Analise de Marcas pela Pro Teste...

Em termos de portáteis, onde é que a Apple "cortou" em termos de expansão?
Creio que um portátil Apple é tão (ou tão pouco) expansível como um portátil de qualquer outra marca.
Em termos de desktop, tens máquinas "fechadas" ou pouco expansíveis, como os iMac ou os Mac Mini. Mas esses têm um sector de mercado específico. Estão "custom made" para uma fatia de mercado. Queres um Mac expansível para poderes fazer o que quiseres, compra um Mac Pro. Portanto, temos tudo o que queremos: máquinas expansíveis ou máquinas custom made.


Como é que fazes isto out-of-the-box num Macbook de 1000+ euros, por exemplo ?

- Ligar a um monitor por DVI ou VGA (esta é de caras, até em laptops com mais de 5 anos costuma haver sempre uma ficha D-sub/VGA).
- Ligar a uma televisão por TV-Out (comum em qualquer outro PC desktop ou notebook).
- Usar mais do que duas fichas USB (um rato e uma pen chegam para "comer" o que existe).
- Usar placas de expansão PC Card ou ExpressCard.
- Ler cartões de memória.

E num iMac:

- Trocar de disco rígido.
- Trocar o monitor/adicionar um segundo monitor via DVI/VGA.
- Trocar a motherboard ou a CPU.
- Usar mais de 3 dispositivos USB (num desktop não há desculpa para ter menos de 6 fichas USB).
- Adicionar uma placa de expansão interna, como trocar a placa gráfica, a placa de rede WiFi, placa de som, etc.
- Ler cartões de memória.
- Podes desinstalar um update à EFI da Apple ?

Já agora, quanto é que custa um MacPro, mais monitor, teclado e rato ?

Uma torre é ergonómica só porque permite trocar alguns componentes facilmente (disco, RAM, etc) ? E os coolers, a motherboard, a fonte de alimentação, as CPU's, drives ópticas, etc ? Montar esses componentes não faz parte do processo ergonómico ? Há caixas de PC que já simplificaram muito mais do que a Apple, não é preciso reinventar a roda.


Nem percebo porque dizes isso. O performance/consumo foi um exemplo usado apenas para ilustrar a má utilização da designação de "design", sem paralelismos com a indústria informática. Mas respondendo a este teu (desnecessário) comentário, nunca disse que os componentes de um Mac fossem diferentes ou melhores que de um PC Windows. Que temos a certeza que foram escolhidos para funcionar todos bem, sem problemas, sim, é verdade. Mas alguém que perceba bem de hardware, pode fazer um PC com a mesma qualidade em termos de hardware.

Alguém ?
Achas mesmo que a Quanta ou a Asus só fazem componentes OEM a pensar numa marca com 2% de share mundial ? :berlusca:


E podes executar TUDO? Podes visitar todos os sites que quiseres sem restrições?
Podes mesmo fazer o que bem te apetece, sem teres de responder negativamente ao "Cancel or Allow?"

Posso.
Mais, até posso visitar sites (mesmo com o Firefox) que eu sei que infectam sistemas XP SP2 com os patches de segurança mais recentes instalados facilmente e o Vista não é afectado.
E o cancel/allow (UAC) pode ser desactivado sem prejuízo dessa garantia.

Portanto, podes ignorar o Registry e... apagar as aplicações quando e como te apetecer, mudá-las de sítio a teu bel prazer, copiá-las para uma pen ou CD, apagar, voltar a copiar para o disco quando te apetece, etc. (nunca me chegaste a dizer se conseguias fazer isto tudo no Vista)
Portanto, podes fazer o que te der na cabeça com o conteúdo do disco, certo?

Rui Batista

Posso desinstalar e instalar aplicações, é isso que estás a dizer, né ?
Posso.
Para quê trocar a localização no disco do software, quando posso usar uma smart folder e agregar os links todos por área num só sítio ou numa só toolbar já desde o Windows 98 ?
Não percebo a tua lógica...
Queres instalar o Photoshop no disco do Mac e depois transferir a instalação para uma pen ? :lol:
 
Como é que fazes isto out-of-the-box num Macbook de 1000+ euros, por exemplo ?

