[Análise] Insys StyleNote 6141SR / Clevo M541SR (com fotos)

No7icE

Power Member
Espero que gostem desta review, nela abordo:
- Aspecto exterior
- Desempenho em tarefas
- Jogos
- Internet TMN
Com fotos de tudo!



Após um longo processo de telefonemas e emails enviados à TMN, recebi o meu Insys StyleNote 6141SR / Clevo M541SR à cerca de uma semana atrás. Já com novos portateis na oferta e.escola, não foi com "extrema felicidade" que recebi um portatil que parecia ultrapassado.

Mas tirando esse facto, acredito que na altura da escolha fiz a mais correcta para o meu tipo de uso de um PC. O meu desktop sempre foi "dos mais fracos" do mercado, e por isso mal vi um pc com 3 GB de RAM (enquanto o meu desktop tem apenas 512mb), inclinei-me logo para ele. Sim, disseram muito mal do chip gráfico, mas já tinha usado um Toshiba L40, e não gostei nada. Tinha como objectivo um portatil atraente, "portátil" e que executasse todas as funçoes básicas que faço no meu desktop. (Aspecto engraçado: o chip gráfico VIA Chrome9 do Insys é igual ao do meu desktop!)

Passando à análise propriamente dita..

ASPECTO EXTERIOR



O Insys tem um aspecto extremamente "profissional" e muito bonito, dos melhores que ja vi num portatil (o meu portatil de referencia é um ASUS média gama, não me lembro agora do modelo, mas tem 2GB de ram, Core 2 Duo 2,0Ghz e grafica Nvidia 8400GS (acho eu). Os acabamentos são de um plástico de boa qualidade, embora o ideal fosse mesmo algo mais sólido.





As saidas do portatil estão dentro do normal; Ethernet, 3 USBs, uma entrada RJ45, uma entrada para cartões de memoria MMC/ SD, porta paralela para projector/monitor, micro e phones, nada de extraordinario. Infelizmente, acho que as entradas USB ficam aquem do que eu gostaria (os cabos e pens ficam com metade da ponta de fora, eu prefiro que entre tudo) e acho que a entrada do cabo de alimenação devia ser na parte traseira do portatil, e não perto do leitor de DVDs (quantas vezes já o abri e ele empanca no cabo).




Já por dentro mais um aspecto positivo: as teclas e o touchpad. Adoro as teclas, são "salientes" mas ao mesmo tempo uniformes, e o touchpad é mesmo como eu gosto: rugoso e com as teclas metaliadas. Design simples mas eficaz. Lá está o espacinho da webcam integrada "ao desperdicio", mas em relação à webcam...




Aí está ela, com o Bluetooth usb. É uma webcam "normal", sem grandes floreados, a não ser...



Fiquei surpreso por ter uma função que ao termos o ambiente mal iluminado, ela acende as luzes, que até são bastante potentes!


Conclusão: O portátil está muito bem feito, e tirando o defeito das entradas (para mim) e o defeito de ficar com o centro de massa fora do sítio quando se tira a bateria (tirar a bateria para que pergunto eu), está no meu ideal de portatil.


PERFORMANCE

Ao ligar o PC e "instalar" tudo o que achei necessário, deparo-me com um Windows Vista fluído e sem demoras (ai ricos 3GB), e não percebo a cena do "arrasta-se no Aero". Bem, acho que que tenho isto em "Aero", e tá tudo a 100%!

Mal comecei a trabalhar com o Photoshop ou outro programa mais puxado, disparou a ventoinha. Confirmo aqui que a ventoinha tem tendencia para estar muito tempo a trabalhar, e o barulho até é algum, mas sinceramente, trabalha a ventoinha mas o pc aquece pouco, por isso ela tá a fazer o seu trabalho!

É muito agradavel poder abrir varios programas e executar diferentes sem perda significativa de velocidade, um dos principais motivos pelo qual escolhi o portatil (instalo programas, trabalho no Office, navego na net e jogo poker, tudo ao mesmo tempo :D! )

Mais umas imagens...



