Análise Antec Twelve Hundred [56kbps WARNING!]

konexion

Power Member
Olá malta!
Hoje vou fazer uma análise da caixa Antec Twelve Hundred, também conhecida por Antec 1200. Como montei um sistema todo renovado, decidi substituir a minha antiga Thermaltake. Acho que pode ser uma análise interessante pois é uma caixa que anda “na moda”, alguns já a tem e se calhar outros tantos podem estar interessados nela. Andei a fazer muita pesquisa e achei que a Antec 1200 seria uma óptima escolha pelo espaço e capacidade de arrefecimento que oferece. Será que consegue cumprir com o que promete?

Deixo aqui algumas especificações do site da antec:
- 12 Drive Bays
- Perforated front bezel for maximum air intake
- Washable air filters reduce dust build up in your
system
- Advanced Cooling System:
- 1 top special 200 x 30 mm blue LED exhaust
fan with 3-speed switch control (LEDs can
be switched off as well)
- 2 rear 120 x 25 mm special blue LED
exhaust fans with 3-speed switch control
- 3 front 120 x 25 mm special blue LED intake
fans with front speed control
- 1 side 120 x 25 mm fan to cool graphic
cards (optional)
- 1 middle 120mm fan to cool CPU or graphic
cards (optional)
7 expansion slots
- Top mounted I/O ports for easy access
- Power and reset button with blue LED
- 2 x USB 2.0
- 1 x eSATA
- HD Audio In and Out
- Convenient top accessory tray for a personal
media player
- Motherboard: Up to standard ATX
- No Power Supply included: To optimize
performance of your Twelve Hundred, your
choice of power supply is crucial. Antec
strongly recommends choosing from our
NeoPower or TruePower series.
- Dimensions:
22.9" (H) x 8.4" (W) x 20.2" (D)
58.2 (H) x 21.3 (W) x 51.3 (D) cm

A primeira parte da review consiste na apresentação do produto e as suas qualidades/defeitos.
Na segunda parte, e como uma caixa serve (entre outras coisas) para alojar o nosso material, vou mostrar a montagem de um sistema actual completo.

NOTA: Atenção que todas as fotos desta análise foram tiradas de noite e com luz artificial, peço desculpa pela eventual fraca qualidade delas. Também uma ressalva para o facto de ter usado flash em grande parte das fotos, o preto da caixa por vezes pode parecer “baço”, mas acreditem que é um preto profundo.

Sobre a Antec [retirado do site da marca]:
A empresa Antec, Inc foi fundada em 1986 e é uma marca que desenvolve componentes de PC e acessórios para gaming. É principalmente reconhecida como pioneira do mercado de upgrade e no nicho Do-It-Yourself (DIY). É uma empresa líder e tem como objectivos a eficácia, silêncio e fidelidade. Muitos de vós podem já conhecer a Antec pelas fontes TruePower ou EarthWatts, ou pela na caixa Nine hundred - que é a “irmã mais nova” da caixa que vou analisar - entre outros.

Primeira parte:
Como indicado, na 1ª parte vou fazer uma exibição fotográfica da caixa, tentando incidir no bom e no mau que a caixa possa ter.

Caixa acabada de chegar, como podem ver é uma caixa grande:

DSC01867.jpg

Abertura da caixa, com o manual a espreitar:

DSC01868.jpg

Veio bem embalada, com esferovite espesso a proteger:

DSC01869.jpg

Já fora do esferovite:

DSC01872.jpg

Vista frontal. Vem equipada com 3 fans de 120mm frontais com leds azuis. São 12 baías frontais:

DSC01873.jpg

Pormenor da grelha frontal. Da esquerda para a direita: botão reset; USB1; USB2; e-SATA; Mic; Headphones; botão power:

DSC01874.jpg

Interior da caixa. Como devem saber a caixa é toda preta e isso, na minha opinião, dá um killer look à caixa!