- Ligar a um monitor por DVI ou VGA (esta é de caras, até em laptops com mais de 5 anos costuma haver sempre uma ficha D-sub/VGA).
- Ligar a uma televisão por TV-Out (comum em qualquer outro PC desktop ou notebook).
- Usar mais do que duas fichas USB (um rato e uma pen chegam para "comer" o que existe).
- Usar placas de expansão PC Card ou ExpressCard.
- Ler cartões de memória.

Tens razão nisso tudo. Mas o MacBook não é para profissionais e a Apple considera (talvez erradamente) que um portátil para o user mais básico dispensa essas coisas.

E num iMac:

- Trocar de disco rígido.
- Trocar o monitor/adicionar um segundo monitor via DVI/VGA.
- Trocar a motherboard ou a CPU.
- Usar mais de 3 dispositivos USB (num desktop não há desculpa para ter menos de 6 fichas USB).
- Adicionar uma placa de expansão interna, como trocar a placa gráfica, a placa de rede WiFi, placa de som, etc.
- Ler cartões de memória.
- Podes desinstalar um update à EFI da Apple ?

Já estou habituada a ter de me repetir e que ignores o que digo ou que simplesmente distorças o assunto para o lado que mais jeito te dá, mas... eu disse que os iMac são as Mac custom made, sem possibilidade de alterações. Portanto, porque os metes ao barulho?

Já agora, quanto é que custa um MacPro, mais monitor, teclado e rato ?

€2185.15
E isto com ecran de 20" da Apple. Claro que se podia arranjar muito mais barato.

Uma torre é ergonómica só porque permite trocar alguns componentes facilmente (disco, RAM, etc) ? E os coolers, a motherboard, a fonte de alimentação, as CPU's, drives ópticas, etc ? Montar esses componentes não faz parte do processo ergonómico ? Há caixas de PC que já simplificaram muito mais do que a Apple, não é preciso reinventar a roda.

E queres torre mais ergonómica que uma torre Apple?!?

Alguém ?
Achas mesmo que a Quanta ou a Asus só fazem componentes OEM a pensar numa marca com 2% de share mundial ? :berlusca:

Esta não percebi mesmo.

Posso.
Mais, até posso visitar sites (mesmo com o Firefox) que eu sei que infectam sistemas XP SP2 com os patches de segurança mais recentes instalados facilmente e o Vista não é afectado.
E o cancel/allow (UAC) pode ser desactivado sem prejuízo dessa garantia.

Portanto, podes andar na net, sem teres medidas de segurança nenhumas. Eu, por exemplo, nem uso firewall. Estou completamente descansado. Mas pronto... eu sei que o Vista é mais seguro. Claro que é à custa de estar a dizer vezes sem conta o Cancel/Allow. Desligando-o, está-se a derrotar todo o propósito da segurança adicional que o Vista propaganda.

Posso desinstalar e instalar aplicações, é isso que estás a dizer, né ?
Posso.

Podes? Mandando para o lixo ou copiando de um disco para outro?!?!


Para quê trocar a localização no disco do software, quando posso usar uma smart folder e agregar os links todos por área num só sítio ou numa só toolbar já desde o Windows 98 ?
Não percebo a tua lógica...

Portanto, não organizas mesmo as coisas... crias uns links virtuais organizados mas continuas com as aplicações todas ao monte numa pasta só.
Eu gosto de poder organizar MESMO. Mover o que quero de e para onde me apetece.

Queres instalar o Photoshop no disco do Mac e depois transferir a instalação para uma pen ? :lol:

Não digo o Photoshop, mas qualquer outra aplicação. Quero, por exemplo, passar uma aplicação do meu portátil para o computador desktop sem ter de andar com os instaladores sempre comigo. Posso querer zipar a pasta de um aplicativo que uso poucas vezes e arquivá-lo na pen e depois poder voltar a passa-lo para o disco quando preciso, deszipar e arrancá-lo. De facto faço isso com frequência. E funciona na boa. Dá para fazer no Windows?

Rui Batista
 
Acabei de ler a notícia que, a nível europeu, as empresas em que as pessoas mais confiam, em termos tecnológicos são a Apple e a Sony.

Rui Batista

p.s. No mesmo sítio onde li isso, fiquei também a saber que a Microsoft disponibilizou agora a opção de downgrade do Vista para o Windows XP, para quem não está satisfeito ;)
 
rui_mac falas assim com tanta calma da facilidade de eliminar, mover, etc, aplicações, mas sabes tão bem como eu o lixo que isso pode deixar no os x... se não sabes experimenta correr um programita de limpeza e vê.