1940025a585e6a1495dbc3f6394ac9556bbb18c.jpg

19400268becb071ddab1468e4e2b464b6e84553.jpg




Como vêm, apenas com umas actualizações, atingi a pontuação de 3,0 no Índice. Acho isto bastante positivo, visto gostam tanto de cascar na gráfica do Insys...

A verdade é que a gráfica é fraca, sim, das mais fracas do mercado. MAS isso não a impede de correr bastantes jogos, tais como (retirado de outro tópico de um dono de um Insys):

- Need For Speed Hot Pursuit 2 - Corre sem nenhuma dificuldade na resolução máxima do jogo(1280*800) e os gráficos no máximo.
- Need For Speed Carbon - Corre com as seguintes spects: Medium\Low-800*600 e Low em 1024*768, não testei resoluções inferiores pois isso não é considerado "jogar".
- GTA San Andreas - corre perfeitamente com muita fluidez, mas com os gráficos em low, mas draw distance ao máximo,e resolução nunca superior a 1024 x 768 x 32. A partir desta resolução o jogo começa a arrastar-se.
- Call of Duty 4 (modern warfare) - Para infelicidade minha não dá, o jogo quando vou a entrar no jogo diz logo: video card not support,devido á gráfica não suportar pixel shaders 3.0.
- Crazy taxi 1, 2 e 3 - rodam na boa
- Worms 3D, Forts Under seige e Mayem - Rodam todos sem problemas nenhuns!
- Wold championship snooker 2005 - Também roda na perfeição
Bomba do Dia:
- Hoje fui ao site: "System requeriments labs" e só por curiosidade fui ver quais as especificações que o meu insys deveria ter para jogar Crysis, e, para meu espanto, apenas lhe falta um processador melhor (2.0) , ou seja, a gráfica dava! Decidi então, para tirar a prova dos nove, instalar o famoso Crysis. E para meu espanto, o que o site indicava confirmou-se, consegue-se jogar Crysis em low(800*600), mas tem uns pequenos breaks devido á falta de processador, coisa que um upgrade não resolva!
Como vêm a gráfica do insys não é tão má como pensão e aquela citação que tenho visto pelos foruns de que estes pcs não são para jogar Crysis, deixou de ter sentido!
- Call of Duty 1 - roda na boa
- Call of Duty 2 - roda na boa
- Battlefield Vietnam - roda na boa

Confimo que o GTA SA corre com muita fluidez e sem perder muita definição naqueles parâmetros, O Footall Manager 2008 é um tirinho :P, e que o DOOM 3 nem em modo low deixa de arrastar, logo não o considero jogavel. (para infelicidade minha).

Passando a parte da gráfica, termino com umas conclusões:

- Mesmo não sendo actualmente o melhor portatil disponivel, "na sua altura" era sem duvida o melhor no geral: mais RAM, mais definição de ecrã, mais leve e mais "portátil".
- O seu ponto fraco é SÓ a parte de jogos, e é fraco em relação aos outros portateis e.escola, mas isso não quer dizer que não dê para jogar, muito pelo contrário
- Continuo a achar que foi uma boa escolha e acredito que possa utilizar este portátil durante bastante tempo sempre com o nivel de satisfaçao ao máximo! :)


PLACA TMN & INTERNET




Numa review bastante curtinha, tenho a criticar o software TMN e a estupidez de a placa perder bateria quando não está ligada ao pc (pelo menos acho que é isso que acontece, se passa um dia sem tar ligada, fica sem bateria!!!) Acredito que com o novo firmware isso se resolva, mas ainda não tratei disso.

Em termos de velocidade, na minha zona, não me deixa ficar mal, e ao contrário de o que muita gente diz, COM UMA BOA GESTÃO DE UTILIZAÇÃO, o 1GB de tráfego chega e sobra! Exemplo do meu uso:

- Ler emails
- Navegar por fóruns e websites e quando necessário, ver vídeos
- Sacar ficheiros abaixo dos 10mb
- Jogar poker e pool online

Consigo tar 1 hora a fazer isto tudo e a gastar no máximo 18mb!

