1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[HDTV] Ângulo de visualização

Discussão em 'Home Cinema' iniciada por Ric Ardo, 7 de Agosto de 2018. (Respostas: 40; Visualizações: 847)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. Bom dia! Espero não estar a repetir um tópico já abordado, mas depois de muita pesquisa (no fórum e noutros sites especializados como o rtings) não encontrei uma resposta cabal à minha dúvida. Pretendo adquirir uma tv com painel VA, sendo o principal contra o fraco ângulo de visualização associado a este painel. Ora, pelo que li, a partir de um ângulo de apenas 10 graus medidos a partir do centro da tv, na maioria dos painéis VA já se começam a notar diferenças no contraste. Isto deixou-me alarmado, porque, ou estou a fazer mal as contas, ou significaria que, considerando uma tv de 55 polegadas frente a um sofá de 3 ou 4 lugares, quem não ficar exatamente a meio do sofá notará essas distorções na imagem. Pensava que só de ângulos mais extremos (por exemplo, com sofás em L ou lugares laterais) é que se notava esta diferença. Será que o pessoal com TVs VA me ajuda a elucidar esta questão? O ângulo é assim tão limitado ou essa deterioração da imagem é pouco significativa e mesmo assim supera um painel IPS visto do mesmo ângulo?

2. Pheux

Pheux Power Member

Sim, o ângulo é limitado e a deterioração de imagem é significativa e aumenta consoante te afastas do centro da TV. Obviamente que um painel IPS terá mais contraste visto de ângulos superiores pois consegue "preservar" o mesmo contraste em ângulos maiores. Um painel VA normal aguenta no máximo 10/20º sem deteriorar o contraste geral.

3. pesta

pesta Power Member

Eu tenho um painel VA e só noto essa diferença acentuada em cenas muito escuras. No dia-a-dia, em 95% das situações, mesmo a 45º não noto diferença quase nenhuma.

4. E na tal situação que refiro, um painel de 55 polegadas visto a partir de um dos lugares da ponta de um sofá de 4 lugares, a uns 2.70m de distância (estaremos a falar de 30 graus?), nota-se essa diferença? Pergunto isto porque só encontro exemplos de situações extremas, ou exatamente no centro (zero graus) ou em lugares laterais, mas a maior parte das configurações de salas que conheço (incluindo a minha) tem um sofá de 3/4 lugares em frente à tv, e não propriamente um cadeirão exatamente ao centro da tv e cadeiras nas laterais...
    Cheguei a ter um monitor tn de 23 polegadas e acabei por trocá-lo precisamente porque bastava mexer-me na cadeira e o contraste e brilho ficavam marados (bem sei que a distância de visualização era MUITO menor, mas não me apetecia nada voltar a esses tempos, muito menos com uma tv de mil euros)

5. bseixas

bseixas Power Member

A questão dos angulos de visualização em paineis VA não é assim tão linear quanto isso visto existirem uns em que essa degradação é mais visivel do que outros, mas IPS terá sempre melhores angulos do que VA (da mesma forma que OLED também são melhores do que em IPS).

Uma TV de 55'' por 1000€ lembrei-me logo do OLED A7V e nessa não existirão os piores angulos de visão de VA ou os pretos cinzentos de IPS, só qualidade de imagem de topo. :D

6. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Estás com um medo infundado e a fazer dos paneis VA piores do que eles realmente são.

Mas é simples vais a uma loja e vês por ti.

7. OLED era a minha primeira escolha (cheguei a ver em loja a B7 por 1100€ após cashback), mas depois dos testes do rtings e de numerosíssimas queixas em foruns e em reviews da Amazon e afins a propósito de retenção de imagem e burn-in, mudei de ideias. Mas se VA é assim tão mau e IPS está fora de questão (tenho dois monitores IPS repletos de glow e com pretos cinzento-escuro), acho que vou ter de esperar que se consiga resolver o problema dos OLED...

8. galego100

galego100 Power Member

Então mas tens 1000€ para gastar, porque não vais para OLED? E assim acabava-se o problema dos ângulos de visualização.

9. O problema das lojas é conseguir reproduzir o ambiente doméstico. Muita luz e vídeos de demo feitos para disfarçar os problemas (seja OLED, IPS ou VA). Daí querer recolher experiências pessoais.

Burn-in e retenção de imagem. Além dos testes do rtings e das queixas em foruns e na Amazon, já senti na pele (num ecrã de um portátil) o problema do burn-in, e não é nada fixe, depois de ver a primeira vez não consigo "desver", embora seja ténue parece que o olhar se desvia para as zonas afetadas...

