[HTPC] Android Mini PCs

Também parece estranho deixar de funcionar assim, não é por ser chinês que tem que ser sinónimo de porcaria, já li várias criticas positivas, segundo consta em inglaterra estes aparelhos, o allwinner a10 inclusive, tem muito sucesso.
 
Também parece estranho deixar de funcionar assim, não é por ser chinês que tem que ser sinónimo de porcaria, já li várias criticas positivas, segundo consta em inglaterra estes aparelhos, o allwinner a10 inclusive, tem muito sucesso.
Parte das minhas críticas tem que ver com a Allwinner (leiam este texto curto). É o problema destes mini-PCs que proliferam como coelhos, fazer um mini-PC Android parece ser fácil, dar-lhes apoio e criar firmware suficientemente bom e com a regularidade necessária é outro assunto.
É por isso que eu aposto nos que têm ou apoio da comunidade e/ou do fabricante, tal como com os telemóveis, malta!
O OpenELEC (que eu uso no meu PC Media Center) já tem uma versão própria para o Raspberry Pi, isso dá-me logo uma confiança brutal neste aparelho. O MK808 também parece ter bom apoio e depois - já um bocadinho maior e não é Android - temos a PulseBox, que é a máquina com que os programadores XBMC trabalham e que custa agora a bagatela de 116€ mais ou menos, mas é bem mais potente que estes Android.
 
Grande parte da razão pela qual eu vou comprar é para ver filmes e series, seja avi, mp4 ou mkv, também pela sporttv online, de resto é fixe mas não é por aí além, mas só queria gastar até no maximo 80€, e até agora por esse preço ainda não ví nada sem ser estes mini pc's android.

Avenzel sabes de algum bom dentro do preço?
 
Já tinha visto.
Talvez teste logo após fazer o seguinte:

1º estudar para o teste de física 12º ano
2º Montar TV
3º flashar ROM no telemovel
4º soldar antena no MK808
5º flashar cyanogen 10

Hoje ainda tenho muito que fazer e vou agora começar o nº1
 
Grande parte da razão pela qual eu vou comprar é para ver filmes e series, seja avi, mp4 ou mkv, também pela sporttv online, de resto é fixe mas não é por aí além, mas só queria gastar até no maximo 80€, e até agora por esse preço ainda não ví nada sem ser estes mini pc's android.

Avenzel sabes de algum bom dentro do preço?


Tens o raspberry pi. Fica a menos de 50 eur.
 
a nivel de navegação online alguem tem alguma coisa a dizer?
é possivel ligar um hub na porta usb para se ligar mais periféricos?

Sim é possivel, mas compra um de jeito. Nada daqueles de 1€
A navegação online é a mesma que num computador. Não noto lag nenhum

Bruny, o pi é mais pro nivel educacional.
Estes devices arranjas por 30€... ex: MK802
 
Última edição:
Mas é muito menos potente

O Rasp e a caixa para o colocar, 37,5eur.

E quanto ao potente... Explora um pouco e vê as capacidades. Digo este devido à sua comunidade e sem conhecimentos pões a funcionar (raspbmc). Agora quem o quiser aprofundar...
Mas se quiseres um device destes com "power" tens os odroid. Aí tens quads com 2GB de ram por pouco mais do que deste...


Cumps
 
Grande parte da razão pela qual eu vou comprar é para ver filmes e series, seja avi, mp4 ou mkv, também pela sporttv online, de resto é fixe mas não é por aí além, mas só queria gastar até no maximo 80€, e até agora por esse preço ainda não ví nada sem ser estes mini pc's android.

Avenzel sabes de algum bom dentro do preço?
O Raspberry Pi dá para ver filmes 1080p na boa, desde que o bitrate não seja maior que 14, 15 Mbps. Com a caixa fica por uns 40€ mais portes (mais alfândega?). Com a comunidade que já tem, é uma boa aposta.
Tens o Xios que mencionei, mas é mais caro agora. Esteve a $80 (60€) durante a "Black Friday"! Tem a vantagem de trazer comando e suporte da marca de confiança.
Depois há uma carrada deles com caixinhas bonitinhas, baratos e mais ou menos potentes: G-Box Midnight, Smart TV Box, ATV1200, etc, mas estes meninos todos andam à volta dos 70, $80. E quanto a suporte não sei, mas há aí um movimento para obter o código fonte da AMLogic (Smart TV Box), logo facilitar a vida aos programadores de XBMC, Linux, etc.

