Anet A8 vs Anet A6 vs Tevo Tarantula

opinto

Power Member
Boa noite,
Eu ando tentado a comprar a minha primeira impressora 3d, mas não sei qual escolher queria gastar pouco mas bem gasto digamos assim :D.
Eu ando farto de ver reviews da Anet A8 da A6 e da Tevo tarantula, e estou inclinado para a A6 porque tenho uma amigo que tem uma e mostrou-me alguns trabalhos impressos nela e estão espectaculares( a impressora esta de origem não tem nenhum upgrade).
Mas depois de ver muitas reviews apercebi-me que toda a gente diz que a A6 é a melhor mas para comprar a A8 e isso confunde-me um bocado.
Relativamente à Tevo tarantula também vi algumas reviews e dizem muito bem dela.
Por isso queria a opinião dos entendidos na matéria.

P.s.: Já agora onde posso comprar filamento a bom preço no Porto.
 
Eu optava pela Anet A8.... isto porque já percebi que não tem intenção de construir uma... pois essa seria e será sempre a minha opinião, o DIY.
A minha escolha para a Anet A8 deve pelo facto de ter o conceito prusa i3 e upgrades não lhe falta.
A tevo tem um design atrativo mas pela experiência que tenho, tratasse de uma impressora que requer muitas modificações e para quem tem pouca experiência acaba por ser demasiado complexa.
Além disso a anet a8 tem uma comunidade muito grande.
Mas qualquer uma delas, pelo preço em questão, não se pode esperar milagres.
Tem-se o que se paga...
 
Bom noite obrigado pela opinião
Eu não ponho de parte a construção da minha própria impressora desde que não ultrapasse os 200 euros
Se construir uma queria estilo prusa i3 mas precisava de uma lista de componentes completa (para fazer contas xD) pois não sei o nome de todas as partes da impressora e também precisava dos planos da estrutura.
Se alguém me souber ajudar posso sempre passar para um projeto DIY.
 
@opinto Se estas limitado a 200€ não iria para um projecto DIY, comprar a A6 ou A8 pelo ***** ou uma em segunda mão no olx é a melhor opção para gastar o minimo possivel. Projecto DIY é optimo para apreender, mas não é a opção mais barata. Comprar as peças individualmente fica mais caro que comprar um destes kit super baratos.
 
Tive a dar um vista de olhos no olx e os preços la estão um bocadinho exagerados por isso devo ir para uma A8, visto que tem uma comunidade grande.
Relativamente à qualidade de impressão a A8 e a A6 são praticamente iguais?
 
@opinto Tento a A8 como a A6 em termos de qualidade não podes esperar muito, ambas são impressoras low cost e em termos de qualidade são das piores. Mas em termos de preço/qualidade ambos são um opimo negocio, sobretudo a A8 por ser super barata (118€ na *****). Dificilmente consegue comprar toda a eletrónica, motores, cama aquecida, rolamentos, etc.. em separado a este preço. Pessoalmente nem sei como conseguem ter lucro a vender isso tudo a este preço!

Mas o problema de ambas estes dois modelos é o frame de acrílico, é simplesmente fraco demais. O acrílico é dos piores materiais que se pode usar para um frame: parte facilmente, dobra e vibra por todos os lados. Muita gente compra estes modelos e depois acaba por fazer montes de upgrades para aumentar a rigidez geral da estrutura e assim conseguir ter uma impressora com uma boa qualidade.

Se queres a melhor qualidade possível e gastando o menos possível na minha opinião o que deves fazer é comprar o kit por montar A8 e ao mesmo tempo comprar também um frame em metal. Caso o frame precisa de peças imprimidas vai ter de as arranjar, pode montar a A8 somente para imprimir essas peças ou entao paga alguem para as fazer. No forum ha varias pessoas que te fazem este serviço a preço muito reduzido. Se conseguieres acesso as peças imprimidas para o novo frame nem te das ao trabalho de montar a A8 no frame de acrílico, monta diretamente com o novo frame. A impressora A6 é uns 30€ mais cara que a A8, compra a A8 e com mais uns 50€ compras um frame em metal. O frame de metal em 3030 que o jbaio esta a desenvolver parece ser uma optima escolha, um clone da famosa mk2. Se fizeres isso a brincadeira deve ficar a volta de 170€.
 
Por acaso não é má ideia adquirir um novo frame @Filipe campos.
Que frame comprado recomendas para uma anet A8.
Já agora que frame é que jbaio está a desenvolver e quando esta previsto estar pronto?

Tive a investigar e gostei muito deste frame
https://www.thingiverse.com/thing:2263216
talvez compre a impressora e a monte para imprimir as peças nesseçarias e depois substituiu a frame.
 
