Lx disse:
Helixsk8 ah, já entendi... Será que o Transparent AA da Nvidia fica parecido ? Se alguém puder experimentar, é k a minha 6800 n tem disso...
Mas o transparent AA da nvidia é equivalente ao adaptative AA da ATI...
Segundo o que entendi estes servem para aplicar AA a texturas transparentes como redes etc...
O TEMPORAL AA e uma coisa totalmente diferente... este serve para teoricamente ao teres 6XAA + Temporal teres uma qualidade igual ao que terias aplicando 12X AA ...
Pelo menos foi isto que entendi lendo as descrições dos drivers .
Ptt aplicar o Transparent AA na nvidia n deve fazer este efeito ranhoso tal como aplicar o Adaptative na ATI não o faz...
Agora aplicar o 6XAA + Temporal tendo a qualidade de 12X AA pelo menos em teoria faz aquilo às texturas na ati visto na nvidia tal nem ser sequer possivel ;)
Abraço
 
logo a conclusao a que chegamos é que isso to temporarl AA da ati sux big time e nao passa de marketing :p

mas mesmo assim parece-me q a imagem da 7900gt ainda é melhor que a da x1900 mas como ja disse em cima pode ser dos meus olhos

PS: nao sou nem pouco mais ou menos anti ATI, inclusive ja tive uma 9800 pro que gostei muito

abraços
 
Mefisto disse:
logo a conclusao a que chegamos é que isso to temporarl AA da ati sux big time e nao passa de marketing :p

mas mesmo assim parece-me q a imagem da 7900gt ainda é melhor que a da x1900 mas como ja disse em cima pode ser dos meus olhos

PS: nao sou nem pouco mais ou menos anti ATI, inclusive ja tive uma 9800 pro que gostei muito

abraços
Epa eu passei da 7800 GTX 512 para esta Xt... A qualidade desta nas cenas que jogo parece-me superior... Mas pode ser dos olhos claro..
Agora de uma coisa não há duvida... Temporal AA é para esquecer :P
 
Realmente k feature estranha... Forçando o LOD isso tb fica assim ? É que parece mesmo k a ATI mexe no LOD para o hit na performance ser menor dado k tu dizes k é muito pouco...
 
Vocês estao se a eskecer do programa que usam pra fazer compressao pra JPG, as imagens perdem kualidade, comparem as imagens em BMP ou TGA SEM COMPRESSAO!
 
Punkas mas isso seria igual para todos, axo k maior parte de nós tá a usar o Paint do Windows, se comprimisse para uma tb comprimia para a outra não ?
 
isso é um erro, as imagens no paint perdem kualidade com a compressao para jpg, num programa tipo photoshop a perda já não é tanta.
Alem de que, num frame do jogo pra outro a iluminação se mudar um pouco já dá uma imagem mto diferente de outra, é dificil comparar assim, era ideal no FRAPS (penso que de pra fazer isto), programar pra tirar screens a dado frame, assim era mais fiavel, o 3dmark já tem esta opção imbutida. Já tive a 7800GTX e a IQ da ATi é melhor a milhas...dps tiro umas screens.

PS: tive a comparar algumas screens, na parte da agua é impossive comparar a n ser que se esteja no mm frame, ´q tem akeles efeitos de causticas que está smp a alterar a iluminação na imagem, na ultima screenshot, do fogo na sala, o fogo na ATI parece me mais definido, as cores mais vivas e está a calcular o fumo melhor que na Nvidia, já tinha reparado que a ati tinha efeitos de fumo no fear que não se viam na GTX, mas na altura pensei que fosse eu a imaginar coisas, agorea tou a ver que é verdade.
 
Última edição:
Punkas acredito, arranjem lá maneira de ver isso k realmente é uma coisa k me interessa... O Helixsk8 já viu e entendeu o k eu queria dizer qd a imagem dele parecia algo esbatida...
 
Nesses screenshots sao realmente dificies de comparar e ver qual e que tem a melhor qualidade de imagem.


P.S: E engraçado que o pessoal que tem ATI (assim como o punkas) puxa para as ATI e os que teem NVIDIA puxam para as NVIDIA (assim como o mefisto). O punkas e ATI biased :lol:
 
sombrio disse:
Nesses screenshots sao realmente dificies de comparar e ver qual e que tem a melhor qualidade de imagem.