Ou seja, para já, na minha opinião, não há nada suficientemente potente para eu conseguir ler tudo o que tenho cá em casa. Vou continuar com o meu enorme Media Center por mais uns tempos. Mas por 40€, mais um comando, comprava o Raspberry Pi mais uma caixinha e punha-lhe o OpenELEC, que é um sistema operativo baseado em Linux totalmente dedicado a XBMC e super-leve; arranca em poucos segundos.

Ou então esperas pelo ano que vem, Março acho eu, compras uma Ouya, jogas uns jogos (grátis) nela e ainda tens um Media Center bem potente. Preco, 80€, se não estou enganado.
 
exacto, no proximo ano sai a Ouya, sai em Abril mas devem esgotar logo por isso deve ficar mais disponivel nos meses seguintes, mas para quem quiser esperar é uma grande aposta
quanto ao raspberry pi, se tiverem paciencia para o ajustar e não se importarem de aprender a mexer nele é uma boa escolha pois a comunidade e o suporte que tem é muito grande
se quiserem algo que esteja praticamente pronto mal se tira da caixa acho que estes mini pc's android são muito bons
 
MK808 Review:



MK808 é um mini pc android, capaz de correr tudo que um utilizador normal queira no seu dia a dia.
É dotado de um Rockchip RK3066 dual core, também conhecido como um Cortex A9.

A embalagem onde vem é muito agradável à vista (podem ver tudo no 1º post).
O aparelho em si tem um toque suave, gostei muito.
A qualidade de construção também é bem boa, das melhores que já vi.

Isto é um sistema plug n' play, bastou-me ligado a corrente e à TV, para usufruir da experiência total do Android JellyBean (4.1.1) em 1080p.
(para usufruir de 1080p reais têm que flashar um ROM, pois este dispositivo emite a 1024*768, se não me engano)

O boot time é bom, é mais rápido do que o meu telemóvel.

As benchmarks são standard de um Android de média gama.
Comparado com o meu Galaxy S Advance o MK808 é claramente o vencedor.
Enquanto que o meu galaxy tem um score de 5218 no Antutu, o MK808 ganha, com 6530. (O Galaxy S II tem um score de +- 6100)

Relativamente à parte gráfica irei compara lo com o meu galaxy, pois usam a mesma Mali400.
Este é um GPU ideal para jogos leves, e aguenta muito bem com o Dead Trigger e o Asphalt 7, entre outros.

Relativamente aos filmes...
Corre tudo 5*, desde mp4, mkv, 3D. Podem atirar-lhe tudo à cara que ele aguenta.
Neste teste usei o MX Player e o XBMC, funcionando ambos perfeitamente.

Também flashei um ROM, o Finless 1.5a. Gostei imenso, recomendo a todos.
Daqui a algum tempo experimento o Cyanogen Mod 10.

Tudo parece um mar de rosas para este bichinho, mas infelizmente não é...


O wifi está longe de ser estável, com quedas a cada 5 segundos. Isto é causado por um curto circuito entre o fio terra (GND) e o fio antena (ANT).
Para resolver isto é bastante simples. Basta ler as páginas deste tópico onde discuto esse problema.
Também é de ter em atenção que tem tiver a porta USB ocupada pelo receptor do rato wireless/comando, aconselho a comprarem um extensor USB, pois pode causar interferência com o wifi.

Mas após soldar uma nova antena posso dizer que estou muito mais satisfeito com o MK808. Agora corro o YouTube a 1080p sem breaks, fazendo assim o MK808 um HTPC perfeito.

Combinem este bichinho com um RC11 ou outro comando à escolha e deixem-se ficar no sofá a vida toda.

Resumindo:
O MK808 é perfeito para quem quer um Media Center low-cost, com potência que chega e sobra.
Embora tenha umas pequenas falhas, não deixa de ser um daqueles "negócios da China" que ninguém pode perder ;)
 
Última edição:
Que tal a qualidade de imagem dos teus avi ou mp4 no mk808? Eu tive um Wd Tv mini e a qualidade era boa, agora queria algo ou equivalente ou melhor claro, mas as possibilidades são tantas que já nem sei...
 
Back
Topo