Falas em organização de programas, para mim organização é ter tudo no mesmo lugar porque sei se ali for que encontro o que quero, mas mesmo assim também podes instalar para a pasta que quiseres... portanto ideias diferentes sem querer dizer que estão erradas.

Quanto a portabilidade dos programas, até gosto, mas não acho essencial.

Isto é assim mesmo, a inutilidade de estar a discutir filosofias.
 
Não digo o Photoshop, mas qualquer outra aplicação. Quero, por exemplo, passar uma aplicação do meu portátil para o computador desktop sem ter de andar com os instaladores sempre comigo. Posso querer zipar a pasta de um aplicativo que uso poucas vezes e arquivá-lo na pen e depois poder voltar a passa-lo para o disco quando preciso, deszipar e arrancá-lo. De facto faço isso com frequência. E funciona na boa. Dá para fazer no Windows?
Rui Batista

Podes, o programa chama-se Thinstall, compacta a aplicação num só EXE (com ou sem compressao zip) e faz-te uma virtualização do um registo (só para essa aplicaçao) no mesmo EXE.
Tenho o Photoshop, Office, Cad, OpenOffice, etc, tudo só num ficheiro *.exe.
Se não quizeres ter trabalho, tens algo menos refinado e free em www.portablefreeware.com.
 
rui_mac falas assim com tanta calma da facilidade de eliminar, mover, etc, aplicações, mas sabes tão bem como eu o lixo que isso pode deixar no os x... se não sabes experimenta correr um programita de limpeza e vê.

Falas em organização de programas, para mim organização é ter tudo no mesmo lugar porque sei se ali for que encontro o que quero, mas mesmo assim também podes instalar para a pasta que quiseres... portanto ideias diferentes sem querer dizer que estão erradas.

Quanto a portabilidade dos programas, até gosto, mas não acho essencial.

Isto é assim mesmo, a inutilidade de estar a discutir filosofias.

A porcaria que fica, são fundamentalmente, preferências que a única coisa que fazem é ficar a ocupar espaço no disco.
Agora, no Windows, experimenta apagar uma pasta de uma aplicação mandando para o lixo... ui, ui... fica tudo marado.
Quando a poder organizar, no Mac posso juntar tudo numa pasta, posso espalhar por pastas, posso fazê-lo quando instalo, posso fazê-lo quando me apetece, posso juntar numa pasta tudo o que está espalhado ou agarrar em tudo o que está numa pasta e espalhar... posso fazer o que me apetecer. Ou seja, posso fazer "á lá Windows" ou não.

Rui Batista
 
Podes, o programa chama-se Thinstall, compacta a aplicação num só EXE (com ou sem compressao zip) e faz-te uma virtualização do um registo (só para essa aplicaçao) no mesmo EXE.
Tenho o Photoshop, Office, Cad, OpenOffice, etc, tudo só num ficheiro *.exe.
Se não quizeres ter trabalho, tens algo menos refinado e free em www.portablefreeware.com.

Muito complexo. Tens de convir que é muito melhor simplesmente arrastar uma pasta de um lado para o outro e mandar para o lixo de onde já não queremos que fique ;)

Rui Batista
 
O proximo post mac VS PC sem ser à luz da análise em questão origina um apagão...

A análise da Pro-teste, e não deve ter sido feita apenas em Portugal (provavelmente até nem foi feita cá) apenas demonstra a "fidelidade" do consumidor face à sua experiência pessoal com um equipamento, e a sua disponibilidade de "Promover" a compra dentro da mesma marca num tipo de equipamento alternativo.

Não demonstra qual a melhor marca ou a pior, apenas aquela que tem os utilizadores mais fidelizados.

Se os resultados fossem diferentes é que seria de estranhar... No universo de potenciais utilizadores, de nível básico/médio, é certo e sabido que a implementação do OSX + ilife é imbatível, e quem experimenta não quer outra coisa, independentemente da sua maior ou menor facilidade de "twaeaking" como plataforma...
Por outro lado é preciso relevar que sendo um estudo a atrasado, deverá ser assente em plataformas marca+winXP ou seja não leva em consideração os ganhos de "eficiência" e segurança do windows Vista.

Blastarr e Rui_MAc. Começam a ser recorrentes neste tipo de discurso roçando o ataque pessoal.. compreendo que as convicções sejam para defender, mas façam-no em PMs e não à frente de toda a gente...
 
