Animation

chrispy

Power Member
Boas, tou interessado em me iniciar em animaçao 3D como hobbie e gostava que me dissessem qual é o melhor programa para isso e ja agora uns links para tutoriais porreiros!

Thanks


P.S - Nao sabia bem onde havia de colocar o post, sorry!
 
Também te digo para ires para o Maya ou para o 3DS Max. Ten soutros como o C4D que dizem que é bastantefacil de trabalhar e o Softimage ( não vou dizer mais nenhum ).

Muito sinceramentetenho visto muita gente a pegar no C4D mas acabam por ter dificuldades porque há poucos meios de aprendizagem na net.

Vejo o pessoal a evoluir mais rapido no 3ds max do que no c4d. Mas tenho a certesa que é apensa por haver pouca informação e não por o programa ser mau ou dificil, porque não é.

O Maya na minha opinião é o mais poderoso em termos de animação, simulação de pêlos/cabelos/roupa/liquidos. Á uns tempo slia-se que o Max ganhava ao Maya em termos de ferramentas de modelação. Não sei se ainda hoje é assim. Nem sei se alguma vez foi. Nunca me debroçei muito sobre o Maya mas da ultima vez que trabalhei com o Maya, não me pareceu ser muito diferente.
É no entanto mais complexo que o MAx, mas o menu do Space é fantastico. Penso também que o Max tem mais informação que o Maya.

eu trabalho com 3ds max, mas digo-te para ires para o maya... eu quando ganhar coragem começo a fazer a transição também...

O Max é um bocado instavel...erros por todo o lado...mas tem o vray que é um motor de render fantastico.

Começa por tutoriais em video. Não vá já para tutoriais em html(sites) em que te ensinam a fazer um boneco ou algo do genero. Porque se não conheçes os cantos do programa, chegas a uma alturado tutorial em que o gajo dá um salto num paço e tu ja te perdes e não consegues continuar o tutorial. Por isso os videos sao os melhores. Tens ate videos no youtube agora.

Depois de conheceres o programa ai sim faz sentido procurares por ajuda em tutoriais escritos porque quando tiveres a ler sabes já do que é que se está a falar. E se derem 3 ou 4 saltos basicos no tutorial tu sabes os passos que foram deixados em branco.

Tou-te a dizer isto pra poupares tempo.

De Maya para iniciantes, videos gratis não conheço. Videos gratis de Max para iniciantes conheço. Em www.3dbuzz.com . Depois tens outros mas é para quando ja viste estes do 3dbuzz e ja conhecesos cantos ao programa minimamente. E dpois ha outros para quando já sabes o que andas a fazer :-D mas sao a pagantes. Estes a pagar tanto há de Max como de Maya. Mas isso é la mais para a frente porque se os vais ver agora antes sequer de conheceres o programa é o mesmo que tares a aprender chinês.

Por falar em chines tenho tambem alguns videos em chines e em russo... :P


Em relação ao bom PC, isso é relativo... depende muito da evolução de quem começa a trabalhar. Possivelmente o Xistel não vai ter já milhoes de poligonos a mexer no viewport ou numa animação de mil frames. Por isso não compres nenhum "bom computador" sem primeiro sentires que precisas dele.
 
Realmente a história do bom PC é mesmo muito relativa. Tanto pode dar para o lado de que ele precise de uma valente workstation como para o lado de ter de montar uma mini-render-farm em casa...

Raramente vi alguem dedicado aos "galery shots" usar menso que o PC mais potente que pudesse comprar. E tambem pouca gente produz "3d ao minuto" numa box isolada.

Back OT, quanto ao programa em si, sinceramente, experimenta tudo o que puderes meter as mão em. Nem sempre uma equipa all-star ganha o campeonato... Se o utilizador for "incompativel" com o programa, nada feito.

O que não falta é free, comercial, trial, o que quiseres. Quase todos com tutorials. Até a nVidia oferece um... :P

Melhor método é, pegas num, instalas, fazes os tutorials para perceberes o básico, perdes mais um dia ou dois a experimentar. Por essa altura já tens ideia se funciona contigo ou nem por isso. Se sim, metes na lista de "tem potencial, a aprofundar mais tarde" senão caixote com ele...
 
Realmente a história do bom PC é mesmo muito relativa. Tanto pode dar para o lado de que ele precise de uma valente workstation como para o lado de ter de montar uma mini-render-farm em casa...
Pode dar. Ainda não deu. Masse ele continuar a trabalhar com 3D mesmo que a nivel pessoal, vai chegar a uma altura que vai necessitar mesmo de uma máquina melhor. Para já, para fazer cilindros e cubos, não precisa de nenhuma máquina do espaço.

A não ser que ele ja na primeira coisa que fizer, faça uma esfera e faça 13243439544365834543 copias da esfera, com 32234 interations nas subdivisoes e cada esfera com reflexo puxado ao extremo da qualidade com as opçoes do render tudo no maximo, com 342343252 focos de luz e o render com uma resolução de 12342345343X42342423432.:joker:


Raramente vi alguem dedicado aos "galery shots" usar menso que o PC mais potente que pudesse comprar.
Sim, mas também nunca vi ninguem com pouco tempo de 3D dedicar-se a "galery shots".

