Analise de Marcas pela Pro Teste...

o governo podia era dar opçao de escolha as escolas para utilizar o SO que lhes apetecer (linux,mac), mas como a microsoft tem medo de isso o prejudicar assinou um contrato com o governo pra todos os computadores do governo terem windows (excluindo servidores)
 
não percebo muito bem este estudo... para além de que não reflecte em nada as vendas do mercado nacional.

acho que como já referiram a pergunta era acerca do equipamento que a pessoa já possui.

ainda assim por o mac lá no meio não me parece muito justo, porque é óbvio que utilizador de mac prefere mac, nao tem marca concorrente.
 
Tenho na ideia que os Mac's são realmente "aqueles pc's com uma maior aura de excelência", e que todo o designer wannabee tem que ter um...

Eu andei em design,... e não senti necessidade nenhuma de ter um mac, mas isso devo ser eu que não acho o design dos próprios mac's nada de especial!

Muita gente se baba por aquilo, mas eu não consigo perceber onde está a "tara",.. enfim, deve ser defeito meu!

Quanto ao inquérito, e á pergunta; realmente parece-me mal feita, e não se percebe realmente qual o contexto em que se insere; aliás, até me admiro como é que os Acer aparecem tão bem cotados. Com as coisas que tenho sabido deles, era coisa para se ficarem pelo último lugar mesmo!

\w/

Permitam-me discordar.

Os princípios básicos do design - balanço, enfase, ritmo, unidade e contraste - definem a estrutura do objecto e determinam a forma como os elementos são organizados na sua composição.

Destes, o mais importante é a unidade, que é atingida quando todos os elementos se relacionam entre si, projectando um sentido de totalidade. Assim, existe unidade quando todos os elementos estão de acordo, pelo que todas as relações formais devem procurar alcançar a unidade entre as partes.

Agora, volta a olhar para um macbook pro, e diz-me que parte é que não compreendeste.
 
Temos que ver que há muitas marcas de PCs e só uma de Mac's.
Quem quer Mac/OSX não tem outra hipotese de ir para a marca Apple, não há aquela "coisa" de ter investido dinheiro num Vaio e torcer o nariz ao ver um Dell/LG/IBM/Asus mais bonito/barato/melhor/mais qq coisa, isto e o facto de a gama de produtos Apple ser actualizada só de ano a ano aumenta ainda mais o grau de satisfação do utilizador.
(Esta minha teoria falha em muita coisa, mas também só tento que explicar 5% e igualar a Sony..)
Hoje em dia o design Apple (nos portateis) não é nada por aí alem, basta ir a uma superficie com bastantes e observar, o Macbook/Macbook Pro, estão longe de ser os mais "cutes".
Há gostos para tudo, portateis todos brancos, nunca gostei, adoro o LG S1/Vaio..
 
tenho de dizer isto.. mas quem compra um mac.. a pensar que é "bonito, tem a maca... e é de metal.. é sexy" está a ir mal! Eu sempre o quis pelo SO... a caixa bonita é um EXTRA bem bom! Para mim a beleza está no SO... nao n digo por ter isto ou aquilo bonitnho (tambem mas...) é mais pela maneira que funciona... Mas pk que estou a falar se todos aqui me percebem :D :D (ou quase todos)

È claro que os materiais contam... como ja disse basta eu ir mexer num PC portatil de um amigo que me sinto logo mal... ao tok... ao trackpad... ao teclado... ao tamanho da "caixa" aos plasticos fatelas... ter de segurar o portatil para abrir o mesmo... enfim isso tudo conta!

Não sou fanatico.. preciso de windows (para jogos only) mas quem fala cmg.. apenas aconselho mac... (a nao ser que seja GAMER)
 
Temos que ver que há muitas marcas de PCs e só uma de Mac's.
Quem quer Mac/OSX não tem outra hipotese de ir para a marca Apple,

isto e culpa do tio bill que nao cria uma app como o bootcamp da apple pra correr o mac OS em pc normal, esta com medo de perder clientes.
pessoalmente nao gosto nada da ideia do mac OS a correr num pc normal ate "parece mal" :-D
 
Hoje em dia o design Apple (nos portateis) não é nada por aí alem, basta ir a uma superficie com bastantes e observar, o Macbook/Macbook Pro, estão longe de ser os mais "cutes".
Há gostos para tudo, portateis todos brancos, nunca gostei, adoro o LG S1/Vaio..

