nunyx
Digital Member
Índice:
01. Nota inicial
02. Pacote, acessórios
03. Design, dimensões
04. Ecrã
05. Teclas
06. Câmara
07. Hardware / Software
08. Mensagens
09. Música
10. Conectividade
11. Autonomia
12. Notas finais e classificação
Características:
- Dimensões: 108.8x53.5x11.9mm
- Peso: 110g
- Ecrã: AMOLED touchscreen, 16M cores, 480x800 pixels, 3.1"
- Memória interna: 2GB / 8GB (versões)
- Expansão de memória: microSD (até 16GB)
- EDGE: sim
- 3G: HSDPA
- WiFi: sim (b/g)
- Bluetooth: 2.1 com A2DP
- Rádio: FM com RDS e gravação
- GPS: sim, com A-GPS
- Câmara: 5MP com autofocus e flash led
- Processador: Qualcomm MSM6246, 800Mhz
- Outros:
» TouchWiz v2.0
» Acelerómetro
» Sensor de proximidade
» DNSe (Digital Natural Sound Engine)
» Audio jack 3,5mm
» Desbloqueio inteligente
» Media Gate 3D
- Autonomia 2G: 420h Standby / 8,5h chamada
- Autonomia 3G: 400h Standby / 5h chamada
01. Nota inicial
>> A Samsung lançou recentemente o S8000 Jet, um telemóvel que não é Smartphone, mas possui características excelentes e adequadas para um uso activo de muitos utilizadores deste tipo de aparelhos.
02. Pacote, acessórios
>> Ao desembalar, o telemóvel é o que aparece primeiro. Por baixo estão os acessórios, sendo eles o carregador, cabo USB, fones, cartão microSD de 2GB e bolsa. Nada de muito especial, parece um pacote "normal", mas já vamos ver isso ao pormenor.
Caixa - Frente
Caixa - Trás
Fones
Fones - In-ear
Fones - Pormenor do clip e do controlo de volume
Fones - Pormenor do micro e jack 3.5mm
>> A bolsa é um acessório que merece algum destaque. Esta protege bem o aparelho, excepto a parte de cima que fica um pouco descoberta. No entanto, permite efectuar algumas operações, já que o botão central do telemóvel fica bem visível, e os botões de atender e desligar chamadas estão bem assinalados na própria capa. As colunas também estão visíveis. Isto permite efectuar algumas tarefas como atender/efectuar chamadas, desligar o alarme, etc... Foi muito bem conseguida, mas é uma pena não se conseguir verificar no ecrã quem é que está a efectuar a chamada porque o mesmo encontra-se tapado...
Bolsa - Frente
Bolsa - Trás
Bolsa - Com telemóvel - Frente
Bolsa - Com telemóvel - Pormenor da coluna
03. Design, dimensões
>> Apesar do design não parecer nada de transcendental, há aspectos que tornam este modelo muito agradável à vista e ao toque. Para já, todo o telemóvel é bastante arredondado, sem arestas. Os pormenores do botão do meio (tipo cubo 3D) e os efeitos avermelhados na parte traseira tornam-no bastante vistoso, mesmo que a primeira impressão possa ser a de que se trata de apenas mais um telemóvel touchscreen.
>> Nas dimensões e no peso, o Jet não desaponta. 110g está muito bem para um telemóvel com estas características, e o mesmo se pode dizer da espessura que é de apenas 11.9mm. Não foi há muito tempo que isto era considerado como ultra fino.
>> No topo vemos a saída jack 3,5mm e a ranhura (protegida) para ligar o cabo USB e o carregador.
04. Ecrã
>> O ecrã é uma das características mais importantes deste modelo. Tratando-se de um AMOLED resistente a riscos, a durabilidade do mesmo e da própria bateria acabam por ser aspectos essenciais, mesmo tendo 16M cores e umas boas 3.1 polegadas.
>> É no ecrã que se fazem a maioria das acções, podendo até desbloquear-se ou efectuar uma chamada com uma simples passagem do dedo. Isto significa que se pode atribuir um comando de forma que a que desenhando um "D" no ecrã se desbloqueie o teclado e que com um "L" se telefone para o Sr. Luís (apenas exemplificativo
).
>> Outro aspecto interessante é o facto do telemóvel ter um sensor de proximidade, que liga ou desliga automaticamente o ecrã conforme estejamos ou não com a cara próxima dele, normalmente quando estamos a atender chamadas.
05. Teclas
>> Apesar das funcionalidades do ecrã, as teclas físicas também desempenham um papel importante. Na frente, como já foi referido, estão as teclas de atender e desligar chamada, bem como a tecla central que acede ao menu com um só toque, ou ao menu de actividade com um toque longo.
>> Do lado esquerdo temos as teclas de volume, com as quais se acede também à intensidade da vibração. Foi uma boa ideia terem incluído esta opção porque dá jeito em algumas situações. Do lado direito está a tecla de bloqueio e a da câmara.
Níveis de volume/vibração
>> Todas estas teclas respondem muito bem, sem serem demasiado sensíveis nem demasiado duras. Não existe nada no topo nem em baixo. O telemóvel liga-se e desliga-se na tecla de desligar chamada.
06. Câmara
>> Pessoalmente, esperava uma câmara um pouco mais avançada, tendo em conta que as câmaras de 5MP em telemóveis já saíram há bastante tempo. Mas este modelo não pretende substituir uma máquina fotográfica compacta, e os resultados que produz são mais que aceitáveis. O facto de ter autofocus permite mais detalhe nas fotografias mais próximas, e o led ajuda bastante quando há menos iluminação. No entanto, um flash xénon seria sempre bem-vindo.
