1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por deft0n3d, 13 de Janeiro de 2013. (Respostas: 26; Visualizações: 3473)

1. deft0n3d

deft0n3d Power Member

Muita gente desconhece que uma parte substancial das séries que passaram na TV portuguesa eram, de facto, adaptações de séries japonesas dobradas ou legendadas na nossa lingua. A animação japonesa teve uma grande expressão nos canais portugueses mesmo antes de existirem quatro na totalidade. No entanto, muitas dessas séries eram mal tratadas pela nossa televisão. Raramente os canais compravam todos os episódios, interrompiam-nas, lançavam-nas incompletas, alteravam os horários, etc etc. Como eram desenhos animados destinados a crianças, nunca recebiam o mesmo tratamento da programação destinada aos adultos, como as telenovelas ou outro tipo de séries. (...)

Resto do artigo está presente no portal Collectors Corner PT

http://collectorscornerpt.blogspot.pt/2013/01/animes-videojogaveis-uma-retrospectiva.html

http://collectorscornerpt.blogspot.pt/2013/01/animes-videojogaveis-uma-retrospectiva_15.html

Última edição: 17 de Janeiro de 2013
  2. vfos1978

vfos1978 Power Member

Bom Artigo sim senhor!

Os meus Parabens!

3. whitemage

whitemage Power Member

Bom artigo é verdade, mesmo em termos de compra deste género de jogos consegues ver inúmeros títulos no resto da europa e aqui só agora estão aparecer. E os que conhecem provavelmente fazem como eu e compram pela amazon etc. Mas não posso concordar quanto ao "desanhos animados destinados a crianças". No fundo no fundo, a maioria não era própria para crianças (violência etc) mas nunca ninguém se importou muito com isso até hoje. Lembro-me de ver estas séries e muitas mais com cenas de violência etc quando era miúda e hoje quando olho para elas penso em como era possível eu ver isto com 5 ou 6 anos. Mas hoje também se chegou ao exagero de não haver séries deste género na televisão. Uma vez que se pensa que a violência influencia o comportamento das crianças, coisa que na minha opinião, é falsa.

4. Rubenzito

Rubenzito Power Member

Muito bom o artigo, parabéns ! Havia ainda uma serie japonesa que dava no canal Panda, em que os bonecos eram insectos, a acção centrava-se em Paris no seculo XIX, e a personagem principal era uma formiga detective ( ao estilo de Sherlock Holmes) e o que era engraçado nesse serie era que muitos dos casos eram resolvidos através da entemologia. Ñ sei se chegou a haver nenhum jogo baseado na serie, mas essa foi sem duvida uma das series japonesas que mais me cativou. E o Tsubasa também, chegava a ser 2 e 3 episodios para chegarem ao meio-campo da equipa adversária. :D

5. deft0n3d

deft0n3d Power Member

Relativamente a algumas afirmações :

Aqueles animes a que me refiro eram efectivamente destinados a um publico infantil, alguns dos quais feitos em parcerias com a industria europeia, mas o sentido da expressão era dar a entender que naquela época o facto de serem desenhos animado a crianças fazia com que os canais não respeitassem a programação.

Segunda parte do artigo :)

http://collectorscornerpt.blogspot.pt/2013/01/animes-videojogaveis-uma-retrospectiva_15.html

6. Rubenzito

Rubenzito Power Member

Parabéns pela 2ª parte do artigo ;). Achei muito curioso o facto dos Bakugans terem sido mais populares no ocidente que no Japão.

7. Hrs10

Hrs10 Power Member

Gostei bastante da segunda parte.

Espero ansiosamente um só artigo para o Dragon Ball :P

8. Morto-Vivo

Morto-Vivo What is folding?

Gosto sempre de ver o Akira Psycho Pinball, era para sair um jogo baseado no manga/anime uma data de vezes em várias plataformas mas nunca se sucedeu...

Gostava de ter visto o Crayon Shin-Chan, teve alguns jogos e até tem alguns fãs pelo nosso país, em Espanha é uma loucura. Existe um jogo para a Wii que só saiu no Japão e em Espanha!

