Animes videojogáveis: uma retrospectiva do fenómeno em Portugal e na Europa

Captain Tsubasa inicialmente passou na RTP1 primeiro que tudo, nos prirmódios, na mesma altura que tambem passava cavaleiros do zodiaco

Isto. Lembro-me dos irmãos gémeos que subiam pelas traves da baliza para fazerem um pontapé de bicicleta em conjunto :D

Os cavaleiros foi brutal, na altura nunca tinha passado nada tão violento na TV! Parou foi de dar de um momento para o outro, não compraram mais episódios :(

EDIT: Parabéns pela 4ª parte, finalmente Shin-chan adoro esse puto traquinas!!!
 
Última edição:
Bom artigo, concordo com o facto de afirmares que a TV portuguesa maltratou estas series de animação japonesas, ora pela dobragem mal feita, ora pelos episódios censurados ou até mesmo pela não transmissão de todos os episódios das series correspondentes. Na minha opinião, as únicas series que foram bem dobradas, foram o "Dragon ball" e o "Rurouni Kenshin", ridículo o facto de terem alterado o nome da serie original para "Samurai X". Algumas destes series marcaram a minha infância e tenho pena que actualmente a transmissão de animes em Portugal esteja a morrer. A nível de videojogos alusivos a animes, saíram bons títulos como por exemplo o Digimon World para PS1, no entanto aquele que mais horas passei a jogar foi o pokemon para gbc, não havia ninguém na escola que não jogasse :P
 
Muito bom artigo. Mas porque será que à excepção da França e Itália, os animes japoneses não conseguem ter sucesso na Europa ? Será que o marketing é mal feito ou simplesmente os europeus não gostam deste tipo desenhos animados ?
 
Muito bom o artigo, parabéns ! Havia ainda uma serie japonesa que dava no canal Panda, em que os bonecos eram insectos, a acção centrava-se em Paris no seculo XIX, e a personagem principal era uma formiga detective ( ao estilo de Sherlock Holmes) e o que era engraçado nesse serie era que muitos dos casos eram resolvidos através da entemologia. Ñ sei se chegou a haver nenhum jogo baseado na serie, mas essa foi sem duvida uma das series japonesas que mais me cativou. E o Tsubasa também, chegava a ser 2 e 3 episodios para chegarem ao meio-campo da equipa adversária. :D

Desculpem o double post, mas finalmente encontrei a serie sobre os insectos. O nome em portugues era inspector Fabre. Aqui esta a opening music:

http://www.youtube.com/watch?v=776vzMtrqVI
 
Back
Topo