[Análise] Lenovo ThinkPad Edge 11 (11.6")

Sim, a qualidade decresceu, mas não é assim tão evidente, a estrutura deste modelo é um upgrade ao X100e, basicamente com as correcções das falhas, a única coisa que podia ser melhorada é as dobradiças e a acessibilidade de chegar ao cpu (tem que se desmontar quase todo), no entanto pelas suas dimensões e peso não precisa de dobradiças muito fortes e o cliente alvo destes portáteis geralmente não quer abrir o portátil (curioso é para ter acesso ao cartão sim ser preciso abrir a tampa de baixo).

A qualidade/preço deste portátil é muito boa, a familia X é muito mais cara, não se pode ter tudo.

A rigidez estrutural dos antigos ThinkPad Ts bem como qualidade geral de acabamentos e materiais saltava a vista... foram muitos anos, e continuam a sê-lo, como modelo de comparação no que toca á qualidade do chassi. Apesar dos nossos M570RU nem chegarem de perto em termos de acabamento e principalmente robustez da tampa do ecra, foi dos unicos portateis que me pareceram mais aproximados àquele feeling IBM... design sóbrio, simples, eficiente, robusto e rígido.

Mas claro, cortes têm de ser feitos para competir com as variadíssimas escolhas já existentes no mercado, portanto não se pode ter tudo. Ainda a pouco tempo andei interessado no X201, acho que aqui na nossa vizinha espanha estava a pouco mais de 1300 e qualquer coisa, i5 2.66. Para 12" é um pequeno avião :p

Uma coisa que não aprecio muito neste edge, é o teclado tipo vaio, tem um bater mais seco, não tão agradável como os do tipo chicony que equipam os nossos clevos e o X201. Quanto ás dobradiças, são um assunto sempre muito delicado, pois são dos elementos que normalmente mais se desgastam e degradam dependendo claro do tratamento. Não só a robustez, se há coisa que detesto são folgas nas mesmas, trabalhar numa superfície menos estável e ter o ecrã a baloiçar >(

O X201 com i5 ronda os 1500€ em Portugal, no entanto o X201 tablet é o que mais me impressiona, leva i7... O preço acima dos 2000€ é que é para esquecer para a maioria das carteiras.

Pelas fotos o Edge 11 secalhar nem parece muito resistente, mas a estrutura é muito boa, no link que coloquei para a review tem mais fotos da estrutura, é muito acima da média, eu já abri o meu LG X110 e comparando a estruturas posso dizer que o do X110 é muito fraca. As dobradiças é que podiam ser melhores, pelo menos no aspecto, ainda é muito cedo para dizer se é só o aspecto ou não são nada de mais, mas para o tamanho e peso do portátil, duvido que vá ter problemas nas dobradiças.

Sobre o teclado, o tamanho é o normal, menos em 4 teclas, as que estão ao lado do enter (+ ´ º ~), é uma questão de habituação, é razoavelmente bom, mas requer sempre habituação para quem está habituado a outro tipo de teclados.

Este modelo é sem dúvida o melhor de todos os Edge.

O X201 com i5 ronda os 1500€ em Portugal, no entanto o X201 tablet é o que mais me impressiona, leva i7... O preço acima dos 2000€ é que é para esquecer para a maioria das carteiras.

Pelas fotos o Edge 11 secalhar nem parece muito resistente, mas a estrutura é muito boa, no link que coloquei para a review tem mais fotos da estrutura, é muito acima da média, eu já abri o meu LG X110 e comparando a estruturas posso dizer que o do X110 é muito fraca. As dobradiças é que podiam ser melhores, pelo menos no aspecto, ainda é muito cedo para dizer se é só o aspecto ou não são nada de mais, mas para o tamanho e peso do portátil, duvido que vá ter problemas nas dobradiças.

Sobre o teclado, o tamanho é o normal, menos em 4 teclas, as que estão ao lado do enter (+ ´ º ~), é uma questão de habituação, é razoavelmente bom, mas requer sempre habituação para quem está habituado a outro tipo de teclados.

Este modelo é sem dúvida o melhor de todos os Edge.

O i7 nesse chassi deve andar sempre perto do limite :p Creio que para um chassi de 12" o i5 é a escolha mais equilibrada tanto em termos de valores(€) como de consumo e fugas térmicas.

As dobradiças aparentam de facto alguma fragilidade, mas estou certo que a Lenovo não ia cometer novamente os mesmos erros. Já o teclado, não leves a mal pois quando me referi a ele não foi em termos de qualidade intrínseca, mas sim do "tacto" que esse tipo de teclados apresenta. Claro que com alguma habituação a coisa pode ficar mais agradável, mas para mim já são muitos anos em teclas de perfil semi-alto que têm um bater e curso característico, não me consigo habituar por nada nos novos teclados de perfil baixo, com batimentos mais secos e com menos "ressalto".

É sem duvida um excelente membro da família ThinkPad. Dentro da linha, o edge de 15 também é uma boa escolha, ligeiramente mais barata, para quem possa trocar um pouco da mobilidade por mais performance. O de 13 trás pouco mais do que o seu irmão mais pequeno, com talvez algumas vantagens no armazenamento, autonomia e sistema de arrefecimento.

