1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Análise e Engenharia de Big Data

Discussão em 'Programação' iniciada por gmartins9, 4 de Setembro de 2018. (Respostas: 15; Visualizações: 848)

1. gmartins9

gmartins9 Power Member

Boas pessoal,

venho aqui perguntar-vos a opinião sobre este tópico, esta vertente da informática.

Passo a explicar a minha situação: neste momento sou licenciado (quase) em biotecnologia mas descobri no estágio curricular que se calhar nao é bem isto que quero.. contactei com algumas instituições e não consigo ter acesso a um mestrado em engenharia informática uma vez que a licenciatura basicamente não tem nada a ver. Mas deram-me a opção de um mestrado em Análise e Engenharia de Big Data na FCT. Consta que este tipo de engenheiros recebem bem e não acaba por ser 100% programação.

É fazível sequer fazer esta proeza, uma alteração drástica de curso ( passar de quimica/biologia apenas com bases matematicas e um bocado de programaçao em VB a qual ja nao lembro patavina para um curso destes) com sucesso? Alguém o é ou tem algum tipo de trabalho parecido?

Cumps

2. gmartins9

gmartins9 Power Member

Ninguém trabalha em big data?

3. inginheiiro

inginheiiro Power Member

ya, big data.... tipo exabytes de dados? NOP.
    between qq pessoa que seja da area de investigação medica,biologia, biomedica, bioxxx tem que pelo menos saber processar, normalizar, agregar e armazenar dados em estruturas complexas de TI, e claro recorrer a scripting para isso.

aqui onde trabalho há muitos (med,bio,etc) a tentar fazer isso... mas são muito fracos na parte que interessa realmente que é a area de TI. Conclusão: usam software e scripts limitado(s) em varios aspetos para processar, normalizar, agregar e armazenar dados...
    resultado : micro data processing with enormous time-frames to results....

O Mundo já há muito tempo que percebeu que investigação nestas areas é mais TI e Matematica que outra coisa ... o mundo esqueceu-se é de avisar muita gente em PT .....

4. gmartins9

gmartins9 Power Member

Boas,

Obrigado pela resposta. A minha ideia não é dar continuidade à minha área atual e sim fazer uma transição para a informática utilizando aquilo que já tenho sem perder mais anos de estudo. Claro que ficarei em desvantagem para alguém com licenciatura em informática mas procuro ir diminuindo essa diferença seja por conta própria ou por outros meios possíveis.

Estou a procurar apenas uma porta para o mundo da TI e tenciono aprender e fazer coisas mais complexas a nível de um engenheiro informático, e não limitar me ao que aprenderia no mestrado

5. inginheiiro

inginheiiro Power Member

tudo que seja stata, excel, spss ou afins é nano/micro data manipulation...

R programming Python e SQL / NOSQL.
    Mais hardcore/Professional golang ou outra linguagem com api eficiente para desenvolver em multi-threading / multi - tasking.
    Matematica, mais concretamente estatistica avançada é essencial.

o resto já tens sendo da area de bio.

6. gmartins9

gmartins9 Power Member

Sim o meu objetivo neste momento é aprender essas 4 mais básicas que indicaste : R python e SQL e nosql.

Falaram me do datacamp mas ainda não investiguei nada disso.

E como assim sendo de bio já tenho o resto?

7. inginheiiro

inginheiiro Power Member

manipulação de streams de dados de dna , valores de registos de picos de neuronios, bla bla bla

8. gmartins9

gmartins9 Power Member

Estou a ver... Basicamente dá para aproveitar toda a teórica biológica e química que já tenho.. Mas eu não faço questão de manter na área, claro que será mais fácil e uma mais valia se isso acontecer, mas se me puder focar primariamente na informática era melhor.

Penso que tenha posto a minha pergunta de uma forma errada no post inicial: tendo uma licenciatura em biotecnologia, seria mais benéfico em termos de know-how e em empregabilidade avançar para um mestrado como o de engenharia de big data (sempre com o objetivo de me dedicar à informática) ou perder 3/5 anos em licenciatura/mestrado em engenharia informática?

9. inginheiiro

inginheiiro Power Member

a minha opinião pessoal é:

eu não perdia tempo em mestrado em informatica porque:
    1. ensinam teoria não ensinam nem têm knowhow em handoop, spark, pig, mongodb, casandra, bla bla , golang, nodejs, bla bla ao nivel profissional, nos cursos de ensino fazem pet projects e trabalhinhos...
    2. Depende de cada um, mas na generalidade consegues aprender isso a um nivel razoavel num curso online de qualidade tipo pluralsigh + courseras + afins, levas menos tempo e gastas menos $$$
    3. A unica condição para aprender o que quer que seja na vida é nunca desistir!!!! e obviamente estudar. Se tens um perfil do genero a prob de te safares será alta.
    Em PT olham muito ao selo do curso mas está a mudar devido à necessidade de profissionais na area.

