Another Sony Format Bites the Dust

Sadino

I'm cool cuz I Fold
Another Sony Format Bites the Dust
Posted by CowboyNeal on Monday April 03, @10:44PM
from the end-of-the-road dept.
Sony Movies
Lam1969 writes "Reuters is reporting that Universal Media Disc, Sony's PSP-only movie format, is about to kick the bucket. While the discs' novelty factor resulted in strong sales shortly after the PSP's May 2005 launch, interest rapidly dropped and movie companies are no longer interested in producing titles. From the article: "Universal Studios Home Entertainment has completely stopped producing UMD movies, according to executives who asked not to be identified by name. Said one high-ranking exec: 'It's awful. Sales are near zilch. It's another Sony bomb -- like Blu-ray."'"

Sony's Universal Media Disc facing last rites
Thu Mar 30, 2006 4:10 PM GMT167
Printer Friendly | Email Article | RSS


By Thomas K. Arnold

LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - Exactly a year after it was launched in the United States, the Sony PlayStation Portable's days as a hand-held movie-viewing device might be numbered.

Disappointing sales have slowed the flow of movies on the proprietary Universal Media Disc to a mere trickle. At least two major studios have completely stopped releasing movies on UMD, while others are either toying with the idea or drastically cutting back.

And retailers also are cutting the amount of shelf space they've been devoting to UMD movies, amid talk that Wal-Mart is about to dump the category entirely.

Wal-Mart representative Jolanda Stewart declined comment on reports that the retailer is getting out of the UMD business. But studio sources say such a move is imminent, and a check Wednesday of a Wal-Mart store in Santa Ana, Calif., revealed a drastic shrinkage of UMD inventory. Several shelves of movies in the PSP section were gone; all that remained were seven UMD titles sitting bookshelf-style on the top of the PSP section, with no prices or other information.

Universal Studios Home Entertainment has completely stopped producing UMD movies, according to executives who asked not to be identified by name. Said one high-ranking exec: "It's awful. Sales are near zilch. It's another Sony bomb -- like Blu-ray."

(Sony, in fact, vowed Wednesday to stick by the announced May 23 street date for the studio's first batch of Blu-ray Disc titles despite reports that the next-generation hardware needed to play the discs likely won't arrive in U.S. stores until the following month at the earliest.)

Paramount Pictures Home Entertainment also is said to be out of the UMD business. "We continue to evaluate the PSP platform for each title, and if it makes sense for business reasons and the target audience, we will release them," spokeswoman Brenda Ciccone said. "Our focus right now is much more aimed at HD (high-definition) at the moment, though."

A high-ranking executive was more blunt: "We are on hiatus with UMD," he said. "Releasing titles on UMD is the exception rather than the rule. No one's even breaking even on them."

Also out of the UMD business is Image Entertainment, while other studios -- including 20th Century Fox Home Entertainment and Buena Vista Home Entertainment -- have drastically slashed release schedules.

"No one's watching movies on PSP," said the president of one of the six major studios' home entertainment divisions. "It's a game player, period."

Observers speculate the studios released too many movies, too fast. Within five months of the PSP's March 2005 launch, 239 movie and TV titles already were either in the market or in the pipeline -- a significantly higher tally than games, according to the DVD Release Report.

But while sales were initially strong -- two Sony Pictures titles even crossed the 100,000-unit threshold after just two months -- the novelty quickly wore off, observers say. The arrival last fall of Apple's video iPod only hastened the PSP's decline as a movie-watching platform.

Benjamin Feingold, president of Sony Pictures Home Entertainment, was a big believer in PSP as a movie-watching platform. He still is, even though he concedes retail shelf space for UMD movies is on a sharp decline and his own studio is being "more selective" in choosing movies for UMD release.

Feingold believes the PSP's biggest drawback as a movie-watching device was the inability to connect the gadget to TV sets for big-screen viewing, "which would have made it more compelling," as well as the inclusion of memory stick capability.

"I think a lot of people are ripping content and sticking it onto the device rather than purchasing," he said.

But next week, Sony Computer Entertainment executives will begin making the rounds of the Hollywood studios to discuss plans for making the PSP able to connect to TV sets.

"We're hoping the format's going to be reinvigorated with next-generation capability that may include living-room or normal television playback," he said.

Reuters/Hollywood Reporter

Vamos lá ver o que sai daqui...
 
