Análise: Radeon HD4870 512MB - Single x CrossFire

CopHard

Power Member
Análise: Radeon HD4870 512MB - Single x CrossFire

Neste tópico vamos analisar a placa de vídeo Radeon HD4870 de 512MB, em uma configuração Single Card e também operando no modo CrossFire.

Também vamos estudar, todo o procedimento de BiosMod (edição e gravação) deste modelo que possui algumas particularidades importantes que devem ser observadas para o sucesso da operação.

Apresentação: Vamos começar conhecendo um pouco mais a própria HD4870. Atualmente a HD4870, é a placa de vídeo mais rápida da AMD/ATI com um único GPU, esta informação é interessante, porque já está no mercado a HD4870X2, que possui dois chips integrados em único PCB, este sim o modelo de maior desempenho. (Novembro 2008).


Características:

GPU: Radeon HD 4870 (RV770);
Clock: 750MHz (Default);
Memória: 512 MB GDDR5;
Interface: de 256 bits;
Clock: 900 MHz (Default);
Barramento: PCI Express x16 2.0;
Conectores de Energia: 2 x 6 Pinos.

BiosMod: O procedimento de BiosMod, envolve o método de aquisição da bios, a edição de vários parâmetros, como: Clock da GPU, Clock da Memória, Regime de Rotação do Cooler, Voltagens, ID e etc e a gravação da bios modificada.

Advertência: Mais uma vez lembro à todos os usuários do Fórum o seguinte:
"Não nos responsabilizamos por danos de qualquer espécie causados pelo uso das informações aqui divulgadas."


Vantagens:

1 - Elimina a necessidade de usar programas de terceiros carregar as modificações;
2 - Independe do Sistema Operacional;
3 - Opção de edição de voltagens;
4 - A função PowerPlay continua funcionando mesmo depois do Overclock;


Desvantagens:

1 - A gravação de uma bios diferente ou editada na placa de vídeo, elimina a garantia;
2 - A edição da bios tem efeito direto sobre o Hardware, podendo causar danos permanentes à placa de vídeo;
3 - É um procedimento arriscado e deve ser realizado somente por pessoas que tenham conhecimento técnico suficiente e que estejam dispostas a assumir os riscos envolvidos.

Outros Modelos:

tabela_modelos.jpg



Programas:

1 - TechPowerUp GPU-Z v0.3.0
2 - TechPowerUp Radeon Bios Editor v1.18
3 - ATIFlash 3.60


Realizando o Backup da Bios VGA:

Antes de iniciar qualquer modificação em sua placa de vídeo é necessário realizar o backup da bios original para posterior modificação ou mesmo para restauração em caso de emergência.

Vocês podem realizar o backup por outros métodos não descritos neste tutorial, pois estarei informando somente o modo mais seguro de realizar este procedimento.

O programa TechPowerUp GPU-Z v0.3.0, deve ser usado para realizar o backup, o procedimento simples, basta que se acesse o botão indicado na figura abaixo e se escolha o local e nome para armazenamento para o mesmo:

save_bios.jpg


No caso da HD4870, o nome sugerido é RV770.bin, e deve ter 128 KB. Essa informação é muito importante pois outros métodos salvam apenas 64KB, o que resulta em um arquivo incompatível com a HD4870.


Editando os Clocks 3D:

Para edição da Bios de Vídeo, usaremos o programa TechPowerUp Radeon Bios Editor v1.18, que está constantemente sendo atualizado e permite o uso com a HD4870.

Tela Principal:

rbe.jpg



Na aba "Clock Setings", encontramos os valores que devem ser alterados para modificar o desempenho 3D. Os campos são: 03-04-05-06-09, conforme a figura abaixo.

rbe2-1.jpg


Esses clocks devem ser testados anteriormente, podendo ser feito através da função ATI Overdrive, conforme a figura abaixo:

ati_overdrive.jpg



Realizando o Flash na Placa de Vídeo:

Código:
atiflash -i "Exibe informações básicas sobre as placas ATI instaladas no sistema"

Código:
atiflash -ai "Exibe informações avançadas sobre as placas ATI instaladas no sitema"

Código:
atiflash -f -p arquivo.rom "O parâmetro "-f" força a gravação de uma bios diferente da original instalada na placa.  O parâmetro "-p" realiza a gravação de uma bios igual a original ou apenas editada"


Testes Práticos:

Configuração de Hardware:

CPU: QX9650 @ 4200 MHz;
Placa Mãe: Asus Rampage Extreme;
Memória: 2 X 1GB Corsair DDR3 TWIN3X2048-1600C7DHX;
Temporização: 7-7-7-20-1t;
Relação: 1:2;
Placa de Vídeo: Sapphire HD4870 512MB;
Fonte Principal: Corsair HX620W;
Fonte Auxiliar: Thermaltake Power Express 450W.
Sistema Operacional: Windows XP PRO BR SP3;
Driver de Vídeo: Catalyst 9.1;
Benchmark:

1 - 3DMark 2006;
2 - FarCry 2;
3 - Crysis Warhead.


