ANOTHER Sony Flash Memory Format

Eu não chamaria substituir a isso. É mais explanar a gama de cartões standard.
As câmaras digitais médio para cima usam CF, as mais compactas usam SD. Os telemóveis acho bem que usem uma coisa simples em vez daqueles formatos manhosos que um gajo tem de ir ver as voltagens do cartão e mais não sei o que. Mas num telemóvel mp3 preferia SD mesmo.
 
timber disse:
Eu não chamaria substituir a isso. É mais explanar a gama de cartões standard.
As câmaras digitais médio para cima usam CF, as mais compactas usam SD. Os telemóveis acho bem que usem uma coisa simples em vez daqueles formatos manhosos que um gajo tem de ir ver as voltagens do cartão e mais não sei o que. Mas num telemóvel mp3 preferia SD mesmo.

2091-6.jpg


K diferença de tamanho! 8o

Já chegam aos 2GB, e tds os últimos telemoveis da Sharp,samsung,nokia entre outros usam o miniSD.
As cameras pode demorar mais 1 bocado, mas tb o vão adoptar.
 
2 Gb é muito pouco para uma câmara e esse formato simplesmente não é ergonómico para câmaras digitais. E os CF vão apra aí nos 16 GB e os SD não devem andar longe.
Eu continuo a preferir manusear CFs a SDs quanto mais essa coisa minuscula. Por algum motivo é que praticamente ninguém usa portáteis com menos de 10" ou os telemovéis pararam de encolher.
Mas isso sou eu e o mercado vai para onde quizer.
 
Também não percebo o porquê da miniaturização idiota das coisas. Um SD já dá pra palitar os dentes...um mini SD é para quê ? para ir a lavar com as calças porque nem reparámos que estava lá dentro ?

É como um telemóvel que a vodafone tinha (tem). Tentaram-me vender um à uns anos "se quer uma coisa pequena então tem aqui este...é ideal" e eu "pois é pequeno, pena eu carregar em 3 teclas ao mesmo tempo" :)

Quem precisa de um cartaozinho de 1cm ? um de 5cm (!!!!) é assim tão grande ? O marketing faz milagres...
 
O tamanho de um SD já é optimo.
Não me queixo do tamanho dos CFs.
Esse micro-SD parece-me moedas de 1 cent... perdem-se facilmente :)
 
timber disse:
2 Gb é muito pouco para uma câmara e esse formato simplesmente não é ergonómico para câmaras digitais. E os CF vão apra aí nos 16 GB e os SD não devem andar longe.
Eu continuo a preferir manusear CFs a SDs quanto mais essa coisa minuscula. Por algum motivo é que praticamente ninguém usa portáteis com menos de 10" ou os telemovéis pararam de encolher.
Mas isso sou eu e o mercado vai para onde quizer.
2 gigas é pouco para uma camara 8o8o8o

Ou eu ando atrasado no tempo, na qual acho que 128 mb ou 256 mb é suficiente para maquinas compactas ou as as mesmas já produzem fotos com 10 megas+ cada uma :007: :007: (tirando o segmento das ultra professionais com 8+ megapixeis e formato RAW e mesmo assim 1 GB dá para toneladas de fotos :P)
 
destr0yer disse:
ultra professionais com 8+ megapixeis e formato RAW e mesmo assim 1 GB dá para toneladas de fotos :P)

Nem por isso, a não ser que compres uma maquina de 6mp para andares a tirar fotos em VGA ou 1mp. A minha 3.3mp, 256MB dão para 500 fotos a 3.3mp e compressão JPG normal e num passeio de visita a Trás-os-Montes de 2 dias tirei cerca de 1000 fotos e só não tirei mais porque se me acabaram os cartões (na altura tinha 256+128+64).
 
Odeio máquinas digitais. Tiram a beleza toda à fotografia. Onde já se viu tirar 1000 fotos...desvirtua a fotografia por completo :(

Gostava de ter uma dsrl mas hei-de sempre preferir as minhas zenith/pentax.
 
destr0yer disse:
2 gigas é pouco para uma camara 8o8o8o

Ou eu ando atrasado no tempo, na qual acho que 128 mb ou 256 mb é suficiente para maquinas compactas ou as as mesmas já produzem fotos com 10 megas+ cada uma :007: :007: (tirando o segmento das ultra professionais com 8+ megapixeis e formato RAW e mesmo assim 1 GB dá para toneladas de fotos :P)
Andas atrasado no tempo
Se eu for de fárias 15 dias, 1 Gb dá à justa em jpeg.
E a minha máquina já não é state of the art nem nada que se pareça
 
kidloco disse:
Odeio máquinas digitais. Tiram a beleza toda à fotografia. Onde já se viu tirar 1000 fotos...desvirtua a fotografia por completo :(

Gostava de ter uma dsrl mas hei-de sempre preferir as minhas zenith/pentax.


