Antena de Televisao

Gonç@lo

Power Member
Boas.
Nao sei se isto acontece a mais alguém, mas de a algum tempo para ca, a Tv publica, especialmente a Tvi e a RTP1 tem dado bastante mal. Ao longo do dia a imagem tanto piora como melhora, sem razao aparente. Isto acontece só a mim? Da antena nao é, (a Tv do vizinho ta igual) das Tvs também nao, visto que todas as minhas Tvs dao mal, não é dos cabos que tao todos bem. Sera interferencias de algo vindo de fora?
 
gatohumano disse:
Se acontece em mais que um canal então deve ser alguma coisa ai na zona a fazer interferencias?consegues tirar uma pic e por aqui?
posso tentar mas com o telemovel nao se vai perceber nada.
É so no primeiro e na Tvi.
O primeiro passa a dar a preto e branco a tvi fica com graos na imagem.
 
Estas em que area geografica? Isso pode ter varias causas, desde alguma antena de algum radio-amador, a deslocação das antenas pelo vento, n coisas.....
 
Sou de Aveiro, vivo nos arredores, coordenadas mesmo nao sei.
Era muito dificil o vento mover todas as antenas.
Penso que seja do transmissor deles...
 
Inversão termica em Julho/Agosto >>>DUCTOS

Gonç@lo disse:
Boas.
Nao sei se isto acontece a mais alguém, mas de a algum tempo para ca, a Tv publica, especialmente a Tvi e a RTP1 tem dado bastante mal. Ao longo do dia a imagem tanto piora como melhora, sem razao aparente. Isto acontece só a mim? Da antena nao é, (a Tv do vizinho ta igual) das Tvs também nao, visto que todas as minhas Tvs dao mal, não é dos cabos que tao todos bem. Sera interferencias de algo vindo de fora?

Boas

Em primeiro lugar uma saudação ao Forum e todos os seus membros.

Quanto ao problema reportado.

Esse fenomeno é causado por interferencias provocados por transmissores a muito longas distancias. Nesta altura do ano, as condições atmosféricas fazem que na atmosfera camadas de ar a menor temperatura que ficam no meio de outras camadoas mais altas e mais baixas a temperatura superior. Como o indice de refração depende da temperatura, os campos electromagneticos que entrem nessas zonas intermédias são conduzidos ao longo desses canais, tecnicamente chamados ductos até alcançarem grandes distancias, porque as camadas inferiores e superiores os não deixam sair.
Isso é mais evidente nas ondas metricas/VHF, onde acontecem fenómenos notaveis.
Lembro-me que quando era miudo, ter visto na Figueira da Foz quando estava de ferias e portante nesta altura, um canal de televisão alemão, que tapava totalmente a emissão da Lousã da RTP. Mais recentemente ao passar o paredão da Barragem da Valeira no Alto Douro, ouvi em FM uma radio do Vietname e outra Sueca, que abafavam completamente as radios nacionais nas frequências.

Essas não me contaram, vi e ouvi.

Cumprimentos a todos novamente

XP
 
Com o aproximar de dias mais quentes, é de esperar que essas interferências se acentuem em determinadas alturas do dia, especialmente quando está mais calor ou durante a noite.

Lembro-me perfeitamente de à 10 ou 15 anos atrás andar a brincar Às sintonias de canais espanhois e de ter vários registados na TV de casa (a única na altura). Vivia a 350km em linha recta do primeiro transmissor espanhol do lado de lá da fronteira (tinha vista para o Oceano Atlântico)
 
Back
Topo