Bons artigos! Gostei muito.

9. T-500

T-500 Power Member

Bons artigos :)

Recordo-me também que o grande anime Rurouni Kenshin (Samurai X) teve dois jogos na PSone (um RPG e um fighter) e um na PS2 que só sairam no japão. Outras duas series menos conhecidas que também sei que tiveram jogos na PSone (apenas no japão) foram o Shaman King e a Sakura The Card Captor. Conhecem algum destes jogos? É uma pena a maior parte dos jogos relacionados com anime não verem a luz do dia pela Europa/Portugal :\

Se se recordarem de mais alguma serie adaptadas para videojogos ou vice-versa partilhem :)

Última edição: 20 de Janeiro de 2013
  10. Ciberugano

Ciberugano Power Member

Bem me lembro de acompanhar o Samurai X, o Tsubasa e de ver esses Power Rangers Japoneses. Bons tempos na altura devia ter 7 a 10 anos talvez. Infelizmente em Portugal não há nenhum canal que transmita anime japones do qual eu sou fã com tanto canal que só servem para preencher a grelha da Meo e Zon ainda não se lembraram de criar um canal dedicado ao anime. Por isso não tenho outro remedio se não recorrer aos sites de manga e de animes onlines, em que tudo está legendado em ingles.

Lembro-me agora que havia mais uma serie de futebol sem ser o Tsubasa que era emitida pela RTP mas não sei o nome da mesma :(

11. xelas

xelas Power Member

Um dos jogos que gostei mais vindo do mundo Anime foi o Ghost In The Shell para a PS1. Lembro-me de que na altura tinha visto uns tempos antes o 1º filme e ter ficado colado mais tarde no jogo.
    Aqui fica um vídeo do gameplay para quem não conhece. ;)

http://www.youtube.com/watch?v=9QiaB8eVXaE

12. Hrs10

Hrs10 Power Member

Já tiveste o Animax, mas depois acabaram com isso.

13. underfox

underfox Power Member

A linha do horizonte nos intermináveis campos de futebol onde a baliza só se avista após vários km de corrida chega mesmo a dar-nos a entender que a Terra é de facto redonda.

ri-me :P

14. Rubenzito

Rubenzito Power Member

Parabéns mais uma vez pela 3ª parte do artigo. No entanto deixa-me fazer apenas uma pequena correcção em relação ao Captain Tsubasa: ainda antes da série ser emitida pela sic , foi emitida pelo canal panda ( dobrada em espanhol) e depois é que foi emitida pela sic agora dobrada em português e voltou ao canal panda dobrada em português. E se ñ estou em erro agora está a ser transmitida pela rtp2. Fica aqui a correcção e espero que ñ leves a mal ;).

15. deft0n3d

deft0n3d Power Member

Captain Tsubasa inicialmente passou na RTP1 primeiro que tudo, nos prirmódios, na mesma altura que tambem passava cavaleiros do zodiaco

16. Rubenzito

Rubenzito Power Member

É possivel, mas antes de ir para a sic esteve no canal panda em espanhol, disso tenho a certeza porque era um espectador assiduo :D. O mesmo aconteceu com o Doraemon, esteve no canal panda em espanhol e voltou ao mesmo canal para ser dobrado em portugues.

17. Hrs10

Hrs10 Power Member

O Doraemon dá dobrado em português?

Porcaria. Em espanhol dá logo outro ar. "Nobita que haces?" hehe

18. T-500

T-500 Power Member

Sou da mesma opinião. Doraemon em espanhol é que é :D Agora que começaram a dobrar em portugês já não é a mesma coisa. Adeus nostalgia.

Eu ainda sou do tempo em que o captain tsubasa passava na rtp. Nessa altura acho que era legendado e era mesmo a primeira serie, aquela que anos mais tarde foi transmitida na sic dobrada. QUando passou para o canal panda acho que já era uma serie mais moderna e com menos episodios. Ainda me lembro do mitico remate do tigre que furava as redes, punha a bola a brilhar e fazia com que esta chegasse até às nuvens :P

Partilhar esta Página