07. Hardware / Software
>> O Jet é um modelo extremamente rápido! Com um processador de 800Mhz, estranho seria se não o fosse. Não me lembro de ver mais nenhum modelo com um processador tão potente e isso de facto reflecte-se na rapidez do telemóvel. Basta navegar um pouco pelos menus e aplicações para verificar que não existe lentidão nenhuma, e isso é um ponto muito positivo. Pode não tratar-se de um smartphone, mas o que faz, faz bem.
>> O software é interessante, faz lembrar o do Cookie, apesar deste estar mais completo. O menu em standby são na verdade três, nos quais se pode escolher individualmente o wallpaper e as aplicações (widgets) para um acesso rápido. Podem ver o seguinte exemplo:
Menu 1
Menu 2 (com os perfis)
Menu 3 (com WiFi e Bluetooth)
>> Podem-se sempre adicionar ou retirar widgets, conforme as necessidades do dia a dia. Basta para isso clicar no wallpaper e aceder à lista lateral.
>> Outro aspecto importante é o chamada Media Gate. Este é accionado no botão ao lado do da câmara e lança um cubo 3D que permite aceder ao player da música, ao player do vídeos, aos jogos, às fotos e ao browser. Pode-se "brincar" um pouco com o cubo, rodando-o até escolher a aplicação que se pretende. ó é pena isto não ser lançado com o botão central, o do cubo 3D. Faria mais sentido, mas esta opção deve ter sido essencialmente para efeitos práticos.
08. Mensagens
>> Neste aspecto o Jet impressiona por um lado, mas desilude por outro... Em primeiro lugar, as teclas são realmente grandes, e a resposta do ecrã é simplesmente perfeita. Tanto em modo normal como em QWERTY, não tinha ainda experimentado um modelo que oferecesse estas dimensões. É de facto muito agradável e ajuda bastante quem não está habituado a este tipo de modelos touchscreen. A única coisa que me desapontou foi o facto de ter que seleccionar sempre a língua PT porque depois de fechar a aplicação das mensagens, ao voltar já estava novamente em EN... Acabei por me fartar e usar apenas em modo QWERTY, sem auxílio do T9.
09. Música
>> O player está à altura dos modelos ditos musicais. Os botões de uso mais regular são bastante grandes e como se esperava, há uma divisão por artista, álbum e playlists. Também se pode fazer uso das músicas recentes, músicas mais tocadas, ou simplesmente aceder a todas as faixas. De resto, já se falou sobre os fones, com os quais a boa experiência a nível musical está bem assegurada. Só é pena haver apenas uma coluna, um telemóvel com estas capacidades poderia ter colunas stéreo, mas se se der mais importância ao uso dos fones, e tendo a coluna um som bastante elevado, isso acaba por não ser tão relevante.
10. Conectividade
>> O Jet é dotado de 3,5G, WiFi e Bluetooth 2.1 com A2DP. Sinceramente, preferi desligar logo o 3G, já que não lhe dou nenhum uso... Isto permitiu aumentar um pouco a autonomia. O WiFi tem um alcance e velocidades razoáveis (muito boas se tivermos em conta que é um telemóvel), mas senti-me mais tentado em experimentar outras funcionalidades do telemóvel do que propriamente navegar na net. Não que não funcionasse bem neste aspecto, muito pelo contrário. Cheguei também a experimentar uns fones sem fios e ouvi música sem quaisquer problemas, mesmo tratando-se de marcas diferentes.
11. Autonomia
>> Como referi, desliguei logo o 3G, que aumentou um pouco a autonomia. Cheguei a estar cerca de 2 dias de uso intensivo (música, chamadas, mensagens) antes de ter que carregar o telemóvel. Fiquei bastante surpreendido mas faz sentido se tivermos em conta o tipo de ecrã e a preocupação ao pormenor nas forma de poupança de energia. Carregar apenas de 2 em 2 dias é algo bastante apelativo.
12. Notas finais e classificação
>> Bem, trata-se sem dúvida de um modelo concebido de uma forma simplesmente genial, com pormenores úteis e interessantes, bem como um bom leque de personalizações e de alternativas de comandos usados regularmente. Os modelos apenas touchscreen não são para todos, não tanto por uma questão de hábito, mas por uma questão de necessidades do dia a dia, mas o Jet minimiza as "desvantagens" para o grupo de pessoas que prefere teclas físicas e sai triunfantemente acima de vários outros modelos em determinadas características que fazem toda a diferença no uso diário e intensivo. É complicado atribuir uma classificação, por isso vamos ficar apenas com o:
Tópico geral (ZWAME)
Blog entry
Página oficial
01. Nota inicial
02. Pacote, acessórios
03. Design, dimensões
04. Ecrã
05. Teclas
06. Câmara
07. Hardware / Software
08. Mensagens
09. Música
10. Conectividade
11. Autonomia
12. Notas finais e classificação