Quando me referi a placa de video da AMD é sim uma placa de video onboard compartilhada que mesmo assim traz vantagem na GMA da intel que vem com o i3
Mais como você mesmo disse, é para uso profissional e não para jogos, nesse caso ele atende bem as espectativas.

Me agrado muito em ve uma maquina de pequeno porte com processador robusto, matendo a leveza e sem perder a qualidade, algo que sempre procuro em um notebook(mobilidade), alguns notebooks robustos perdem esse aspecto devido ao peso 3kg é um absurdo algumas horas nas costas parece uma bigorna.

Infelizmente tenho que esperar chegar para esse lado, se tivesse pelo menos no EUA ficaria bem mais fácil.

achei um video de demonstração.

http://www.youtube.com/watch?v=llyWmvspOCA

Última edição:
O i7 nesse chassi deve andar sempre perto do limite :p Creio que para um chassi de 12" o i5 é a escolha mais equilibrada tanto em termos de valores(€) como de consumo e fugas térmicas.

As dobradiças aparentam de facto alguma fragilidade, mas estou certo que a Lenovo não ia cometer novamente os mesmos erros. Já o teclado, não leves a mal pois quando me referi a ele não foi em termos de qualidade intrínseca, mas sim do "tacto" que esse tipo de teclados apresenta. Claro que com alguma habituação a coisa pode ficar mais agradável, mas para mim já são muitos anos em teclas de perfil semi-alto que têm um bater e curso característico, não me consigo habituar por nada nos novos teclados de perfil baixo, com batimentos mais secos e com menos "ressalto".

É sem duvida um excelente membro da família ThinkPad. Dentro da linha, o edge de 15 também é uma boa escolha, ligeiramente mais barata, para quem possa trocar um pouco da mobilidade por mais performance. O de 13 trás pouco mais do que o seu irmão mais pequeno, com talvez algumas vantagens no armazenamento, autonomia e sistema de arrefecimento.
O Edge 15 tem diferenças para o 11, mas o 11 e o 13 têm as mesmas características, e o Edge 11 tem uma capacidade de dissipação muito boa.

Gostava de comprar este computador tão cedo quanto possível, mas ou o preço é muito alto (sobretudo quando comparado com o que vai aparecendo por aqui noutros posts do fórum) ou não há disponibilidade de entrega. Alguém (nomeadamente o Anjo2) me pode dar alguma informação sobre isto, mesmo que (ou até idealmente) por PM?
Obrigado

Gostava de comprar este computador tão cedo quanto possível, mas ou o preço é muito alto (sobretudo quando comparado com o que vai aparecendo por aqui noutros posts do fórum) ou não há disponibilidade de entrega. Alguém (nomeadamente o Anjo2) me pode dar alguma informação sobre isto, mesmo que (ou até idealmente) por PM?
Obrigado

Tens aqui várias locais de compra: http://www.*****.pt/1/123273/Lenovo-ThinkPad-EDGE-11--NVY4LPG?kk_s=kk1ps

Preços a oscilar entre os 560 os o 600€. ;)

Só há 2 distribuidores em Portugal, só tenho acesso a um e esse tem em stock, mas deve ser mais caro, mas mesmo que compres a 600€, depois tens desconto de 50€ pela Lenovo. Não te podes esquecer que as lojas não podem vender com garantia de um ano, e o portátil de base só tem garantia de 1 ano, ou as lojas fazem o upgrade de garantia, ou estão a vender só com 1 ano de garantia, até estou a achar os preços muito baixos face ao custo da garantia, mas podes e deves perguntar à loja sobre a garantia do portátil.

Muito obrigado pelas respostas a ambos. Só uma questão: só se eu comprar a um desses dois distribuidores é que tenho o desconto da Lenovo? Ou isso é-me possível em qualquer loja? Obrigado

Só mais uma pergunta rápida, já agora: vou acrescentar mais memória, mas estou indeciso em relação a pôr 2 ou 4GB. Sei que há vantagens em ter dois módulos com as mesmas especificações numa máquina e costumo seguir esse princípio, mas em geral há algum problema em ter 2+4GB? Obrigado pela ajuda

Não podes comprar nos distribuidores (só vendem a "lojas"), tens de ir a uma loja, só que há lojas estilo ***** e afins que importam muito material de outros países.

Sobre a memória, o ideal é ter 2 módulos iguais, se adicionares 4GB, ganhas mais memória e não perdes performance, 2 iguais ganhas mais performance.

Parabéns, excelente análise do Lenovo. Pareceu-me ser, simplesmente, fantástico. Obrigadíssimo pela partilha, e, desfruta do teu "caga-tacos".

P.S- O teu LG é bem parecido ao magalhães :P

Comprei este portátil, mas estou com alguma dificuldade em encontrar onde e como conseguir o tal desconto de 50€ que existirá para quem compre um thinkpad este mês e de que se fala neste tópico. Alguém (Anjo2?) me pode dar informações acerca disto? Obrigado

Back