Clock Utilizados:

Clock Original: 750 MHz / 900 MHz
Overclock: 780 MHz / 1080 MHz

Single_4870.gif


Cross_4870.gif



3DMark 2006:

3dm2k6.jpg



FarCry 2:

FarCry2.jpg



Crysis Warhead:

Crysis.jpg



Fotos:

Cuidados:

1 - Como todo processo de gravação de bios ou firmware, é altamente RECOMENDADO o uso de um no-break que suporte o computador em caso de falha na energia de entrada;

2 - Tenha sempre uma placa de vídeo extra (PCI ou PCI-E) para uma eventualidade de falha na gravação da bios VGA.

3 - Ao fazer o backup da bios original use nomes curtos para evitar problemas de reconhecimento de caracteres no ambiente DOS;

4 - Use o ATIFlash em uma mídia de CD, DVD ou PenDrive bootável, pois este tipo de mídia minimiza as falhas de leitura que ocorrem comumente nos disquetes magnéticos;

5 - Só realize o procedimento se você estiver seguro que entendeu todos os passos descritos;

6 - Nós não nos responsabilizamos por qualquer dano causado ao seu hardware, por uso indevido das informações aqui descritas; FAÇA POR SUA CONTA E RISCO.


Tópico em Construção.
 
Com o objetivo de melhorar a performance da plataforma de vídeo formada por duas HD4870 Sapphire funcionando em Modo Crossfire, resolvi realizar 03 modificações na placa:

1 - CoolerMod - Para suportar o novo regime de funcionamento, foi necessário alterar o resfriamento de 03 partes específicas da placa:

A - GPU: Foi realizada a instalação do GPU Cooler Zalman GV1000 , juntamente com a interface térmica Artic Silver 5;

B - Memórias: Foram instalados dissipadores Enzotech Pure Forged Copper Ramsinks - Low Profile (BGA);

C - VRM: O Módulo Regulador de Voltagem, também recebeu atenção especial pela necessidade de fornecer uma Amperagem maior pelo Overclock e Overvolt, desta forma foi usado o Zalman ZM-RHS70;

2 - VoltMod - Foi realizado via Riva Tuner 2.23 em conjunto com o software VoltageFactory 1.1, que oferece como principais vantagens, o uso de uma interface gráfica, a possibilidade de salvar vários perfis e aplicação de uma determina voltagem programada logo na inicialização do Sistema Operacional;

3 - Overclock - Para determinar o melhor nível de overclock estável, foi realizada uma pesquisa em diversos sites que publicaram review's com testes de overclock para o modelo: Sapphire HD 4870 Toxic, que é um modelo overclockado de fábrica com garantia do fabricante.


Detalhes e Curiosidades:

1 - A determinação do GPU Cooler, não foi tão simples como parece, pois alguns detalhes importantes deveriam ser observados:

a - Verificar qual o PCB da placa HD 4870 à ser modificada, uma vez que são conhecidos pelo menos 04 modelos diferentes;

b - Após essa verificação, encontrar um cooler compatível e capaz de dissipar o calor gerado pelo Overclock e Overvolt;

2 - O Overvolt via Software só poderia ser realizado se um determinado tipo de chip controlador estivesse presente no PCB, que neste caso é o Volterra VT1165;

3 - Um atenção especial foi dada à refrigeração dos circuitos, uma vez que na implementação original da Sapphire e de outros fabricantes, as Memórias e o VRM são aquecidos indiretamente pela GPU, isto acorre porque o dissipador original é uma peça única, resfriada por uma ventoinha axial localizada no final da placa.

Após as alterações, a GPU, Memórias e VRM ficaram isolados e cada um recebeu um tratamento exclusivo com dissipadores independentes, e no caso das Memórias (BGA) não foram usados os dissipadores que acompanham o Zalman GV1000, e sim 08 Enzotech Pure Forged Copper Ramsinks - Low Profile quem tem maior capacidade de dissipação;


Assistam o vídeo com o detalhes:

Overclock + VoltMod + CoolerMod: HD 4870 Single e CrossFire
 
Foi usada uma thermaltake 450w para o sistema crossfire?? ou vi mal?

Btw, está muito bom esse guia :)

Isso mesmo, no meu sistema existem duas fontes:

1 Corsair HX620W para o sistema;
1 Thermaltake Power Express 450W para o CrossFire;

Como uso um overclock considerável, HD Raptor's em Raid 0 e etc, achei interessante usar fontes separadas para manter a segurança e a estabilidade do sistema.
 
Back
Topo