Características:
- Dimensões: 108.8x53.5x11.9mm
- Peso: 110g
- Ecrã: AMOLED touchscreen, 16M cores, 480x800 pixels, 3.1"
- Memória interna: 2GB / 8GB (versões)
- Expansão de memória: microSD (até 16GB)
- EDGE: sim
- 3G: HSDPA
- WiFi: sim (b/g)
- Bluetooth: 2.1 com A2DP
- Rádio: FM com RDS e gravação
- GPS: sim, com A-GPS
- Câmara: 5MP com autofocus e flash led
- Processador: Qualcomm MSM6246, 800Mhz
- Outros:
» TouchWiz v2.0
» Acelerómetro
» Sensor de proximidade
» DNSe (Digital Natural Sound Engine)
» Audio jack 3,5mm
» Desbloqueio inteligente
» Media Gate 3D
- Autonomia 2G: 420h Standby / 8,5h chamada
- Autonomia 3G: 400h Standby / 5h chamada
01. Nota inicial
>> A Samsung lançou recentemente o S8000 Jet, um telemóvel que não é Smartphone, mas possui características excelentes e adequadas para um uso activo de muitos utilizadores deste tipo de aparelhos.
02. Pacote, acessórios
>> Ao desembalar, o telemóvel é o que aparece primeiro. Por baixo estão os acessórios, sendo eles o carregador, cabo USB, fones, cartão microSD de 2GB e bolsa. Nada de muito especial, parece um pacote "normal", mas já vamos ver isso ao pormenor.