Qualquer pergunta ou pedido para mostrar alguma coisa, não hesitem! ;)
 
Última edição:
Em termos de velocidade, na minha zona, não me deixa ficar mal, e ao contrário de o que muita gente diz, COM UMA BOA GESTÃO DE UTILIZAÇÃO, o 1GB de tráfego chega e sobra! Exemplo do meu uso:

- Ler emails
- Navegar por fóruns e websites e quando necessário, ver vídeos
- Sacar ficheiros abaixo dos 10mb
- Jogar poker e pool online

Consigo tar 1 hora a fazer isto tudo e a gastar no máximo 18mb!

Qualquer pergunta ou pedido para mostrar alguma coisa, não hesitem! ;)


Em primeiro lugar então tens muita sorte com a tua zona pois na maior parte das zonas a net tmn é a pior m**** que pode haver.. ainda ontem a testei no centro da cidade e não passava dos 10 kb/s! sim 10!
Em relação ao tráfego..tipo tenta ser mais "honesto" porque numa hora a ver videos, jogar online e sacar ficheiros ultrapassas e bem os 18 megas :lol:

aliás ultrapassas só por ver prai 2 vídeos portanto..

fica bem
 
tb tou bem satisfeito com o meus! que actualizaçoes fizes-te? eu so n gosto do barulho da fan que ta sempre a funcionar. se encontras-te alguma soluçao..segundo li a ***** vai disponibilizar um upgrade a bios que em vista pod solucionar este problema. mas se tiveres alguma soluçao comunica aki ao pessoal
 
Em primeiro lugar então tens muita sorte com a tua zona pois na maior parte das zonas a net tmn é a pior m**** que pode haver.. ainda ontem a testei no centro da cidade e não passava dos 10 kb/s! sim 10!
Em relação ao tráfego..tipo tenta ser mais "honesto" porque numa hora a ver videos, jogar online e sacar ficheiros ultrapassas e bem os 18 megas :lol:

aliás ultrapassas só por ver prai 2 vídeos portanto..

fica bem

Eu sei o que digo, ou o amigo vê videos em com alta qualidade em stream ou não sei mesmo, o que sei é que com uma utilização "normal", ainda não passei os 200mb!

Não fiz nenhuma actualização de hardware, bastou-me instalar uns drivers novos da VIA e meter o pc em modo "Alto Desempenho" e actualizar o Indice de Experiencia do Windows.
 
Análise completa, comentem!

Boas jovem xD possuo um insys desde que passou para 3gb ram (um dos primeiros a recebelo ehehe)

bom adiante possote diser que jogo cod2 online e roda tudo no max menos o directx 9 pois laga em situaçoes de granadas ou fumo xD. (rola a 35-40 fps ) coisa menos coisa

-parte grafica vinha como 2.5 em indice de exp do windows passeio para 3.0 e 3.1 com 2 actualizaçoes a driv.
(para kem ainda nao fez vao a bios no inicio clikem f12 vao a uma parte onde fala da divisao da mem para a grafica e ponham 256 pk de sistema vem 128)

-disco passeio a 5.4

Parte do barulho do insys -

imvestiguei no manual e vez la uma foto com a capa furada na fan e nos 2 processadors foi o que fis com a ajuda de uma broca xD de 0.5 e muinto tempo a pontear consegui iliminar o barulho e em jogos liga durante 10 minutos e desligas .
(se kiseres posto t fotos e videos como fiz)

-Parte da net raramente uso pois possuo a 16mb da sapo.

-

-parte bateria realizei undervolting a coisa e ficou em 2h-3 conforme uso.

(undervolting esta a 0.950 e fica com 35º e 45 em idle ... (com as perfuraçoes na dita capa acima citada)

bom e muintas outras cenas k fiz mas tenho bastante tempo pa as dizer ..fica bem

Ah e so para alguns k disem k aero arastase ... bom o meu ta on transp on e rola ... pk difaman tnt do insys??