DSC01876.jpg

Traseira da caixa. Novamente o preto é a cor predominante. Vem equipada com duas fans de 120mm para outtake com leds azuis. Além disso podem constatar que a fonte se vai montar em baixo, o que ajuda a diminuir o aquecimento na zona do topo. Tem dois orifícios para WC externo. Na parte superior esquerda existe um controlador de fans, mas falamos disso mais a baixo:

DSC01877.jpg

Traseira da caixa vista de outra perspectiva:

DSC01879.jpg

Pormenor dos pés da caixa. são 4 pés feitos numa borracha rija que ajuda a diminuir a vibração e que dá mais estabilidade à caixa:

DSC01880.jpg

Parte de baixo da caixa, onde se podem ver os 4 pés:

DSC01957.jpg

Caixa deitada para que se vejam as duas fans traseiras de 120mm e a fan de 200x30mm que está colocada no topo. Esta fan também tem led azul e é dos grandes trunfos da caixa pelo que permite uma boa dissipação de ar na zona mais critica que a zona do CPU e dos mosfets da board:

DSC01881.jpg

Parte de trás da caixa, com o painel removido. Dá para ver que o preto volta a dominar e que existem cinco recortes ao redor da zona da board que servem para ajudar no routeamento dos cabos. Vem também incluídos três fitas que servem para prender os cabos atrás. Existem mais algumas fitas iguais na caixa dos extras:

DSC01889.jpg

Pormenor dessas mesma fitas:

DSC01892.jpg

Vista interior das 3 fans frontais. Reparem que uma das cages tem um adaptador onde se pode adicionar no futuro mais uma outra fan a refrigerar, por ex, a gráfica:

DSC01882.jpg

Pormenor do controlador traseiro de fans. Este controlador tem três opções: L (low),M (medium),H (high). Também permite ligar/desligar o led azul da fan no topo.

DSC01888.jpg

Outra vista da grelha fontal:

DSC01896.jpg

Pormenor de um controlador individual de uma das fans frontais. Como já referi, cada uma das 3 cages frontais tem um controlador de fans:

DSC01900.jpg

Frontal das cages que são facilmente removíveis, como já veremos mais à frente:

DSC01910.jpg

Pormenor do slot para encaixar uma fan lateral (opcional). Reparem que já vem um filtro colocado:

DSC01902.jpg

Uma das cages fora da caixa. As três cages frontais também tem um filtro de pó:

DSC01915.jpg

Parte traseira de uma das cages fora da caixa:

DSC01916.jpg

"Restos" da caixa - adaptador para baía de 3.5", parafusos, fitas extra, etc:

DSC01903.jpg

Para terem uma ideia do comprimento da caixa. Aquela parte em cima pode servir para pousar pens, discos externos, chaves, headphones, etc:

DSC01905.jpg

Pormenor interno das cages frontais com as fans de origem instaladas:

DSC01907.jpg

Peso da caixa tal como me chegou, sem nenhum hardware.

DSC01917.jpg

As especificações da marca indicam 14,5Kg, como podem ver pela foto abaixo não foge muito da realidade, estamos a olhar para um bicho pesado! Esta caixa não é a ideal para andar em lans:

Pormenor de qualidade na zona da fonte. As borrachas servem para elevar a fonte de modo a que ela se possa montar de fan para baixo sem nenhum perigo. Ao mesmo tempo, as borrachas absorvem a vibração da fonte, diminuindo o ruído:

DSC01932.jpg

Antes de entrarmos na segunda parte, deixo-vos aqui um link do youtube (sugiro que vejam em high quality). É uma pequena filmagem nocturna onde mostro a caixa, mas principalmente tento demonstrar as diferentes fases de ruído que os controladores permitem. Também dou uma incidência aos leds para verem o efeito porreiro que eles fazem, para quem gosta.

Reparem que começo com as fans no mínimo e vou subindo até ao máximo. No máximo o ruído torna-se insuportável! Também não esquecer de que são 6 fans a trabalhar no máximo!!
No entanto, estando todas as fans no mínimo é perfeitamente aceitável para o dia-a-dia e é suficiente para a maioria dos sistemas, mesmo em OC.

Se formos a ver bem, esta caixa torna quase desnecessário a existência de um dispositivo para controlar as ventoinhas, isto porque 5 das 7 fans possíveis já tem controlador dedicado.

Niveis de ruído das fas indicados pela marca:
Fans Traseiras e Dianteiras: 25~30dB
Fan 200x30mm no topo: 24~34dB

Não são as melhores performances a nível de ruído certamente. Se tiverem a hipótese de futuro podem trocar por fans mais silenciosas. Eu já encomendei umas fans diferentes, em grande parte para fazer um ligeiro mod. Depois faço um pequeno update.
Mas volto a dizer, as fans no mínimo não incomodam praticamente nada!