Que surpresa... :rolleyes: Nunca pensei que isto fosse acontecer...:o

Mas é um bom momento para a PSP. Isto dos UMD movies era uma treta desde o começo e quando mais cedo e com mais estrondo a Sony perceber isso melhor
 
O UMD Movie é apenas um formato fisico de filme, nada que ponha em causa a PSP como plataforma pq é uma coisa totalmente dispensável. O UMD Movie até foi uma tentativa de levantar um mercado cinematográfico portátil interessante mas falhou muito por duas coisas - preços exorbitantes/exclusividade de plataforma e poucas HOT Realeses. Pá, 20€ por um filme em UMD? Yeah, right. Fossem eles a 8€ ou 9€ e a conversa ainda era outra.

A funcionalidade video é das mais utilizadas na PSP, portanto eles que comecem a pensar é na distribuição digital de filmes, que isso é que vai ser rentável para eles, um iTunes of Movies rulava forte e feio numa plataforma como a PSP.
 
Korben_Dallas disse:
Penso que isto não foi surpresa para ninguém. A Sony não aprende...

Más notícias para quem tem PSP.

Porquê? a esmagadora maioria dos proprietarios nao a compraram para ver filmes. o UMD video era um formato condenado desde inicio... pelas rasões ja em mencionadas
 
Korben_Dallas disse:
Penso que isto não foi surpresa para ninguém. A Sony não aprende...

Más notícias para quem tem PSP.

A Sony não aprende porque?

O UMD disc foi criado para a PSP e apenas para a PSP.

Mesmo que a Sony n permitisse que desse para filmes, tinha que criar na mm o UMD disc para os jogos. Ou achas que os jogos para a PSP cabiam num cartuxo tipo a DS?


Isto de criticar é mto bonito, a Sony aproveitou o UMD para meter lá filmes para ver no k dá. Se der deu, se não der azar. E o UMD n tem nada a ver com o Blue Ray, esse sim é diferente pois a Sony tá apostar nele para além da PS3. Mas que eu saiba neste momento o Blue Ray ate tem mais adeptos que o hd-dvd.
 
Concordo, Freeza. Mas ha sempre a remota possibilidade de eles baixarem para os ditos 8/9€, nem que seja para acabar como stock. Se assim fosse comprava todos os de animaçao pro meu puto(isto de por e tirar filmes no cartao é uma ganda seca).

Ansatsu tbm concordo contigo, se o formato existe pq nao aproveita-lo? Tbm axo k a ideia da sony foi essa. O mal é nao univeralisarem os UMDs, por exemplo com um leitor umd portatil, tipo psp mas so pa ver filmes. O investimento tbm nao era assim mt grande pois os leitores ja existem(os da psp). Vendiam-nos a 75€ e de certeza k nao tinham prejuizo. Universal (media disc) onde?!?!?
 
Última edição:
Korben_Dallas disse:
Penso que isto não foi surpresa para ninguém. A Sony não aprende...

Más notícias para quem tem PSP.
Eu por acaso acho que são óptimas noticías não só para a PSP como para a generalidade da electrónica de consumo.
Mais um formato proprietário, manhoso e mal armado foi-se com os porcos. Espero que tneham ardido uns bons milhões com isto para ver se deixam de ser burros e tentar ferrar barretes às pessoas.
Agora pensem bem nas consequências disto e reajam. um bom começo era disponibilizar um programa para gerar mp4 PSP com base na colecção particular de cada utilizador. Que iam ser colocados nos MS Duos que les vendem... Mas pronto eles não tem miolo para tanto
lançar isto como formato universal já vai tarde. O formato universal são pens USB e cartões de memória flash. Um SD de 1 Gb custa €50 e só pode descer.
 
os umd video deveriam de ser baratissimos na minha opinião e porque não virem num pack juntamente com um dvd por exemplo? genero compras o filme em dvd e traz um umd sei la. mas acho que realmente o umd podia ser mais bem aproveitado, por exemplo que tal haver uma revista da psp com demos em umd!
 
Do ponto de vista da Sony faz sentido lançar o UMD: Pequeno e portátil, formato proprietário com melhor protecção contra pirataria. Permite com base nessa diferenciação obter margens maiores, algo que quase todas as empresas tentam.

O problema é que do nosso ponto de vista (consumidores) compensa mais ripar um filme para um cartão de memória e ver a partir daí... logo aí é morte quase assegurada, ainda tem a vantagem de poupar na bateria já que não hã acção mecânica de rodar o disco.
 
Ansatsu disse:
tem nada a ver com o Blue Ray

Ansatsu,

Vai lá escrever no quadro bem a palavra:

Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray

Já não é a 1ª vêz que te vejo a escrever sempre Blue-Ray. :x2:
 
Mike disse:
Ansatsu,

Vai lá escrever no quadro bem a palavra:

Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray Blu-Ray

Já não é a 1ª vêz que te vejo a escrever sempre Blue-Ray. :x2:

Olha quem é ele, o mike.