Ainda bem que é...só...a tua opinião. Todos temos direito a uma:). btw...não há só brancos.
Acredita que tanto a Sony como a LG (ou outra marca qualquer) moviam “mundos e fundos” para ter o sr. Jonathan Ive a trabalhar com eles.
 
Última edição:
Falam de design, de "boca cheia", referindo-se ao "look" do Mac.
Meus amigos, design não é simplesmente o aspecto. Infelizmente somos inundados de publicidade que parece distorcer o conceito para essa definição. Por exemplo:

"O automóvel X tem um óptimo consumo, excelente performance e um design atraente."

A frase está errada porque design está a ser aplicado apenas ao aspecto, quando design inclui tudo, inclusivamente o bom performance/baixo consumo. O design é a junção da forma e da função, como qualquer bom designer vos poderá dizer. O problema é que, normalmente, apenas associam a palavra design à forma.

Ora, o Mac tem um bom design porque, para além de bonito (há quem discorde, está no seu direito), funciona muito bem. Claro que quando digo isto, me refiro a todo o somatório do hardware e do OS.
Do ponto de vista do design (forma/função, não esqueçam), o Mac é realmente uma máquina que se destaca dos demais PCs. E em particular pelo seu OS.
Tem falhas? Claro que tem.
É mais agradável trabalhar com ele que em outro OS? Sim! É a minha opinião e a da grande maioria de pessoas que já teve de trabalhar em mais de um OS.
Claro que há pessoal que prefere o Linux. Sim, é giro e tal... mas ter de viver limitado ao pouco software que existe para certas áreas profissionais e ter de aprender uma catrefada de comandos com nomes tão crípticos como: acpl, e2fsck, ptx, tcpd, lftp ou arecormidi. Não obrigado.
Há quem prefira o Windows. Mas ter de viver sempre preocupado com vírus, spyware, malware... viver escravo de um conceito tão arcaico como o registry... ter de viver seguindo as directivas e imposições que a estrutura do Windows me impõe sem poder fazer o que bem me apetece e ainda por cima ser constantemente bombardeado com perguntas e informações que me quebram o ritmo de trabalho? Não obrigado.
Portanto, do ponto de vista do design, o Mac OS destaca-se completamente.
E, mesmo quem não percebe "the point of a horn" de design, compreende que é melhor, depois de usar.
Pode não perceber bem o que é que lhe parece melhor e muito menos conseguir passar para palavras o que sente. Mas sente-se melhor a trabalhar no Mac OS.
Bom design, meus senhores... bom design :)

Rui Batista
 
Falam de design, de "boca cheia", referindo-se ao "look" do Mac.
Meus amigos, design não é simplesmente o aspecto. Infelizmente somos inundados de publicidade que parece distorcer o conceito para essa definição. Por exemplo:

"O automóvel X tem um óptimo consumo, excelente performance e um design atraente."

A frase está errada porque design está a ser aplicado apenas ao aspecto, quando design inclui tudo, inclusivamente o bom performance/baixo consumo. O design é a junção da forma e da função, como qualquer bom designer vos poderá dizer. O problema é que, normalmente, apenas associam a palavra design à forma.

Ora, o Mac tem um bom design porque, para além de bonito (há quem discorde, está no seu direito), funciona muito bem. Claro que quando digo isto, me refiro a todo o somatório do hardware e do OS.
Do ponto de vista do design (forma/função, não esqueçam), o Mac é realmente uma máquina que se destaca dos demais PCs. E em particular pelo seu OS.
Tem falhas? Claro que tem.
É mais agradável trabalhar com ele que em outro OS? Sim! É a minha opinião e a da grande maioria de pessoas que já teve de trabalhar em mais de um OS.
Claro que há pessoal que prefere o Linux. Sim, é giro e tal... mas ter de viver limitado ao pouco software que existe para certas áreas profissionais e ter de aprender uma catrefada de comandos com nomes tão crípticos como: acpl, e2fsck, ptx, tcpd, lftp ou arecormidi. Não obrigado.
Há quem prefira o Windows. Mas ter de viver sempre preocupado com vírus, spyware, malware... viver escravo de um conceito tão arcaico como o registry... ter de viver seguindo as directivas e imposições que a estrutura do Windows me impõe sem poder fazer o que bem me apetece e ainda por cima ser constantemente bombardeado com perguntas e informações que me quebram o ritmo de trabalho? Não obrigado.
Portanto, do ponto de vista do design, o Mac OS destaca-se completamente.
E, mesmo quem não percebe "the point of a horn" de design, compreende que é melhor, depois de usar.
Pode não perceber bem o que é que lhe parece melhor e muito menos conseguir passar para palavras o que sente. Mas sente-se melhor a trabalhar no Mac OS.
Bom design, meus senhores... bom design :)

