1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

analise de complexidade algoritmos

Discussão em 'Programação' iniciada por CyberOps, 23 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 31; Visualizações: 2412)

1. CyberOps

CyberOps I'm cool cuz I Fold

Boas,

tenho aqui este codigo e estou com algumas duvidas em achas a complexidade disto

Código:
    for(int i=0; i<sequencia.length; i++){
    	for(int j=i; j<sequencia.length; j++){
    		soma=0;
    		for(int z=i; z<j; z++)
    			soma=soma+sequencia[z];

if(soma==valor)
    			return qq coisa					

}
    }

ora ainda consigo achar parte:

1 (atribuicaoa do i) + 2n (duas atribuicoes do i++ e j=i n vezes) + (3((n)+(n-1)+(n-2)... (j++, soma=0 e z=i. isto tem q se transformar num somatorio mas n estou a ver como) etc etc)

depois aquele terceiro ciclo for também está a complicar. alguem me consegue ajudar pff?

Última edição: 23 de Fevereiro de 2008
  2. Baderous

Baderous Banido

Fica aqui a resolução feita por mim:

3. CyberOps

acho q ja fiquei a perceber a logica disto. pelo menos com chegar aos sumatorios mas depois desfaze-los...

outra cena q me intriga é q tu contas as comparaçoes dos ciclos for's para a complexidade e curiosamente o prof da cadeira nao. claro q isso influencia.

onde tens sumatorio k4, o k4 salta fora pq não está a variar em z certo? mas depois como é q chegaste a (j-1+i+1)? existe algum site com "regras" para trabalhar com os sumatorios onde me possa guiar?

muito obrigado pela ajuda, daqui a pouco ja meto mais outros for's com a respectiva analise para ver se entendi.

ja agora fica aqui 1 exemplo q ele tem nos acetatos.

Última edição: 23 de Fevereiro de 2008
  4. Baderous

Baderous Banido

Estão aqui as regras que utilizo nestes exercícios:

5. CyberOps

mas n explicas ai como é q sum (z=i ate j-1) 1 = j-1-i+1

6. Baderous

Baderous Banido

1ª regra.

7. CyberOps

ya, acho q ja estou a perceber. consideras sum (i=a ate b) 1 =b-a+1. deves ter esquecido do 1 e do igual nao?

8. Baderous

Baderous Banido

Ya.

9. CyberOps

muito obrigado :). ja agora, andas na univ do minho deves conhecer o prof Rui José, nao? veio dar uma palestra a coimbra sobre sistemas ubiquos e propor uns projectos para a disciplina. mto porreiro o prof

10. Baderous

Baderous Banido

Por acaso não. Mas eles também são tantos...

11. CyberOps

ja agora, quando tens um somatorio do tipo 'sum (j=1 até n) i' isto vai ser igual a 'i'? ou o i salta para fora e fica 'i*sum(j=1 até n) 1'

12. Baderous

Baderous Banido

Usas a 2ª regra de baixo. Consideras é que o somatório é de j=0 até n-1 (para ficar como na fórmula).

13. CyberOps

sim, mas a variavel dentro do somatorio nao é j, mas sim i. logo o somatorio nao varia, ne?

14. Baderous

Baderous Banido

Sim. Mas penso que essa situação nunca ocorre.

15. CyberOps

entao quer dizer que

sum (j=1 até n) i != i * sum (j=1 até n) 1

sum (j=1 até n) i = (n*(n+1)/2)

16. Baderous

Baderous Banido

O i só passa para fora do somatório se for uma constante.

Repara lá na regra. Isso seria assim se, no somatório, a variável que era incrementada era o i, mas nesse caso é o j, logo não se pode fazer assim.
    sum (j=1 até n) i = n*i porque j != i, logo os diferentes valores de j não vão influenciar i, logo esse somatório resume-se a fazer n vezes a soma de i.

17. CyberOps

ah, fixe. agora fiquei esclarecido. muito obrigado + uma vez :)

18. CyberOps

vê se este está correcto sff

19. Baderous

Baderous Banido

Voltaste a fazer o que eu já tinha feito.

20. CyberOps

basicamente tenho diversos algoritmos e tenho q achar a complexidade deles e relacionar com os tempos de execução. este so tem 2 ciclos for. a complexidade deste tb é quadratica? é q pela a analise dos tempos este é mais eficiente pelo q me parece q este nao pode ser quadrática também.

Partilhar esta Página