1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Analise de Marcas pela Pro Teste...

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por s e 7 e n, 26 de Setembro de 2007. (Respostas: 85; Visualizações: 5106)

1. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

A Pro Teste analisou marcas através de um questionário, que foi publicado na edição de Outubro, e no qual, estão incluídas duas perguntas:

- "Recomenda um computador de secretária da mesma marca?"

- "Recomenda um portátil da mesma marca?"

Respostas apresentadas: "Sim, claro." e "Sim, é provável."

(assumimos que as restantes percentagens sejam "Não.")

Reparem no resultado:

Fonte: Phil's Mind Spot

2. Sox

Sox Power Member

Claramente que a qualidade é reflectida aqui neste estudo, pelo menos o nível de satisfação do consumidor...

Contudo esta estatística parece-me pouco clara. A minha questão é se foram questionados o mesmo número de consumidores/utilizadores para todas as marcas.

Mas também não me é clara a pergunta. Não percebi a parte do "...da mesma marca"? Mesma marca que o quê?

3. TIMETODOIT

TIMETODOIT Banido

È um pouco estranho... pois se forem perguntar isso a maioria dos consumidores.. eu tinha a ideia clara que mac seria posto para baixo, nao por falta de qualidade... mas falta de conhecimento... O unico conhecimento do "publico" é das novelas e da maça... alguns até pensam que teem windows lá dentro...

4. JKL22

JKL22 Power Member

Penso que aconteceu exactamente o contrário, por as pessoas terem pouco conhecimento dos computadores da Apple e por estes ainda serem considerados por muitos um "bem de luxo" aconselham a marca.

5. timber

timber Zwame Advisor

Nesse estudo essa barreira está eliminada. A questão parece ter sido feita a quem já tinha um aparelho das marcas em análise

Esse estudo tem o seu interesse mas não mede propriamente nada muito objectivo

6. Sox

Sox Power Member

Aqui há várias hipóteses:

-As questões foram feitas... sobre todas as marcas a todos os inquiridos

-As questões foram feitas aos inquiridos, sobre as marcas que eles usam... numa percentagem igual de consumidores para todas as marcas (só assim seria um inquérito sério).

-As questões foram feitas aos inquiridos, sobre as marcas que eles usam, sem qualquer proporcionalidade entre as diversas marcas.

Não temos os dados todos para avaliar este "estudo". Ou porque nos falta informação que foi dada na revista mas não aqui, ou porque realmente este estudo de rigoroso tem pouco (independentemente de quem "ganha", não é isso que está em questão).

7. s e 7 e n

s e 7 e n Power Member

Eu penso que eles perguntaram tipo a 100 pessoas que têm um portátil daquela marca se recomendam um portátil da mesma marca do que têm.
    Se alguém tiver ai Pro Teste que confirme isso.
    Senão eu no fim de semana confirmo isso na revista.

8. Razzo

Razzo What is folding?

Acho que a pergunta esta mal formulada, em termos de portugues.

Acho que eles pretendiam:

- "Recomenda um computador de secretária da mesma marca abaixo indicada?"

- "Recomenda um portátil da mesma marca abaixo indicada?"

9. Sox

Sox Power Member

Se assim for é uma coisa (apesar de não invalidar muita coisa que me parece incorrecto nesse questionário, a começar pela pergunta), mas encontraram 100 pessoas da cada marca com portáteis e 100 pessoas de cada marca com desktops?

Teriam de ter sido validados 2900 questionários, imaginem o total de inquéritos precisos para se achar 100 pessoas para cada marca (e dentro da marca para portátil e para desktop).

É que tem ali marcas que eu nunca ouvi falar... por isso imagino a quantidade de pessoas que devem ter portáteis/desktops dessas marcas.

10. timber

timber Zwame Advisor

Acho que indicia muito mais que a "mesma marca" se refere à compra passada.

Aliás se não for isto é um inquérito completamente idiota.

11. micromegas

micromegas Power Member

Quem recomenda um coputador apple está antes de tudo a recomendar um SO, por isso acho que não se pode tirar coclusões nenhumas daí.