Rui Batista

Design não é só ser bonito e aderir à teoria da "forma/função".
Sem ergonomia, não adianta nada vir todo "bling-bling".
E lamento dizer-te, mas a ergonomia dos Mac é péssima.
Sacrificam de propósito a ergonomia, capacidade de expansão e mesmo os aspectos de input humano (teclados, ratos, etc) para não comprometer a forma externa dos seus produtos.
Um bom design tem isso em consideração desde o início, não efectua o habitual "cutting corners" da Apple na fase final de Desenvolvimento.

Essa da performance/consumo também não cola. Os componentes de um Macbook/Macbook Pro, iMac ou Mac Pro são agora exactamente os mesmos de PC's com Windows equivalentes, e se estás a negar isso, estás a ser ingénuo.

Mais.
Desde que passei a usar o Vista em 4 PC's diferentes há mais de 6 meses nunca mais tive de instalar anti-virus em nenhum deles, e aínda não apanhei nenhuma "infecção".
Sorte ? Duvido, visto que quase todos eles estão ligados 10 a 20 horas por dia, se não mais.


Ah, e só mais uma coisa:
O que é que o Registry (basicamente, é uma base de dados) tem de mal ?
99% dos users de windows nem sabem que existe, 0.9% que o conhece não precisa de alterar lá absolutamente nada e os outros 0.1% só alteram porque são os verdadeiros "power users".
 
Design não é só ser bonito e aderir à teoria da "forma/função".
Sem ergonomia, não adianta nada vir todo "bling-bling".
E lamento dizer-te, mas a ergonomia dos Mac é péssima.
Sacrificam de propósito a ergonomia, capacidade de expansão e mesmo os aspectos de input humano (teclados, ratos, etc) para não comprometer a forma externa dos seus produtos.
Um bom design tem isso em consideração desde o início, não efectua o habitual "cutting corners" da Apple na fase final de Desenvolvimento.

Em termos de portáteis, onde é que a Apple "cortou" em termos de expansão?
Creio que um portátil Apple é tão (ou tão pouco) expansível como um portátil de qualquer outra marca.
Em termos de desktop, tens máquinas "fechadas" ou pouco expansíveis, como os iMac ou os Mac Mini. Mas esses têm um sector de mercado específico. Estão "custom made" para uma fatia de mercado. Queres um Mac expansível para poderes fazer o que quiseres, compra um Mac Pro. Portanto, temos tudo o que queremos: máquinas expansíveis ou máquinas custom made.

Essa da performance/consumo também não cola. Os componentes de um Macbook/Macbook Pro, iMac ou Mac Pro são agora exactamente os mesmos de PC's com Windows equivalentes, e se estás a negar isso, estás a ser ingénuo.

Nem percebo porque dizes isso. O performance/consumo foi um exemplo usado apenas para ilustrar a má utilização da designação de "design", sem paralelismos com a indústria informática. Mas respondendo a este teu (desnecessário) comentário, nunca disse que os componentes de um Mac fossem diferentes ou melhores que de um PC Windows. Que temos a certeza que foram escolhidos para funcionar todos bem, sem problemas, sim, é verdade. Mas alguém que perceba bem de hardware, pode fazer um PC com a mesma qualidade em termos de hardware.

Mais.
Desde que passei a usar o Vista em 4 PC's diferentes há mais de 6 meses nunca mais tive de instalar anti-virus em nenhum deles, e aínda não apanhei nenhuma "infecção".
Sorte ? Duvido, visto que quase todos eles estão ligados 10 a 20 horas por dia, se não mais.

E podes executar TUDO? Podes visitar todos os sites que quiseres sem restrições?
Podes mesmo fazer o que bem te apetece, sem teres de responder negativamente ao "Cancel or Allow?"