Não sejas assim. Cada um dá o uso que quer à sua digicam. Há quem faça o point-and-shot, há quem queira dar um ar artistico amador e há quem se dê mesmo a fotografia profissional digital.
Eu tiro 1000 pics porque quero retratar ao maximo os locais onde estive, fotos a milhentos pormenores e para procurar locais para eventuais fotos artisticas amadoras.

Ou achas que há tempo para tirar 1000 fotos artisticas percorrendo 500kms de carro em 2 dias??
:)
 
Encarnado disse:
Não sejas assim. Cada um dá o uso que quer à sua digicam. Há quem faça o point-and-shot, há quem queira dar um ar artistico amador e há quem se dê mesmo a fotografia profissional digital.
Eu tiro 1000 pics porque quero retratar ao maximo os locais onde estive, fotos a milhentos pormenores e para procurar locais para eventuais fotos artisticas amadoras.

Ou achas que há tempo para tirar 1000 fotos artisticas percorrendo 500kms de carro em 2 dias??
:)

Pelo preço que dei, ter lentes LEICA F2.8-2.8, Zoom Óptico 12x, focagem manual e dois modos de estabilização, foi um excelente negócio.
 
Eu axo 2GB para cameras fotográficas mais k suficientes, e pro ano deve surgir o de 4Gb.

E para mim quanto mais pekeno melhor, desde k vários fabricantes o usem para o preço descer, por mim ta td bem :)
 
timber disse:
Andas atrasado no tempo
Se eu for de fárias 15 dias, 1 Gb dá à justa em jpeg.
E a minha máquina já não é state of the art nem nada que se pareça
Existe alternativa, ir a pc's nem que seja a um cybercafé ou lan house e descarregar para CD's ou DVD's ou disco rígido portátil (com 100 € comprar na boa de 40 gb ou até 60 gb)

A não ser que vais de férias para um lugar onde não tenhas acesso a PC's...

Como eu disse, 1 giga é mais do que suficiente para 90% dos casos, como é obvio não estou a me referir a formatos uncompressed (TIFF ou RAW), grandes resoluções ou longos uso da maquina sem que seja possível esvaziar o cartão
Encarnado disse:
Nem por isso, a não ser que compres uma maquina de 6mp para andares a tirar fotos em VGA ou 1mp. A minha 3.3mp, 256MB dão para 500 fotos a 3.3mp e compressão JPG normal e num passeio de visita a Trás-os-Montes de 2 dias tirei cerca de 1000 fotos e só não tirei mais porque se me acabaram os cartões (na altura tinha 256+128+64).

1000 fotos a 3.3, vais imprimir todas :wow:

Eu tiro 80% a 1 mp e as que interessam é 2.0 ou 3.1 ;)
 
Última edição:
destr0yer disse:
1000 fotos a 3.3, vais imprimir todas :wow:

Eu tiro 80% a 1 mp e as que interessam é 2.0 ou 3.1 ;)

Não imprimo fotos. :)
E tiro todas as fotos a 3.3mp. :)
Para mostrar fotos, nada melhor que um dvd-player que suporte jpgs :)
Ainda ando de volta de 8GB de pics tiradas no UK para fazer uma selecção para "amostra" :)
 
destr0yer disse:
Existe alternativa, ir a pc's nem que seja a um cybercafé ou lan house e descarregar para CD's ou DVD's ou disco rígido portátil (com 100 € comprar na boa de 40 gb ou até 60 gb)

A não ser que vais de férias para um lugar onde não tenhas acesso a PC's...

Como eu disse, 1 giga é mais do que suficiente para 90% dos casos, como é obvio não estou a me referir a formatos uncompressed (TIFF ou RAW), grandes resoluções ou longos uso da maquina sem que seja possível esvaziar o cartão


1000 fotos a 3.3, vais imprimir todas :wow:

Eu tiro 80% a 1 mp e as que interessam é 2.0 ou 3.1 ;)