Ele tbm n esta completamente errado..é um feixe de luz azul que efectua a gravaçao dos dados acho eu..como o comprimento d eonda é mais pequeno consegue por mais informaçao no mesmo espaço.

Mas pronto sim.. chama-se Blu-ray.. lol:x2:
 
Falei em más notícias porque isto pode dar ideias à Sony de PSP v2.0 e quem se lixa é quem já comprou... UMD foi um erro e se calhar haveria sim alternativa a nível dos jogos!

Acessos ao UMD gastam muito mais a bateria já para não falar da fragilidade de uma cena que é suposto ser portátil.

Por mim formatos proprietários podem morrer todos :D
 
A duração da bateria é muito boa. Podia ser melhor mas eu também podia ser mais rico, mais ... Acho que está num bom nível de compromisso para uma consola. Dá para mais de um dia duma pessoa que jogue normalmente.
A verdade é que aos preços actuais (quando a PSP foi lançada) é complicado meter jogos num formato que não seja óptico estilo CD ou DVD ou meio DVD como o UMD. Usar cartões de memória desde que a PSP foi lançada seria absurdamente caro portanto tinha mesmo que ser algo assim. A próxima consola portátil tecnicamente de topo espero que já possa utilizar exclusivamente flash. Actualmente até podia ser assim desde que permitissem "instalar" o jogo num cartão e retirar o UMD. Até podia ser um DVD e fazer-se isso no PC mas tornava a consola dependente dum PC que é no mínimo um bocado estúpido. Não fazem isso porque... Bem toda a gente sabe porque
A ideia de vender filmes por um balúrdio num formato daqueles é que estava mais que visto que ia dar maravilha.
 
Última edição:
Freeza disse:
...porque não virem num pack juntamente com um dvd por exemplo? genero compras o filme em dvd e traz um umd ...


Isso é que tinha sido uma atitude inteligente por parte deles (eu sempre defenfi isso). Mesmo que não ganhassem tanto, ao menos ganhavam alguma coisa. Assim, não há nada pra ninguem.
 
Freeza disse:
os umd video deveriam de ser baratissimos na minha opinião e porque não virem num pack juntamente com um dvd por exemplo? genero compras o filme em dvd e traz um umd sei la. mas acho que realmente o umd podia ser mais bem aproveitado, por exemplo que tal haver uma revista da psp com demos em umd!
Dito e feito, a Sony já anunciou há 2 meses atrás que vai começar a produção de bundles DVD+UMD. Acho que é para começar já esta primavera.

Falei em más notícias porque isto pode dar ideias à Sony de PSP v2.0 e quem se lixa é quem já comprou... UMD foi um erro e se calhar haveria sim alternativa a nível dos jogos!
Não sei pq é que o UMD foi um erro. A razão principal do UMD são os jogos portáteis numa consola portátil, portanto isto não tem nada que dar ideias nenhumas de uma PSP v2.0 sem leitor UMD, não faria qualquer sentido. O UMD parece-me o formato ideal para a consola portátil PSP, são discos ópticos de 1.8Gb bastante portáteis. Também não estou a ver a PSP com cartuchinhos à lá DS ou GBA. O UMD Movie é apenas um mercado de filmes que a Sony tentou e conseguiu levantar, aproveitando assim as potencialidades do formato e encaixando na filosofia multi-funcional da PSP. A PSP nunca esteve dependente do sucesso ou não do UMD Movie, este não passa de um formato fisico de filme totalmente despensável à plataforma.



------ " -----

Anyway, não se precepitem nas análises. Estas noticias nem sequer indicam o fim do UMD Movie, axo que isso nem sequer está em causa ainda, algumas editoras estão a cortar devido à pouco retoma mas também foram as primeiras a aderir (não é um formato standard, por isso produzem e cortam, vão e voltam conforme lhes cheira o dinheiro) e outras continuam a apostar porque existem alguns géneros que se estão a destacar com bons resultados no UMD Movie. A própria Sony disse que os géneros como a Comédia e a Animação estão a ser os mais solicitados e inclusivé bem sucedidos no leque de UMD Movies e que esses vão ser cada vez uma maior aposta, e a apoiar essa tendência esta semana viu publicitada uma nova mão de UMD Movies onde se destaca a comédia e a animação:

9890.jpg


4157.jpg


4441.jpg



Whatever anyway... :S
 
Back
Topo