Wolfy! xDDDD

Em primeiro lugar então tens muita sorte com a tua zona pois na maior parte das zonas a net tmn é a pior m**** que pode haver.. ainda ontem a testei no centro da cidade e não passava dos 10 kb/s! sim 10!
Em relação ao tráfego..tipo tenta ser mais "honesto" porque numa hora a ver videos, jogar online e sacar ficheiros ultrapassas e bem os 18 megas :lol:

aliás ultrapassas só por ver prai 2 vídeos portanto..

fica bem
bem a minha chega aos 700 kb/s(mas raramente utilizo desespero a pela carga da bat e a sapo e so ligar o usb e o cabo a parede xDDDDDDD loool) ,,, no inicio recebi uma sms k a tmn passou para outro tarifario pk eu pdi e nao tnha pdid nad mas km kontinuo a pagar o msm to na boa xD.

Citação:
- Need For Speed Hot Pursuit 2 - Corre sem nenhuma dificuldade na resolução máxima do jogo(1280*800) e os gráficos no máximo.
- Need For Speed Carbon - Corre com as seguintes spects: Medium\Low-800*600 e Low em 1024*768, não testei resoluções inferiores pois isso não é considerado "jogar".
- GTA San Andreas - corre perfeitamente com muita fluidez, mas com os gráficos em low, mas draw distance ao máximo,e resolução nunca superior a 1024 x 768 x 32. A partir desta resolução o jogo começa a arrastar-se.
- Call of Duty 4 (modern warfare) - Para infelicidade minha não dá, o jogo quando vou a entrar no jogo diz logo: video card not support,devido á gráfica não suportar pixel shaders 3.0.
- Crazy taxi 1, 2 e 3 - rodam na boa
- Worms 3D, Forts Under seige e Mayem - Rodam todos sem problemas nenhuns!
- Wold championship snooker 2005 - Também roda na perfeição
Bomba do Dia:
- Hoje fui ao site: "System requeriments labs" e só por curiosidade fui ver quais as especificações que o meu insys deveria ter para jogar Crysis, e, para meu espanto, apenas lhe falta um processador melhor (2.0) , ou seja, a gráfica dava! Decidi então, para tirar a prova dos nove, instalar o famoso Crysis. E para meu espanto, o que o site indicava confirmou-se, consegue-se jogar Crysis em low(800*600), mas tem uns pequenos breaks devido á falta de processador, coisa que um upgrade não resolva!
Como vêm a gráfica do insys não é tão má como pensão e aquela citação que tenho visto pelos foruns de que estes pcs não são para jogar Crysis, deixou de ter sentido!
- Call of Duty 1 - roda na boa
- Call of Duty 2 - roda na boa
- Battlefield Vietnam - roda na boa

em relaçao aos games confirmo o cod1 (uo) e 2 worms mayen . nfs carbon tal como esta aki.

e em relaçao a cod4 e verdade no inicio do jogo(pa infelicidade minha) da um error video card card not supor pois o nosso insys tem 2.0 de pixel shared e o jg pede 3.0.... tal como se pode verificar em systemrequirementslab.com
 
Última edição pelo moderador:
Boas jovem xD possuo um insys desde que passou para 3gb ram (um dos primeiros a recebelo ehehe)

bom adiante possote diser que jogo cod2 online e roda tudo no max menos o directx 9 pois laga em situaçoes de granadas ou fumo xD. (rola a 35-40 fps ) coisa menos coisa

-parte grafica vinha como 2.5 em indice de exp do windows passeio para 3.0 e 3.1 com 2 actualizaçoes a driv.
(para kem ainda nao fez vao a bios no inicio clikem f12 vao a uma parte onde fala da divisao da mem para a grafica e ponham 256 pk de sistema vem 128)

-disco passeio a 5.4

Parte do barulho do insys -

imvestiguei no manual e vez la uma foto com a capa furada na fan e nos 2 processadors foi o que fis com a ajuda de uma broca xD de 0.5 e muinto tempo a pontear consegui iliminar o barulho e em jogos liga durante 10 minutos e desligas .
(se kiseres posto t fotos e videos como fiz)

-Parte da net raramente uso pois possuo a 16mb da sapo.

-

-parte bateria realizei undervolting a coisa e ficou em 2h-3 conforme uso.

(undervolting esta a 0.950 e fica com 35º e 45 em idle ... (com as perfuraçoes na dita capa acima citada)

bom e muintas outras cenas k fiz mas tenho bastante tempo pa as dizer ..fica bem

Ah e so para alguns k disem k aero arastase ... bom o meu ta on transp on e rola ... pk difaman tnt do insys??

