Andava mesmo a precisar isto!

Juzhan

Power Member
Oias pessoal, deixo aki este post, para alguem que tenha o mesmo "problema" que eu!

Tenho um portatil com 1 disco de 7200RPM, Processador P IV 3.0 e um ecrã de 17" que além de gastarem mt energia fazem com que o portatil aqueça muito!

Acontece que devido a um erro de concepção, quando o portatil liga as 4 ventoinhas a board fica como que sub-alimentada e o portatil arrasta-se em qualquer jogo, seja Doom I ou Doom IV!

Procurei no mercado umas bases dakelas bonitinhas de aluminio, mas acontece que como o meu portatil tem um ecrã de 17" torna-se demasiodo grande para essas bases!

Como tal, usando umas calhas de aluminio que tinha de uma antiga janela , um dakeles transformadores que utilizava quando era criança para fazer umas experiencias e três ventoinhas compradas..(3x3 EUR) decidi montar esta base!

De cima:

base_1.jpg



De lado:
base_2.jpg



Por baixo:
base_3.JPG


Com as 3 ventoinhas o portatil não liga mais de duas ventoinahs, nunca... especialmente agora que é Verão!

Conclusão, gastando pouco $$ fiquei com o problema resolvido!


PS: As calhas como encaixavam perfeitamente umas nas outras, apenas usei alguma fita-cola para as segurar mais.. claro que tenho que arranjar uns parafusos para que isto fique melhor.. Não os comprei ainda porque estava numa fase de testes, a ver se a base resultava ou nao.. felizmente resulta :)
 
Tenho que rebitar/aparafusar!

algumas calhas têm k levar parafusos, pois estão a segurar as ventoinhas e caso um dia mais tarde precise de trocar uma, convém!

Mas isto nem mexe 1 milimetro.. tive sorte e as clalhas encaixam memsmo bem!

Depois posso controlar a velocidade das ventoinahs porque o transformador têm um regulador de tensão.. ou seja a 4.5V andam porreiras, e a 9V andam a full power!

A ver se compro mais material para por isto com aspecto definitivo

Fuadass disse:
nao devias ter primeiro duas fans e depois uma em baixo ?
Devido à posição das vntoinhas do meu portatil e à zonas que aquecem mais assim é mais eficaz!

Foi o meu 1ºmodding.. não tenho lá mt jeito para bricolage.. alias, nenhum , mas isto até saiu bem fixe e bastante funcional, lol

As bases pre-feitas tb tinham 1 defeito, alimentam-se pela USB e se o meu problema é as ventoinhas xuparem demsiada corrente e ficar com a board sub-alimentada, teria k ter uma base com alimetação externa!
 
Última edição:
Back
Topo