Caixa - Frente

Caixa - Trás

Caixa - Dentro - Telemóvel
Caixa - Dentro - Manuais
Caixa - Dentro - CD
Caixa - Dentro - Restantes acessórios
Cabo USB
Carregador
Bateria
>> Os fones são interessantes, fazem mesmo lembrar os que outras marcas comercializam. São in-ear e constituídos por duas partes destacáveis, permitindo usar outros fones à escolha, ou mesmo conectar a umas colunas. O som é excelente, fiquei mesmo muito agradado com a nitidez do som e o elevado volume a que se consegue chegar.
Caixa - Dentro - Manuais

Caixa - Dentro - CD

Caixa - Dentro - Restantes acessórios

Cabo USB

Carregador

Bateria

Fones

Fones - In-ear

Fones - Pormenor do clip e do controlo de volume

Fones - Pormenor do micro e jack 3.5mm
>> A bolsa é um acessório que merece algum destaque. Esta protege bem o aparelho, excepto a parte de cima que fica um pouco descoberta. No entanto, permite efectuar algumas operações, já que o botão central do telemóvel fica bem visível, e os botões de atender e desligar chamadas estão bem assinalados na própria capa. As colunas também estão visíveis. Isto permite efectuar algumas tarefas como atender/efectuar chamadas, desligar o alarme, etc... Foi muito bem conseguida, mas é uma pena não se conseguir verificar no ecrã quem é que está a efectuar a chamada porque o mesmo encontra-se tapado...

Bolsa - Frente

Bolsa - Trás

Bolsa - Com telemóvel - Frente

Bolsa - Com telemóvel - Pormenor da coluna
03. Design, dimensões
>> Apesar do design não parecer nada de transcendental, há aspectos que tornam este modelo muito agradável à vista e ao toque. Para já, todo o telemóvel é bastante arredondado, sem arestas. Os pormenores do botão do meio (tipo cubo 3D) e os efeitos avermelhados na parte traseira tornam-no bastante vistoso, mesmo que a primeira impressão possa ser a de que se trata de apenas mais um telemóvel touchscreen.


>> Nas dimensões e no peso, o Jet não desaponta. 110g está muito bem para um telemóvel com estas características, e o mesmo se pode dizer da espessura que é de apenas 11.9mm. Não foi há muito tempo que isto era considerado como ultra fino.

>> No topo vemos a saída jack 3,5mm e a ranhura (protegida) para ligar o cabo USB e o carregador.

04. Ecrã
>> O ecrã é uma das características mais importantes deste modelo. Tratando-se de um AMOLED resistente a riscos, a durabilidade do mesmo e da própria bateria acabam por ser aspectos essenciais, mesmo tendo 16M cores e umas boas 3.1 polegadas.
>> É no ecrã que se fazem a maioria das acções, podendo até desbloquear-se ou efectuar uma chamada com uma simples passagem do dedo. Isto significa que se pode atribuir um comando de forma que a que desenhando um "D" no ecrã se desbloqueie o teclado e que com um "L" se telefone para o Sr. Luís (apenas exemplificativo

>> Outro aspecto interessante é o facto do telemóvel ter um sensor de proximidade, que liga ou desliga automaticamente o ecrã conforme estejamos ou não com a cara próxima dele, normalmente quando estamos a atender chamadas.
05. Teclas
>> Apesar das funcionalidades do ecrã, as teclas físicas também desempenham um papel importante. Na frente, como já foi referido, estão as teclas de atender e desligar chamada, bem como a tecla central que acede ao menu com um só toque, ou ao menu de actividade com um toque longo.

>> Do lado esquerdo temos as teclas de volume, com as quais se acede também à intensidade da vibração. Foi uma boa ideia terem incluído esta opção porque dá jeito em algumas situações. Do lado direito está a tecla de bloqueio e a da câmara.

Níveis de volume/vibração
>> Todas estas teclas respondem muito bem, sem serem demasiado sensíveis nem demasiado duras. Não existe nada no topo nem em baixo. O telemóvel liga-se e desliga-se na tecla de desligar chamada.
06. Câmara
>> Pessoalmente, esperava uma câmara um pouco mais avançada, tendo em conta que as câmaras de 5MP em telemóveis já saíram há bastante tempo. Mas este modelo não pretende substituir uma máquina fotográfica compacta, e os resultados que produz são mais que aceitáveis. O facto de ter autofocus permite mais detalhe nas fotografias mais próximas, e o led ajuda bastante quando há menos iluminação. No entanto, um flash xénon seria sempre bem-vindo.