Concordo plenamente. Quem usa Mac usa porque gosta, normalmente mais pelo software que pelo hardware. Quem usa outros produtos, usa pelas mais variadas razões, sendo natural que o nível de satisfação não seja tão pleno.

Acredito que as pessoas que responderam relativamente ao Mac tenham caído no erro de responder relativamente ao software, quando julgo que se estava a avaliar hardware e aí sabemos que a Apple tem as suas falhas, especialmente quando lança um produto novo.
 
[PT]latrine;2049275 disse:
O proximo post mac VS PC sem ser à luz da análise em questão origina um apagão...

A análise da Pro-teste, e não deve ter sido feita apenas em Portugal (provavelmente até nem foi feita cá)

Portugal, Espanha, Itália... se a memória não me falha. (Está no pdf disponibilizado por um user aqui na thread...)
 
quanto aos resultados do inquérito, acho algo estranho o facto da IBM aparecer lá quando os portáties são comercializados pela LENOVO à mais de dois anos com marca Lenovo, e o desaparecimento da IBM como fabricante terá sem dúvida a ver com o seu baixo resultado... o portáteis IBM/LEnovo sempre tiveram um reconhecimento de todo o mercado de serem caros mas excelentes e com uma durabilidade de vida excelente... como tal, apenas o receio face à mudança de ownership poderá colocá-los abaixo duma BEEP ????
 
Permitam-me discordar.

Os princípios básicos do design - balanço, enfase, ritmo, unidade e contraste - definem a estrutura do objecto e determinam a forma como os elementos são organizados na sua composição.

Destes, o mais importante é a unidade, que é atingida quando todos os elementos se relacionam entre si, projectando um sentido de totalidade. Assim, existe unidade quando todos os elementos estão de acordo, pelo que todas as relações formais devem procurar alcançar a unidade entre as partes.

Agora, volta a olhar para um macbook pro, e diz-me que parte é que não compreendeste.


Sim, percebo a tua ideia, mas e depois?

Não acho piada ao design dos Mac, parecem-me computadores "genéricos"; apesar do propósito do design deles ser exactamente o de dar a ideia oposta!

E se estás a falar de: "unidade, que é atingida quando todos os elementos se relacionam entre si, projectando um sentido de totalidade"; esquece lá esse conceito no mundo nos computadores, porque há sempre algum componente ou aplicação que não é 100% compativel com os outros componentes/aplicações. Design não é só estética!

Nesse sentido de "unidade" creio que o mais perto que consegues apanhar no mercado mundial é uma coisa chamada Mazda 6...

\w/
 
Design não é só ser bonito e aderir à teoria da "forma/função".
Sem ergonomia, não adianta nada vir todo "bling-bling".
E lamento dizer-te, mas a ergonomia dos Mac é péssima.
Sacrificam de propósito a ergonomia, capacidade de expansão e mesmo os aspectos de input humano (teclados, ratos, etc) para não comprometer a forma externa dos seus produtos.
Um bom design tem isso em consideração desde o início, não efectua o habitual "cutting corners" da Apple na fase final de Desenvolvimento.

Desculpa!!!!!!????? Tenho um QuickSilver, sabes o que é? É um Mac com 6 anos. Abrir para trocar/adicionar componentes com uma chave de fendas ou estrela!?!?!?!? O que é isso?!?!? Isso é dos anos 80 e 90!!!! Cortar-me nas chapas de metal????!!!! Não não… Ergonomia!??? Era disso que falavas??? Não percebi onde querias chegar!!! Se falasses dum rato, ou dum teclado… Eu dou-me muita bem com o teclado da Apple e com o Mighty Mouse…
 
[PT]latrine;2049338 disse:
quanto aos resultados do inquérito, acho algo estranho o facto da IBM aparecer lá quando os portáties são comercializados pela LENOVO à mais de dois anos com marca Lenovo, e o desaparecimento da IBM como fabricante terá sem dúvida a ver com o seu baixo resultado... o portáteis IBM/LEnovo sempre tiveram um reconhecimento de todo o mercado de serem caros mas excelentes e com uma durabilidade de vida excelente... como tal, apenas o receio face à mudança de ownership poderá colocá-los abaixo duma BEEP ????
é como aparecer hp compaq, misturando a gama de consumo com a gama profissional...

este estudo, tal como muitos outros que a deco apresenta (não todos), tem pouco interesse.
 
Back
Topo