Última edição pelo moderador: 10 de Agosto de 2018 às 07:49
  10. bseixas

bseixas Power Member

@Ric Ardo

Sendo assim se consideras que esses "testes" e feedback são a regra e não a excepção, lá terás que te contentar com um LED com painel VA ou IPS mas não te esqueças que a probabilidade de clouding é elevada (já para não falar de outras questões mas esta será a pior) e os pretos cinzentos em IPS uma certeza, se tiveres o azar de levar com os 2 em simultaneo ainda te vou ver aqui a "rezar" pela devolução do LED e o arrependimento por não teres ido para OLED mesmo as "questões" à volta do burn in. ;)

Não dava 1000 paus por um LED de 55'' muito menos com ecrã IPS, mas isso sou eu. :D

PS: Então e o ecrã do portátil não era LED ? :rolleyes:

11. pesta

pesta Power Member

Como uma imagem vale mais do que mil palavras... Eu desse ângulo não noto qualquer perda de qualidade excepto em cenas muito escuras.

12. bseixas

bseixas Power Member

@pesta

É um bom exemplo, no LED Sony que tive antes a degradação só era notória ao ponto de prejudicar a visualização se estivesse mesmo ao lado da TV.

Não tens miudos pequenos a circular nesse espaço pois não? É que essa TV no móvel parece apetitosa... :D

Última edição: 7 de Agosto de 2018
  13. 1000 euros é o limite máximo, ando a analisar algumas opções, mas a Sony XF9005 está no topo da lista, espero que no Black Friday fique a bater nos 1000 (isto se entretanto me tranquilizar relativamente aos ângulos de visualização).
    O portátil era um Lenovo Yoga com ecrã OLED e ficou com a barra do Windows gravada para todo o sempre...

14. bseixas

bseixas Power Member

Nem sabia que existiam portáteis com ecrã OLED...

:n1qshok:

De qualquer forma a realidade nas TVs é bem diferente da de um portátil, que se tivesse um screensaver ao fim de 5 ou 10 minutos de inactividade também duvido que fique lá a taskbar do Windows marcada.

Isto nestas coisas cada um sabe de sim e dos seus €, a Sony XF90 é um excelente LED mas não é OLED mas vê a questão dos paineis VA e dos seus angulos que como referi antes a coisa não é assim tão linear e existem uns piores que outros.

EDIT:

Pelo PVP já percebi o motivo pelo qual esse Lenovo com ecrã OLED me passou completamente ao lado. :-D

15. pesta

pesta Power Member

Não tenho miúdos, não. Senão não podia estar assim. Esta base da Panasonic não é nada feliz lol

Estás com sorte que tenho uma 65XF9005, mas está no quarto... Logo já experimento tirar umas fotos de lado para testar a degradação da imagem. Como só a uso deitado na cama, não faço ideia se degrada muito ou pouco.

16. galego100

galego100 Power Member

Tanta desinformação, enfim... Testes do RTINGS??!! Lol! Temos de saber interpretar esses testes e adequar , mas já vi o efeito que fazem em quem não percebe.... Digamos que é como ires de Lisboa ao Algarve sempre em primeira mudança e rotação no máximo, claro que o motor vai sofrer consequências. Gastar 1000€ num Led de 55 é o pior erro que vais cometer , na minha opinião...

Queixas em fóruns? Também viste as queixas em relação aos inúmeros defeitos de Led ? É que são mais e inerentes...

A história do Burn In já vem desde os plasmas , tenho um VT20 desde 2010 e com utilização normal , está impecável, e claro que não sou caso único nem pertencemos a minorias com produtos conformes, enfim...

17. Admito que os OLED têm melhor imagem, mas lado a lado com bons leds, a diferença não é esmagadora (melhores pretos e melhor ângulo de visualização). E do que pude ler (e li muito), as queixas dos proprietários têm vindo a aumentar à medida que o tempo passado desde a aquisição também aumenta. A qualidade a mais valeria a diferença de preço para led? Para mim, sem dúvida, Mas o burn in não é um mito, é suficientemente frequente para as marcas não o contemplarem na garantia. Se a LG oferecesse 7 anos de garantia, como algumas marcas de automóveis, ou se fosse uma TV exclusivamente para filmes e para ser controlada por mim, era já hoje que migrava para OLED, mas a forma como o fabricante foge à questão aumenta o meu receio.

18. bseixas

bseixas Power Member

@pesta

Esse tipo de base anda na moda mas logisticamente é do mais horrível que anda por aí, até numa Hisense de 32'' que arranjei tive de a colocar noutro móvel. :neutral:

19. galego100

galego100 Power Member

A diferença não é esmagadora???!!!! Lol . Vou ficar por aqui. Na tua opinião apenas se resume aos pretos e ângulos. Parece-me que tens de ler mais.
    Suficientemente frequente???!!!!!!Aqui vamos nós...

20. Minha gente, o meu objetivo não era reacender o eterno debate entre OLED e LED, já sabemos, de forma mais ou menos aprofundada, as vantagens e desvantagens de cada uma das tecnologias (contraste, brilho, preço, possibilidade de burn in ou retenção de imagem, etc., etc.). Eu só gostava de receber inputs de pessoal com painéis VA quanto ao ângulo de visualização, a partir de que ângulo é que notam, no dia a dia, diferenças assinaláveis. Já se sabe que cada caso é um caso, daí eu achar útil receber diferentes exemplos. Seremos, no limite, quatro pessoas num sofá em frente à TV, só não quero que quem ficar nas pontas tenha uma experiência pior, só isso!

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página