Ah, e só mais uma coisa:
O que é que o Registry (basicamente, é uma base de dados) tem de mal ?
99% dos users de windows nem sabem que existe, 0.9% que o conhece não precisa de alterar lá absolutamente nada e os outros 0.1% só alteram porque são os verdadeiros "power users".

Portanto, podes ignorar o Registry e... apagar as aplicações quando e como te apetecer, mudá-las de sítio a teu bel prazer, copiá-las para uma pen ou CD, apagar, voltar a copiar para o disco quando te apetece, etc. (nunca me chegaste a dizer se conseguias fazer isto tudo no Vista)
Portanto, podes fazer o que te der na cabeça com o conteúdo do disco, certo?

Rui Batista
 
Bom, quanto à parte do hardware deves estar a referir-te aos componentes (memória, disco, etc..) porque no que toca a design julgo que está cada vez mais imbatível por culpa da concorrência. A título de exemplo: asus virou uma construtora de pcs azeiteiros - basta ver as séries "neon-shunnings" mais recentes - a sony parece querer quase que imitar pormenores dos macs perdendo coerência nos produtos que vinha produzindo..

Concordo, os vaios ha 3 anos atrás eram muito mais bonitos. Ontem andei a passear na ***** pela zona dos portáteis e estava a ver os vaios. Bem, aquilo são imitações dos macs, mas imitações mal feitas, com teclados horriveis e a panoplia de botoes que raramente se usam a atrapalhar não só a estética como a funcionalidade. Vi quase todas as marcas de portáteis e não houve uma que se comparasse com o design da apple, eu que estudo design perguntei-me: Mas é assim tão dificil "imitar" a apple e fazer um portátil bonito e funcional?? Há computadores como os HP ou Acer que mais parecem máquinas de guerra
 
Concordo com parcialmente com o Rui_Mac, mas também com algumas críticas do Blastarr. A ergonomia (a adequação da forma à função) é um aspecto fundamental para um bom exercício de design. Por isso, o design industrial em particular nunca poderá ser completamente livre de quaisquer tipo de restrições criativas, nunca poderá aspirar a formas de arte como a pintura ou a música, e ainda bem, porque nós temos de usar os produtos. E de facto, há alguns produtos da Apple (felizmente são a excepção) que em termos de exercício de design/ergonomia, nada têm. Convém não confundir as palavras "Design" e "Estilo" porque de facto, não são a mesma coisa. A Apple tem muito estilo, e quase sempre bom design. Mas há excepções, e que excepções... (ver imagens)...

amtk_mouse.jpg


mouse.jpg


Contrastem os produtos acima, que em termos de ergonomia deixam muito a desejar, tendo problemas claramente identificados e sobejamente conhecidos (ex: a dificuldade em levantar o rato da mesa/tapete mantendo o botão premido, a posição pouco natural da mão, etc.) com o verdadeiro exercício de bom design do exterior, mas sobretudo do interior do MacPro e seus antecessores... a forma deriva das necessidades técnicas (alimentação, dissipação de calor, ligações entre componentes), da arrumação e acessibilidade dos componentes, ou seja, existe aqui uma verdadeira adequação da forma com a função e ainda para mais, com estilo!

http://www.apple.com/macpro/design.html

appleg4.gif
 
Concordo a 100% com o 96khz.
O mouse "hamburguer" é muito, muito mau.
Tive um lá em casa e a minha esposa gostava, mas ela tem as mãos pequenas ;)
Mas realmente é muito mauzinho.
E também não gosto dos actuais mouses (a minha esposa comprou um Mighty Mouse, mas eu não gosto). Mas eu sou um gaijo das pens!! :)

Rui Batista
 
Design não é só ser bonito e aderir à teoria da "forma/função".
Sem ergonomia, não adianta nada vir todo "bling-bling".
E lamento dizer-te, mas a ergonomia dos Mac é péssima.
Sacrificam de propósito a ergonomia, capacidade de expansão e mesmo os aspectos de input humano (teclados, ratos, etc) para não comprometer a forma externa dos seus produtos.
Um bom design tem isso em consideração desde o início, não efectua o habitual "cutting corners" da Apple na fase final de Desenvolvimento.

Essa da performance/consumo também não cola. Os componentes de um Macbook/Macbook Pro, iMac ou Mac Pro são agora exactamente os mesmos de PC's com Windows equivalentes, e se estás a negar isso, estás a ser ingénuo.