12. lusoWOLF

lusoWOLF Power Member

...

recebi a revista e li o artigo, e muitos dos inquiridos segundo fontes secundárias pediu que se puse-se no artigo a informação acerca do bootcamp para as pessoas bootarem windows e defeitos a apple? apontaram a imcompatibilidade com jogos e problemas frequentes com o disco rígido

deixo o ficheiro completo não fica em anexo porque não me é permitido...

http://rapidshare.com/files/58448642/494271_Attach.pdf.html

Última edição: 26 de Setembro de 2007
  13. il corto

il corto Power Member

Discordo. A estética e qualidade de engenharia dos macintosh por mim, seria mais que suficiente para comprar um.
    Aliás, a maior parte das pessoas que conheço que se mudaram para mac, foram primeiro levados pelo lado estético, e só à posteriori descobriram as enormes potencialidades do mac osx.

Mas essa é a grande vantagem do mac, não compras apenas uma máquina de real design, mas sim um pacote completo.:-D

14. aclaud

aclaud Power Member

Discordo. Estética? Pressinto que a maioria das pessoas que tem um produto Apple é para o "show-off", o que é pena e até aterrorizador. Méééééééé (como fazem os cordeirinhos).

15. micromegas

micromegas Power Member

Quando há uns anos comprei o meu primeiro mac, um performa 6400 com bus scusi, processador PowerPC, colunas e subwoofer embutidos isso era uma verdade indiscutivel, mas isso foi há mais de 10 anos, mas agora... Há pcs com melhor hardware que os macs e muito provavelmente mais baratos, não há que ter medo em dizê-lo, não vou para inferno dos pcs por isso, nem dexarei de adorar macs. :007:

16. il corto

il corto Power Member

Era bom que conseguisses provar esse "pressentimento" estatisticamente, porque muitas discussões nascem de pressentimentos inuteis não concretizados.

Compreendo que seja difícil compreender, mas existem mesmo pessoas para quem o design conta, e muito. E que essas mesmas pessoas estão dispostas a premiar a criatividade dos mesmos, que é sempre um risco.

Quanto a "show-off" isso diz respeito a cada um, coisa que não pratico.

Agora também é preciso notar que quando vês alguém com um mac, é obvio que dará nas vistas.
    Por alguma razão a apple aposta na diferenciação e não no baixo custo.

17. il corto

il corto Power Member

Bom, quanto à parte do hardware deves estar a referir-te aos componentes (memória, disco, etc..) porque no que toca a design julgo que está cada vez mais imbatível por culpa da concorrência. A título de exemplo: asus virou uma construtora de pcs azeiteiros - basta ver as séries "neon-shunnings" mais recentes - a sony parece querer quase que imitar pormenores dos macs perdendo coerência nos produtos que vinha produzindo..

Quanto ao OS, nos tempos que correm, em que todos os dias em pc's somos inundados por virus, spyware, etc, é especialmente relaxador um tipo não ter que se preocupar com isso. Nisso, vénia à apple. Claro que tem falhas, e não são poucas.

18. Voystice

Voystice Power Member

Tenho na ideia que os Mac's são realmente "aqueles pc's com uma maior aura de excelência", e que todo o designer wannabee tem que ter um...

Eu andei em design,... e não senti necessidade nenhuma de ter um mac, mas isso devo ser eu que não acho o design dos próprios mac's nada de especial!

Muita gente se baba por aquilo, mas eu não consigo perceber onde está a "tara",.. enfim, deve ser defeito meu!

Quanto ao inquérito, e á pergunta; realmente parece-me mal feita, e não se percebe realmente qual o contexto em que se insere; aliás, até me admiro como é que os Acer aparecem tão bem cotados. Com as coisas que tenho sabido deles, era coisa para se ficarem pelo último lugar mesmo!

\w/

19. lebigmac

lebigmac Power Member

bem o que podiam fazer pra dar mais conhecimento do mac em portugal era meter nas escolas publicas, mas a microsoft esta com o medinho e assinou contrato com o governo pra so se utilizar windows nas escolas.

20. JKL22

JKL22 Power Member

Claro, o Governo devia era trocar a "frota" toda de PC para Apple's só para dar mais conhecimento aos mesmos...

Partilhar esta Página