Última edição:
Segunda parte:

Aqui começa a 2ª parte da análise, creio ser o mais importante pois quase todas as caixas parecem boas no papel, mas é ao fazer a montagem dos nossos componentes que surgem as dificuldades. Também é na montagem que as vantagens e potencialidades se revelam.
Vamos então ver a potencialidade dela?

O Computador vai ser composto por:

Antec Twelve Hundred
Corsair Hx620
Asus P5Q-Deluxe
Intel E8500 @ Noctua NH-U12P
Team elite 800mhz 4Gb
Gainward Hd4850
Hitachi 80gb @ raid 0
Creative x-fi Extreme Music
Drive DVD-RW Samsung
leitor de cartões AcRyan 3.5"

Vamos começar por uma foto de equipa (quase) completa:

DSC01918.jpg

As três cages frontais retiradas:

DSC01919.jpg

A remoção das cages frontais é extremamente fácil, basta desapertar os parafusos laterais e puxar para fora. Na frontal da caixa existem 3 fans de origem, ou seja, uma por cada cage, como podem ver na foto. Como já referi, em cada cage existe também um filtro lavável que impede o pó de entrar. Óptimo para ajudar a manter a caixa limpa. A caixa fica praticamente "nua":

DSC01920.jpg

A board já colocada. Podem desde já ter uma ideia do espaço que a caixa possibilita.

DSC01921.jpg

Como já devem ter visto em outras reviews, existe um adaptador para inserir um leitores de disquetes, ou outros dispositivos na baía de 3,5”. Eu não tenciono usar disquetes e comprei um leitor de cartões AC-Ryan Interno para alojar na baía 3,5” só que não tive muita sorte pois o leitor não tem as furações adequadas. Como o leitor é muito curto de comprimento, a furação existente nele, não coincide com as do adaptador. Vejam a foto e notem a pequena diferença.
Assim é como ficava, usando as furações existentes:
DSC01933.jpg

E assim era como deveria ficar:
DSC01934.jpg

A diferença é pouca, mas é o suficiente para não resultar na perfeição. Contornado este obstáculo com um pouco de imaginação continuei a instalar o leitor de cartões. Mas fica já o aviso que este leitor (ou outros fisicamente curtos) podem não dar na caixa!
Até usei os adaptadores metálicos incluídos na caixa do leitor ac-ryan sem sucesso:

DSC01929.jpg

Enfim, como já disse esta situação ficou ultrapassada e não podemos culpar a Antec, pois para uma drive disquetes o adaptador funciona na perfeição. Se quisermos apontar o dedo a alguém poderá ser à Ac-ryan. Adiante, continuei a montar o leitor cartões. Instalei o adaptador de 3.5" na caixa, muito simples:

DSC01928.jpg

Os dispositivos 3.5" seguram-se assim. Os parafusos longos vem com a caixa antec:

DSC01927.jpg

Resultado do leitor e da drive DVD já colocados:

DSC01965.jpg

Novamente uma cage frontal. Estão a ver aquela pequena patilha que está para cima? É por ali que se puxa o filtro para fora.

DSC01938.jpg

O meu dedo está a apontar para uma pequena patilha preta. É ali que se pressiona para soltar a parte da frente (onde está alojada a fan) do resto do corpo metálica.

DSC01952.jpg

Ficaram com dúvidas? Portanto, para quem quiser trocar as fans frontais:
1- retira a cage;
2- pressiona as patilhas;
3- desaparafusa a fan que vem de origem:

DSC01930.jpg

A instalação dos discos não é tool-free, mas o processo é rápido e simples. Desliza-se o disco e apertamos utilizando os parafusos longos que Antec fornece. Cada cage permite alojar 3 discos. Não esquecer que cada cage terá a sua fan a arrefecer directamente os discos pelo que será um componente sempre fresco.

DSC01936.jpg

Depois de colocados todos os discos, pegamos na cage, colocamos a fan à frente e voltamos a deslizar (pela frente) na caixa. Como devem compreender, montamos os discos fora da caixa pelo que é super fácil como já referi.

DSC01937.jpg

Aqui podem ver a perspectiva do interior da caixa. A cage inserida com os discos prontos.

DSC01939.jpg

Pormenor de onde saem todos os fios do painel superior (USB, e-SATA, power, reset, etc). Infelizmente esse compartimento não é facilmente acessível. Ele está soldado ao corpo principal da caixa. Eu lamentavelmente não vou puder usar o botão anti-vandalismo que comprei. :( Fica aqui a nota.