Mais.
Desde que passei a usar o Vista em 4 PC's diferentes há mais de 6 meses nunca mais tive de instalar anti-virus em nenhum deles, e aínda não apanhei nenhuma "infecção".
Sorte ? Duvido, visto que quase todos eles estão ligados 10 a 20 horas por dia, se não mais.


Ah, e só mais uma coisa:
O que é que o Registry (basicamente, é uma base de dados) tem de mal ?
99% dos users de windows nem sabem que existe, 0.9% que o conhece não precisa de alterar lá absolutamente nada e os outros 0.1% só alteram porque são os verdadeiros "power users".

Concordo plenamente contigo. Design não é só ser bonitinho, é acima de tudo ser funcional. Por isso é que "less is more" é uma das máximas mais ditas no meio, e que apesar de já ser dos inicios do século XX, continua a fazer todo o sentido.
Se fosse professor de design, daria o windows vista como um exemplo de antidesign. A funcionalidade foi posta em causa pela interface gráfica.
Há uns tempos (antes de comprar um mac) estava a ver aquele video do "vista didn't copies mac os x" e estava a utilizar o vista na altura, mas a pensar em adquirir um mac. Pensei qual seria a minha opinião depois de utilizar o tiger.
Já o utilizo todos os dias e só posso dizer que o vista é uma cópia muito mal feita do tiger. Alteram-se algumas coisas, que no vista até são mais bonitas do meu ponto de vista, mas onde é que estava a cabeça dos designers da microsoft?
Dou-vos alguns exemplos: o Windows Flip, acho que a funcionalidade daquilo é um pouco como o Exposé do mac, aquele efeito das janelas em 3d é muito bonito, mas tenho que andar a clicar de janela em janela. Acho que o Exposé faz muito melhor o trabalho, poupando tempo ao utilizador. O mesmo se passa com os widgets do vista, estarem á direita ocupando uma parte preciosa do ecrã não se justifica, por isso penso que o dashboard do mac é mais um exemplo de bom design. Posso também falar daquelas janelinhas que abrem quando passamos o rato por cima da barra de tarefas quando temos uma aplicação aberta, na minha opinião não passam de outra imitação mal feita do mac quando clicamos no botao amarelo no canto superior esquerdo da janela do finder e a aplicação vai para a dock.
Foram alguns exemplos do mau design do vista, mas há outros. Não penso que a apple seja imaculada do ponto de vista estético e funcional, mas pensa mais no modo como se utiliza um sistema operativo. Entende-se que as coisas estão ali por alguma razão. Há aí tantos designers excelentes, porque é que a Microsoft e empresas de hardware também não os empregam e lhes dão a oportunidade de criar coisas criativas para o bem de todos?
Como dizia Jobs há uns tempos, a indústria da informática não tem evoluído da mesma forma que o telefone. Em 5 anos não houve mudanças significativas no modo como se utiliza um computador e isso penso que não faz sentido.
 
Vocês às vezes conseguem ter piada :D

Para mim uma das maiores criticas que podem fazer à Apple é que metem o design, a beleza como prioridade máxima, em prejuízo da funcionalidade técnica. Querem fazer os portáteis tão finos que depois não há espaço para uma refrigeração eficiente. Comparem o aquecimento de um pro com um asus ou mesmo um vaio equivalente e vejam as diferenças... os mm a mais dos "concorrentes" fazem-se sentir, não fica tão bonito mas não aquece tanto.

Isto para não falar nos ratos... tenham lá paciencia, os ratos não valem nenhum, sempre que estou a trabalhar com o mighty mouse dá-me vontade de... nem digo! os squeezy = 0, o próprio movimento do rato é muito fraquinho comparado com os rivais nesta gama de preços e, o formato do rato também não é o melhor... a unica coisa que o safa é a scrool que isso sim, muito bom. Mas venha um razer pro, não é tão bonito mas é muito superior. Mais um exemplo onde a tentativa da inovação e da beleza, a meu ver resultou em nada.

Quanto ao resto não digo nada, mas se querem dar exemplos de funcionalidades e efeitos, meus amigos, o compiz vai anos luz à frente de qualquer os x e de qualquer windows. Todas as companhias aproveitam ideias já existentes, umas melhores e outras piores, é a vida.

PS.: Estou à espera que venha já um defensor da maça dizer que a implementação da dock 3d é original...
 
Back
Topo