RAW (na generalidade dos fabricantes porque ainda anda aí um ou dois trogloditas) é um formato comprimido lossless (como o ZIP por exemplo). Ao contrário do JPEG que implica perda de informação. Tb tem outras vantagens mas isso é outra conversa. TIFF na máquina já não se usa.
Pagar para ir gravar CD's num buraco qualquer? Um cartão CF de 1 Gb custa uns 50 ou 60. Com o preço que esses serviços costumam ter pagava o cartão em três tempos. Além disso simplesmente não confio nisso. E também não vou de férias com um PC atrás.
E quando compro a máquina é para disparar tudo à resolução máxima. A próxima foto pode ser uma cena do outro mundo e posso querer forrar a parede do quarto com aquilo. E a minha máquina só tem 6 Mpix. Agora esta é a minha maniera de ver a tua pode ser diferente (e aparentemente é mesmo)
E os fabricantes entendem isto por isso é que metem as máquinas importantes ou com maior resolução a usar CF que é o formato mais barato, com maior capacidade disponível e além disso é o mais rápido com os cartões certos.
 
(não devo de contribuir em nada, mas aqui vai uma posta de pescada)

Para mim, que ando à pouco tempo a ver os cartões de memória, "Compact flash all the way" e depois talvez o Secure Digital.
Não estou a ver o que a Sony a trazer algo de novo ao CF, e espero bem que não traga, não quero este formato estragado nem por nada !
Não gosto de cartões pequenos, tenho as mãos um pouco grande, e para mim, CF é do melhor, os SD só os conheço à relativamente pouco tempo e acho que têm o tamanho minimo para mim para os poder manusear à vontade e não o perder, e mesmo assim coloco sempre o cartão, quando não está no PDA, na caixa para nunca o perder de vista.

Quanto à capacidade dos cartões, o meu próximo será com certeza de pelo menos 2GB e CF/CFII, não só para guardar fotografias como também faz de "pen". E estou completamente de acordo com o timber, parece-me que ele tem uma máquina fotográfica boa e não quer desperdiçar o dinheiro que gastou nela a fotografar numa resolução abaixo do máximo, é como eu. Eu com um cartão de 512MB, que na altura que comprei parecia-me bastante, consigo tirar 50 fotos em RAW, é muito ? Não me parece, faz-se bem numa tarde, quanto mais num fim de semana. Levar portatil ao ir a um cybercafé copiar para CD ? Tenho a mesma opinião do timber.
Acho que isto já não muito para discutir, existem pessoas que querem ter o proveito de tirar sempre à resolução máxima e aproveitar tudo o que a máquina dá(meu caso e de muita gente, talve não a maior parte) e existem pessoas que não se importam de tirar fotos à resolução que for, para isso é obvio que não precisam de grande capacidade de armazenamento.
As DSLR estão a ganhar o seu cantinho e não são poucas as pessoas que as têm, para além de que no campo das compactas as resoluções têm vindo a aumentar bastante, acho que os cartões de 128MB já não fazem muito sentido(e talvez nem os 256MB, mas se disse-se isso, sou já crucificado)

Kidloco
O digital não consegue tirar a magia das analogicas. O gozo que dá tirar fotos e ter de esperar até chegar-mos ao estudio e revela-las nós mesmo?
Agora fizeste-me lembrar que nunca mais tenho o meu próprio estudio :005:

Não vou pedir desculpas pelo "post" longo :P
 
mas voces precisam da resolução maxima da maquina e de compressões baixas, para o point and shot?
eu tenho uma maquina que ja foi profissional, ha muito muito tempo (cybershot dsc f505) e com um MS de 128mb faço a festa, por montes de tempo.
tiro tudo à resolução maxima, 2mp, e pronto.
cada foto ocupa cerca de 500kb.

se formos proproporcionalidade mp's-memoria, acho que o comprimisso para uma maquina de 6mp seria 1gb. mas acho que para um point and sht, os 6mp's, e/ou as compressões baixas, são um desperdicio de espaço.

foto digital rulla.
so comecei a fotografar graças ao comodismo que isto é. quando tinha maquina de rolo, revelava um ou dois rolos por ano.
 
Eu gosto de foto analógica mas é com máquinas clássicas
Acertar a agulha do fotometro ponderado ao centro, alinhar a imagem no prisma partido para garantir a focagem, dar 130º com o polegar para a próxima exposição, rodar a abertura na lente, o corpo metálico... Enfim é um gozo tremendo utilizar uma máquina destas
Com as metralhadoras modernas de filme a experiência é praticamente a mesma duma digital e continua-se a pagar um balúrdio por revelações, a máquina é um tijolo na mesma, não se tem feedback.
A fotografia digital tem grande pica também. O histograma então é uma função fantástica.
 
Última edição:
ja agora..um pequeno offtopic. que raio é isso do histograma? ja vi que a minha tem,mas nunca percebi para que serve aquilo
 
Back
Topo