Mas até a ILM teve de voltar atras quando trabalhava no gajo da cara de polvo dos piratas das caraibas porque aquilo já táva a puxar demais pla maquinaria!

E tambem pouca gente produz "3d ao minuto" numa box isolada.
Depende do 3d :P

Back OT, quanto ao programa em si, sinceramente, experimenta tudo o que puderes meter as mão em. Nem sempre uma equipa all-star ganha o campeonato... Se o utilizador for "incompativel" com o programa, nada feito.
Um bocado isso. Mas no fim a all-star ganha mais campeonatos do que os outros todos. E acho que todo o software é digestivel. Uns levam é mais tempo que os outros.

O que não falta é free, comercial, trial, o que quiseres. Quase todos com tutorials. Até a nVidia oferece um... :P

Pa ya, se ele tá numa de free, parece que o blender está a ficar melhor. Mas do que tenho visto os que têm mais informação pedagogica é o Maya e o Max. E isso é importante. O XSI (usado no half-life2) é muito bom também para animação , mas tirando a digital tutors nao conheço mais ninguem que faça tutoriais/aulas para o XSI.
Tu por exemplo para max, basta escreveres no google o que queres fazer que quase de certesa que há algures um site qualquer a explicar precisamente o que queres fazer ( ou parecido)

O max tem ele proprio uma biblioteca de tutoriais que costuma ser bastante despresada mas que é bastanteboa.

Melhor método é, pegas num, instalas, fazes os tutorials para perceberes o básico, perdes mais um dia ou dois a experimentar. Por essa altura já tens ideia se funciona contigo ou nem por isso. Se sim, metes na lista de "tem potencial, a aprofundar mais tarde" senão caixote com ele...
Sim, mas ele que não se meta em Bryce e aplicações do genero porque é só perder tempo... eu que o diga... ao fim de 1 mes com o bryce já achava aquilo limitado à brava... foi so perder tempo...
 
Eu nao quero dizer que ele precise de um PC topo de gama. Tem de ter um PC minimamente decente. No Maya so por fazer uma bola a saltitar ja estava a consumir 1,25 GB de RAM.
 
Eu nao quero dizer que ele precise de um PC topo de gama. Tem de ter um PC minimamente decente. No Maya so por fazer uma bola a saltitar ja estava a consumir 1,25 GB de RAM.

É possivel. Mas mas com 500 de ram metias a bola a saltar à mesma velocidade. Se foram 10 bolas...Claro que se ele tiver apenas 500 megas de ram é pouco. Daqui a umas semans com aplicações de materiais em cenas um pouco mais complexas a máquina já se borra toda nos renders e no viewport, dependendo da grafica. Passado mais um bocado um giga de ram já faz ficarmos um bocado de tempo à espera que um render acabe...

Mas tas a dizer 1,25 de ram com a bola a saltar no viewport ou a fazer os renders da animação da bola? Tou a achar muito so para uma bola...a não ser que ela tivesse um numero elevado de subdivisões desnecessáriamente...mesmo assim.... isso com uma simulação de cloth então deve derreter o PC então...

O computador onde tenho o Maya tem um giga de ram, é um AMD 2000 com uma gforce 3 ti 200, já lá tive modelos com alguma complexidade e nunca disse para mim, "ok, esta maquina não dá para trabalhar neste modelo." e fiz simulações de pêlo lá. E foi bastante rápido.

O que quero dizer é que ele não necessita de nenhuma maquina xpto para começar a trabalhar.
é que ouiço muito pessoal dizer, "ah e tal tenho um p4 3000 com um giga de ram, para aprender 3D a maquina não dá, vou comprar um pc novo" Na altura em que realmente precisar do pc para trabalhar, já ha novas maquinas ao mesmo preço e melhores.

MAs sim, daqui a uns tempo vai começar a pensar numa máquina nova mesmo que a que ele tenha agora seja uma topo de gama!:-D

Já tive de deixar trabalhos para tras por causa disso... mas foi algum tempo depois de começar a mexer no 3d.

Por exemplo

http://br.youtube.com/watch?v=H7HSEAiA_Fs
O ano passado fiz essa animação num portatil 2.6 com um giga de ram e uma x600

Assim como esta imagem para um concurso.

165331_1175685298_large.jpg

http://features-temp.cgsociety.org/gallerycrits/165331/165331_1175685298_large.jpg
Fiz a modelação em 2 dias e o resto em 8. Obvio que se tivesse uma máquina melhor éra melhor para mim, mas não ia demorar muito menos por causa da máquina. Não senti necessidade de uma máquina melhor. Só precisava de uma melhor para a velocidade os renders que acho que o que demorou mais foi à volta de 40 minutos. No entanto acho que esse render final demorou não demorou mais de 30 minutos. Mas isso é o prato do dia. MAs de resto em termos de trabalho, foi sempre fluido.
 
Última edição:
Back
Topo