DSC01945.jpg

Um aspecto que achei muito bem pensado e interessante foi o facto da alimentação das fans (que é feita exclusivamente por molex!) ter tanto fichas "macho" como "fêmea". Isto é bom porque para os users que tenham uma fonte com mais ou menos de um tipo, podem compensar com o outro. Outra vantagem é o facto de ser puder enfiar uns nos outros... Passo a explicar: imaginem que pegam nos três molex de cada uma das fans frontais. Hipoteticamente (testei isso durante uns minutos e deu) basta ligar apenas um dos molex à fonte e depois enfiar os outros dois ao mesmo que a energia passa pelos 3 e as 3 fans funcionam na perfeição, usando-se apenas um molex da fonte.

DSC01950.jpg

DSC01951.jpg

Damos uma volta à lateral, onde resolvi meter uma NB XL1 (esta pode-se ligar à board) para ajudar a dissipar o calor proveniente da gráfica. Para colocar uma fan, basta apenas encaixar. Nem parafusos nem nada do género, super simples.

DSC01940.jpg

Entretanto já apliquei a AS5 no E8500:

DSC01963.jpg

Montagem do noctua a ser feita fora da caixa por causa do backplate:

DSC01964.jpg

Podem confirmar de que após a board, cpu/cooler e fonte estarem instalados, ainda há bastante espaço.

DSC01956.jpg

As entradas que existem ao redor da zona da board servem muito bem o seu propósito de esconder os cabos de modo a um airflow de qualidade.

DSC01968.jpg

A montagem está a terminar, as fotos seguintes são de alguns pormenores ou a caixa no geral.
Neste caso é a fan no topo, com o seu led azul:

DSC02009.jpg

Como podem ver, a 4850 fica bem à vontade na caixa.
Uma chamada de atenção para as fontes com cabos curtos. Uma fonte que tenha cabos demasiado curtos não vos permite rotear o cabo do EATX 12v tal como eu fiz (por trás).

DSC02010.jpg

Pc já ligado e a funcar! Lamentavelmente nenhuma das fotos faz justiça à beleza da caixa...

DSC02011.jpg

DSC02015.jpg

Depois de tudo já montado voltei a pesar o animal. 20 kilos é muito! Para os que pretendem ir muitas vezes às Lan, ou simplesmente deslocar a caixa com frequência, pensem bem.
No entanto é fácil de entender o peso. A caixa é uma big tower e coloca-la toda em alumínio iria fazer com que o preço ultrapassasse os 200€. Não esquecer que o preço actualmente encontra-se à volta dos 150€ (na altura em que esta review foi feita).

DSC02016.jpg

Alegações finais/nota:
Como devem ter reparado não incluí testes de performance em arrefecimento. Optei por não o fazer simplesmente porque não tenho aparelhos de medição, nem um termómetro tenho! :sad:
Mas nas dezenas de reviews que existem na net um facto é unânime: esta caixa é um BEST para aircooling.
Como vou, dentro de dias, trocar todas a fans, não procurei colocar os fios e cabos de forma perfeita. Mas mesmo assim acho que ficou um bom trabalho. Não esquecer que são 6 fans, 5 cabos SATA, vários cabos do painel frontal e mais um monte de coisas em que todas tem fios...

--

A Antec voltou a impressionar. Depois da Nine Hundred ter sido muito bem recebida no seio dos entusiastas e gamers eis que a irmã mais velha Twelve Hundred trás algumas modificações importantes e trunfos na manga.
Começando no prazer e na facilidade que uma caixa destas proporciona, na existência de controladores de ventoinhas, passando pela beleza de ser toda preta (algo subjectivo, claro) e terminando na performance de arrefecimento são muitas as coisas boas que esta caixa tem para oferecer.
A caixa foi muito bem pensada e desenhada, com atenção ao pormenor. Para quem "modda" ou faz uso do WC, a Antec 1200 também pode ser uma boa companheira.
Devo admitir que tinha expectativas elevadas depois de tantas reviews positivas que li, mas ela não me defraudou!

Se para muitos dar 150€ por uma caixa é proibitivo ou uma loucura, devo dizer que o rácio qualidade/preço é muito elevado quando se fala da Antec 1200.