07. Hardware / Software
>> O Jet é um modelo extremamente rápido! Com um processador de 800Mhz, estranho seria se não o fosse. Não me lembro de ver mais nenhum modelo com um processador tão potente e isso de facto reflecte-se na rapidez do telemóvel. Basta navegar um pouco pelos menus e aplicações para verificar que não existe lentidão nenhuma, e isso é um ponto muito positivo. Pode não tratar-se de um smartphone, mas o que faz, faz bem.
>> O software é interessante, faz lembrar o do Cookie, apesar deste estar mais completo. O menu em standby são na verdade três, nos quais se pode escolher individualmente o wallpaper e as aplicações (widgets) para um acesso rápido. Podem ver o seguinte exemplo:

Menu 1

Menu 2 (com os perfis)

Menu 3 (com WiFi e Bluetooth)
>> Podem-se sempre adicionar ou retirar widgets, conforme as necessidades do dia a dia. Basta para isso clicar no wallpaper e aceder à lista lateral.

>> Outro aspecto importante é o chamada Media Gate. Este é accionado no botão ao lado do da câmara e lança um cubo 3D que permite aceder ao player da música, ao player do vídeos, aos jogos, às fotos e ao browser. Pode-se "brincar" um pouco com o cubo, rodando-o até escolher a aplicação que se pretende. ó é pena isto não ser lançado com o botão central, o do cubo 3D. Faria mais sentido, mas esta opção deve ter sido essencialmente para efeitos práticos.


08. Mensagens
>> Neste aspecto o Jet impressiona por um lado, mas desilude por outro... Em primeiro lugar, as teclas são realmente grandes, e a resposta do ecrã é simplesmente perfeita. Tanto em modo normal como em QWERTY, não tinha ainda experimentado um modelo que oferecesse estas dimensões. É de facto muito agradável e ajuda bastante quem não está habituado a este tipo de modelos touchscreen. A única coisa que me desapontou foi o facto de ter que seleccionar sempre a língua PT porque depois de fechar a aplicação das mensagens, ao voltar já estava novamente em EN... Acabei por me fartar e usar apenas em modo QWERTY, sem auxílio do T9.



09. Música
>> O player está à altura dos modelos ditos musicais. Os botões de uso mais regular são bastante grandes e como se esperava, há uma divisão por artista, álbum e playlists. Também se pode fazer uso das músicas recentes, músicas mais tocadas, ou simplesmente aceder a todas as faixas. De resto, já se falou sobre os fones, com os quais a boa experiência a nível musical está bem assegurada. Só é pena haver apenas uma coluna, um telemóvel com estas capacidades poderia ter colunas stéreo, mas se se der mais importância ao uso dos fones, e tendo a coluna um som bastante elevado, isso acaba por não ser tão relevante.

10. Conectividade
>> O Jet é dotado de 3,5G, WiFi e Bluetooth 2.1 com A2DP. Sinceramente, preferi desligar logo o 3G, já que não lhe dou nenhum uso... Isto permitiu aumentar um pouco a autonomia. O WiFi tem um alcance e velocidades razoáveis (muito boas se tivermos em conta que é um telemóvel), mas senti-me mais tentado em experimentar outras funcionalidades do telemóvel do que propriamente navegar na net. Não que não funcionasse bem neste aspecto, muito pelo contrário. Cheguei também a experimentar uns fones sem fios e ouvi música sem quaisquer problemas, mesmo tratando-se de marcas diferentes.
11. Autonomia
>> Como referi, desliguei logo o 3G, que aumentou um pouco a autonomia. Cheguei a estar cerca de 2 dias de uso intensivo (música, chamadas, mensagens) antes de ter que carregar o telemóvel. Fiquei bastante surpreendido mas faz sentido se tivermos em conta o tipo de ecrã e a preocupação ao pormenor nas forma de poupança de energia. Carregar apenas de 2 em 2 dias é algo bastante apelativo.
12. Notas finais e classificação
>> Bem, trata-se sem dúvida de um modelo concebido de uma forma simplesmente genial, com pormenores úteis e interessantes, bem como um bom leque de personalizações e de alternativas de comandos usados regularmente. Os modelos apenas touchscreen não são para todos, não tanto por uma questão de hábito, mas por uma questão de necessidades do dia a dia, mas o Jet minimiza as "desvantagens" para o grupo de pessoas que prefere teclas físicas e sai triunfantemente acima de vários outros modelos em determinadas características que fazem toda a diferença no uso diário e intensivo. É complicado atribuir uma classificação, por isso vamos ficar apenas com o:

Tópico geral (ZWAME)
Blog entry
Página oficial
Última edição: