Ano novo, novidades para o SETI!

Strakata

Portugal@Home Member
Como o Metro ;) reparou, o Slashdot fala em novidades para o SETI:

"The new year is sure to be memorable for SETI, as glossy new instruments come on-line. At Harvard University, a survey telescope designed to sweep massive swaths of the sky in a hunt for extraterrestrial laser flashes is becoming a reality. In Puerto Rico, the famed Arecibo telescope is getting a new feed that will speed up searches by seven times. And in California, the SETI Institute and Berkeley’s Radio Astronomy Lab will soon be scanning the star-clotted realms of the inner Milky Way with the first-stage implementation of the Allen Telescope Array (ATA) and will eventually boast 350 antennas, each 20 feet in diameter. This impressive antenna farm will be spread over about a half square-mile of terrain."
http://science.slashdot.org/science/05/01/02/1725251.shtml?tid=160


Há mais informações aqui:
http://www.space.com/searchforlife/seti_whats_new_041230.html




De vez em quando é bom parar para pensar no que estamos a fazer ao utilizar o BOINC para o projecto SETI@Home. Acho que se pode dizer que estamos a tentar fazer a maior descoberta da história da Humanidade, a tentar entrar no futuro descrito pelos filmes de ficção cientifica.
Será que vamos conseguir? Espero que sim. Espero estar presente quando for oficialmente anunciado: "Descobrimos! Não estamos sós no Universo!" :)
 
É essa a razão pelo qual eu defendo o SETI, em detrimento de outros projectos.

Porque estou farto da atitude/mentalidade de algumas pessoas que insistirem que estamos sozinhos, que somos únicos num espaço "ainda" infinito.
 
É um argumento um bocado megalomano e arrogante, não é? Eu pelo menos acho que numa área tão grande como o universo (sendo que tudo aponta para que seja finito, é um finito demasiado "grande" para que nós, humanos, o possamos considerar como tal), é legitimo pensar que não estamos sozinhos, e chego até ao ponto de dizer que é um absurdo não estarmos, por uma razão meramente estatistica.

Já há anos que corro SETI, e vou continuar a corre-lo enquanto tiver possibilidade, já que apesar de achar outros projectos muito relevantes e de extrema importancia, este é o que sempre me cativou mais.

Cumps!
 
Long live seti!

Eu continuo a correr o Seti e outros projectos como o ClimatePrediction e o semi-morto predictor :D.

Mas o seti é o seti.

PT
 
Toda e qualquer teoria que defenda que o universo é FINITO é deitada por terra com uma simples pergunta ... "e o que fica para lá do fim do univeros finito ?" ;)
 
sotavento disse:
Toda e qualquer teoria que defenda que o universo é FINITO é deitada por terra com uma simples pergunta ... "e o que fica para lá do fim do univeros finito ?" ;)
lá está... é o que me intriga mais no universo...

eu sempre pensei isto:

se o universo é infinito entao cm é que isso é possivel, e logo, as formas de vida sao infinitas tmb, e tudo nele é "infinito".

se o universo é finito o que está por tras dele? de onde veio? do nada? o que é o nada?

por isso é que a astronomia é uma das coisas que mais me fascina.
 
sotavento disse:
Toda e qualquer teoria que defenda que o universo é FINITO é deitada por terra com uma simples pergunta ... "e o que fica para lá do fim do univeros finito ?" ;)

Não é bem assim.

FELiYCORA disse:
lá está... é o que me intriga mais no universo...

eu sempre pensei isto:

se o universo é infinito entao cm é que isso é possivel, e logo, as formas de vida sao infinitas tmb, e tudo nele é "infinito".

se o universo é finito o que está por tras dele? de onde veio? do nada? o que é o nada?

por isso é que a astronomia é uma das coisas que mais me fascina.


Essas questões são mais referentes à psicologia do que à astronomia, por estranho q possa parecer. A mente humana não tem capacidade para imaginar e muito menos compreender o conceito de "infinito" e do nada absoluto (no fundo o infinito da inexistência).

As questões do que está para além de um universo finito também são normais. Já se ouviu falar em Multiversos, ou simplesmente no vácuo puro e simples, tal como o era antes do bigbang.

Tentar imaginar com os nossos sentidos limitados não serve, é preciso usar simplesmente o que a matemática demonstra e olhar para números, mais do que querer visualizar o invisualizável.
 
SilveRRIng nao quererias dizer filosofia e nao psicologia? Mas penso que aqui quase nao haja fronteiras entre as ciencias, desde a filosofia à fisica porque sao temas com estudos ainda recentes e porque a area de estudo é tao longinqua e tao vasta que deixa de fazer sentido mesmo matematicamente. A ideia de anos luz e unidades astronomicas, à nossa escala faz-me sorrir. Estamos tao longe de poder fazer viagens dessas que ficamos radiantes por termos uma sonda numa lua de saturno a mandar info.... :D :D
 
RAIOS, tenho de ler tanta coisa para voltar ao seti, desde se ainda tenho as minhas mil e tal WU's de há 289487209 anos atrás, como voltar a instalar/correr, ai... tão pouco tempo :D

/me tem de se dedicar à leitura :D
 
Lê Chipo, lê!!! :)

Um gajo esperto como tu que resolve todos os problemas do fórum mais depressa que a descoberta de uma nova falha de segurança no Windows não tem problemas em meter o BOINC a triturar ;)
 
lool Strakata :D

/me vai ter de por o seti a funcar :D

Quanto mais não seja levo o portatil para a lan de dia 5 e alguém me coloca o seti a correr :D
 
--------------------------------------------------------------------------------
January 26, 2005 - 19:00 UTC
We just had a small outage to remove a fibre channel card from one of the servers. It wasn't doing anything in there and we need to have it around as a readily available spare.

In other news: Thanks to random unforseen setbacks (bad CPU that needed to be replaced, jury duty, etc.) the new BOINC database server is still not ready for the prime time, but major progress has been made. The OS is installed, the RAID disk array is working, and the mysql distribution almost completely configured. After at least a week of testing, we'll start migrating data to it.

Meanwhile the current database is being artificially slowed for reasons we have yet to determine. Basically, something internal to mysql caused it to suddenly read 5 megabytes/sec from the data disks. This started last Friday and hasn't stopped since. Even when there are no queries happening there are major amounts of disk I/O. Everything is working, just a little slower than it should.
--------------------------------------------------------------------------------

...malditos 10 caracteres.....
 
Back
Topo