A favor:

- Construção sólida e muito resistente
- Performance elevada em arrefecimento
- Muito espaço para discos e gráficas grandes
- Permite uma gestão de cabos eficiente
- Fans com controlador
- Montagem simples, mesmo não sendo tool-free
- Beleza (subjectivo)

Contra:
- Peso!
- Eventuais dificuldades em colocar dispositivos de 3.5"

Se tivesse que dar nota, dava 8,5/10. Mais um grande produto!

Espero que tenham gostado. Fico à espera de comentários/opiniões e qualquer duvida que tenham sobre a caixa apitem que tento sempre ajudar.
Abraço.

Última edição:
Aqui está um upgrade, passado quase um ano :D

Como já tinha dito, achei interessante fazer um update com base numa limpeza que fiz à caixa.

Têm a hipótese de ver algo que por norma as reviews não conseguem fazer: mostrar os efeitos do "tempo".
Eu desde que comprei a caixa nunca limpei a caixa, nunca. Nem filtros sequer. :P

Vamos lá a ver:

mg0557.jpg

Como podem ver, os filtros estão carregadinhos de pó. Por um lado é sinal que funcionam porque o interior da caixa nem está assim tão mau, IMO.

update0557.JPG

update0558.JPG

update0559.JPG

update0562.JPG

update0563.JPG

Agora a parte da limpeza.

update0564.JPG

update0566.JPG

update0567.JPG

update0569.JPG

update0573.JPG

update0574.JPG

mg0569.jpg

mg0573.jpg

Pronto, está muito melhor agora. :cool:

No que concerne à caixa, passado um ano continuo super satisfeito. Os filtros acho que servem muito bem para bloquear o pó de entrar (já devem ter reparado...).

Abraço.

Última edição:
podem por favor mudar a cor da letra da segunda parte, a branco não vejo nada.

não consigo ver as fotos, deve ser a proxy do trabalho a bloquear.

eu acho que as cases de hoje em dia tem um grande defeito, a parte de cima tem que ter sempre tralha, eu normalmente corte a parte de cima para prender o radiador de 360, assim com tanta "tralha" lá já não dá para fazer nada disso, nesta case por exemplo onde é que raio dava espaço para meter uma radiador de 360 mais bomba?

Última edição:
podem por favor mudar a cor da letra da segunda parte, a branco não vejo nada.

não consigo ver as fotos, deve ser a proxy do trabalho a bloquear.

eu acho que as cases de hoje em dia tem um grande defeito, a parte de cima tem que ter sempre tralha, eu normalmente corte a parte de cima para prender o radiador de 360, assim com tanta "tralha" lá já não dá para fazer nada disso, nesta case por exemplo onde é que raio dava espaço para meter uma radiador de 360 mais bomba?

Boas, alterei a segunda parte para cor de laranja, mas se calhar é temporário quando leres avisa sff. :)
Quanto à proxy já não te posso ajudar.

Rad de 360 não sei, mas se podes meter um rad de 240 na frontal ao alto, se calhar também podes meter um de 360.

Boas, alterei a segunda parte para cor de laranja, mas se calhar é temporário quando leres avisa sff. :)
Quanto à proxy já não te posso ajudar.

Rad de 360 não sei, mas se podes meter um rad de 240 na frontal ao alto, se calhar também podes meter um de 360.

É neste momento que me arrependo de ter comprado a Nine Hundred :D Esta caixa era mesmo o que precisava .. Um pouco mais de espaço para a tralha toda que tenho no meu PC !

Sobre o radiador, na minha 900 é possivel colocar um de 240 na parte frontal :)

Mais dúvidas tá aqui

Boas

Boa analise konexion !!

um aparte: isso e capaz de ser muita pasta termica no CPU nao?!

cumprimentos

Última edição:
Obrigado a todos os comentários/opiniões. :banana:

Como é que meteste a AS5? Está tão certinha lol

Como sempre fiz e como um "mestre" me ensinou: movimentos circulares muito devagar com o indicador.

Boas

Boa analise konexion !!

um aparte: isso e capaz de ser muita pasta termica no CPU nao?!

cumprimentos

Obrigado mascaras! Parece muito, mas é uma camada muito fina ;)

Mano paraben pelo review da caixa. A parte disso esse leitor de cartoes e uma valente bosta.
Depois confirmas-me isso ..., so q se salva sao as 2 portas USB. Como leitor de cartoes e treta, eu tenho um igual e e uma porcaria.

Back