Quanto a start from zero- > vais perder 3/5 anos e vais ganhar raciocinio logico e bases solidas mas se pensares bem se passares 3 anos a programar com base em cursos online de qualidade vais ganhar mais (Profissionalmente)do que start from zero.

my 2 cents..

10. gmartins9

gmartins9 Power Member

Mas o mestrado serve de certa forma como canudo e garantia ao empregador que ao menos sei qualquer coisa de informática não? Isto porque é no mínimo estranho eu, um rapaz com uma licenciatura em biotecnologia que tecnicamente é química e biologia com física e mais não sei quantas áreas, aplicar me a informática .. O ideal seria mesmo enquanto tirava esse mestrado, ir também fazendo essas formações online de forma a dar me uma base de programação entre outros..

Neste momento estou bastante perdido com o que fazer muito honestamente

11. inginheiiro

inginheiiro Power Member

Dei a minha opinião.
    Vale o que vale.

Não faltará gente sem canudo específico na área. Ha 20 anos atrás grande parte dos managers de it numa big 4, quando comecei eram de tudo menos ti.

Hoje o mercado está mais aberto....

12. lenric

lenric Power Member

Serve como pseudo-garantia ao recrutador (dependendo da empresa...).
    Se tiveres projetos teus minimamente porreiros (ou seja, excluindo coisas como to dos list e afins) e te aplicares a empresas com uma mentalidade menos antiquada (uma Blip, ou Farfetch, por exemplo) então não terás qualquer problema... especialmente se conheceres developers.

De resto, um mestrado em EI pode ser-te inacessível se a faculdade considerar que não tens as bases necessárias... e aí poderás ter, eventualmente, de cumprir algumas disciplinas de licenciatura que eles considerem que possam suprir as lacunas que achem que tens.

13. gmartins9

gmartins9 Power Member

Dei uma vista de olhos à pluralsight e pelo valor anual que lá está, parece-me que consigo aprender muita coisa lá mas em relação a certificados que possa pôr no currículo não sei que valor real tem.
    Do ponto de vista de um recrutador, empregar alguém cujo currículo seria uma academia online vs alguém com uma licenciatura, penso que o último seria o mais apelativo não?
    Além disso, toda esta situação é um tiro no escuro pois apesar de "entender informática" não a sei, e não tenho qualquer tipo de bases (que facilmente aprendo é verdade) mas o pior depois será a progressão e a noção dela.
    Neste momento tenciono aprender as 4 linguagens mais básicas de programação/DB : R, python, java e SQL . Tenho esta ideia porém devido À falta de conhecimento nem sei se isso é assim tão fácil e não tenho noção de em quanto tempo deveria conseguir fazer isso, ou em quanto tempo deveria ter capacidades e "currículo" para me candidatar a algum tipo de emprego.

Já tentei entrar num mestrado em EI, e pelo menos na FCT, não me deixam entrar uma vez que não estou numa área minimamente parecida à de informática e não tenho equivalências suficientes.

14. lenric

lenric Power Member

Não vai acontecer. Foca-te numa. Python, ou Java. Se o objetivo for seguir Data Science foca-te em Python. E só depois, e não concomitantemente de início, em SQL.
    Se preferires ir para web dev (que será mais fácil de ingressar sem background... até porque data em Portugal é miragem), então Java.

15. juveleo85

juveleo85 Power Member

É fazível? é. Faz sentido? provavelmente.

Há muita procura por data scientists e malta relacionada com big data, se achas que gostas disso faz sentido a decisão de tirares esse mestrado.

(A minha opinião)

16. gmartins9

gmartins9 Power Member

Gosto de programação em geral e do facto de se existe um erro, a culpa é unicamente da pessoa que escreve o código, para além de ser algo lógico e racional.

Preocupo me com a dificuldade de entrar no mercado pois mesmo que não consigo o mestrado na engenharia de big data, ouvi falar da academia de big data da altran que dá um curso intensivo de 5 semanas que talvez equivale a esse mestrado, com muito mais experiência prática. Agora como consigo uma justificação ou garantia de conhecimento para entrar sequer nessa academia ? Será que um curso online de python e SQL chega sequer?

Partilhar esta Página