P.S: E engraçado que o pessoal que tem ATI (assim como o punkas) puxa para as ATI e os que teem NVIDIA puxam para as NVIDIA (assim como o mefisto). O punkas e ATI biased :lol:

conforme disse acima nao puxo por ng

digo apenas nos screens que vejo que as q tirem parecem ter mais qualidade, nao o afirmo com toda a certeza.

qt a compressao eu uso o mspaint e tenho quase a certeza q o hellix tb . se assim for a compressao é a mesma, logo a perca de qualidade tb
 
sombrio disse:
Nesses screenshots sao realmente dificies de comparar e ver qual e que tem a melhor qualidade de imagem.


P.S: E engraçado que o pessoal que tem ATI (assim como o punkas) puxa para as ATI e os que teem NVIDIA puxam para as NVIDIA (assim como o mefisto). O punkas e ATI biased :lol:


Ao menos já tive as duas pra comparar, tu pelos visto nao.
 
Epah flames não... Hoje por acaso recebi o meu CPU e tive a jogar um pouco, só quando parei para olhar pros gráficos é k vi coisas k nunca tinha visto em mais de 4 horas a jogar akele jogo... As diferenças na qualidade de imagem k foram aqui mostradas são tão minusculas k axo k n as via ao fim de tudo...
 
Ele é que começou, nem percebi pq a razao disso, não tou a puxar a brasa à sardinha de ng, simplesmente qnd trokei de gráfica, pareceu me a ATI ser melhor, mas lembrem-se tb muda numa grafica o próprio output para o monitor, nas screens parece igual, mas ao ver no monitor a imagem da ati tem cores mais vivas e mais contrastadas. Na minha opiniao isso dá um melhor aspecto ao jogo.
 
Punkas, aquilo não é, claramente, um artefacto de compressão JPEG.
Um artefacto desse tipo fica com dithering combinado com um efeito de sharpening exagerado (que, aliás, é mais visível em zonas de cores sólidas contrastantes), e ali o que se vê nas pics é precisamente o contrário, imagens difusas e "baças", mesmo em zonas com diferenças tonais mais suaves.
 
Epah nas várias screenshots k pude ver, axo k a Nvidia tem alguma vantagem em muitos jogos, mas há alguns k a ATI tem vantagem, akeles k levam AA+HDR... Claro k é como o Punkas diz, o k vemos nas screenshots é diferente do k se vê no monitor...

Acredito k as diferenças são tão minimas k mesmo de monitor à frente só pessoal muito picuinhas é k ia ver diferenças, logo esta thread n vai dar em nada...
 
@God_lx
Dizes que tem vantagem, mas não explicas em quê.. Isso pra mim é dizer da boca pra fora.

@blastarr
Eu sei mto bem os efeitos de compressao jpg, antes de criar os blocos e não fazer o dither das cores, os contornos perdem definição causando o efeito blurred das imagens.
 
Punkas epah se n consegues ver o k eu e o Helixsk8 vemos quando ele liga o Temporal AA então axo k n vale a pena... Noto tudo mais desfocado e as texturas mais lisas sem bump-mapping...
 
Epa apesar do temporal desfocar a img um pouco.. A jogar n uso temporal... Uso apenas o 6XAA.
E uma coisa é certa...
Tal como o punkas disse e eu já disse milhares de vezes....
Tinha 7800GTX512 passei para esta 1900XT e a qualidade de imagem é muito superior... Nota-se claramente a jogar... Não se activa o temporal que com esse as texturas falecem...A meu ver deve ser dos drivers... Com AA normal e HQ AF é de longe melhor...
O punkas passou-se agora eu já me passei cerca de algumas vezes tb... E acho que ele tem razão... Gente a mandar bitaites para o ar sem ter testado...
E não venham dizer que sou biased... E a 2ª ati que tenho... Nvidias já tive:
7800GTX512
6800 ULTRA
FX5600
Ti 4400
MX440
MX200...
Acho que chega para ver que não sou biased...:P
 
Ora aqui estão uns screens do Oblivion a 1280*1024 HDR



a 1ª foi por volta das 21:00/22:00
a 2ª foi as 8:22
a 3ª foi por entre as 19:00 e as 20:00

tentei tirar mais ou menos no mesmo sitio para se comparar as diferentes alturas do dia

hellix foram tiradas a porta da imperial city palace à direita mal desces as escadinhas

tenta tirar mais ou menos a estas horas para se comparar

abraços
 
Helixsk8 eu até acredito k sim... Eu infelizmente tenho de ir pelas screenshots... Mas vamos lá ver se n arranjo uma ATI DX10 para tirar as minhas duvidas :)
 
Back
Topo