Wolfy! xDDDD

Uau, estou bastante surpreendido em ver alguem tão "entusiasmado" quanto eu com o seu Insys :D !

Sobre o Aero arrastar-se, no meu não se arrasta em situação nenhuma, mas desactivei-o porque sou um gajo mais tradicional :P

Em relação a esses furos, agradecia umas fotozitas sff para ver se me aventuro por aí ou não...

Que drivers é que meteste? Eu com as Via Hyperion 5.17a cheguei ao 3,0, mas não mais que isso... E fui ver à bios e acho que a grafica já estava a 256mb!

Cumprimentos!
 
boas bo fim de semana posto as imagens tds de td o k fix so estou a espera de um dissipador para alterar este original... depois mostrt td. ainda so mostrei a uma pessoa o que fix. mas os resultados sao visiveis e nao se ovem (a fan XDXDXD)


fk bem
 
boas ppl..

Tenho um insys, estou satisfeito com ele.
Isso dos furos por baixo do cooler não da barraca com outros componentes do pc (ram), pois abri a tampa do pc e tudo tava quente.

InSys 4ever :x2:
 
Um para veres vai ao manual do insys (branco) e na parte dos compunetes ves como ele esta... (furadinhao tal como fiz-)

parte de damage a componetes... um nao sei se tiveres um pouco de cuidado e umas limpesas mensais ou por ai corre td na boa,,
 
Última edição:
Também mas nao chega, já uso o RM CPU Clock Utility para por o pc a trabalhar em undervolting e mesmo assim o pc aquece, não tanto, mas aquece exageradamente, tambem tenho um pc portatil Acer e a fan é mt silenciosa e trabalha sempre a <=50º..
 
Boas ppl.

No7icE como é que ficaste com a pontuação de 3.0 na gráfica, que versão de drivers tens instalado? Eu tenho os actualizados pela página da clevo mas mesmo assim so tenho 2.9 em gráficos e 2.5 gráficos de jogos.
 
o vista que têm é o que vem no cd de recuperação do portatil, ou seja, o das flozinhas no ecran de login ?

Algum de vos instalou o service pack 1 ?

Tinha o vista no meu e resolvi meter-lhe o XP. Achei a imagem do dvd um pouco pesada :S
 
iso das flores e do programa e-escols podes apagar apagando a foto k esta no c:/windows/system ... apaga k ele faz load da original ou aranjas uma km a mesma resoluçao e nome k ele faz load dessa
 
iso das flores e do programa e-escols podes apagar apagando a foto k esta no c:/windows/system ... apaga k ele faz load da original ou aranjas uma km a mesma resoluçao e nome k ele faz load dessa

Confirmo que foi isso que fiz.

Para obter esta pontuação (penso eu que se deveu a isso), instalei os novos drivers VIA Hyperion http://www.viaarena.com/Driver/via_hyperionpro_v517a.zip e estes para a gráfica: http://www.viaarena.com/Driver/cn896_vista_21-05-01h.zip

Meti em modo de alto desempenho e corri o indice de novo, e ficou a bombar! :)
 
Confirmo que foi isso que fiz.

Para obter esta pontuação (penso eu que se deveu a isso), instalei os novos drivers VIA Hyperion http://www.viaarena.com/Driver/via_hyperionpro_v517a.zip e estes para a gráfica: http://www.viaarena.com/Driver/cn896_vista_21-05-01h.zip

Meti em modo de alto desempenho e corri o indice de novo, e ficou a bombar! :)

Instalei exactamente esses dois drivers e continuo e tenho pontuação inferior :( eu creio que é por vocês terem instalado o Vista que vinha no cd de recuperação, mas deixa tar eu nem jogo no portátil lol
 
Recebi-o há uns dias e no geral gostei do portátil, assim há primeira vista a única coisa que não gosto é do barulho das teclas, o layout do teclado está bom, mas ficava melhor sem aquele barulho estridente ao teclar.

Eu queria ver é se lhe punha linux, alguém experimentou? Funciona tudo bem? Dá para por o wireless a funcionar?
 
Back
Topo