Última edição:
@opinto Há lojas online que vendem frames muito parecido com o original da anet A8 mas todo em metal, preços não sei ao certo tens de ver em cada loja... A reprap algarve acho que vende isso.
Mas a melhor solução parece-me ser sem duvida o frame que o jbaio está a desenvolver isso porque já é um modelo pensado para ser um upgrade da A8, usa barras de aluminio 3030 que no fim deve dar uma ridideza muito boa, permite facilmente fixar coisas ou aumentar o tamanho sem ter de comrpar um frame todo novo. Ele acho que tambem vai vender o kit ja com todas as peças imprimidas em petg, o que permite montar logo a impressora no frame novo sem teres de montar a A8 original. Mas quanto a preço e disponibilidade tens de falar directamente com ele porque é um projecto só dele.
Eu pessoalmente sou um defensor deste tipo de frame e umas das minhas impressoras é uma prusa com um frame 2020.
 
Então irei aguardar mais uns tempos para que a frame do jbaio esteja desenvolvia e lhe pedir depois as informações relativamente ao custo.
Relativamente aquele frame que referi acima não me parece mau de todo.
Mas se for como diz e o jbaio de futuro vender um kit já com tudo impresso seria muito melhor.
 
Tento o frame que indicas com o do jbaio são boas ideias e tem o mesmo conceito: comprar a A8 pelas suas peças baratas e depois as por num frame em metal.
No thingiverse vai encontrar uma serie de projecto de prusas que usam perfil em aluminio. Simplemente faz aquele que gostas mais..
 
É preciso ter calma...... no decorrer da próxima semana terei novidades em relação à conversão.
Existe muito trabalho por de trás, não é carregar no botão e está feito......
Quero ter a certeza que a conversão é 100% compatível, nessa altura informo.
É terem um pouco mais de paciência que a meu ver vai ser do agrado de todos.
 
Na minha opinião, a tevo tarantula é uma máquina superior.
A frame é toda em perfil de aluminio e tem muito mais qualidade. Se compararmos a qualidade de impressão entre os 3 modelos (sem upgrades) a tevo tarantula é sem dúvida superior. Os upgrades são faceis de fazer e depois de alguns upgrades ela funciona muito melhor que qualquer anet A6 ou a8.
Em relação á comunidade, a tevo tem uma comunidade no facebook com quase 42 mil utilizadores registados sempre prontos a ajudar.
O novo website da tevo inclui muita informação e videos detalhados de montagem (http://tevo.cn/product.php).

Cumprimentos
Rui
 
Pois por isso é que a pus em causa quando criei o tópico porque parece ser mais robusta.
Mas pelo que vi ela teria de ter alguns upgrades bastante complicados de se fazer e acho que se tornaria mais dispendiosa
 
Última edição:
Eu conheço mal o modelo tevo tarantula, mas se fizeres um comparação directa com a A8 ou A6 pode ser considerado um modelo superior. Mas uma A8 com um upgrade de frame de metal é melhor que a tevo tarantula. O mecanismo de rodinhas em vez de rolamentos é óptimo para reduzir o barulho, mas em termos de rigidez e precisão é inferior aos rolamentos de 8mm. Mas essas rodas postas em peças de acrílico como vem de origem acho que é bastante mau. Se optares por essa impressora preocupa-te em substituir essas peças por umas de metal (metodis vendem essas peças de alu cortadas a laser preço acessível). Outra mudança seria tentar mudar o sistema bowdem para um directo, mas não sei se este sistemas de rodas o permite. Elas tem um sistema bowden porque os rodas instaladas numa peça de acrílico não deve aguentar o peso do motor sem perder precisão. Um extruder titan com um motor mais pequeno pode ser uma boa opção para essa situação.
Outro aspecto muito interessante é poderes facilmente mudar este sistemas de rodas por guias lineares para o X e Y. Ainda a pouco tempo foi discutido isso e pode optar na possibilidade de compares 2 destas guias dos chinos.

Mas essa impressora tevo é sem duvida uma boa opção, parece ter muito upgrades e suporte da comunidade.
 
Última edição:
Atenção que as rodas do modelo tarantula da ***** rapidamente se estragam.
Os perfis 2020 são t-slot e as rodas acabam por ficar danificadas.
Outro problema que é bastante usual é descair o eixo Z no lado oposto ao motor, motivo pelo qual a maioria dos donos optarem por colocar mais um motor no lado oposto.
Outro grande problema é que todas as peças onde apertam as rodas são em acrílico , rapidamente o acrílico fica empenado e o furo onde o espaçador da roda entra acaba por ficar ovalizado.
No eixo y, a base que suporta a mesa quente é em acrilico, facilmente empena e raramente o nozzle esta bem alinhado com a mesa.
O extrusor também sofre de problemas, o ptfe que guia o filamento do motor bowden, entra dentro do heatbreak e só termina mesmo à face do nozzle, se tiver uma mínima folga são constantes os clog.
Por estas e muitas mais razões, e tendo conhecimento em ambas as máquinas, se tivesse de escolher escolhia a anet a8.
 
pois a única coisa de bom na tevo tarantula é mesmo a frame de alumínio que de resto acho que a anet a8 consegue superar.
Por isso vou comprar a anet a8 dentro de algum tempo só estou a espera de ver a evolução do projeto do @jbaiao
 
Back
Topo